Autor |
Mensagem |
asdzinhos7 Membro Novato |
# jan/16
Tenho uma interface scarlett 2i2, epiphone les paul traditional pro e cabo tecniforte animal, mas mesmo assim as distorções no meu amplitube ficam uma merda, feias, muito abelhudas e sem definição (o som limpo fica até bom, o problema mesmo são com as distorções pesadas). O que pode ser? Eu já usei configurações idênticas a de uns tutoriais do youtube, mas o timbre no meu amplitube ainda assim passa longe de ficar igual. Um problema que me incomoda bastante também é que a guitarra libera um ruído que só para quando estou encostando nas cordas, isso é normal? O que posso fazer pra resolver esses problemas?
|
Ismah Veterano |
# jan/16
· votar
Um problema que me incomoda bastante também é que a guitarra libera um ruído que só para quando estou encostando nas cordas, isso é normal?
Sim, e não. Depende de alguns fatores na construção dos captadores, mas de maneira geral é comum indutores captarem ruídos e mandarem eles adiante. Principalmente singles, já que humbucker cancela esse ruído.
O que posso fazer pra resolver esses problemas?
Para singles e algumas formas de ligação criar uma gaiola de Faraday (a dita blindagem) resolve ou diminui o problema. Uma mais rádical é usar gate, porém conforme for a saída da guitarra, ou se controla ganho pelo pot de volume, isso pode matar notas mais fracas.
|
Jabijirous Veterano |
# jan/16
· votar
asdzinhos7
Coloca um exemplo aí pra gente ouvir. Pelo teu relato, acho que tu vai ter que trocar de captador pra dar uma leve melhorada no teu timbre.
|
Ismah Veterano |
# jan/16
· votar
Jabijirous
Equalizador discorda.
|
Jabijirous Veterano |
# jan/16
· votar
Ismah
Pode ser. Mas tem coisas que não salva o som de um captador ruim, né? kkkk
|
Wade Membro Novato |
# jan/16
· votar
Eu já usei configurações idênticas a de uns tutoriais do youtube, mas o timbre no meu amplitube ainda assim passa longe de ficar igual.
Igual só vai ficar se o cara lá no Youtube estiver usando a mesma guitarra e mesmo sistema de monitoramento que você.
Checou se ele não usa nenhum periférico entre a guitarra e a interface? E também tem o fato de que muitos Youtubers tratam o som antes de upar o vídeo. Uma pós-produção.
Sugiro usar presets apenas como ponto de partida e daí fazer as alterações necessárias.
Se está achando o som muito abelhudo, tenta diminuir um pouco os agudos e/ou aumentar os médios. No próprio amp. Se tiver pedal de distorção nesse preset, é muito provável que a colméia venha dele. Testa outros pedais ou até mesmo retirar.
O falante também influencia muito pra criar um timbre de abelha. Dá uma olhada nessa sessão e vai testando outras configurações. Se tiver simulando caixas pequenas, tenta mudar pra 4x12. Ou mudar o microfone pra um que capte menos agudos.
Um problema que me incomoda bastante também é que a guitarra libera um ruído que só para quando estou encostando nas cordas, isso é normal?
Blindagem da parte elétrica. Leva num luthier e pede uma revisão completa da elétrica. Vale muito a pena.
|
strinbergshredder Veterano
|
# jan/16 · Editado por: strinbergshredder
· votar
asdzinhos7 faça o seguinte teste:
Escolha como amp o Metal Lead T, configure-o com Gain no 6, Bass no 6, Mid no 4, Treble no 7. Vá na seção de pedais e coloque um OverScream com Gain mínimo, Level máximo e Tone na metade, a princípio. Isso por si só já te deve dar um timbre pesado e seco, sem abelhas.
Pra melhorar ainda mais, verifique se a caixa escolhida é a 4x12 Metal T1. Deixe os mics padrão e no controle Room, escolha Amp Closet, e nos controles ao lado (Room Mics), abra o Width entre a metade e o máximo, Pan na metade mesmo, e Volume vc vai aumentando até a metade, ouvindo o quanto isso vai engordando o timbre.
Faz o teste e me diz como ficou, se possível, grava um pedacinho só pra gente sacar o som!
Abraços!
|
BrotherCrow Membro Novato |
# jan/16
· votar
asdzinhos7 as distorções no meu amplitube ficam uma merda, feias, muito abelhudas e sem definição Isso é bem subjetivo... posta um som pra gente ver!
Um problema que me incomoda bastante também é que a guitarra libera um ruído que só para quando estou encostando nas cordas, isso é normal? Bom, se some quando você encosta nas cordas, é porque o aterramento está funcionando! Mas se você tem ruído demais e as distorções ficam abelhudas, é possível que o volume do input esteja alto demais. Diminui o gain da entrada e vê se melhora. Confere também se o som da guitarra tá clipando na saída.
|
Ningen Veterano |
# jan/16
· votar
Você não "tem as manhas" de postar o áudio pre-fx? (Sem o Guitar Rig)
Acho que seria interessante, afinal, daria pra quem quisesse testar em casa..
|
Ismah Veterano |
# jan/16
· votar
Jabijirous
É bem relativo. Eu ando tirando o MESMO timbre clean comprimido típico de country tocado com Telecaster, da LP quanto da Strato... E aí mané?! Acho que cada um tem um gosto, e uma pegada. O que acaba funcionando comigo, pode não funcionar contigo, como pode funcionar pra 5 outros, ou tudo invertido.
Wade
Não acho que mais falantes vão trazer um som mais grave, já que isso faz com que os agudos sejam mais altos, e se percam os médio-agudos que é onde estão todos os harmônicos do instrumento... Claro, é a velha premissa de testar pra saber.
E também tem o fato de que muitos Youtubers tratam o som antes de upar o vídeo. Uma pós-produção.
Alguns tratam sem saber. Não achei a opção de desativar o tratamento de áudio (GATE + EQ + COMPRESSOR se não em engano) no Sony Vegas.
|
Wade Membro Novato |
# jan/16 · Editado por: Wade
· votar
Ismah Não acho que mais falantes vão trazer um som mais grave
Vão.
No Amplitube, qualquer caixa 2x8 vai dar som de plástico/brinquedo. Servem só pra coisas bem específicas e, na maioria das vezes, clean.
Pra distorção pesada é 4x12 e não tem pra onde correr.
|
Ismah Veterano |
# jan/16
· votar
Wade
É o som clássico do rock... Mas na real pensava na realidade... Mais falantes trazem mais graves, e mais agudos consigo.
|
Wade Membro Novato |
# jan/16
· votar
Ismah Mas o tópico é sobre distorção pesada.
|
Ismah Veterano |
# jan/16
· votar
Wade
Nem por isso deixa de ser clássica.
|
Wade Membro Novato |
# jan/16
· votar
Por "som clássico do rock" entendi algo como Led Zeppelin, Hendrix, Queen, Sabbath, Purple...
Que estão bem longe do que entendo por "distorção pesada". E que creio que é ao que o autor do tópico se refere.
|
makumbator Moderador
|
# jan/16
· votar
Ismah Alguns tratam sem saber. Não achei a opção de desativar o tratamento de áudio (GATE + EQ + COMPRESSOR se não em engano) no Sony Vegas.
É simples, basta eliminar esses plugins que o programa (estupidamente) coloca de maneira automática ao se criar uma pista de áudio. Abra a cadeia de efeitos sonoros da pista em particular e elimine os plugins um a um.
|
Ismah Veterano |
# jan/16
· votar
makumbator
Sim, isso venho desativando manualmente, porém, não consigo desativar essa automação para que não ocorra mais.
Wade
Cara som clássico de rock = amp distorcido numa 4x12... Não complica.
|
Ningen Veterano |
# jan/16
· votar
Quando o autor do tópico some assim já imagino que a solução do problema foi ridiculamente fácil... E ele ficou com vergonha de voltar e contar como foi.
|
strinbergshredder Veterano
|
# jan/16
· votar
Ningen Quando o autor do tópico some assim já imagino que a solução do problema foi ridiculamente fácil... E ele ficou com vergonha de voltar e contar como foi.
Concordo e ja vi isso acontecer varias vezes por aqui..rsrs
|
Wade Membro Novato |
# jan/16
· votar
Ismah amp distorcido numa 4x12...
Mas isso é vago, visto que existem vários níveis de distorção. "distorção em 4x12" pode produzir isso:
E isso:
|
Ismah Veterano |
# jan/16
· votar
Wade Não estou sendo específico velho... Fui vago mesmo... Tá chato tu insistindo.
|
Wade Membro Novato |
# jan/16
· votar
Ismah Mas não to insistindo. Falei algo bem simples ali: No Amplitube, em distorções pesadas (que já demonstrei ao que me refiro por distorção pesada), caixa pequena dá som de abelha e caixa grande puxa mais pros graves, amenizando isso.
Só.Tu que veio rebater.
De boas.
|
Ismah Veterano |
# jan/16 · Editado por: Ismah
· votar
Wade
Tá sim, eu reafirmei lá em cima que drive numa 4x12 é o que fez o rock. Tu que me trouxe que tem níveis de distorção e blá blá blá... E o que isso tem a ver? 10 de 10 bandas grandes do rock, usaram full e half stack em boa parte da carreira, com amp mais ou menos distorcido, pronto. De modo genérico é isso.
|