melhor forma para gravar voz alguem entende disso

    Autor Mensagem
    el kinho
    Veterano
    # fev/07


    salve galera, estou realizando umas gravações de violão e voz e até que estão ficando boas, porém, sinto que a voz poderia ficar melhor, sou meio leigo no assunto e se alguem puder me dar uma força ficaria contente.
    queria saber algumas dicas de; melhor local para se gravar voz, mics, e principalmente equalizações e efeitos recomendados....
    desde já agradeço a força, grande abraço a todos e sucesso.
    kinho.

    ninelegs
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Como que voce ta gravando?

    el kinho
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    ninelegs

    estou usando um mic sunraiser (não sei como soletra) em uma mesa de 5 canais da berhinguer, onde faço uma pré euqalização, gravo com o sonar 4, a qualidade fica muito boa mas ta faltando umas lapidações entende, umas regulagens a mais me parece além de efeitos talves...
    abraço.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    el kinho
    seja mais específico quanto ao modelo do microfone Sennheiser.

    el kinho
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    SENNHEISER Microfone dinâmico polivalente e 815-S-J ..........ele esta respondendo muito bem para o que preciso mas minhas dificuldades estão em alguns macetes para aperfeiçoar a voz, tem pessoas que gravam duplicando a voz, outros com vozes em tons diferentes, o que quero é que fique o mais perto possivel de uma boa gravação, esta ficando um pouco artificial saca? abraço..

    ninelegs
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Kinho se voce ta gostando do resultado, acho que oque voce precisa é de macetes e regulagem, acho que ficaria melhor com um préamp valvulado no lugar da mesa e procura deixar o som entrar todo flat no PC é faz a equalização lá...

    To usando um plugin que chama microphone modeler que simula microfones, tá dando uns resultados legais.

    Mas eu ainda acho muito tosco a voz, essa semana to pegando um B-1... atualmente gravo com sm-58 da lesson.. vamo ve como fica.

    Abraço.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu não sei se este seu microfone tem reforço de presença nos graves, mas o meu (Behringer XM8500) tem, por isso eu uso ele numa mesa Behringer UB802 com a seguinte equalização:
    (Hi = +15db) (Mid = 0db) (Lo = -6db).
    Com isso, a gravação de voz já fica praticamente equalizada para mixar na trilha (pelo menos no meu caso).

    Aplico na voz, um compressor da seguinte maneira:
    De (- infinito a -12db) fica igual.
    De (-12db à 0db) faço ficar com (-12db à -10db).

    Aplico na voz, um reverber de médios, ou seja, reverber que atua de (600 à 5000Hz), com isso eu consigo um reverber bem natural, sem aqueles Tsssssss, Fssssss, dos agudos.
    Coloque reverber de forma que depois, com a voz mixada na trilha não se perceba-o. Assim as pessoas vão ouvir a tua voz pensando que ela está pura, sem efeitos, mas na verdade há alí um reverber encorpando a tua voz.
    Espero tê-lo ajudado.

    el kinho
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    EL CABONG
    vou fazer estes testes que vc recomendou, depois dou um toque, valeu aforça irmão, abraço

    busterchair
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    el cabong
    eu tenho um behringer xm8500 e uma UB802 tb
    pega meu msn ai..
    busnareia@hotmail.com

    busterchair
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    manda ai o seu qq coisa

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    busterchair
    Só tenho e-mail.
    allima_rs (a) yahoopontocompontobr

    -HolyMan-
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Fala galera... aproveitando o tópico, amanhã vou fazer uma gravação de voz, e keria informações de como fazer melhor isso...

    Meu equip. Mic Shure SM 58 (sem globo)

    Pl. de som SB Live!

    Adaptador P10(mono) - P2(stereo)

    obs. Ñ tenho mesa de som, isso é oq eu tenho... Obrigado pessoal!!! abraços

    AlexB
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Oi kinho,
    Seu problema não está na gravação do vocal, mas na produção. Existem diversas técnicas de tratamento dos vocais, normalmente usa-se técnicas diferentes dependendo do estilo de música.
    A primeira coisa é colocar um "High Pass Filter" , vai eliminar uma série de defeitos desagradáveis. O segundo passo seria acertar a equalização para que o timbre fique dentro do que espera, é difícil dar receita de bolo, vai depender das características do(a) vocalista. Depois da Voz já equalizada é interessante usar um compressor. Normalmente a voz tem uma dinâmica muito ampla, o compressor vai te ajudar a manter o nível e controlar os picos. Conforme o estilo de música existem diversos efeitos que podem ser incorporados com o compressor, variando-se os parâmetros de "Attack" e "Release". Evite pesar a mão no compressor pois o vocal fica sem dinâmica soando artificial demais, tente comprimir apenas o suficiente para manter o vocal audível o tempo todo e evitar os picos.
    Depois vem o reverb, ele é o responsável por fazer o vocal soar "natural". Quase sempre que você ouve alguém falando ou cantando o reverb está presente naturalmente, dependendo do tipo e uso do microfone o reverb natural pode ser removido, o reverb artificial faz esta "naturalidade" voltar. O jeito mais comun de usar o reverb é colocar reverb em um nível que normalmente é imperceptível, mas se você tirar o efeito vai perceber na hora que algo está faltando. O reverb mais pesado também pode ser usado como um efeito dependendo do estilo. O delay é um efeito comum usado em voz, e por último vem coisas mais psicodélicas com chorus e flanger . Dependendo de como ficou sua gravação um noise gate pode ser adicionado depois do high Pass Filter. Algumas unidades são responsáveis por tirar efeitos indesejados como o excesso de essses, como o Deesser.
    Além disto existem diversas técnicas sobrepondo o msmo vocal com tratamentos diferentes, mas aí a coisa já fica bem complicada.
    Abraço,
    Alex

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a melhor forma para gravar voz alguem entende disso