Hoje, qual a melhor forma de se gravar um bom trabalho independente?

    Autor Mensagem
    Gianyny
    Veterano
    # nov/13


    Baixo custo e uma boa produção parecem ser palavras que não se comungam, em se tratando do universo dos projetos musicais.

    Estou criando este tópico para debatermos se há e qual é a melhor forma de gravar um bom projeto com pouco$ recur$o$.

    São tantos gastos que o sonho de gravar um projeto decente parece ficar bem distante: produtor, músicos, aluguel de estúdio, composições, etc, etc.

    Será que boas produções são só aquelas feitas em grandes estúdios, custando acima dos R$ 40.000,00? Será que dá para gravar algo bem apresentável ao mercado com digamos, R$10.000,00?

    Por favor, postem suas opiniões e soluções para quem quer gravar um bom disco com pouca grana disponível.

    JJJ
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Acho que um dos fatores que permite reduzir custos de produção é a pessoa, ou a banda, terem algum conhecimento de gravação, mixagem e masterização. Mesmo que não sejam eles que cuidem do assunto ao final. Porque, conhecendo as "manhas" de estúdio, a gente já sabe o que fazer pra facilitar a vida de quem for produzir a coisa (consequentemente, reduzir tempo e $$$ na pós-produção).

    Vou te dar um exemplo besta, mas bem a ver com isso:

    Uma vez, muito tempo atrás, eu e minha banda de então, entramos num estúdio pra gravar a base de uma das músicas. A ideia era gravar a "cozinha" (baixo/batera) de uma vez só (aliás, gravar algumas coisas juntas também economiza um dim-dim!), mas eu fui com a guitarra também pra "guiar" a parada. Pois bem... 1, 2, 3, 4... e fomos nós... tocando... tocando... até o final... acorde do tom da música soando... caindo... caindo... até o silêncio.

    Nessa hora, sai o cara da mesa que estava gravando tudo e fala algo como: "PQP! Finalmente uma banda que acaba a música e fica quieta, porra!!! Isso me economiza um tempão de ficar acertando fades no fim e tirar comentários imbecis e o guitarrista solando antes da música terminar e o baterista soltando as baquetas na caixa e..." enfim, acho que deu pra entender, né?

    Só o fato de termos deixado a música acabar, em silêncio, já economizou tempo de pós-produção...

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Gianyny

    Cara, o mercado e os "Experts de Internet", vivem inventando, a cada dia, um novo jeito de arrancar o couro, furar os zóios, criar mitos e grifes, promover "coisas invisíveis e inaudíveis" e arrancar uma grana dos "crentes em experts de internet" e com dinheiro prá jogar fora.

    O que falta é "bom senso", "informação", "cultura", "discernimento" e sobretudo "paciência" e "bom gosto".

    Nos anos 60, neguinho gravava em "Tape" e mesa analógica de 6 canais e se conseguiu resultados maravilhosos dessa forma.

    Nos 70, em "Tapes multicanais" e mesa de 48 canais e se conseguiu resultados maravilhosos dessa forma.

    Nos 80 em DATs e mesas digitais e se conseguiu resultados maravilhosos dessa forma.

    Etc...

    Hoje em dia, no quarto, com um bom PC, uma interface razoável, uma DAW que você domine muito bem, uma Centena de VSTs e Soundfonts, sendo 30% Free....... você grava com qualidade superior aos anos 60, 70, 80 e etc.

    Dependendo do estilo, do que pretende, da forma a ser gravada, você grava uma sinfonia na casinha do cachorro com um Note Book.

    Ah!! mas e os "experts de internet"???

    - Falta o Compressor XYZ
    - Falta Pré Amp valvulado YXZ
    - Falta o Delay de fita ZYX
    - Falta o Reverb de Médios ZXY
    - Falta Microfone Condensador YZX
    - Falta, falta, falta....

    e isso, custa, custa, custa....

    makumbator
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    JJJ
    "PQP! Finalmente uma banda que acaba a música e fica quieta, porra!!!

    Cara, eu tenho ÓDIO de gente que não espera nem os harmônicos terminarem de soar e já sai falando, escarrando, tossindo, tocando notas aleatórias...

    Lelo Mig

    Acho que o "gargalo" de se gravar em casa acaba sendo mesmo o menor conhecimento dos operadores (em tese), a monitoração deficiente (o que atrapalha bastante) e a captação eventualmente com menor qualidade (mics piores, acústica do local, etc...).

    JJJ
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    makumbator
    Dá vontade de esganar mesmo... kkkkkk

    Casper
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    A melhor forma de gravar com pouco$ recur$o$ é
    ser amigo do Edson Caetano e usar o estúdio dele na faixa.

    Falando nele... faz um tempo que ele está sumido...

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Gianyny
    Baixo custo e uma boa produção parecem ser palavras que não se comungam

    Boa produção, comungando com baixo custo ? É possível sim !

    Não é preciso um mega estúdio para se ter boas produções.
    O que é preciso é ter uma pessoa que saiba o que está fazendo, e que faça bem feito as microfonações, as gravações e as mixagens.

    Sendo que este custo baixo e básico seria:
    - 1º caso (bateria programada) - Um computador bom, uma interface de 2 canais com prés bons, bons samplers, bons instrumentos, um bom microfone, e o principal !! um cara safo em gravações e mixagem.

    - 2º caso (bateria acústica) - Um computador bom, uma interface de 8 canais com prés bons, bons instrumentos, bons microfones de bateria, uma pequena sala com tratamento anti-reflexivo acústico básico (pode ser carpete), e o principal !! um cara safo em microfonações, gravações mixagem.
    ___________________________________

    Conforme Lelo Mig falou:
    Nos anos 60 e 70 os caras usavam coisas arcaicas nos estúdios, e mesmo assim conseguiam fazer boas produções !!
    Porque ? Porque estes caras eram muito bons no que faziam !

    Geralmente o diferencial entre a boa e a má produção é o cara !!

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Gianyny
    Será que dá para gravar algo bem apresentável ao mercado com digamos, R$10.000,00?


    Fazer boas produções com R$ 10mil ?

    Este 1º caso que eu citei acima sairia até mais barato, mas vamos então ao 2º caso (que seria uma gravação com bateria acústica mesmo)

    Vou fazer uma cotação de algumas coisas (colocando algumas marcas e modelos que me vem agora na cabeça)
    - Um computador ASUS Core i7 8GB 500GB = R$ 1700
    - Uma interface FOCUSRITE Scarlett 18i20 de 8 canais e 8 prés = R$ 2100
    - Uma guitarra WASHBURN Les Paul com captação Seymour Duncan USM = R$ 900
    - Um Baixo FENDER Squier 5 cordas Affinity Jazz Bass 506 = R$ 900
    - Uma bateria acústica PEARL sem pratos = R$ 1800
    - Um jogo de pratos SABIAN B8 de ataque, condução e chimpô = R$ 1200
    - Um kit de 8 microfones SHURE para bateria (já usa um destes depois para voz) = R$ 1300
    - Um rolo de carpete para colar nas paredes do teu quarto = R$ 100
    TOTAL = R$ 10000

    Agora só falta o cara safo em microfonações, gravações e mixagens.

    Se você ou um membro da tua banda for este cara safo. FECHOU TODAS !!!

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Gianyny
    Todos os comentários até agora são válidos, mas eu quero acrescentar alguns simples de um noob:

    São tantos gastos que o sonho de gravar um projeto decente parece ficar bem distante: produtor, músicos, aluguel de estúdio, composições, etc, etc.
    Se vc quiser mesmo fazer isso em estúdio, o lance é:
    Se vc manjar um pouco de produção, vc pode ajudar o produtor. = -tempo = -grana. Se vc for fera em produção, vc mesmo pode produzir. = -grana.
    Se vc mesmo fizer as músicas e arranjos, não precisa de pagar compositor nem arranjador. = -grana
    Se vc for multi instrumentista ou trabalhar com uma banda, não precisa contratar outros (salvo excessões). = -grana, porém, mais tempo no caso do multi instrumentalismo.

    Gianyny
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    GALERA

    Obrigado pelas opiniões.

    A minha situação é a seguinte: eu faço parte do segmento de música cristã (odeio o termo góóspel) e, na camada "menos favorecida" do segmento, digamos assim, funciona mais ou menos desta forma: o cantor escolhe um repertório e vai até uma gravadora; essa já possui um produtor para cada segmento (pop, rock, sertanejo, etc); de acordo com o repertório do cantor, um produtor é escolhido; feito isso, já com as guias gravadas para o produtor, esse já irá começar o trabalho de produção do cd, criando os arranjos e etc, gravando tudo em playbacks produzidos em um teclado e passando posteriormente para o cantor ensaia-los; enquanto isso, os músicos (que já são contratados do estúdio) vão gravando as canções; após todo esse processo, o cantor coloca a voz e pronto; ali mesmo é feita toda a masterização e mixagem.

    Essa canção faz parte de um cd que foi gravado em um estúdio em Goiânia, é a faixa título do cd; toda a parte de produção foi exatamente da maneira que eu descrevi (eu fiz a "pré-produção" do cd, ajudando na escolha de repertório, compondo e gravando guias). Custou R$ 10.000,00.

    E ai, o que vocês me falam? Como ficou a produção? Como está a mixagem e masterização? Condiz com o valor pago?

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Gianyny
    Aqui no meu serviço eu não posso acessar o Soundcloud. Depois em casa eu escuto.

    Pô cara, que legal !! Eu também tenho uma banda de Pop Rock (cristão).
    Nós decidimos ir por um caminho diferente e acho que gastamos em torno de uns (R$ 13.000) só que fizemos um estúdio próprio, e isso é muito vantajoso, por exemplo, estamos agora gravando o nosso 2º CD, e já faz vários meses que estamos nessa correria, mas o melhor é que não estamos pagando horas de estúdio. Estamos produzindo, compondo, gravando, mixando, ... Tudo com muita calma para que o resultado seja o melhor possível.

    Gastamos para montar o nosso estúdio:
    - 1 notebook Intel Core i7 2630QM: R$ 1800
    - 1 teclado Yamaha Motif XS7 (para os arranjos e bateria): R$ 7000
    - 1 interface de audio USB Focusrite Scarlett 2i2: R$ 500
    - 1 baixo Strinberg CLB17A: R$ 600
    - 1 violão de aço flat da Fox modelo V3: R$ 600
    - 1 guitarra Washburn Les Paul Win Std: R$ 900
    - 1 par de microfones a condensador Behringer C2: R$ 250
    - 1 Cabine isolada e tratada acusticamente: R$ 1200
    - 1 Fones Philips HP250: R$ 100
    - 1 som antigo Philco AS700 (quebrando o galho para monitoração): R$ ????
    TOTAL: R$ 12950

    Se eu fosse você eu iria por este lado também. Monta um estúdio próprio.

    A vantagem é que estes R$ 13 mil gastos se tornaram um patrimônio nosso agora (não foi um pagamento por um serviço), e agora com este estúdio montado nós podemos gravar quantos CDs nós quisermos sem gastar nada !!

    Pensa bem nisso !!

    -------------------------------------

    As músicas do nosso 2º CD estão ficando muito boas (melhores que as antigas, pois com o tempo vamos adquirindo mais experiência).
    Estas que estão no nosso Palcomp3 são as do 1º CD de 2008:
    palcomp3.com/adotados

    Abçs.

    Mu_Cephei
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    El_Cabong

    é...acredito que investir tempo (e talvez dinheiro) em conhecimento e dinheiro em equipamento é melhor do que ficar dependente das gravadoras e dos estúdios...

    1 teclado Yamaha Motif XS7 (para os arranjos e bateria): R$ 7000

    desculpe-me pela intromissão mas... não seria melhor comprar um controlador MIDI? um m-audio axiom pro 61 custa uns 1.700 no ML. Com o resto do dinheiro, poderia ser comprada uma mesa razoável(presonus, yamaha), pré-amps, um mac mini, headphones bacanas (beyerdynamic, audio-technica), monitores médios (krk, yamaha).

    Mas é óbvio, cada pessoa possui um tratamento específico em relação ao equipamento e o som é o produto final que nós desejamos, certo?

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Mu_Cephei
    Realmente seria melhor isto que você falou, e eu tinha mesmo um controlador da CME UF7 e trabalhava direto com ele no notebook.
    Mas !!
    Um dia nós fomos fazer um show com a banda e o computador na hora não reconheceu o controlador. Foi uma vergonha !! Não podemos tocar nada do que estava programado. Ainda bem que o violonista puxou umas músicas e acabamos tocando alguma coisa.
    Depois disso eu decidi pelo teclado mesmo.
    E Cara !!! Este teclado é fantástico. Os timbres são espetaculares, ele possui um sampler, ... Enfim. Uma ferramenta excelente que não me deixa na mão nunca !!
    ...
    Aí depois vamos ver se investimos em fones melhores, monitores melhores, notebook melhor, microfone melhor, ...

    Mu_Cephei
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    El_Cabong

    Nossa kkkk

    De fato, nunca se sabe o que pode acontecer ao vivo.

    Gianyny
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    El_Cabong
    Depois em casa eu escuto.

    Conseguiu ouvir?


    Então, sobre montar um estúdio próprio, para mim não é o mais viável por alguns motivos:

    1° Eu sou cantor solo, logo não há uma banda.
    2° Não toco todos os instrumentos (toco violão, teclado e somente o básico no baixo);
    3° Creio que não sou um músico suficientemente bom para gravar um projeto;
    4° Não tenho conhecimentos práticos e teóricos sobre gravação em geral.

    Enfim... já me falaram sobre contratar uma banda, ensaiar bem, alugar um bom estúdio e gravar tudo em um ou dois dias; depois levar para mixar e masterizar em bons estúdios.

    Não sei, será quanto ficaria para contratar essa banda? No mínimo seriam violões, guitarras, baixo, bateria, teclados e cordas (violino, etc) eu acho.

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Gianyny
    Conseguiu ouvir?

    Eu escutei a música.
    Os instrumentos foram todos bem tocados e bem gravados.
    Com relação ao contrabaixo, eu achei ele com um timbre bem artificial.
    Este contrabaixo é programado né?
    Mas mesmo sendo programado, sei que existe uns timbres de contrabaixo elétrico programado que são bem melhores que este que foi usado.

    Agora vou falar umas coisas do meu gosto pessoal.
    - Acho que na mixagem poderia ser colocado menos reverber tanto nos instrumentos quanto no vocal (mas é claro que tem gente que gosta assim com este reverber. É um estilo)
    - É um arranjo instrumental produzido por um estúdio sob encomenda, e isso se nota porque segue uma linha de concepção igual a tantos outros que encontramos no mercado. (é claro que as pessoas gostam deste tipo de arranjo instrumental pois é uma fórmula que deu certo e vende bem), mas no meu gosto pessoal eu prefiro mais arranjos que experimentem coisas novas. Coisas que surpreendam o ouvinte, que use instrumentos que não são usados comumente. Que faça um sequenciamento de acordes incomuns em algum trecho, ...

    Enfim. Eu gosto de coisas que surpreendam e que não soe parecido com os outros. Por isso é que eu gosto de fazer meus próprios arranjos, e aconselho as pessoas a fazerem assim também.

    Mas !!
    Como você é cantor e não tem banda, aí fica mais dificil mesmo produzir algo com a tua cara, com a tua assinatura.
    Acho que neste teu caso tu não conseguirias fugir mesmo, de um arranjo feito num estúdio sob encomenda.

    Só tenta ficar ao máximo em cima dos caras que estão fazendo os teus arranjos, para que o trabalho fique com a tua cara e não com a cara que eles querem dar ao teu trabalho (seja chato, afinal, tu tá pagando) !!
    Abraços.

    Gianyny
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    El_Cabong
    Como você é cantor e não tem banda, aí fica mais dificil mesmo produzir algo com a tua cara, com a tua assinatura.

    Então, quando eu for gravar eu irei acompanhar tudo de perto, tudo mesmo; por exemplo, há composições em que eu acho que um piano no início com cordas ficará ótimo, há outras que eu mesmo já tenho os arranjos criados; não deixarei de forma alguma tudo na mão do produtor, ao contrário, eu já tenho em mente praticamente tudo o que eu espero do cd, quero trabalhar ao lado do produtor.

    Você achou que a gravação que você ouviu valeu o preço pago (R$10.000,00 em um cd com 10 faixas)?

    Sobre o baixo, é ao vivo; salvo engano o nome do baixista é Naldinho.


    Há esse estúdio em SP: http://www.artsomstudio.com.br/

    O cara cobra R$ 1.500,00 por música (gravação completa, com mixagem e masterização).

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Gianyny
    Sobre o baixo, é ao vivo; salvo engano o nome do baixista é Naldinho.

    Que coisa estranha !! Será que ele cortou os agudos (as harmônicas) do baixo ?? O som do contrabaixo ficou um tanto abafado.
    Geralmente quando se corta as harmônicas do contrabaixo, ele perde aquela "rosnada" característica. Pode ter sido isso.
    ________________________________________________

    Você achou que a gravação que você ouviu valeu o preço pago (R$10.000,00 em um cd com 10 faixas)?

    Realmente, para a pessoa que está pagando é caro demais !!
    Mas para o(s) profissional(is) que está(ão) produzindo não, porque para produzir um CD com todos os arranjos, gravações, mixagens, masterização, ... É um trabalho de louco !!!

    Eu sei o quanto dá trabalho toda essa correria (Estamos á quase 1 ano em cima do nosso novo CD com 13 faixas: compondo, gravando, mixando, ...) Se fôssemos pagar horas de estúdio para fazer tudo que estamos fazendo certamente desembolsaríamos R$10 mil ou mais !!

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # dez/13 · Editado por: Sepulkrisiun
    · votar


    Oque realmente é necessário?

    1 Saber tocar

    2 saber usar os instrumentos, afinar regular etc.

    3 Guitarra e baixo com captador razoável e um timbre bom, juntamente com um amplificador valvulado, não um amp com pré valv, e sim um com saída valvulada, el34 6l6 etc, e uma caixa com um falante especifico pra guitarra, como eminence e celestion.

    4 Cordas novas pra guitarra e baixo

    5 Bateria afinada boa, com um timbre bom, e pratos que da pro gasto pelo menos orion ou krest.

    6 Peles novas, ou menos q meia vida tipo evans genera ou remo emperror ambassador.

    7 Microfones bons pra captação da bateria, voz, guitarra, no mínimo um par de de condensador descente pra overheads, dois sm57 e um beta52, um mic de sala condensador omni.

    8 Ambiente de gravação com uma boa acústica, uma sala grande de preferencia, e sala da produção com uma acústica mais perto do possível da perfeição.

    9 Computador com interface no mínimo 8 canais com pre amplificadores, gravando em 24bits e com baixo nível de ruído, com pro tools e alguns bons plug-ins pra ajudar na hora da mix e da master.

    10 Monitores de referencia de boa qualidade, não mini system, nem home theater nem fones de ouvido.



    Isso é mínimo, mas não adianta só ter, o mais importante disso é que vc vai precisar do cara, quem ? O engenheiro sem CREA, o engenheiro de áudio, aquele cara que resolve qualquer problema na hora, o cara que não tem duvida porque faz isso a mais de 10 ou pelo menos uns 5 anos de experiência com milhares de horas de gravação, ou milhões..

    E a produção? depois de gravar tudo perfeitamente, esse vai ser o mesmo cara que vai produzir?? noooosssa veio, o cara é foda hein, bah então esse é o cara mesmo, tem anos de experiência em produção, acostumado com todo tipo de equipamento, analógico ou digital, sabe como trabalhar em cada track e é capaz de produzir 10 faixas da mesma forma tipo 10 dias 10 muscias, esse é o cara então, vc escuta o som antes da master e diz incrível cara ficou lindo tá perfeito!!

    E a masterização? não é somente usar um plugin ou um rolo ou sei la o que, isso é outra coisa que faz toda diferença, uma master tem como se fosse um "padrão", então quem já tem essa experiência e estudou muito esta parte de conclusão de um trabalho muscia, esse sabe, pode confiar, vc pode mandar o seu trabalho pra qualquer lugar, radio, internet, mandar os arquivos pra prensar nos eua sem medo sabendo que seu trabalho esta em um nível aceitável.

    Depois tem toda burocracia de registro das musicas, etc, e se essas pessoas que vc contratou ou seus "amigos" podem te ferrar e acabar com seus direitos.

    Da pra escrever um livro sobre esse assunto, não é fácil como alguns pensam, todo dia vejo vários trabalhos feitos em casa e de péssima qualidade, e inclusive feito por profissionais, donos de estúdios que acham q sabem tudo e não dao conta nem da metade do serviço, isso é o que mais tem.

    Ai entra um agora aqui e diz assim:

    Mas eu vou ali agora no utorrente baixo tudo q eu quero, guitar rig bateria drummer sei la o que e ai baixosist sei la e baixo o repaer q é free e to com tudo que preciso pra simular tudo.

    Vai lá campeão, fica brincando ai no pc que a gente vai lá trabalha de verdade pra criar musica de verdade, arte, historia!

    Gianyny
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Sepulkrisiun

    Realmente eu acho que gravar em casa, como o amigo El_Cabong sugeriu é algo bem arriscado de se fazer; não posso falar com propriedade, entretanto creio que os equipamentos usados em grandes estúdios e a qualidade dos profissionais desses é que fazem a diferença, que ganham grammy e etc.

    Sei lá, esse tópico está mais me confundindo do que tirando minhas dúvidas.

    Afinal, o que fazer com R$ 10.000,00?

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Gianyny

    1° Eu sou cantor solo, logo não há uma banda.
    2° Não toco todos os instrumentos (toco violão, teclado e somente o básico no baixo);
    3° Creio que não sou um músico suficientemente bom para gravar um projeto;
    4° Não tenho conhecimentos práticos e teóricos sobre gravação em geral.


    Eu compraria um equipamento pra vc poder gravar em casa Voz e violão, alguma percussão simples pra acresentar algo mais, e um teclado controlador pra fazer um piano, uma base usando as teclado, ou efeito.

    - Teclado controlador
    - Interface de dois canais da M-áudio, com pre amplificadores + pro tools com licensa
    - Monitores de referencia
    - Microfones Shure SM57 e um Akg condensador 420
    - Viloão de boa qualidade, Crafter ou algo do tipo

    Não adianta vc comprar um violão desses nacionais ou esseas porcarias que mesmo pagando uns 2000 reias vc fica na mão, na hora de gravar dois acordes afinados, toca um lá ta lindo toca um outro acorde mais pra cima e desafina, pq da afinação das oitavas, isso é um violão pra estudo não pra estúdio, e um violão que seje reforçado pra poder colocar cordas de aço.

    Interface pro seu caso acho que tem que ser mesmo uma de 2 canais que já tenham pre amps, pelo menos um deles com phantom power, algumas dessas interfaces da m-áudio vem com o pro tools em algumas promoções, não to falando do pro tools me ou outras edições que vc tem limitações, estou falando do pro tool full que vc paga um pouco a mais e ganha a licença do pro tools junto com a interface.

    Microfones eu acho que um SM57 é obrigação, sempre é bom pra captação de voz e violão, instrumentos em geral, e o da AKG acho bom porque além de sr um mic melhorzinho tem a possibilidade de alterar o padrão polar, assim vc pode captar um som de sala ou um som mais direcionado além de ser condensador e vai ser muito bom vc gravar ele junto com um sm57, seja na voz ou no violão.

    Monitores de referencia, eu aconselho alguma linha da Yamaha que são ótimos.

    Vc pode usar Windows mas se tiver uma grana sobrando eu compraria um mac de uma vez e com certeza é um investimento pro futuro.

    vc tem que investir em vc, depois aparece outro amigo que comprou uma bateria etc, mas até lá vc já garante sua parte e se familiariza melhor e vai aprendendo a usar os equipamentos e ver realmente se é nisso q vc pretende investir toda sua vida, enqunot isso vc pode gravar seus amigos e se conseguir trabalhar bem e mostrar seu valor pdoera ganhar algum dinheiro fazendo pequenas produções, tudo depende de vc e isso leva tempo e muita dedicação.

    Gianyny
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Sepulkrisiun

    Cara, então... eu já tenho uma interface razoável, com pré amplificador, phantom power, dois canais e tenho também um bom violão (Crafter DE7/N). Para gravar voz e violão falta o mic condensador (estou pensando em pegar um AKG perception 120).

    Enfim, creio que para aprendizado estou no caminho certo, suas dicas são muito valiosas, contudo para gravar um álbum, algo que será vendido, apresentado ao público, estou bem longe disso, longe mesmo. Hoje eu teria que encarar um estúdio nos conformes que eu coloquei no primeiro post; torcer para pegar um produtor flexível, que me aceite na produção e fazer de tudo para gravar nos meus conformes.

    Há também na cidade vizinha aqui um rapaz que grava tudo sozinho; é tipo um home estúdio mas bem montado; fica por volta de R$ 5.000,00 uma gravação completa, com 10 faixas.

    Encontrei esses dias uma dupla de cantores com um projeto bem gravado; perguntei o preço e eles disseram que o valor é R$ 30.000,00 em um estúdio em Curitiba - PR; quando eu chegar a casa postarei uma música do cd para todos ouvirem e verem se vale toda essa grana.

    Já estou vendo um teclado controlador e o mic para eu ir começando a fazer minhas gravações; muito obrigado pelas suas dicas e se tiver algo mais a acrescentar, sou todo ouvidos.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Complexo o assunto. É preciso pensar um pouco pra responder com "qualidade" (o meu padrão de qualidade, diga-se de passagem). :) Eu sou sempre a favor do mínimo para tirar o "máximo" até pq a grana, em geral tá curta. Isso acaba até extraindo o melhor do principal ator, no caso, nós mesmos, que somos a peça chave do quebra cabeças, como sempre.

    Abs

    ps. talvez isso ajude:

    【FIXO】 Produção Musical! Definitivo!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/118768/

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Gianyny

    Esse é o caminho, uma coisa que eu eu aprendi foi que nem sempre é melhor comprar por impulso, e as vezes é melhor juntar a grana e comprar uma coisa melhor.

    Tem microfones condensadores que são uma piada, e tem alguns que se salvam entre eles, os Mxl são bem bacanas eu compraria sem medo, mas se vc vai conseguir uma grana um pouco mais tarde eu esperaria e compraria esse modelo que falei da AKG o 420, ele além de ser um mic bom pra faixa de preço dele, com ele vc pode mudar o padrão polar, isso quebra um galho danado na hora de captar um violão ou um room de bateria, entra no site da akg e veja o manual dele.

    Um coisa que hoje eu valorizo demais é os monitores de referencia, hj a gente que trabalha com isso, ou mesmo que esta começando eu aconselho comprar logo um par de monitores, porque mixar com fones ou minisystem é a maior furada q tem, vc nunca sabe como realemte está o seu som, e além disso ainda a sala tem de estar de acordo com a resposta dos monitores, tem que estar flat, procure na internet sobre isso, como equalizar uma sala, microfones de medição etc.

    As vezes os monitores tem uma chaves atraz que compensam essa diferença causada pela sala e se não tiver vc pode abafar essas frequência com espumas etc..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hoje, qual a melhor forma de se gravar um bom trabalho independente?