Mixando à lá Anos 80 - Avaliação!

    Autor Mensagem
    Carlos Otavio
    Membro
    # abr/14


    Fala, galera! Estou gravando meu EP aqui em casa e eu quero dar uma vibe nostalgica nas músicas, mixando elas para que fiquem na onda dos Anos 80 - cheias de reverb, delays, chorus e outras extravagancias dessa época.

    Eu terminei a mix e a master de uma canção aqui (A Todo Vapor) e gostaria de saber se vocês acham que eu cumpri esse objetivo. A mix/master parece ser dos anos 80? Ela está bem feita?Ela te dá alguma nostalgia? Hahaha...

    Qualquer crítica será bem-vinda!
    Obrigado!

    Ismah
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Carlos Otavio

    Me lembra alguns sons 70 mais que 80... Uma referência ao inicio da música gótica - chamada de dark, mas a intro me lembrou as paradas do Roxette, que dentro do pop rock é referência nos idos de 86 em diante... Não sei, mas na minha mente (não vivi essa década de glória), anos 80 soa bem hard, com uma pegada rápida ou lenta (sem meio termos), relexo das "dancing" dos anos 70...

    Casper
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Caro Carlos Otavio:

    Sim, lembra os anos 80. Mas pode lembrar mais:

    1) O bumbo está muito definido. Nos anos 80 o bumbo sempre ficava
    em segundo plano;

    2) Tem que colocar um gated reverb exagerado na caixa da bateria.
    É a lei.

    3) O pan dos tons tem que ser bem mais exagerado também.

    4) Tem que ter o chorus das guitarras bem mais exagerado.

    5) No master bus, coloque um emulador de fita com fita na rotação
    mais baixa que o software permitir, para dar aquela "abafada" padrão
    nos agudos.

    Homem Cueca
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Nunca entendi muito bem esse lance da galera falar de mixagem anos 80, anos 70.

    Imaginar aquelas músicas, se fossem gravadas com a mesma tecnologia de hoje, não acho que teríamos diferenças tão bruscas no jeito de mixar. Acredito até que teriam as mesmas características.

    Mix bem feita é mix bem feita desde sempre. Acho que aquelas características vinham muito mais do que as músicas da época pediam.

    5) No master bus, coloque um emulador de fita com fita na rotação
    mais baixa que o software permitir, para dar aquela "abafada" padrão
    nos agudos


    Tem mixes dos anos 80 que são tão bem resolvidas nos agudos...hehehe

    Casper
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro Homem Cueca:

    Sou obrigado a discordar:
    Nos anos 80 a mixagem era, digamos, diferente. Minha tese:

    As pessoas gravavam mais no estúdio que em casa, com
    recursos nestes (no estúdio) que não estavam disponíveis
    amplamente. Então, usar aquele Lexicon 224 era praticamente
    obrigatório. Isso criou um "padrão estético" nessa década que
    permite identificar facilmente uma gravação feita nela.

    Exemplos:

    http://www.youtube.com/watch?v=3mVMDXbj8nw

    http://www.youtube.com/watch?v=AmbO2zbqKYY

    http://www.youtube.com/watch?v=rfZgZahoaWw

    http://www.youtube.com/watch?v=8SuVbSj6NSk

    Carlos Otavio
    Membro
    # abr/14
    · votar


    Também discordo do colega Homem Cueca.

    Acho que o "exagero" nas mixes nos Anos 80 foi muito mais uma questão das próprias tendências dos Anos 80 (aquela clássica extravagancia nas vestimentas, decoração, etc.), acompanhada do avanço tecnológico das ferramentas de produção musical (se não me engano, foi nessa época que a gravação e mixagem digital começar a entrar forte no mercado).

    Existem várias bandas hoje inclusive que tem uma forte influência dessa época, mas que não tem a tendência de "exagerar" na mixagem.

    Exemplos:

    Tesselate - Tokyo Police Club

    Fireflies - Owl City

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Homem Cueca

    Você não pode desconsiderar que os anos 80 marcam o "boom" do acesso tecnológico. Tecnologias, até então, restritas a pesquisa científica, chegaram finalmente ao consumidor final. A enxurrada de novas tecnologias que caíram na cabeça das pessoas nesta década nunca foi experimentada em outra geração. E falo isso em todos os setores, não só na música.

    De forno micro ondas à bisturi à laser!

    Na música, a linguagem midi, os digitais, dezenas de novos efeitos, pads e baterias eletrônicas e etc., fascinaram esta geração que se lambuzou da tecnologia.

    Até bandas como Iron Maiden, Rush, Pink Floyd, oriundas dos 60 e 70, absorveram essa tecnologia.

    Isso deu uma cara muito particular aos sons dos 80.

    Homem Cueca
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Ainda não consigo escutar as músicas dos anos 80 com mixagens "atuais". hehehehe As próprias composições eram oriundas dessas novas tecnologias...

    Logico...virou um jargão "mix anos 80". Quando alguém fala todo mundo pensa numa caixa com reverb pra caralho. hauuahhuauhauha

    JJJ
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    Casper
    4) Tem que ter o chorus das guitarras bem mais exagerado.

    Concordo com tudo que você disse, mas acho que flanger é mais a cara dos 80 do que chorus.

    Carlos Otavio

    A voz tá bem 80.

    A batera tem que ser perfeita até o último milésimo de segundo (muitos usavam MIDI).

    Uma coisa que algumas bandas típicas dos anos 80 faziam (vide Duran Duran) é um uso intenso de imagens estéreo (ou pseudo-estéreo). Nessa época se dobrava muita coisa também. A gente gravava muito cada instrumento em 2 canais (L/R).

    Carlos Otavio
    Membro
    # abr/14
    · votar


    Muito obrigado pelo feedback, galera!

    Dei uma melhorada na mix com as dicas que vocês me deram e com a discussão gerada aqui e esse foi o resultado!

    https://soundcloud.com/allspark/a-todo-vapor-aqui-luzes-ep

    Obrigado mais uma vez!

    Ismah
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Sá abaixe um pouco o bumbo e a instrumentação geral e aumente os vocais (ficou difícil de escutar a letra)

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    No geral melhorou.
    A parte musical esta muito boa.
    E ficou um baita de um som.
    Na verdade a inspiração é do som dos anos 80 mas soa mais atual (basta olhar para o gráfico da onda) e nem tem como refazer o ambiente daqueles anos.
    E quem disse que tem soar igual, tá ficando muito bom.
    Na minha opinião o maior problema é o vocal, que tem que ser melhor ensaiado e regravado quantas vezes forem necessárias.
    E pode ir acertando compasso por compasso, com perseverança e paciência vai se melhorar.
    Tente cantar (ensaiando) usando um som de teclado no fone de ouvido para melhorar a afinação.
    Os vocais com efeitos no início esta muito bom, foram muito criativos nesta parte.
    Mas no final do início não esta.
    E no final da música também, não esta no mesmo nível do início.
    A ideia é muito boa mas tem que lapidar, o problema não tá no efeito em si, mas na voz original gravada, e aqui se levou isto mais como uma brincadeira e teste da primeira versão.

    Casper
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Caro Carlos Otavio:

    Realmente o bumbo ficou exagerado. Deixe-o mais
    enxuto que melhora. Eu deixaria o baixo menos pronunciado
    também, procurando uma sonoridade assim:

    http://www.youtube.com/watch?v=dz50N2_tCCg

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Carlos Otavio
    A música está muito legal. Lembra um pouco uma banda dos anos 80 que eu gosto muito !! NEW ORDER !!

    - Só eu acho que o contrabaixo está muito apagado. Eu colocaria um pouco mais de brilho no baixo para ele se destacar mais um pouco (ele só aparece bem no final quando a bateria para). O volume e peso dele acho que está bom.
    Eu pessoalmente dou bastante importância ao contrabaixo porque o baixista Peter Hook (do New Order) arrasava no baixo !! Era o ponto alto da banda !!

    - O teu vocal é tessitura BAIXO né ? Os graves do vocal estão bem legais, mas eu acho que ficaria mais legal, de vez enquanto "dar uma viajada" também nos agudos para que a melodia não se concentre somente na região baixa.

    No mais, gostei !!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mixando à lá Anos 80 - Avaliação!