Comprimento máximo de cabo XLR / P10 estéreo

    Autor Mensagem
    Thiago_L92
    Veterano
    # jun/14


    Bom galera, estou com um problema, tenho uma mesa de som Wattsom 12 canais, simpleszinha msm, e duas caixas ativas CSR de 300w cada. Fiz dois cabos XLR / P10 estéreo para ligar as caixas à mesa, um de 5m e um de 10m, a mesa só tem saída P10 e as caixas entrada XLR ou RCA então optei pela XLR.
    Pois bem o problema é: o cabo de 5m ficou show de bola, sem ruído, sem perda, perfeito, já o de 10m feito do mesmo jeito teve uma perda de sinal estrondosa, agora estou na dúvida se errei na soldagem do cabo (mas quando eu olho está perfeitamente igual ao outro), ou se o problema é o comprimento do cabo, mas acho que 10m não é muito para um cabo XLR / P10 estéreo.
    Quem puder ajudar, agradeço.

    Nycolas
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Thiago, antes de culparmos o Cabo de 10m, teste o cabo de 5m na mesma caixa, com as mesmas condições.
    Depois, se tudo continuar OK, refaça as soldas do cabo de 10m.
    Se nada disso adiantar, será mesmo necessário um cabo menor.

    Os cabos grandes realmente tem perda de sinal, mas já vi muitos Multi-cabos de 30, 50 metros e sem perda.
    Acredito mesmo que seja o material do cabo + a soldagem que podem estar dando problema.

    Thiago_L92
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Thiago, antes de culparmos o Cabo de 10m, teste o cabo de 5m na mesma caixa, com as mesmas condições.
    Depois, se tudo continuar OK, refaça as soldas do cabo de 10m.
    Se nada disso adiantar, será mesmo necessário um cabo menor.

    Os cabos grandes realmente tem perda de sinal, mas já vi muitos Multi-cabos de 30, 50 metros e sem perda.
    Acredito mesmo que seja o material do cabo + a soldagem que podem estar dando problema.


    Nycolas, agradeço a ajuda cara, mas a primeira coisa que fiz foi trocar os cabos para ver se havia problemas na caixa ou na saída da mesa.

    Não acho que seja o material pois o cabo é santo angelo SC30 estéreo feito de cobre estanhado OFHC (isento de oxigênio), bitola 0,30mm², Ø 6.0mm. Os plugs XLR são santo angelo também me custaram 15 reais cada um, e os p10 também são ótimos.

    Realmente acho 10m muito pouco pra haver perda significativa, agradeço a confirmação e eu realmente preciso de um cabo de 10m para a caixa right pela posição da mesa, vou tentar refazer a solda.

    Só uma dúvida, vc pode saber por ter mais experiência: em grandes eventos em que a mesa fica muito longe do palco, o que é usado para não haver perda de sinal?

    Vou manter o post atualizado, valew!

    Nycolas
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Thiago_L92
    Pois é... eu mesmo tenho cabos de 8m que funcionam perfeitamente em instrumentos. Primeira vez que vejo um cabo de 10m dar perdas assim...

    Outra suposição... Já testou trocar os canais da mesa? Ligar o de 5m no canal onde estava o de 10m e ver se ainda tem perda? Pode ser que o problema esteja na mesa...

    Sobre essa ligação de HouseMix/Palco eu deixo a pergunta em aberto pro amigo Ismah que fez um tópico muito bacana a algum tempo com TUDO sobre som ao vivo!

    Ao Vivo e a Cores

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Nycolas

    Obrigado por me mencionar, mas eu usurpei a ideia do Lelo Mig.

    Em eventos médios (entendo por médio, até 100m a mix house do palco), usa-se um multicabo, e algumas coisas em DI. Mas isso é antes da saída da mesa.

    Eventos grandes (acima do que mencionei), creio que se use o sistema digitalizado inteiramente. Basicamente o sinal é transformado em dado, ainda no palco, e depois é transmitido por ar (semelhante a um wi-fi), cabo de rede, etc.

    Os instrumentos também são sem fio na maioria das vezes.

    Depois, ele volta ao palco e é traduzido/convertido em áudio de novo.

    Dali até a potência, realmente não sei como é. Mas creio que em geral são cabos. A medida é relativa a necessidade.

    ----------------------------

    No teu caso, que tipo de perda está tendo?

    Antes de tudo não recomenda-se a mistura de conectores, eu faria tudo P10, antes de tudo.

    Agudos?

    - Verificou o driver?
    - Verificou o divisor (interno da caixa, em caso de ser um amp, com divisor passivo)?
    - Verificou o amp (interno da caixa, no caso de ser um divisor ativo, com amplificação independente)?
    - Verificou a capacitância (use o menor que tiver, e veja se vem mais agudos) do cabo?

    Volume?

    - Verificou o pan (na mesa)?
    - Verificou se não tem uma chave de -10dB (essa chave tem outro nome, mas não to lembrando) acionada na caixa?
    - Verificou a resistência ("ohmica", não física) do cabo?
    - Verificou como fez a conexão (veja o padrão)?

    É um começo...

    Thiago_L92
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Antes de tudo agradeço a atenção de vocês, bem interessante a explicação de como é montado o esquema de som em grandes eventos, eu suspeitava q era assim. Descobri qual o problema, eu tinha invertido a posição na soldagem do cabo, coloquei o 3 no lugar do 2, rsrsr foi uma bobagem de falta de atenção, interessante é q conferi isso várias vezes e n achava o erro, agradeço a todos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comprimento máximo de cabo XLR / P10 estéreo