Home Studio: Dúvidas quanto aos procedimentos de gravação e integração do setup

    Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # out/11


    Olá,

    Depois de 15 anos juntando equipamentos enfim estou colocando o meu home studio para funcionar. Mas estou enfrentando alguns problemas. Vou expor a situação para que os mais experientes possam me alertar dos possíveis equívocos que estou cometendo.

    Pretendo fazer gravação ao vivo; gravação dos instrumentos, separadamente e ensaios. Tudo nesse mesmo espaço - de preferência, sem precisar ficar trocando os cabos para cada procedimento.

    Setup:
    Bateria Eletrônica V-Drum TD3
    Gravação: Bateria > input MIDI (Delta 1010lt)
    Reprodução: Bateria > mesa > potências > falantes

    Guitarras / Amp Valvstate 65R
    Gravação: Guitarra > Amp > mic. condenser > input mono (Delta 1010lt)
    Reprodução: Amp

    Baixo
    Gravação: Baixo > Pré Hartke Bass Attack (Direct Output) > input mono (Delta 1010lt)
    Reprodução: Baixo > Pré Hartke Bass Attack (Line Output) > mesa > potências > falantes.

    Voz
    Gravação: Microfone MXL990 ou Sennheiser e835 > DI Voxman DPB-1 > input balanceado (delta 1010lt)
    Reprodução: Microfone Sennheiser e835 > DI Voxman DPB-1 > mesa > potências > falantes.

    Software Sonar X1 - VTSi Addctive Drums, Markbass Studio, Peavey ReValver e Guitar Rig.
    CPU I7, 6Gb RAM.

    Mesa de som: :-( Behringer Eurorack UB1204FX-PRO

    Potências: :-( Staner MXP 220 e um home theater antigo da Pioneer.


    Problemas e dúvidas:

    - Gostaria de ouvir, em tempo real, o som do Addictive Drums, acionado pelos pads da V-Drum, mas a latência está absurda (Quase um segundo) e todos os procedimentos que eu vi para reduzi-la deixam a qualidade do som insuportável, com um ruído horroroso, e ainda assim não zeram a latência. Por isso, como demonstrei acima, opto por usar o som do módulo TD3 no retorno e aplico, posteriormente, o Addictive Drums sobre o MIDI capturado.

    - Na DI da Voxman tem duas saídas. Uma é XLR (Low Z Output) e a outra P10 (High Z Parallel). Imagino que a XLR deva ser direcionada à placa 1010lt e a P10 à mesa, estou certo? O que é esse "Z"? Para que serve o seletor ground/lift e em que posição eu devo utiliza-lo? há algum risco de danificar os equipamentos fazendo conexão inadequada?

    - A minha mesa de som não tem direct outs independentes (por canal). faço bem em limitar o seu uso à mixagem do "PA"?

    - Estou utilizando mal a aparelhagem que possuo? necessito de um upgrade pontual? qual seriam as prioridades?

    Wanton
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Meia resposta já ajudaria...

    kduw
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Não sei se ajuda agora. Eu tenho uma M-Audio Fast Track Ultra.
    Eu costumo plugar o bumbo e a caixa nas entradas da frente, em estéreo. Atrás eu plugo pratos e tambores.
    Depois eu abro o AD em estereo, ele abre diversas pistas, em cada uma eu coloco o input que eu estou usando (Canal 1 - Caixa - Entrada Dianteira 1/2) e por ai vai.
    Na verdade ele não tá gravando o midi puro, ele tá usando a configuração da bateria + a configuração que eu deixo na eletrônica. Eu com o tempo tirei os sons da eletrônica e uso só os do AD. Não fica lá mto bom, algumas coisas ficam bem com cara de Click.

    kiki
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Wanton
    vixe mano, que ocmplicação

    nao sou nenhum expert, mas vou tentar ajudar no que sei pra ver se dá uma luz e se chama a atenção dos mais entendidos.

    Pretendo fazer gravação ao vivo; gravação dos instrumentos, separadamente e ensaios. Tudo nesse mesmo espaço - de preferência, sem precisar ficar trocando os cabos para cada procedimento.
    pois é, aí mora o primeiro problema.
    uma coisa eu aprendi até agora:
    gravação é uma coisa, som ao vivo é outra. são ciencias completamente diferentes
    (ok, completamente é exagero, mas são coisas diferentes).

    deixar montado um esquema que valha pros dois é deixar montado dois esquemas, ok?
    isso fica bem evidente pelo seu esquema, tem um caminho pro ensaio e um pra gravação.

    Staner MXP 220
    olha, ce tambem tem esse trambolho! achei que era só eu!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/254933/
    eu tambem converti ele numa potencia, só uso como mesa as vezes.

    - Gostaria de ouvir, em tempo real, o som do Addictive Drums, acionado pelos pads da V-Drum, mas a latência está absurda (Quase um segundo) e todos os procedimentos que eu vi para reduzi-la deixam a qualidade do som insuportáve
    não conheço essa placa que voce usa, mas latencia é problema na placa em geral. ou da qualidade, ou da configuração do driver.
    ou pode ser que tambem do seu computador. sei lá.

    - Na DI da Voxman tem duas saídas. Uma é XLR (Low Z Output) e a outra P10 (High Z Parallel). Imagino que a XLR deva ser direcionada à placa 1010lt e a P10 à mesa, estou certo? O que é esse "Z"?
    esse Z é a impedancia. High Z é alta impedancia, e assim por diante.
    ate onde sei, pra mesa tem que ser a low Z (a nao ser que a mesa tenha uma entrada Hi-Z, a MXP220 tem, é voltada pra guitarra e baixo).

    não entendi porque voce usa o DI pro mic. eu acho que nao precisa. o mic poderia ir direto pra mesa ou pra placa, acredito.

    O DI pega o sinal e converte em balanceado e baixa impedancia (low-Z), e manda em XLR. A saida P10 é em paralelo, ou seja, é só uma copia do som que entrou, sem passar por nada do DI.
    Usa-se isso pra guitarra ou baixo, que são alta impedancia (Hi-Z). puxa o XLR pra mesa e joga o P10 no ampli.

    Para que serve o seletor ground/lift e em que posição eu devo utiliza-lo? há algum risco de danificar os equipamentos fazendo conexão inadequada?
    o ground lift é pra separar os terras dos circuitos. dizem que as vezes da um ruido por causa dele, e aí voce "solta" pra sumir. mas eu nunca usei (usei pouco DI tambem).

    acho que pelo tanto que voce ja ta sabendo usar, nao tem muito risco de danificar nao.
    só tome cuidado com os niveis de saida. não ligue uma saida amplificada numa entrada de baixo ganho (tipo saida da potencia na mesa direto), essas coisas.
    e cuidado ao ligar e desligar os equips, e plugar os cabos, sempre com volume fechado pra nao dar estalo que danifica o falante.

    - A minha mesa de som não tem direct outs independentes (por canal). faço bem em limitar o seu uso à mixagem do "PA"?
    pois é, a mesa serve pra usar ao vivo. não é voce que limita ela a esse uso, é pra isso que ela serve.
    pra gravar, voce poderia abrir mao dela.
    as mesas comuns só saem um som mixado, no maximo em estereo. ou voce grava como se fosse ao vivo, ou voce grava uma faixa por vez, e aí nao precisa da mesa.
    existem mesas que mandam todos os canais separados, mas aí é outro tipo de equip, é bem mais caro.

    - Estou utilizando mal a aparelhagem que possuo? necessito de um upgrade pontual? qual seriam as prioridades?
    voce tem um equip que me parece bem bacana.
    não dá pra saber se ta sendo bem usado, depende do que voce produz e do que voce precisa.
    tem equip aí pra produzir um basico de rock com um nivel bem bom me parece. já vi muita produção bem feita com menos da metade disso aí.

    enfim, espero que isso tudo de alguma ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Home Studio: Dúvidas quanto aos procedimentos de gravação e integração do setup