Dobrando guitarra pesadas

Autor Mensagem
Alan_Alan
Veterano
# fev/07


Pessoal, como pode ser visto, estou numa fase de tirar os melhores sons de guitarra numa gravação.
Por conta disso, estou com uma dúvida conceitual sobre a dobra de canais de guitarra.
Qual é a diferença de dobrar uma guitarra apenas duplicando o canal já gravado ou dobrar a guitarra com uma nova execução?

d1g00
Veterano
# fev/07
· votar


Basicamente a segunda gravação vai alterar nuancias de execução da primeira e abranger diferentes frequencias...a dobra pode ser executada usando equipamentos diferentes para atingir um timbre mais cheio encorpado...!

ninelegs
Veterano
# fev/07
· votar


Tb tenho dúvida nisso.. acho mto chocho o timbre que eu consigo com o guitar rigs =/

Eder Muchiutti
Veterano
# fev/07
· votar


Alan_Alan
faça a experiência você mesmo. Grave duas guitarras "iguais", abra o PAN em 100% pra cada lado e pegue uma faixa e simplesmente duplique e abra o PAN. Fazer essa segunda coisa só vai aumentar o volume.
No Guitar Rig, vc pode aumentar ao máximo o "distance" de um dos microfones (supondo que vc esteja usando 2 cabs, claro - usando um SM-57 e um MD421, por exemplo), e abrir o Pan em 100% pra cada lado. Já dá o efeito estereo.

Outra coisa muito legal é usar dois timbres um pouco distintos em cada canal. Microfonar um falante com microfone diferente do outro, caso vc esteja com um amp pelo menos 2x12". Outr ainda é não só dobrar as guitarras, mas quadruplicar. Aí fica mais legal ainda vc usar timbre diferentes, um em cia do outro.

Caso você tenha 2 cabs diferentes disponíveis, fica muito mais fácil. É só splitar o sinal de saída do amplificador e mandar um pra cada cab e micorofoná-los abrindo o PAN. Já vai te dar o desejado efeito estereo.

Desculpe se pareci um pouco embolado, mas é que estou no curto horário de almoço e pior: fazendo o almoço. rs

Abraços.

d1g00
Veterano
# fev/07
· votar


Uma outra coisa legal de fazer é gravar um canal com o mic na boca do falante e outro com o mic pegando a reverbação da sala...outra você pode gravar em linha e microfonando...pode utilizar um instrumento acustico pra duplicar bases limpas...pode captar mais graves microfonanu a traseiras de um combo openback...uma vez consigui um efeito de phaser utilizando gravações distintas com mudança significativa na equalização do amp...! O melhor a fazer é naum ter medo de experimentar...Boa Sorte!!!

Alan_Alan
Veterano
# fev/07
· votar


faça a experiência você mesmo. Grave duas guitarras "iguais", abra o PAN em 100% pra cada lado e pegue uma faixa e simplesmente duplique e abra o PAN. Fazer essa segunda coisa só vai aumentar o volume.
No Guitar Rig, vc pode aumentar ao máximo o "distance" de um dos microfones (supondo que vc esteja usando 2 cabs, claro - usando um SM-57 e um MD421, por exemplo), e abrir o Pan em 100% pra cada lado. Já dá o efeito estereo.

Gravar duas guitarras iguais como? Executando novamente ou apenas dobrando a trilha da guitarra originalmente gravada?

Sparkle
Veterano
# fev/07
· votar


Alan_Alan
Grava novamente

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


Nenhuma gravação fica exatamente igual a outra, por mais idênticas que pareçam, até em termos de ambiência. Por isso "iguais" entre aspas.

Bog
Veterano
# fev/07 · Editado por: Bog
· votar


Alan_Alan

Creio que o que o Eder quis dizer é que se você simplesmente replicar uma trilha idêntica nos 2 lados, vai obter algo que soa exatamente igual à trilha original, na melhor das hipóteses com um pouco mais de volume.

O "truque" é fazer 2 trilhas ligeiramente diferentes. Para isso, você pode gravar outra guitarra tocando a mesma coisa, mas com as pequenas variações na execução, que aparecem naturalmente. Outra maneira é pegando exatamente a mesma guitarra "seca" e usando efeitos ligeiramente diferentes no Guitar Rig. Em estúdios, é normal microfonar o amp com mais de 1 microfone, em posições diferentes, mixando eles depois como se fossem trilhas separadas. Você pode simular isso no Guitar Rig. Na hora de juntar as trilhas com efeitos diferentes, você também pode colocar pequenos atrasos. Isso não só "encorpa" a guitarra, como também aumenta a sensação de espaço.

Hehehe, ou seja, basicamente o Eder já tinha dito tudo. :-P

Maidenkiller
Veterano
# fev/07
· votar


Alan_Alan

Cara, eu gravo 4 canais de guitarra base por música... Só que para conseguir mais peso, procuro mudar a regulagem do equipamento em cada canal... eu gravo com duas guitarras diferentes, uma eu uso nos canais da esquerda (pan 100%L e 80%L) e outra nos canais da direita (pan 100%R e 80%R)... além disso, uso regulagens diferentes de equalização de amp e pedal de distorção para cada canal gravado....

ninelegs
Veterano
# fev/07
· votar


MaidenKiller voce tem alguma mp3 pra eu ver como ficam essas guitarras?

Jeff Loomis
Veterano
# fev/07
· votar


copiando a mesma trilha e atrasando algo como 10 ou 15ms vc apenas consegue um som estereo , q parece vir dos lados ao inves do centro...

se vc quer um som encorpado , grave duas vezes , quem sabe usando um configuração de captador diferente , usando efeitos diferentes , equalizaçoes um pouco diferentes , amplificador diferente etc. .

pra saber a diferença das duas formas é só vc fazer um teste , pegue a mesma trilha e atrase do outro lado e veja como fica , depois grave um riff qualquer duas vezes e os coloque em estereo...

escute os solos do black sabbath , o de nib por exemplo , ele grava duas vezes o solo , da um som legal até , só q eu aconselho fazer isso para as bases ou para solos q não sejam improvisados , fazer duas vezes o solo só q harmonizando com terças tbm fica legal...

vai mto da sua criatividade , vc tem q ir experimentando e vendo do q gosta...

vlw!

GustavoGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


Otimas dicas aqui...eu prefiro sempre gravar 3 vezes a mesma parte com regulagens bem diferentes e uso duas delas na gravação....em estereo....

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/07
· votar


Como em estudio, vale tudo, eu costumo fazer um pouco das duas coisas já citadas.
Dobrar a guitarra, mas simplesmente copiando a guitarra principal em uma nova trilha, e por meio de plug ins e equalização, modificar um pouco a segunda da primeira, separando as duas no espectro estereo, e atrasando um pouco o som uma da outra.
E isso geralmente quantas vezes eu quiser, eu levo alguns sons até as profundezas do que meus equipamentos podem levar hahaah. Dobrando as dobras, 2, 3, 4 vezes, intercalar 4 ou 5 guitarras também, etc... até conseguir o timbre desejado pro som.

Maidenkiller
Veterano
# fev/07 · Editado por: Maidenkiller
· votar


ninelegs

Cara, eu gravei um cover de One do Metallica tempos atrás.... mas minha versão ficou meio estranha pois a música tem andamentos diferentes para as partes limpa e pesada.... como não sabia regular isso no Sonar, deixei a música toda com o andamento da parte pesada, que é um pouco mais rápido... também não procurei reproduzir o som de guitarra dos caras e a mixagem que fiz na época num ficou lá essas coisas... Segue o link:

Maidenkiller - One (Metallica Cover)

BlacK Dog
Veterano
# fev/07
· votar


Uma coisa que eu fazia era simplesmente usar um stereo delay(eu usava um da Waves, não me lembro o nome agora) e deixar o som original de um lado e o delay de outro. Depois, eu ficava alterando o som do delay até chegar um ponto em que me agradasse. Ficava interessante.

Mas, nada como gravar de novo. Isso que dá o peso.

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


Mas, nada como gravar de novo. Isso que dá o peso.

Depende da proposta. Vai da criatividade de quem produz.

I.Nosferatu
Veterano
# fev/07
· votar


Legal essas dicas ai... mas aproveitando o topico, que fala sobre gravação de guitarra com peso, queria saber que plugin utilizar pra deixar o som mais limpo, um gate resolve???
Ouvi a gravação do Maidenkiller ai e em algumas partes assim como acontece com as minhas gravações a distorção fica meio "suja", mesmo em alguns compassos com a guitarra limpa, o som não sai legal... Como dar uma melhorada ai usando plugins???
Abs!

BlacK Dog
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3
Depende da proposta. Vai da criatividade de quem produz.
Mas é claro. ;)
Experimentar é a palavra chave.

BlacK Dog
Veterano
# fev/07
· votar


mesmo em alguns compassos com a guitarra limpa, o som não sai legal... Como dar uma melhorada ai usando plugins???
Aí eu acho que se trata da placa de som...Mas é melhor esperar alguém mais entendido te responder. :)

I.Nosferatu
Veterano
# fev/07
· votar


Black Dog

Ops, desculpe não fui bem claro, me referia a gravação do cover ai acima, nas minhas o som limpo sai blz...
Eu uso uma Zoom G2.1u conectada ao pc pela USB pra fazer a gravação, gravo com volume baixo, cerca de 10-12 numa escala de 0-100, e uso a simulação de caixa dela... na verdade o som não fica tão ruim, mais sinto necessidade de deixá-lo mais limpo, pelo menos não agrada meus ouvidos, isso na gravação porque durante a execução não há problemas...

BlacK Dog
Veterano
# fev/07
· votar


I.Nosferatu
Então...Na minha opinião se trata da placa de som. A sua placa é onboard?

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


BlacK Dog

Gravando com uma G2.1u pela USB, a placa de som não é usada.

I.Nosferatu

Bom, não entendi exatamente o teu problema. Se você quer deixar o som mais "limpo", não seria o caso de diminuir o gain? Em geral, eu sinto a necessidade de usar menos ganho na hora de gravar direto com a pedaleira, sem um amp.

Outra possibilidade: se o volume estiver MUITO baixo, você pode ficar com o som abafado quando aumenta o mesmo (mas se o som ficar muito alto, pode dar clipping).

Mais uma: às vezes, com a G2 eu acabava gravando um chiado meio chato, um ssssssssssssssssssssssssss que ficava por trás da distorção. Isso você resolve com um equalizador, cortando as frequências mais altas. Acaba perdendo um pouco em presença, mas diminui o chiado.

Outra: se for ruído mesmo, use um noise reduction - que é diferente de noise gate.

I.Nosferatu
Veterano
# fev/07
· votar


Blz Bog!
Basicamente seria o seguinte na gravação usando distorção não consigo uma clareza + ou - como a de estudio (não precisa ficar 100% igual), fica soando meio "live", saca e isso ta me incomodando, mais ainda não testei suas dicas...

Vou testar diminuir o gain um pouco porque eu to usando quase do mesmo jeito que no ensaio pra ficar mais fiel, mais vou testar e ver se resolve...

Quanto ao volume o ideal ficou entre 10-12, vamos ver com as alterações...

O noise reduction eu ja usei, não é, mais acho que talvez o equalizador do jeito que voce sugeriu possa dar uma melhorada, o lance da presença da pra melhorar depois com simulação de amp...

Valeu pelas dicas... mais tarde vou testar e posto o resultado!
Abs!

I.Nosferatu
Veterano
# fev/07
· votar


É isso ai Bog testei as dicas que voce me deu... primeiro abaixei o ganho e aumentei um pouco o volume, porque abaixou um pouco, gravei e não gostei da distorção daquele jeito, por isso aumentei mais o ganho e reduzi mais o volume... dai a distorção ficou boa, dei uma melhorada na equalização na pedaleira depois e ficou mais aceitavel...
Dai comecei a testar os presets de um plugin de equalização do sonar mesmo e voila, encontrei um para guitarra direct box que caiu como uma luva, dai foi só colocar uma simulação de amp e ficou como eu queria, agora é só fazer o resto... já to ate vendo na hora de acertar a batera... to lascado... mais to aprendendo... valeu cara, bom fim de semana ai... abs!

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


I.Nosferatu

Legal! =)

Note que eu também sou bem iniciante nessa coisa de gravação e produção. Mas é uma coisa divertida ouvir as suas idéia tomando forma, soando cada vez mais próximas àquilo que você tem na imaginação!

trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


Makumbator

nesse link> http://www.youtube.com/watch?v=WbUdioBdZ_Y tem um timbre de guitarra que eu gosto muito!!

da pra vc notar se precisa de muitas dobras para eu chegar perto desse timbre??

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


trashit hc

Acho que tem dobras na base, mas não muitas

É o que comentei pela MP mesmo, acho que se fizer pelo menos 1 dobra, vc vai deixar legal.

Outra dica é caso vc tenha acesso a diferentes drives, testar gravar cada dobra com 1 diferente do outro.

Mas caso só tenha acesso a um drive, experimente colocar uma das trilhas com menos drive, fazer EQs diferentes nelas(1 com mais agudo e menos grave,a outra o inverso, etc...).

Abra os pans delas(em espelho), e não exagere no grave das guitarras(para não mascarar o baixo, pois exagerar no grave não dá mais peso necessariamente, e pode deixar tudo embolado).

T-Rodman
Veterano
# abr/10
· votar


Aqui tem um exemplo prático de como fazer um som pesado em estúdio, com o GR3


Esses aí tocam em 2 canais (com os 2 canais que o Guitar Rig Kontrol solta) e ainda uma oitava a mais na segunda gravação. O efeito você escuta no próprio vídeo.

Prometherion
Veterano
# abr/10
· votar


Esse assunto é muito interessante, as possibilidades são muitas, principalmente se tiver vários equipamentos disponíveis.

Estou planejando gravar uma demo da minha banda e fazer dobras nas guitarras. Como o estúdio tem 3 amps diferentes disponíveis vai ser um trabalho enorme testando até achar a melhor combinação. Mas vale a pena.

O problema é que eu devo gravar TODAS das guitarras, ou seja 2 na esquerda, 2 na direita e mais solos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dobrando guitarra pesadas