Problema com distorções pesadas no amplitube, o que pode ser?

    Autor Mensagem
    asdzinhos7
    Membro Novato
    # jan/16


    Tenho uma interface scarlett 2i2, epiphone les paul traditional pro e cabo tecniforte animal, mas mesmo assim as distorções no meu amplitube ficam uma merda, feias, muito abelhudas e sem definição (o som limpo fica até bom, o problema mesmo são com as distorções pesadas). O que pode ser? Eu já usei configurações idênticas a de uns tutoriais do youtube, mas o timbre no meu amplitube ainda assim passa longe de ficar igual. Um problema que me incomoda bastante também é que a guitarra libera um ruído que só para quando estou encostando nas cordas, isso é normal? O que posso fazer pra resolver esses problemas?

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Um problema que me incomoda bastante também é que a guitarra libera um ruído que só para quando estou encostando nas cordas, isso é normal?

    Sim, e não. Depende de alguns fatores na construção dos captadores, mas de maneira geral é comum indutores captarem ruídos e mandarem eles adiante. Principalmente singles, já que humbucker cancela esse ruído.

    O que posso fazer pra resolver esses problemas?

    Para singles e algumas formas de ligação criar uma gaiola de Faraday (a dita blindagem) resolve ou diminui o problema. Uma mais rádical é usar gate, porém conforme for a saída da guitarra, ou se controla ganho pelo pot de volume, isso pode matar notas mais fracas.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    asdzinhos7

    Coloca um exemplo aí pra gente ouvir. Pelo teu relato, acho que tu vai ter que trocar de captador pra dar uma leve melhorada no teu timbre.

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Jabijirous

    Equalizador discorda.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Ismah

    Pode ser. Mas tem coisas que não salva o som de um captador ruim, né? kkkk

    Wade
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Eu já usei configurações idênticas a de uns tutoriais do youtube, mas o timbre no meu amplitube ainda assim passa longe de ficar igual.

    Igual só vai ficar se o cara lá no Youtube estiver usando a mesma guitarra e mesmo sistema de monitoramento que você.

    Checou se ele não usa nenhum periférico entre a guitarra e a interface? E também tem o fato de que muitos Youtubers tratam o som antes de upar o vídeo. Uma pós-produção.

    Sugiro usar presets apenas como ponto de partida e daí fazer as alterações necessárias.

    Se está achando o som muito abelhudo, tenta diminuir um pouco os agudos e/ou aumentar os médios. No próprio amp. Se tiver pedal de distorção nesse preset, é muito provável que a colméia venha dele. Testa outros pedais ou até mesmo retirar.

    O falante também influencia muito pra criar um timbre de abelha. Dá uma olhada nessa sessão e vai testando outras configurações. Se tiver simulando caixas pequenas, tenta mudar pra 4x12. Ou mudar o microfone pra um que capte menos agudos.

    Um problema que me incomoda bastante também é que a guitarra libera um ruído que só para quando estou encostando nas cordas, isso é normal?

    Blindagem da parte elétrica. Leva num luthier e pede uma revisão completa da elétrica. Vale muito a pena.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: strinbergshredder
    · votar


    asdzinhos7
    faça o seguinte teste:

    Escolha como amp o Metal Lead T, configure-o com Gain no 6, Bass no 6, Mid no 4, Treble no 7. Vá na seção de pedais e coloque um OverScream com Gain mínimo, Level máximo e Tone na metade, a princípio. Isso por si só já te deve dar um timbre pesado e seco, sem abelhas.

    Pra melhorar ainda mais, verifique se a caixa escolhida é a 4x12 Metal T1. Deixe os mics padrão e no controle Room, escolha Amp Closet, e nos controles ao lado (Room Mics), abra o Width entre a metade e o máximo, Pan na metade mesmo, e Volume vc vai aumentando até a metade, ouvindo o quanto isso vai engordando o timbre.

    Faz o teste e me diz como ficou, se possível, grava um pedacinho só pra gente sacar o som!

    Abraços!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    asdzinhos7
    as distorções no meu amplitube ficam uma merda, feias, muito abelhudas e sem definição
    Isso é bem subjetivo... posta um som pra gente ver!

    Um problema que me incomoda bastante também é que a guitarra libera um ruído que só para quando estou encostando nas cordas, isso é normal?
    Bom, se some quando você encosta nas cordas, é porque o aterramento está funcionando! Mas se você tem ruído demais e as distorções ficam abelhudas, é possível que o volume do input esteja alto demais. Diminui o gain da entrada e vê se melhora. Confere também se o som da guitarra tá clipando na saída.

    Ningen
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Você não "tem as manhas" de postar o áudio pre-fx? (Sem o Guitar Rig)

    Acho que seria interessante, afinal, daria pra quem quisesse testar em casa..

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Jabijirous

    É bem relativo. Eu ando tirando o MESMO timbre clean comprimido típico de country tocado com Telecaster, da LP quanto da Strato... E aí mané?! Acho que cada um tem um gosto, e uma pegada. O que acaba funcionando comigo, pode não funcionar contigo, como pode funcionar pra 5 outros, ou tudo invertido.

    Wade

    Não acho que mais falantes vão trazer um som mais grave, já que isso faz com que os agudos sejam mais altos, e se percam os médio-agudos que é onde estão todos os harmônicos do instrumento... Claro, é a velha premissa de testar pra saber.

    E também tem o fato de que muitos Youtubers tratam o som antes de upar o vídeo. Uma pós-produção.

    Alguns tratam sem saber. Não achei a opção de desativar o tratamento de áudio (GATE + EQ + COMPRESSOR se não em engano) no Sony Vegas.

    Wade
    Membro Novato
    # jan/16 · Editado por: Wade
    · votar


    Ismah
    Não acho que mais falantes vão trazer um som mais grave

    Vão.

    No Amplitube, qualquer caixa 2x8 vai dar som de plástico/brinquedo. Servem só pra coisas bem específicas e, na maioria das vezes, clean.

    Pra distorção pesada é 4x12 e não tem pra onde correr.

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Wade

    É o som clássico do rock... Mas na real pensava na realidade... Mais falantes trazem mais graves, e mais agudos consigo.

    Wade
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Ismah
    Mas o tópico é sobre distorção pesada.

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Wade

    Nem por isso deixa de ser clássica.

    Wade
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Por "som clássico do rock" entendi algo como Led Zeppelin, Hendrix, Queen, Sabbath, Purple...

    Que estão bem longe do que entendo por "distorção pesada". E que creio que é ao que o autor do tópico se refere.

    makumbator
    Moderador
    # jan/16
    · votar


    Ismah
    Alguns tratam sem saber. Não achei a opção de desativar o tratamento de áudio (GATE + EQ + COMPRESSOR se não em engano) no Sony Vegas.

    É simples, basta eliminar esses plugins que o programa (estupidamente) coloca de maneira automática ao se criar uma pista de áudio. Abra a cadeia de efeitos sonoros da pista em particular e elimine os plugins um a um.

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    makumbator

    Sim, isso venho desativando manualmente, porém, não consigo desativar essa automação para que não ocorra mais.

    Wade

    Cara som clássico de rock = amp distorcido numa 4x12... Não complica.

    Ningen
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Quando o autor do tópico some assim já imagino que a solução do problema foi ridiculamente fácil... E ele ficou com vergonha de voltar e contar como foi.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Ningen
    Quando o autor do tópico some assim já imagino que a solução do problema foi ridiculamente fácil... E ele ficou com vergonha de voltar e contar como foi.

    Concordo e ja vi isso acontecer varias vezes por aqui..rsrs

    Wade
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Ismah
    amp distorcido numa 4x12...

    Mas isso é vago, visto que existem vários níveis de distorção.
    "distorção em 4x12" pode produzir isso:



    E isso:



    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Wade
    Não estou sendo específico velho... Fui vago mesmo... Tá chato tu insistindo.

    Wade
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Ismah
    Mas não to insistindo. Falei algo bem simples ali: No Amplitube, em distorções pesadas (que já demonstrei ao que me refiro por distorção pesada), caixa pequena dá som de abelha e caixa grande puxa mais pros graves, amenizando isso.

    Só.Tu que veio rebater.

    De boas.

    Ismah
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Wade

    Tá sim, eu reafirmei lá em cima que drive numa 4x12 é o que fez o rock. Tu que me trouxe que tem níveis de distorção e blá blá blá... E o que isso tem a ver? 10 de 10 bandas grandes do rock, usaram full e half stack em boa parte da carreira, com amp mais ou menos distorcido, pronto. De modo genérico é isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com distorções pesadas no amplitube, o que pode ser?