Procedimentos de MIxagem - Dissecando uma Mix

    Autor Mensagem
    Lugh Send
    Veterano
    # set/15


    Eu de volta, depois de muitos meses sem escrever nada, hoje surgi um tempinho, estou em casa e vendo algumas folhas de recall decidi escrever sobre o processo de gravação e mixagem de uma musica. Escolhi essa musica por que foi gravada em um estúdio relativamente simples. Gostaria de enriquecer colocando fotos, mas a banda não as tirou no processo de gravação e com estúdio de mix em reforma fica um tanto difícil. Se gostarem, no futuro farei um com fotos e vídeos.

    Chá de Gim – Cordeiro do Mundo

    Download musica em WAVE: http://www.4shared.com/music/PuDu6vYhce/Ch_de_Gim_...

    Download tracks: http://www.4shared.com/rar/kZyufuIQba/Cordeiro_do_...

    Link YT (qualidade duvidosa): https://www.youtube.com/watch?v=JAB21p0YaBo



    A gravação

    A musica é bem simples, temos bateria, baixo, guitarra limpa, guitarra com fuzz, vocal principal, segunda voz e eventualmente um backing. A musica foi gravada entre os dias 13 e 24 de julho no estúdio Casa do Chá.
    A bateria era uma Pearl Export, com exceção da caixa, que usamos uma Pinguim 1964 que tenho. Os pratos foram todos Zildjian K que uma amiga da banda cedeu para as gravações. No bumbo foi colocado um Shure Beta 52 na saída, na caixa, um Audix i5 no ataque e um SM57 na esteira, Samson C02 no Hi Hat, nos tons foram usados Senheiser (pelo que compreendi trata-se de MD421 em versão reduzida) colocado na pele de ataque e alguns microfones simples que nunca soube o modelo (aqueles que se compra 6 por 70 reais) na pele de resposta. Nos Overs AT2020 e AT4040 em X e na sala um Bluebird que levei para o estúdio posicionado próximo ao chão cerca de 4 metros da bateria.
    O baixo foi gravado em linha, um Shelter SX.
    As guitarras limpas foram gravadas em uma Gibson les paul ligada em um amp Gato Preto, microfonado com o Audix i5 e o AT 4040, guitarras fuzz em um Vox AC30 usando o SM57 e o AT4040 e a mesma Gibson.
    Vocais gravados usando o Bluebird.
    Tudo foi captado em uma interface da M-Audio que não me lembro do modelo, duas para conseguir 16 canais. Os prés foram os da própria interface.



    Preparação

    Depois de pegar os arguivos no estúdio passei todas as trilhas por prés Vintech 473, gosto do sabor que esses prés têm, geralmente o usaria apenas na bateria, mas no caso dessa musica todas as trilhas passaram por ele. Foi feita uma equalização corretiva e na bateria um pouco de compressão também, ambos usando o plugin SSL Duende Channel. Depois uma limpeza de ruídos indesejáveis.




    Mixagem


    A mixagem foi feita no dia 28 de Julho em uma Amek Recall Langley. Os efeitos utilizados foram room, chamber e hall do Bricasti M7, usei também um reverb que eu mesmo criei em IR e o tape delay do plugin Kramer Master Tape da Waves.

    Bateria: Amek EQ, Amek Dinamics, Urei 1176, Neve 33609, reverb IR.
    O bumbo foi para dois canais da mesa, para as seis primeiras batidas da musica onde apenas adicionei bastante reverb e o segundo de todo o resto da musica, esse ultimo na equalização adicionei cerca de 6dB em torno de 6khz e 5dB em torno de 60hz, comprimi em média 3dB usando o compressor da mesa (ataque lento e release médio) e 7dB usando o 1176 (ataque 2 release 7). A caixa ocupava um canal na mesa, o equilíbrio entre ataque e esteira foi obtido na DAW, novamente equalização na mesa, um filtro High Pass em 200hz, 3dB adicionados por volta de 10Khz e 3dB adicionados em 200hz, compressão na mesa (ataque lento release médio) comprimindo na média 6dB e outro 1176 (ataque 1 release 7) comprimindo cerca de 8dB. No hi Hat apenas um filtro em 400hz. Haviam 3 tons que foram enviados para 2 canais da mesa com pan feito na DAW, equalizados +6dB em 10Khz, -3dB em 800Hz e +3dB em 140hz, todos comprimidos pelo mesmo 33609, 4dB (recovery em 1500). Os overs foram comprimidos usando um 2-1176 (ataque 4 release 7) comprimindo 1-2dB. No microfone de sala mais um 1176 (esse uma réplica) ataque lento release rápido comprimindo em média 15dB. Todos os canais com excesão do primeiro bumbo foram enviados na mesma intensidade para o reverb IR, regulei a quantidade pelo fader.

    Baixo: Amek EQ, Amek Dinamics, Mercury 66
    O baixo foi dividido em 3 canais, o primeiro para o incio da musica onde usei o equalizador da Amek +6dB em torno de 5khz e a compressão também da Amek, ataque rápido release médio comprimindo 10dB, No segundo baixo usei o equalizador da Amek +3dB em torno de 2khz e comprimi usando o Mercury comprimindo cerca de 10dB alto suficiente para o compressor saturar, no terceiro baixo (uma harmonização) foi usada a mesma configuração do primeiro.

    Guitarras: Amek EQ , Amek Dinamics, Bricasti M7, Kramer Tape delay
    Nas guitarras limpas usei filtros em 100hz e 12Khz, adicionei 3dB em 5Khz e mais 3db em 100Hz, comprimi usando ataque e release rápidos cerca de 6dB, no solo usei o delay e o hall, no restante apenas o chamber do bricasti. Nas guitarras fuzz há um filtro em 120hz, +5dB em 5Khz e compressão com ataque e release rápidos comprimindo 7dB, reverb Bricasti Room.

    Vocais: Amek EQ, Pultec (replica), 1176, Cl-1B e La-2ª (replica)
    No vocal principal usei um filtro em 120hz e adicionei cerca de 3db em 12Khz usando a replica do Pultec EQP-1A, comprimi 5db em um 1176 (ataque 3 release 7) e em seguida comprimi com o Cl-1B cerca de 3dB com ataque e release fixo determinado internamente pelo equipamento, o 1176 adiciona bastante caráter o CL-1B dá uma adocicada no som, de efeito, o room da bricasti. Na segunda voz um filtro em 150hz e +4dB em 14khz, comprimi em torno de 15dB com a replica do LA-2A usando de efeito o room da bricasti. No único trecho que há mais um vocal usei a mesma configuração de eq da segunda voz e comprimi cerca de 6dB com o compressor da mesa (ataque e release rápidos).

    Mix Buss/master
    Não era intenção de ninguém fazer a musica soar extremamente alta, então usei um equalizador e compressor construído por mim com a ajuda de um tio, o compressor funciona com base nas configurações do equalizador e tem threshold fixo, o ganho máximo que se consegue com ele é 4dB e há um conjunto de frequências fixas, no futuro pretendo lançar um plugin desse equipamento. Adicionei cerca de 1db em 16Khz e mandei bastante som, pro compressor funcionar um pouco mais, acredito que houve uma compressão em torno de 3dB. Feito isso o resultado foi normalizado em -0,5dB, cortes e fades do inicio e fim, dither para diminuir a profundidade de bits para 16bits e musica enviada para o iTunes


    Espero que tenham gostado e até a próxima.

    Galera, em uma conversa com nosso amigo Adriano Camargo descobri que faltou o mic de sala da bateria, aqui está o link pra ele. http://www.4shared.com/rar/8XE69RROba/Room.html?

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Tá.... Só não entendi a ideia...

    Wade
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Muito bom. Ainda mais com tracks separadas.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Lugh Send

    Massa cara! Em casa dou uma olhada com mais detalhes..

    Obrigado por se dar ao trabalho.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Lugh Send
    Não entendo de produção, mas me soou muito bom. Gostei tanto da banda quanto da produção.

    Lugh Send
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Tá.... Só não entendi a ideia...
    Ismah Apenas compartilhar conhecimento.


    Wade
    RafaelBernatto
    BrotherCrow

    Muito Obrigado

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Lugh Send

    Ahhh sim, não entendi se esperava uma nova mix, uma opinião etc rs

    Então, eu gostei dessa música, não só da mix. Vou baixar com calma as tracks.

    makumbator
    Moderador
    # set/15
    · votar


    Lugh Send

    Gostei bastante do trabalho e da música. Parabéns!

    Lugh Send
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Ahhh sim, não entendi se esperava uma nova mix, uma opinião etc rs

    Então, eu gostei dessa música, não só da mix. Vou baixar com calma as tracks.


    Tranquilo Ismah

    makumbator
    Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Procedimentos de MIxagem - Dissecando uma Mix