O que preciso parar ter melhor rendimento sonoro possível no GR5?

    Autor Mensagem
    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # abr/15


    Quais equipamentos preciso para ter a sonoridade a qual o Guitar Rig 5 (e VST's) em geral, foram feitos para ter?

    Direct Box? Placa de som? Algo mais? Qual a função de cada um para melhor o timbre proporcionado pelo programa?

    Um colega em um outro tópico disse que o Direct Box casa a impedância da guitarra com o PC, tornando o timbre fiel como deveria ser. Fora isso tem mais algo que devo me preocupar para conseguir um timbre como o desse video por exemplo?



    Estava pensando em comprar Pedal de Direct Box + Guitar Link. Ficaria bom o timbre?

    Grato a quem responder.

    guitarfilth
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Cara, compra uma interface de áudio boa e pronto, caso a grana esteja curta, pega uma da behringuer baratinha mesmo, eu tenho e recomendo a UCA222, pelo preço ela é ótima, caso você tenha um pouco mais de grana para gastar ai j´[a pode pegar uma line 6 guitarport ou uma fast track da maudio, ai vai de quanto tu tem para gastar. Você não vai precisar de direct box.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Você não vai precisar de direct box.

    Depende se a interface tem entrada de instrumento ou não. EU penso que vale por um direct na alça da guitarra e mandar um sinal balanceado pra interface.

    guitarfilth
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Até pode ser que na UCA sim, mas eu nunca usei, nunca senti necessidade, nas outras que citei não precisaria.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Pra arredondar o som da guita pra entrar no PC uso a saída de linha do Bad Monkey. Agora tô pensando em comprar uma pedaleira com saída USB pra usar como interface, mas não sei o quanto melhora o som e se vale a pena gastar mais de 400,00 nisso...

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
    · votar


    Legal pessoal. Um colega falou escreveu algo aqui que achei curioso, ele falou que se o impedância estiver casada, o timbre vai ser o mesmo tanto em uma placa cara ou no onboard do pc. eu n consegui acreditar. isto procede?

    e o guitar link é muito ruim? Entre ele e o UCA222 da Muita diferença?

    Grato novamente.

    guitarfilth
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Pelo preço da UCA no mercado livre, ta compensando cara.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Eu tenho o guitar link. Ele tem um "problema" que é uma espécie compressor na entrada, que ajusta o volume/ganho do sinal que seria clipado, automaticamente.. Isso eu descobri a pouco tempo então ainda não tenho muitos detalhes.

    Como DI vc pode usar um pedal com buffer, tipo Boss, Waldmann/Groovin etc

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    guitarfilth
    Realmente parece ter um preço mais acessível a outra placas mais robustas do mercado. Estou tentando decidir entre está placa e o guitar link. Essa placa é próxima em qualidade sonora as outras mais caras do mercado?

    Ismah
    Isso atrapalha em algo ou perde-se algo da dinâmica?
    Ele da alguma melhora significativa em relação a uma placa onboard?



    Eu queria saber se o preço das placas está diretamente relacionado a qualidade sonora que ela vai conseguir puxar dos softwares. Ou se o preço tem mais haver com outras funções que a placa possui. Eu só tenho interesse na qualidade sonora, dispenso qualquer outra função.

    guitarfilth
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Entre um guitar link e a uca, cai de cabeça na uca cara, vc vai pagar um pouco a mais, porém vai ter mais qualidade. O valor das interfaces está relacionado a marca, igual a uca, é barato pois não vem com pré amp, tem 2 canais monos só, não tem phanton nem outras coisinhas, mas eu gosto bastante dela, usava ela com um pré valvulado da behringer, ficava ótimo, mas sem o pré ficava bom tbm, só parei de usar mesmo pois to com ums pod hd, e ela por si já é uma interface de audio muito boa.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Isso atrapalha em algo ou perde-se algo da dinâmica?

    É isso que me pergunto hoje.

    da alguma melhora significativa em relação a uma placa onboard?

    Depende da placa onboard.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    henriquelhrf2

    Pra arredondar o som da guita pra entrar no PC uso a saída de linha do Bad Monkey. Agora tô pensando em comprar uma pedaleira com saída USB pra usar como interface, mas não sei o quanto melhora o som e se vale a pena gastar mais de 400,00 nisso...

    Eu não faria isso... Compraria logo uma boa interface.. Assim poderia gravar "qualquer coisa"... Mas aí dependeria da tua proposta, do que planeja fazer a longo prazo... Gastar dinheiro numa pedaleira dessas talvez compense se tu puder usar ela também como controlador.. Aí pode ser interessante.. (Ao vivo)...

    WendellMP
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Aproveitando o tópico do colega Wuju Wu Yi
    Sou bem leigo nessa seara de home studios, faço algumas coisinhas simples com um guitar xinglink e o GR5 mas só pra treinar mesmo.
    Achei interessante e com preço bem atrativo essa interface UCA222, mas não entendi muito bem como funciona. As entradas são RCA, então como fazer para utilizá-la? Pelo esqueminha que vi há a necessidade de uma mesa antes, mas existe outra alternativa? Se a mesa for indispensável, não ficaria mais caro que uma interface "pronta' tipo a UM2 da própria Behringer?

    Desculpe o post longo e a "leiguisse". Desde já obrigado a quem responder.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
    · votar


    guitarfilth
    entendi. vou ter ela na cabeça então. se o timbre dela fica melhor.

    Ismah
    rs


    Galera, desculpem a falta de conhecimento, mas que diferença no timbre da o pré amp? O colega citou ali e fiquei curioso.

    De qualquer forma obrigado pelas respostas.

    Edit:

    Wendelmp
    Pelo que eu vi num video, é só comprar um cabo com as entradas da placa/P10. Agora se é difícil encontrar, não sei. Acredito que o colega guitarfilth possa elucidar essa questão.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    mas que diferença no timbre da o pré amp?

    Primeiro vamos definir o que é pré: é uma amplificação de algum sinal de microfone ou instrumento, para uma condição de trabalho, geralmente 1W (0,7xyz V se lembro bem), exceção são os prés de amplificadores de guitarras, que trabalham geralmente em overload.

    Assim... Existem outras coisas, mas o que dá a diferença de um Marshall pra um Fender, e dos dois pra um Mesa/Boogie é o pré (que inclui os filtros de frequências, loop, reverb e diabo à quatro)... À essa diferença damos o nome de timbre.

    Numa mesa/interface é o pré que dá a timbrada final no sinal, antes de ser converdito de A para D. Os orelhas de morcego, juram que tem milhas de distância na sonoridade/timbre de um pré Yamaha, para um Soundcraft, para um Allen&Heat, de alguns Obamas além da nossa alçada, para um Hughes&Kettner, Midas, Behringer ou Oneal.

    EU só percebi a diferença de linearidade, um pré (de mesa principalmente) de marca é idêntico ao seu vizinho. Enquanto um genérico, de marca fulera, tem ganho sortido.

    Pode ver que falei de mesas (porque é o tema que domino), mas pré de interface é o mesmo princípio.

    WendellMP

    EU não gosto dessa Behringela. Ela não é uma placa de entrada para instrumentos, e sim para linha (CDJ's e Mixers principalmente), e óbvio saída de sinal. Não que não sirva, mas vai precisar de um pré externo pra ligar um mic. Não sei dizer como ela se comportaria com uma guitarra.

    Em teoria basta comprar/fazer (sai mais em conta e é mais fácil) um cabo RCA Stereo (dois conectores) -> P10 MONO. Vc liga o centro de cada RCA no tip(ponta) P10, e o exterior, com o sleeve e carcaça (se for de metal) do P10.

    Sinceramente, eu faria com fio paralelo de 4 vias (malha + condutor em cada fio). Tenho um de 7 ou 9m, mas stereo que liga o guitar link (placa de saída) no meu miniSystem que uso como monitor/retorno.

    WendellMP
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Ismah
    Obrigado, ajudaram bastante. Abçs...

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Estou as ordens :)
    Aprendi com ajuda de terceiros e "de grátis", o mínimo que devo fazer é ensinar.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    Cara ae, muito obrigado pelas respostas. Entendi com bastante clareza o que é pré-amplificador.
    Só umas curiosidades finais.
    Você acredita que posso comprar uma placa com um pré-amplificador que acabe por gerar um timbre ruim?
    E tem alguma desvantagem em comprar uma placa sem pré-amplificador? (timbre mais xoxo ou algo do tipo).

    Grato mais uma vez.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    acredita que posso comprar uma placa com um pré-amplificador que acabe por gerar um timbre ruim?

    Se tratando de pré de interface de áudio, nada lá muito grave, se vc não anda de noite se guiando pela audição, pode ficar tranquilo que não vai alterar em nada usar A, B ou C se o objetivo for usar efeitos de simulação, até porque ali vc corrige tudo.

    tem alguma desvantagem em comprar uma placa sem pré-amplificador?

    Várias... As alternativas de qual pré usar se multiplicam muito mais.

    Não pesquisei ou testei, mas deve ser possível injetar o sinal da saída send, de um amp, no input da "praca" (consulte o valor máximo de input, pra não queimar o conversor A/D), e usando simulações para power e cab, mic etc...

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Ismah
    Entendi cara, valeu mesmo eim. Já estou sem receios a respeito de pré-amp então. rs

    Alguns termos eu não manjo, mas vou buscar me informar.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Pergunte... É melhor saída, ou na hora de trabalhar com um profissional da área, vai pedir um vermelho no som, como já me aconteceu... kkkk

    Antes que pergunte, não faço ideia o que significa um "vermelho no som"...

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Ismah
    Bom, eu não manjo o que é saída send, valor máximo de input pra não queimar conversor A/D, etc.. kkk.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Wuju Wu Yi

    send

    Loop de efeitos > send > efeitos > return > power do amp

    valor máximo de input pra não queimar conversor A/D

    É o nível máximo de sinal (em mV geralmente) que posso injetar nele, sem que vire uma torradeira. Está escrito no manual.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Ismah
    Ixi vei, acho que eu sou muito lerdo. tipo, na verdade não sei o que é um conversor A/D. e não consegui entender ainda o que é send e nem return, nesse seu esquema

    mas vou dar uma pesquisada aqui. valeu. rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que preciso parar ter melhor rendimento sonoro possível no GR5?