[Dúvida] Trigger em estúdio

    Autor Mensagem
    Artur Pendragon
    Veterano
    # nov/14


    Boa tarde galera.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas com relação ao uso de trigger em estúdio.
    Eu estou começando agora no ramos das gravações e o que eu faço por enquanto é somente "triggar" o bumbo no reaper a partir de um plugin nele disponível. Mas fiquei sabendo de uns equipamentos, tipo uns sensores, que você coloca nos tons pra triggar com mais facilidade. Minha dúvida é qual é o nome desses sensores pra eu poder comprar?
    Também gostaria de saber se esses sensores geram um sinal Midi pra depois eu executar no VST (Addictive Drummer) ou se eles enviam já o som da peça da bateria trigado.

    Slash_1989
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Minha dúvida é qual é o nome desses sensores pra eu poder comprar?
    hmm...

    ...

    ...

    [olha pra um lado]

    ...

    [olha pro outro]

    ...

    Trigger!

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Artur Pendragon

    "Minha dúvida é qual é o nome desses sensores pra eu poder comprar?"

    Trigger. Procure por "trigger para bateria" ou "trigger for drums" e vai achar um monte.

    Mas, lembre-se: O trigger é apenas um sensor. Você irá precisar do módulo de bateria eletrônica (módulo digital) para converter o que os sensores estão enviando.

    "esses sensores geram um sinal Midi pra depois eu executar no VST"

    Alguns módulos são conversores MIDI, alguns não.

    Ao comprar, você têm de checar, Módulo, número de entrada de Triggers, compatibilidade do módulo com os triggers e se ele é também um conversor MIDI.

    Slash_1989
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Lelo Mig
    Sem contar que se o cara ta começando agora no ramos das gravações, usar trigger é a mesma coisa que aprender a dirigir com câmbio automático.

    Artur Pendragon
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Achei alguns sensores para comprar (um desses que encaixam na parte da bateria a ser trigada), mas eu vou precisar ter um módulo para utilizá-lo? Que tipo de sinal eles enviam? Audio ou midi?

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Artur Pendragon

    "Que tipo de sinal eles enviam? Audio ou midi?"

    Nem audio nem midi!

    O Trigger é um transdutor/sensor, mas não é um microfone. Ele não capta as "ondas que se propagam pelo ar" e sim as características do "impacto" e sua propagação na pele ou superfície da batida.

    Por isso, é necessário um módulo, que irá traduzir isso em Audio Digital e/ou Midi.

    A vantagem deles sobre os microfones é não haver vazamento de som entre um e outro e as possibilidades que o digital proporciona, como alteração de timbres, uso de VSTs e etc.

    As desvantagens são as mesmas de qualquer digitalização.

    Cara, não aconselho comprar um equipo destes sem conhece-lo de perto e na prática, sob o risco de jogar muito dinheiro fora, já que não são baratos.

    Visite fóruns de batera, site de fabricantes como Roland e Alesis, leia tudo que puder a respeito. Visite lojas, veja-os instalados, funcionando, faça um monte de perguntas ao vendedor, sinta o som, as possibilidades e etc.

    Não é coisa que se compre pelos correios sem conhecer muito bem.

    Artur Pendragon
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Entendi...
    Deixa eu fazer mais uma pergunta.
    Se eu triggar por exemplo o bumbo da bateria, o será sempre "plano"? Será sempre constante? Ou dependendo da força que se bater no bumbo o som sai mais alto ou mais baixo?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/14
    · votar


    Artur Pendragon
    será sempre "plano"? Será sempre constante? Ou dependendo da força que se bater no bumbo o som sai mais alto ou mais baixo?


    A resposta do Lelo Mig:


    Ele não capta as "ondas que se propagam pelo ar" e sim as características do "impacto" e sua propagação na pele ou superfície da batida.


    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Artur Pendragon

    Cara, os triggers são apenas um equipo para ter numa acústica os recursos de uma eletrônica. Os Pads das eletrônicas, não deixam de ser Triggers.

    Ou seja, capta a dinâmica sim! Da mesma forma que um teclado "sensível ao toque" faz.

    Slash_1989
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Fico impressionado com o quanto que a galera desse fórum é teimosa e quer ficar pulando etapas do aprendizado a todo momento....

    Cara, para de querer resultados imediatos! Aposto que você não sabe nem microfonar um bumbo, e ja quer partir pra trigger?

    Seu objetivo é aprender ou só dizer que sabe fazer algo?

    Se for a segunda opção, retiro o que disse.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Lelo Mig
    capta a dinâmica sim

    Só lembrando... Nem todas as digitais o fazem.

    Triggar uma bateria acústica na minha opinião é urinar de ponta-cabeça.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ismah

    Cara... não estamos (pelo menos não eu) falando em qualidade.

    Apenas expliquei prá ele, de forma simplificada, que Triggar uma acústica é disponibilizar em uma acústica as "vantagens" de uma eletrônica (não vazar som das peças, ter controle midi, aplicação de VSTs e etc.) e sacrificar as "vantagens" de uma acústica. (sonoridade, timbre, dinâmica, tocabilidade e etc.)

    Neil Peart, por exemplo, usa 3/4 acústica e 1/4 eletrônica ou triggada, por conta de suas necessidades e conta bancária gorda.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Lelo Mig

    Certo certo, apenas quis parafrasear para esclarecer esse detalhe...

    Artur Pendragon
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Putz, sou fã de Rush. Não sabia que o Neil usava partes da bateria trigada!

    Artur Pendragon
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Aproveitando o tópico, me tirem outra dúvida. Tipo, eu estou microfonando o bumbo (mic dentro do bumbo apontando pra pele batedeira) e depois eu utilizo um plugin pra substituir o som do bumbo original pelo sampleado, mas esta acontecendo que baixei o addictive drummer, ultima versão com quinhentas baterias, mas nenhuma tem o som de bumbo que eu quero, aquele som que fica quando a gente coloca espuma dentro do bumbo pra cortar ressonância. Todas tem um som extremamente cristalino, mas nenhuma tem aquele punch "sequinho" e nem com compressor estou conseguindo. E acaba acontecendo que o som microfonado meu está ficando com mais "pegada" do que o sampleado, apesar da qualidade ser bem inferior. Alguém saberia alguma maneira de resolver isso? Esta ressonancia dos samplers tiram todo o peso do som.... Estou até mesmo pensando em gravar o bumbo e criar um sampler dele mesmo....

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Artur Pendragon

    "Não sabia que o Neil usava partes da bateria trigada!"

    O Neil possui vários kits, claro, mas qualquer kit dele que você procurar, irá notar que geralmente ele deixa na parte de trás um set eletrônico, com peças Triggadas e Pads de eletrônicas, incluindo Triggers de Bumbos e Chimbals.

    Ele utiliza bastante da tecnologia, dos efeitos que os eletrônicos permitem, mudança de "peças" nos pads e etc.

    Veja "as costas" dele, num dos kits básicos:

    Neil Peart Set

    Artur Pendragon
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Caramba, os pads eu ja tinha reparado, mas essa batera eletrônica atrás eu nunca tinha percebido.

    MMI
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Lelo Mig

    Trigger eu nunca reparei ele usando...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dúvida] Trigger em estúdio