Que efeito foi usado nesse vocal?

    Autor Mensagem
    Brunoo_Ssantos
    Membro Novato
    # mar/15


    Olá pessoal, queria saber qual efeito é esse pra eu poder usar em um vocal meu.
    O efeito está no começo do vídeo e também em 0:36

    https://www.youtube.com/watch?v=LrWwtU7iyl0

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Brunoo_Ssantos
    Equalização!

    Brunoo_Ssantos
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Mas eles aumentaram os agudos, isso?

    makumbator
    Moderador
    # mar/15
    · votar


    Brunoo_Ssantos
    Mas eles aumentaram os agudos, isso?

    Não. O que foi feito é equalização de maneira a dar um som próximo ao telefone ou rádio pequeno (que tem esse som peculiar muito por conta dos médios característicos). O objetivo é criar um efeito de "baixa qualidade". Há inclusive equalizadores com presets que tentam criar essa atmosfera. Obviamente cada fonte sonora precisa ser manipulada de uma maneira diferente para obter essa sonoridade, mas os presets já são um ponto de partida.

    Ismah
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    Brunoo_Ssantos

    qual efeito é esse

    entamoeba tem a resposta. Geralmente se menciona como Radio FM ou AM.

    Básicamente é um corte de agudos e médio graves, Geralmente se dá o HPF em 500~700 e o LPF em 3~4KHz

    A propósito, bela música.

    makumbator
    Moderador
    # mar/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah
    pra eu poder

    *pra MIM poder


    O correto nesse caso é "pra eu poder" (observe o verbo no infinitivo e o vocábulo "eu" na função de sujeito).

    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    makumbator

    Então sempre escrevi errado >.< Editado lá pra evitar treta.

    makumbator
    Moderador
    # mar/15
    · votar


    Ismah

    Heheh! Português tem essas regras malucas.

    Uma forma fácil de saber se é mim ou eu é a seguinte (esse é um macete conhecido, então peguei o primeiro exemplo semelhante que vi na internet agora):

    Apague o PARA MIM da frase. Se ela continuar correta e fizer sentido, o PARA MIM 'pode' ficar antes do verbo, pois, nesse caso, o MIM não exerce função de sujeito. Exemplo:

    - É muito fácil para mim fazer dez flexões de braço. (certo)
    - É muito fácil fazer dez flexões de braço. (certo)

    Para saber se PARA EU FAZER está certo, tente apagar o PARA EU da frase. Se ela não continuar correta e não fizer sentido, o PARA EU 'deve' ficar antes do verbo, pois, nesse caso, o EU exerce função de sujeito. Exemplo:

    - Vendi meu videogame para eu fazer uma graninha. (certo)
    - Vendi meu videogame fazer uma graninha. (errado)

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Brunoo_Ssantos
    Bom, acho que o makumbator e o Ismah disseram tudo. Só vou dar uma dica:

    Você pretende utilizar recursos físicos ou virtuais?

    Se for o segundo caso, eu sugeriria que você baixasse um equalizador, daqueles com sliders, com muitas bandas (foto)

    Experimente variações para entender as faixas de corte e de ganho. Zere tudo e experimente subir cada uma, individualmente, experimente pôr no máximo para saturar, depois experimente combinações variadas. Salve algumas configurações interessantes, compare. Acho que você vai chegar num resultado muito melhor se criar o hábito de fuçar em tudo!

    Brunoo_Ssantos
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Pessoal, muito obrigado mesmo! Era EXATAMENTE a resposta que eu estava procurando. E "entamoeba", eu queria algum plugin pra fazer isso direto no FL Studio porquê por enquanto eu to mexendo por lá. Eu comecei agora, então eu usava o EQ do Sound Forge, mas não é dos melhores. Eu até abri um tópico perguntando quais plugins são melhores pra mixar e masterizar direto no FL, queria saber se tem alguma sugestão de um bom equalizador de lá, também.

    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    entamoeba

    equalizador, daqueles com sliders, com muitas bandas

    Também chamado de gráfico. Mas mesmo no físico, e se tiver condição, seria bom desse tipo, pois fica mais fácil de visualizar os cortes...

    Brunoo_Ssantos

    Uso o FLS e não quero outro - ao menos até gravar em dois canais apenas.
    Tem um nativo, chamado... adivinhe...? Equo!

    E ele tem um recurso que eu gosto muito, o analiser. Ele analisa a track, ou trecho da mesma, e calcula o que falta e o que sobra. Muito bom pra dar uma corrigida final, e ter uma "segunda opinião". Como nem tudo são rosas, ele tende à dar um ganho nos agudos, já que busca fazer o som responder flat, com todas as freq com mesmo valor.

    Brunoo_Ssantos
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Ismah, sério? Nativo dele? Bom, eu sempre ouvi que os recursos nativos do FL não são muito bons, acho que foi um grande erro meu concordar com isso sem ao menos testar.
    Pois então, vou tentar equalizar a voz direto no Fl com este Equo.

    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Brunoo_Ssantos

    Teste e tire suas conclusões. Eu passei a usar os nativos a algum tempo.

    Brunoo_Ssantos
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Ismah, testei o Equo e realmente consegui chegar no efeito desejado :o talvez tenha que usar mais algumas coisas, mas realmente é isso mesmo. Você também usa as coisas nativas pra poder mixar e masterizar?

    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Brunoo_Ssantos

    Algumas. Ando usando muito poucos efeitos externos...

    Floorfish - gate/comp
    AmplionPro - simulador de amp/cab
    ToaCore - 3D panner
    Panorama - 3D panner e 3D reverb
    Multi Dynamics 5 - compressor por banda de freq

    Depois tenho fora de uso um pacote Waves, que volta e meia dá as caras.

    Brunoo_Ssantos
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Ismah

    Entendi! Eu vou pesquisar todos estes! É que estou tendo problemas em masterizar a música pelo FL :/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que efeito foi usado nesse vocal?