Problema com Cabo Xlr Xlr

    Autor Mensagem
    Mano Duck
    Veterano
    # set/14


    To com um probleminha que é o seguinte... Eu tenho uma placa Fast Track Pro, e um microfone condensador, quando eu conecto o cabo na placa e no microfone, não dá sinal, quando eu apenas encosto o plug do cabo na placa e conecto ate o final no microfone, da um sinal rapido e some.. quando eu faço o contrario, conecto todo na placa e apenas encosto no microfone acontece a mesma coisa, da um sinal rapido e cai... quando eu conecto ate o final na placa e no microfone não dá sinal nenhum... o que voces acham que pode ser? será que o cabo não tá dando a alimentação panthom power pro mic? ou sei lá, ta partido em alguma parte... o cabo é novo, eu nunca usei, a primeira vez ja deu isso, o microfone e a placa também, achei ate que era a placa, mas nas duas entradas da placa da mal contato, e no microfone também, então acho que seja o cabo mesmo, o que voces acham?

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Ja cansei de ver cabo novo com defeito , comece pelo mais simples, substitua o cabo e veja o que ocorre, dois estarem com defeito é mais difícil, aí pode começar a levantar outras hipóteses

    sobrevivente
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Subindo o tópico para tirar uma dúvida. Existe algum cabo XLR/XLR que funcione com corte de sinal (mute) acionando um botão em um dos plugs, assim como os cabos P10 Circuit Breaker da Planet Waves?

    É que eu tenho um microfone GPA GM580 que não tem switch de liga/desliga do microfone. A princípio não queria, mas volta e meia eu tenho que usar ele ao vivo e queria ver uma opção para desligar enquanto não estiver sendo usado.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    sobrevivente
    Eu nunca vi... você poderia fazer um switch numa caixinha bem bacana e, supondo que o microfone esteja fixo num pedestal, usar um cabo mais curto do mic até ela e ela fica presa no pedestal tbm.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    sobrevivente
    uma opção para desligar enquanto não estiver sendo usado

    Cabo não existe por N motivos que tirariam a praticidade dele. Mas pode solucionar com um A/B box ou com o MUTE da mesa.

    sobrevivente
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ismah
    É, eu imaginei que não existiria um cabo assim. Mute na mesa é uma solução, mas o operador da mesa de som é um perdido, não faz nada direito, então o ideal seria poder mutar o microfone do lugar onde estamos. A ideia do ab/box é bem interessante, vou pesquisar.

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    sobrevivente
    assim como os cabos P10 Circuit Breaker da Planet Waves?
    É, eu imaginei que não existiria um cabo assim.

    Esse plug existe sim, e nem é tão raro assim. Pessoal dá certeza sem saber do que se trata, é duro.

    Você terá que comprar no eBay ou Amazon, pois aqui nunca vi vendendo, mas tem basicamente duas opções: a primeira é o Hosa GMS-274. O único problema dele é o tamanho, que vai ficar bem comprido, pois ele é um adaptador e não um conector propriamente dito. Você encontra ele AQUI.

    A segunda opção e beeem melhor na minha opinião, é o conector da Neutrik que já vem com on/off embutido, do jeito que você quer. O modelo é o NC3FXS. Para ver no site do fabricante, o link é ESTE, e para ver no eBay para comprar, o link é ESTE ou ESTE ou ESTE. Apenas uma recomendação importante da própria Neutrik é cuidar para não esquentar muito o switch de plástico na hora de soldar, pois pode estragar o funcionamento. Então se você não for bom de solda e é daqueles que fica uma eternidade com o ferro encostado pra conseguir soldar, recomendo ir atrás de alguém com mais prática pra fazer o trabalho.

    sobrevivente
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Iversonfr
    Rapaz, mas que maravilha! Era exatamente isso que eu estava procurando, eu não conhecia esses plugs. Eu pesquisei em lojas daqui e achava que não existia, mas esqueci de pesquisar na gringa. Muito obrigado cara!

    renatocaster
    Moderador
    # mar/16
    · votar


    Iversonfr

    Esse plug existe sim, e nem é tão raro assim. Pessoal dá certeza sem saber do que se trata, é duro.

    Cara, também achei estranho quando o Ismah disse que não existia, pq eu já tinha visto esse plug em algum lugar. E não foi no eBay, e nem em qualquer outra loja.

    Acho que foi em algum vídeo que eu vi esse lance aí.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    renatocaster


    Existe como novidade ao menos para mim, e vou obviamente partir do que conheço. E exatamente pelo motivo oposto que ele precisa disso, não se vê essa necessidade: o técnico responsável sabe o que está fazendo ali, e aciona o mute NATURALMENTE em todos os canais fora de uso.

    Sem falar que é problema garantido quando NÃO é o músico que coloca o plug lá... Alguns pseudo-cantores, são capazes de DESLIGAR um SF e não conseguir ligar. Imagine deixar cabo com "mute"/killswitch, seja no cabo ou os "mutes" nos mic's também. Vai nos matar de estresse essa parada. :P

    sobrevivente

    Cara, considere então uso de pedal pra quem canta. Nem que só pra por reverb e equalizar. Sem técnico ou com técnico perdido, dá na mesma. E aí o jeito é mandar o sinal completamente processado para o mixer, e deixar ele só com os volume (se puder evitar, nem isso).

    Se optar pelo cabo, ficaria imensamente feliz se nos contasse o resultado. Será importante pessoalmente, pois pode mudar minha opinião: vai dar defeito e causar pobrema, uma hora ou outra! rsrs

    sobrevivente
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ismah
    Sem técnico ou com técnico perdido, dá na mesma
    Também acho. Em nossa igreja há duas pessoas que revezam nas atividades na mesa de som. Um é ruim, o outro é pior. Eles não se interessam, não correm atrás. E volta e meia eu tenho que sair do meu posto de músico pra correr lá atrás onde está a mesa para poder acertar os volumes. Isso falando em volumes pros nossos retornos, nem digo nada com relação ao volume para o povão. Enfim, é uma novela que espero que tenha fim um dia.

    Uma pequena pedaleira com efeitos seria bem legal também, só programar um patch pra dar mute (ou deixar em bypass) e já resolveria o problema. e de cara teria uns efeitos bacanas para explorar. Porém, ao menos por enquanto, a ideia do plug é mais atrativo pra mim.

    Se optar pelo cabo, ficaria imensamente feliz se nos contasse o resultado. Será importante pessoalmente, pois pode mudar minha opinião: vai dar defeito e causar pobrema, uma hora ou outra!
    Acredito que agora eu vá optar pelo plug no cabo sim. Assim que arranjar o plug eu venho aqui pra dar meu relato após uns test drives no ao vivo. Espero que não dê problemas, hehe.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/16
    · votar


    Ismah

    Existe como novidade ao menos para mim, e vou obviamente partir do que conheço.

    Entendo, mas o problema é que vc afirmou ali que o cabo não existia sem saber que ele existe.

    E exatamente pelo motivo oposto que ele precisa disso, não se vê essa necessidade: o técnico responsável sabe o que está fazendo ali, e aciona o mute NATURALMENTE em todos os canais fora de uso.

    Cara, sei lá. Pelo menos pra mim o lance daquele plug com on/off é bem prático. Problemas com o técnico e com a mesa também podem ocorrer, nada é infalível. Ele pode mutar um canal que não é pra mutar, e etc, etc...Pode ser o melhor operador de mesa do mundo, mas é um ser humano. Então qualificar e quantificar os possíveis problemas é relativo.

    Se formos nos concentrar em responder a pergunta que o colega fez abaixo:

    Existe algum cabo XLR/XLR que funcione com corte de sinal (mute) acionando um botão em um dos plugs, assim como os cabos P10 Circuit Breaker da Planet Waves?

    Sim, existe. Agora, se ele vai procurar saber mais sobre o recurso, se vai usar mesmo, aí é com ele. Mas existe a solução exatamente como ele deseja no momento.

    o operador da mesa de som é um perdido, não faz nada direito, então o ideal seria poder mutar o microfone do lugar onde estamos.

    Pelo o que ele narrou aqui, me parece que essa solução (do plug) é a ideal para o que ele quer.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    renatocaster

    Mas che, como que tu quer que eu diga que existe se eu nunca vi, nem ouvi falar?
    Como me justifiquei acima, existem N motivos para que NO MEU MEIO isso seja impensável.

    Nessa onda tudo (Deus, ET's, uma guitarra de uma corda só com som de harpa, energia infinita...) passa a ser plausível, já não posso afirmar que não exista, simplesmente porque nunca vi... Saímos do antro da ciência experimental, e passamos para o da fé (crer sem provas)...

    Pode ser o melhor operador de mesa do mundo, mas é um ser humano.

    Tudo bem Renato. Muito provavelmente ele vai passar segunda no escritório para fazer o acerto. Motivo? FALTA DE ATENÇÃO, simples e pura.
    Falhas acontecem, mas não tem espaço para isso a partir de um certo nível, a gente passa a trabalhar sem a margem de erro.

    E sinceramente, nunca vi um técnico que se prese, errar o mute, como nunca vi um músico errar um shape de Em. É algo básico, e os bons (leia-se muito experientes e/ou muito estudados) dizem que não há necessidade disso.

    Mas muitas e muitas vezes, eu me esqueço que nem todos tem um técnico de confiança a disposição. Como dizia meu finado pai, "é feliz e não sabe", pois essas preocupações são dispensáveis, para mim e para os músicos.

    Enfim... Não vamos nos alongar nessa discussão.
    O resumo da ópera é: eu não conhecia e reconheço isso. Como pedi, gostaria de receber relatos sobre, estes mostrar que estou errado.

    sobrevivente

    Levei a questão para nosso vocalista que por ser um cara mais experiente, principalmente dentro do mundo ideal que eu vivo. Ele sugeriu apontar o mic para o teto se o problema for feedback/microfonia ou vazamentos, a menos que tenha monitores aéreos vai diminuir o problema.

    deixar em bypass

    Me corrige se estou errado, mas isso não faria o sinal passar direto, invés de mutar ele?

    Uma pequena pedaleira com efeitos

    Eu fiz umas experiências com a G1N, me arrependo mortalmente de tê-la vendido, me impedindo de seguir com isso, na época valeu a pena pra mim a troca.

    Wade
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Nessa onda tudo (Deus, ET's, uma guitarra de uma corda só com som de harpa, energia infinita...) passa a ser plausível, já não posso afirmar que não exista

    E não pode. Você pode acreditar piamente que não exista, mas não pode afirmar ou provar.

    Você obviamente não pesquisou sobre o assunto (pois se tivesse pesquisado, saberia que esses plugs existem e nem são tão incomuns assim). E se não pesquisou, afirmar categoricamente que não existem é uma inverdade e prática de desinformação.

    Você faz muito isso, inclusive. Faz várias afirmações categóricas escondidas atrás de um monte de termos técnicos que para leigos passa batido, mas pra quem vai procurar mais a fundo em outras fontes, vê que o que você disse não era a realidade. Cuidado com isso. As consequências da desinformação podem ser catastróficas.

    Pior ainda é tentar se justificar dizendo que mesmo que exista o plug, é uma solução "ruim" e que o "correto" seria o técnico fazer na mesa.

    Não faz sentido. E quando não tiver técnico? E nas infinitas outras situações? Onde pode nem existir uma mesa, aliás.

    Mutar o sinal já no plug é "cortar o mal pela raiz". Literalmente nas mãos de quem tá usando o microfone e sabe mais do que ninguém a hora que quer ou que não quer que o microfone funcione. Não tem como ser mais prático que isso.

    sobrevivente
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ismah
    Me corrige se estou errado, mas isso não faria o sinal passar direto, invés de mutar ele?
    Me confundi com uma pedaleira que eu tinha, de fato o objetivo é mutar, e não deixar em bypass.

    Eu fiz umas experiências com a G1N, me arrependo mortalmente de tê-la vendido, me impedindo de seguir com isso, na época valeu a pena pra mim a troca.
    Fez testes com ele pra voz? Ficava legal?

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    sobrevivente

    Bicho, entre uma voz não processada (comprimida e ambientada), qualquer coisa é lucro rs

    É preciso um pouco de sabedoria em manipular a voz apenas no essencial para não soar artificial: gate, compressão, ambiência (reverb e delay). Harmonias são bem vindas, mas não é o pedal adequado para.

    Claro que podes usar efeitos específicos para músicas específicas. Como um drive levíssimo para um backing, um chorus na segunda voz, um chorus + delay num vocalize (aaaaaaaaaah), flanger em uma terceira voz etc...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com Cabo Xlr Xlr