Ecos do além, Reverb do Inferno - Lugar de ensaio é o caos !

    Autor Mensagem
    zackslashvai
    Veterano
    # mar/14


    E ai galera do FCC, tenho consciência de que há muitos tópicos sobre tratamento de estúdio e de como controlar reverberação e ecos, porém não encontrei nenhum que se dirigia exatamente a meu caso.

    O fato é o seguinte, a minha banda encontrou com muita dificuldade um lugar fixo para ensaio. Um pavilhão consideravelmente grande, uns 35 x 40 Metros, todo de alvenaria, e com 3 fileiras de pilares que cruzam o lugar, formando espaços quadrados de uns 5 metros entre os pilares e pra dizer a verdade, nunca vi um lugar em que o som ecoasse tanto, mais que uma igreja vazia.

    Tentamos posicionar os instrumentos de varias formas, num dos cantos do pavilhão, porem ficava muito embolado, então afastamos todos os instrumentos, mesmo assim os ecos da bateria cobriam tudo, e tínhamos de erguer o volume dos amps, e não dava pra entender nada.
    Alguém tem experiência com esses tipos de lugar e pode me dar algumas dicas de posicionamento da banda, ou como quebrar um pouco os ecos e reverberações, apenas pra podermos nos entender.

    Obs: o lugar é apenas emprestado e não podemos derrubar a parede, nem sair colando nelas, algum suposto material isolante acústico.

    BJKGUITAR
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Furo pelo menos você pode fazer? Dá pra tampar fácil depois.

    Você pega espuma acustica >>>> Cola na madeira >>>> Parafusa a madeira na parede.

    A minha opinião é essa, acho que a questão não é nem posicionar os aparelhos e sim as armadilhas que a sala apresenta (ou não apresenta).

    Se mesmo assim não conseguir furar, encha a sala de coisa! Mas muita coisa! O que puder por pra "enfeitar" ira ajudar nessa reverberação

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    zackslashvai

    Pelo jeito vc quer soluções simples e quase de graça, certo?

    Então, esteja ciente que pode amenizar, mas não resolver 100%....de acordo?

    Bem, se concorda com os termos da "gambiarra", faça o seguinte.

    1- Arrume alguns colchões de espuma velhos (estes seres são comumente encontrados boiando em dia de enchentes ou habitando lixões).

    2- Arrume alguns cobertores velhos, tapetes, e/ou tecidos macios similares.

    a) Vc não falou a altura do pé direito do galpão, mas se for mais alto que o de uma casa (em média 2,70), faça um "forro" com cobertores, e não os coloque paralelos ao chão, faça em planos inclinados \/\/\/\/\/ (não tão acentuados, apenas para você entender a posição.

    b) Faça uma gaiola à frente da bateria, um "muro" com um colchão, que suba até a metade dos ton tons. Se o colchão segurar demais, faça com um cobertor.

    c) Como vocês têm espaço coloque um colchão na parede exposta em frente a amplificação e mantenha os amplis um pouco afastados das paredes.

    d) Revista os pilares com colchões.

    E) Pendure cobertores em alguns pontos das paredes e espalhe alguns tapete velhos, ou mesmo cobertores em alguns lugares no chão (isso vc têm que ir ajustando, colocando e tirando, e sentindo durante os ensaios).

    Importante: Isso deve comer bastante reverberação e ecos, mas como efeito colateral, deverá comer agudos e o brilho. É "gambiarra", dependerá de ajustes, mas costuma dar resultados.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    zackslashvai
    Um pavilhão consideravelmente grande, uns 35 x 40 Metros, todo de alvenaria, e com 3 fileiras de pilares que cruzam o lugar, formando espaços quadrados de uns 5 metros entre os pilares

    Suicídio querer tocar aí e não querer reverb, e para resolver já seria bem caro, agora imagina não podendo colar nada.
    Faz uma ‘casinha’ com colchões e fiquem dentro dela tocando. Já aproveitando e fazem um álbum kid’s. \o/ \o/ \o/

    zackslashvai
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    BJKGUITAR[/i]

    A idéia é boa, Fazer algum molde, que possa ser tirado facilmente Da parede

    Lelo Mig[i]


    acho que o jeito vai ser, rechear o lugar de colchões, e isolar com cobertores o lugar que vamos tocar, do resto do lugar.

    Jeff.guitar[i][/i]

    poisé cara, já era de se esperar um som horrível, mas foi a única opção, como dizia raul, quem não tem colírio usa óculos escuro.

    JJJ
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Se não conseguir os colchões do Lelo (que está se tornando o Sr. Gambiarra... kkkkkkkkk), chama os fans da banda pra lotarem o lugar. Gente absorve as reverberações... hehehe

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    com tanto colchão, cobertor tapetes e etc... eu também deixaria alguns extintores no local

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/14
    · votar


    JJJ
    fernando tecladista

    Já acostumei com os subtítulos ocultos nos tópicos, que traduzindo é:

    Como fazer o milagre X, sem gastar nenhum tostão!

    Aí amigos......só na Gambson!

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Lelo Mig
    como faço pra ter um delay pink floyd na minha zoom 505?

    kiki
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    Lelo Mig é sócio fundador da Gambson Consultoria, especializada em áudio de baixo custo.

    zackslashvai
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    oque voces acham de umas chapas de madeira, pra fechar um dos cantos do pavilhão?

    zackslashvai
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Só pra concluir o tópico.

    minha banda foi ensaiar no sábado que passou, então pegamos alguns bancos compridos de festa, que estavam no pavilhão, empilhamos e fizemos uma parede com eles fechando o lugar até a altura do pescoço mais ou menos, depois completamos eles com varias camadas de cobertores e lençóis, cortinas e tudo que achamos por lá. viramos a batera e os amplis pro lado dos abafadores.

    A diferença sonora foi extrema, da pra entender tranquilamente todos os instrumentos, e o ensaio fluiu legal.

    é claro, não ta um som bom como um estúdio tratado, mas em comparação com o que tava antes melhorou 100%.

    fica a dica pra galera que acabar se deparando com essa situação problemática.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    zackslashvai

    Num falei que dava resultado aceitável???

    A galera me chama de "gambiarreiro", mas despreza os 30 anos de experiência fazendo música na pobreza!

    Metade do FCC é elite........"papai" manda buscar revestimento acústico do Japão...Este caras não conhecem o mundo real..........dos velhos e eficientes abafadores de cobertores, trapos e colchões velhos........kkkkk.

    JJJ
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Lelo Mig
    Metade do FCC é elite

    Náááhhhh... Acho que não chega nem perto disso. Só uns 5% são elite...

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JJJ

    Tudo criado pela avó, à base de Ovomaltine e Leite com Pêra......kkkkkkkkkkkkk

    Lpitangueira
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Antes eu menosprezava acústica, mas um dia senti na pele a diferença que faz. Gravei voz pra um comercial num quarto comum e, como toda boa voz de comercial, usei compressão no talo pra ela ficar bem na cara. O problema é que com toda essa compressão a ambiencia do quarto ficou muito aparente, terrível.

    Tive que fazer um armengue como o zackslashvai, mas era uma cabine vocal feita com um edredon pendurado num pedestal, dois travesseiros grudados na parede, um colchão virado e camisas coladas no teto.

    E funcionou muito bem. Viva a gambiarra!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ecos do além, Reverb do Inferno - Lugar de ensaio é o caos !