Melhor forma de gravar som da banda

Autor Mensagem
sobrevivente
Veterano
# fev/08


Pois então pessoal, já tem um tempo eu estou gravando o som da minha banda (guitarra, violão, baixo, bateria) tudo no meu mp3.

Mas a qualidade da gravação fica bem ruim e quase tudo rachado. Dá pra ter uma pequena noção do som que fazemos, mas não é aquilo tudo.

Eu sei que seria muito melhor pegar uma mesa de som e plugar um instrumento em cada canal, inclusive microfonar cada peça da bateria, para depois gravar em um notebook com uma placa de som ultrapower, mas não dispomos desse equipamento. x)

Visto isso, eu estava pensando em adquirir algum aparelho como o gravador digital TKL ou outro que grave no mesmo esquema de gravação do meu mp3 (gravar todos os instrumentos ao mesmo tempo).

Alguém tem alguma opinião sobre esse gravador ou sobre outros métodos para gravação da minha banda (nada profissional... )?

Moderas: Postei aqui pois o forum de gravação e Home Studio demora demais para se obter resposta.

Valeu!!!

gucrispim
Veterano
# fev/08
· votar


estudio de gravação eh a melhor forma, ja gravei por camera digital, o som nao fica de qualidade apresentavel mas da pra ter uma ideia, nao ficou rachando, so em alguns momentos. mas o q mais acontece nesse tipo de gravação eh a bateria e o baixo tomarem conta de todo o audio, sem da pra ouvir voz nem guita.
para um trabalho apresentavel, recomendo estudio

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


uma coisa que fica razoavel é um md, com um microfone estereo de lapela, que capta razoavelmente o ambiente. eu gravei varios ensaios assim, a qualidade é satisfatoria, pela facilidade de não ter que ficar plugando coisas na mesa. voce regula os volumes dos amplis igual qualquer ensaio, e poe pra gravar o md.

mas este tipo de gravação de ensaio, pelo som ambiente, sempre tende a dar problemas. geralmente a bateria é a que mais sofre com isso.

em alguns estudios eles fazem gravação do ensaio, pelo som geral mesmo, sem separar por canais, e fica razoavel. serve pra ouvir depois e perceber os erros, pra corrigir.

sobrevivente
Veterano
# fev/08
· votar


gucrispim
bateria e o baixo tomarem conta de todo o audio

Isso é o que eu noto nas minhas gravações no MP3...
Os vilões do rachado no áudio é justamente por causa do baixo e da batera.


kiki
Não tinha ouvido falar desse MD ainda. Qual o modelo que você usou?

gucrispim
Veterano
# fev/08 · Editado por: gucrispim
· votar


sobrevivente
tenho um md tbm, ja fiz esse tipo de gravação mas pra mim mudou mto pouco em relaçao ao mp3 normal, os mesmos problemas
ja pela camera digital vc passa o video facilmente pro pc e ai pode tirar o video e dar alguns tratamentos no som
indico estudio
http://www.youtube.com/watch?v=LDVyW5_7ujE
saca só, pela camera digital como ficou

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


sobrevivente
Não tinha ouvido falar desse MD ainda. Qual o modelo que você usou?

eu tenho um aparelho de md da panasonic, bem antiguinho. de quando começou a vender mds. um desses portateis, parece um walkman.

hoje em dia tem uns bem modernos, com saida usb e tudo. nao entendo muito disso.

gucrispim
sim, tem uns gravadores digitais bem razoaveis. as cameras tem qualidade sonora bem variada tambem.

LuizPauloGS
Veterano
# fev/08
· votar


Pequena explicação técnica

Os mp3 players que eu já usei gravam mp3 com qualidade baixa (bitrate por volta dos 24kbps), de celular eh pior ainda, a maioria grava num formato chamado AMR q eh com qualidade pior ainda (bitrate por volta dos 8Kbps), isso tb piora e mto a qualidade.

Astronomy Domine
Veterano
# fev/08
· votar


Até hoje a unica gravacao que fiz eu utilizei minha mesa de som de 12 canais wattsom gravando direto para um MD Sony dos grandes.

Se nao ficou muito bom foi por culpa dos musicos, somos todos iniciantes [:

Se voce nao tiver um MD pode usar um video cassete, ele se da muito bem para audio, já que para imagem ele foi praticamente aposentado ;/

Esse esquema nao é la muito profissional mas voce obtem resultados bons.

Ate mais (:

makumbator
Moderador
# fev/08
· votar


sobrevivente

Gravo na forma que o kiki citou, mas com MD novo, que grava em wav sem compressão(ou seja, sem perdas). Mas é claro que serve apenas para registro da própria banda, para checar como soam os aranjos, etc...e não como gravação "mesmo"

sobrevivente
Veterano
# fev/08
· votar


LuizPauloGS
O meu MP3 grava com bitrate de no máximo 22 Kbps.
Você sabe se tem algum outro aparelho que grave em uma qualidade maior?

gucrispim
Mas eu queria uma gravação mais caseira, nada muito profissional. Não tenho dúvidas de que em estúdio a gravação fica show de bola, mas fica bem fora de mão para nós... =/

*Depois eu confiro o vídeo...*

makumbator
Mas é claro que serve apenas para registro da própria banda, para checar como soam os aranjos, etc...e não como gravação "mesmo"

E é justamente para isso que eu faço essas gravações.
Não quero nada profissional, mas que também não fique tão ruim como no meu MP3... hehehe!

B.Frusciante
Veterano
# fev/08
· votar


O que é MD?

Com links, por favor :)

gucrispim
Veterano
# fev/08
· votar


B.Frusciante
MD (mini disc) foi uma tentativa falha da sony de lançar uma nova mídia, como que para substituir o CD (compact disc).
tenho um, e nao o vejo a uns bons anos uHAEUhAUEhAUEHA
........
sobrevivente
sim, quando eu digo estudio nao to falando em gravar separado e tals com toda a produção, masterizado e tals, to falando em gravar o ensaio, tem estudio q vc ensaia de boa, e os caras gravam com todo os erros, todas as pausas conversas e tals, to me referindo a isso, q nem eh caro

LuizJu88
Veterano
# fev/08
· votar


Grave num estudio...
Onde eu gravei uma música da minha banda eles tinham um esquema de colocar a banda toda tocando e um microfone só captando o som ambiente...era bem barato...

almy froes
Veterano
# fev/08
· votar


po...eu tenho uma soluçao mais barata e talvez ate c mais qualidade
ninguem da sua banda consegue aqueles gravadorzinhos d fitinha nao?dps eh so por um cabo n saida d fone dele...e ligar no line in do pc...e gravar em um cool edit da vida .....dae passa pra mp3

makumbator
Moderador
# fev/08 · Editado por: makumbator
· votar


B.Frusciante

Olha o meu:

http://www.imagemrio.com.br/descricao.asp?CodProd=MZRH910

Custou uns R$ 800(novo na caixa com nota e garantia do importador e com 1 disco de 1 Giga e fonte incluídos). O meu grava em stereo, WAV 16bits e 44,1 Khz. Ou em stereo ATRAC(formato Sony semelhante a mp3), nesse caso há vários níveis de compressãoXqualidade. E ainda serve como pen drive. Ele roda os formato que grava e também MP3 e WMA.

Mas há também os de "mesa" , que fisicamente parecem um cd player.

http://en.wikipedia.org/wiki/MiniDisc

gucrispim


Falha nada! É bom pacas! hhasashas...mas sei o que vc quer dizer...o formato não "pegou" ele é um pouco posterior ao CD, mas na verdade não foi feito para substituí-lo, ele foi feito mais como um sucessor do K7(que as pessoas usavam para gravações caseiras e profissionais).
Mas para um músico é mais vantagem ter um MD(das séries novas que gravam em WAV, ATRAC e rodam MP3, WAV e ATRAC e podem usar discos de 1Gb)do que im IPOD, que não grava nada...

Astronomy Domine
Veterano
# fev/08
· votar


B.Frusciante
O que é MD?
Com links, por favor :)


Já foi explicado ai em cima, o meu é o mesmo desse link:

http://www.mill-music.nl/menu/occasions/gfx/occaudiodiversen/sony520md .JPG

gucrispim
Veterano
# fev/08
· votar


makumbator
so, eu curtia o meu qnd o usava, mas hj uso mp3 e tals........
entao a tentativa foi falha, nao q o md seja ruim.......
o meu eh esse modelo http://www.permutalivre.com.br/img_produto/grande/img1185082.jpg
eh beem antigo, e acredito q um dos mais populares

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


gucrispim
LuizJu88
Grave num estudio...
Onde eu gravei uma música da minha banda eles tinham um esquema de colocar a banda toda tocando e um microfone só captando o som ambiente...era bem barato...

eu faço isso. no estudio que eu ensaio, a gravação ta incluida no ensaio. so tem que levar um cd ou dvd pra gravar o arquivo.

eu acho bem importante, pra ouvir os erros, os arranjos, etc. só que eu tenho umas 10 versões de cada musica aqui em casa...

makumbator
Moderador
# fev/08 · Editado por: makumbator
· votar


gucrispim

hehehe, o seu é velhão! Tenho um amigo baterista que tem um desse que ainda funciona perfeitamente(e ele usa para se gravar na batera). O chato da maioria dos antigos é que não tem como transferir digitalmente as gravações(só gravando a saída de som no PC), ao contrário dos recentes, que possuem conexão USB.

Astronomy Domine

O seu é bem antigo também!!! hehehe

sobrevivente
Veterano
# fev/08
· votar


gucrispim
LuizJu88
É, nesse tipo de gravação em estúdio dá para se pensar.
Só fazendo uma pesquisa por estúdios e preços mesmo.

almy froes
ninguem da sua banda consegue aqueles gravadorzinhos d fitinha nao?
A minha mãe tem um desse da Sony... ahuahua!
Mas é antigão. Pelas gravações de palestras que ela fez a qualidade não é lá essas coisas, mas fiquei curioso...
Vou catar o gravador dela e fazer uns testes! x)

makumbator
Achei interessante esse Sony MZ-RH910... e não é tão caro!
Ele grava com uma qualidade legal?

makumbator
Moderador
# fev/08 · Editado por: makumbator
· votar


sobrevivente


Qualidade excelente mesmo no formato Atrac(comprimido). Mas se vc colocar para gravar em wav, capta sem compressão, com qualidade de CD, bem cristalino. Tem entrada de linha stereo(analógica ou digital) e entrada de mic stereo(com ganho controlável em ambos os casos).
Vc acha modelos como o meu, ou parecidos até no ML.

Olha o link de um que foi a leilão:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-69608058-mini-disc-sony-mz-rh91 0-mzrh910-super-novo-_JM


Procure outros modelos, mas cuidado: NÃO COMPRE OS MODELOS QUE APENAS TRANSFEREM MÚSICA DO COMPUTADOR(A MAIORIA DOS CHAMADOS NET MD da Sony), PROCURE APENAS PELOS QUE POSSUEM ENTRADAS DE GRAVAÇÃO!!!!

sobrevivente
Veterano
# fev/08
· votar


makumbator
Exatamente esse que eu tinha visto no ML! Hehehe!
Achei ele muito interessante. Você não teria alguma gravação que foi feito com esse aparelho, para me sentir o poder do bichinho?

Deve ser interessante esse aparelho, e se tiver uma boa qualidade de gravação será uma possível futura aquisição.

Futura porque vou encomendar um Prodrive II... x)

sobrevivente
Veterano
# fev/08
· votar


Cof Cof Cof...
Desculpe, me engasguei...

makumbator
Moderador
# fev/08
· votar


sobrevivente

Tenho gravação com ele, vou postar a melhor que fiz, com piano de 1/4 de cauda. Ficou nota 10, aguarde o link.

Cof Cof Cof...
Desculpe, me engasguei...


haahhas!!! Tenho um Prodrive II e é show de bola! Mas vc já está ciente do atraso da entrega???Heheh

makumbator
Moderador
# fev/08 · Editado por: makumbator
· votar


sobrevivente

Olha os links de gravação com o MD(coloquei as versões cruas sem edição para vc sacar a gravação direta):

Aqui gravei ligando a saída do Bass V-amp Pro em stereo na entrada de linha do MD. Mas não foi em WAV, mas foi na melhor compressão do formato ATRAC(para vc entender, seria como gravar em stereo MP3 320Kb/s):

http://www.4shared.com/file/39122694/835a8be9/8_Nus_-_baixo.html

A ordem do sinal é: Baixo - Compressor DBX - Bass V-amp Pro - Virtualizer Pro(em loop stereo no Bass V-amp Pro)- MD

Aqui gravei em Wav sem compressão(stereo 16bits, 44,1 Khz) ligado na entrada MIC. Nem usei pré de mic, apenas o do próprio MD(usei 2 mics condensadores eletro). Não há efeitos, a ambiência é da própria sala. As músicas são para um vídeo, por isso são meio "malucas" (piano solo, Steinway 1/4 de cauda):

http://www.4shared.com/file/39123122/343e86f7/Alucinaes_sonoras_II.htm l


http://www.4shared.com/file/39123533/5d2b2ffc/Alucinaes_sonoras_IV.htm l

O sinal é Mic 1 + Mic 2 - mini mixer - MD


Atenção: Passei os arquivos para vc ouvir em MP3 160 KB/s
Se possível ouça com fone e com boas caixas de som para perceber a pureza do sinal e o ruído quase zero(principalmente em wav).

sobrevivente
Veterano
# fev/08
· votar


makumbator
Tenho um Prodrive II e é show de bola! Mas vc já está ciente do atraso da entrega???Heheh

Estou sim man. No mínimo uns 40 dias de espera eu acho. Mas é só fingir que não encomendei que tá tudo certo! Hahaha!

Mas e então? O que você acha do Prodrive II? Vou encomendar o meu amanhã... hehehe!

*Ouvindo os áudios...*

sobrevivente
Veterano
# fev/08 · Editado por: sobrevivente
· votar


makumbator
Dei uma ouvida nos áudios e é realmente impressionante a pureza e a clareza do som. Muito bom mesmo!

Mas as gravações que você fez foram todas usando a saída de áudio da mesa ou pedais plugando direto no MD não é isso?

Não sei se para o tipo de gravação que eu faço (deixando o aparelho no meio da igreja [no meu caso] e captar os áudios de todos os músicos) o MD me trará bons resultados.
O que você acha? Já fez esse teste?

Valeu, você está me ajudando um monte! x)

makumbator
Moderador
# fev/08
· votar


sobrevivente

Mas e então? O que você acha do Prodrive II? Vou encomendar o meu amanhã... hehehe!

Prodrive II é show cara!Pode comprar sem medo, mas senta para esperar a entrega...

Mas as gravações que você fez foram todas usando a saída de áudio da mesa ou pedais plugando direto no MD não é isso?

o primeiro gravei em linha a saída stereo do bass v amp pro na entrada line do MD e o segundo foi com mic na entrada MIC do MD. Já gravei do jeito que vc quer, e fica muito bom(mas não tenho mais o material para te mostrar). No caso usei um mini mic stereo como esse de um amigo:

http://www.amazon.com/Sony-ECM-DS70P-Electret-Condenser-Microphone/dp/ B00006HOLL

sobrevivente
Veterano
# fev/08 · Editado por: sobrevivente
· votar


makumbator
Prodrive II é show cara!Pode comprar sem medo, mas senta para esperar a entrega...

Tá encomendado! Já ajeitei a cadeira, coloquei almofada e esperarei ansiosamente 40 dias (ou mais) por ele... hahaha!

Já gravei do jeito que vc quer, e fica muito bom(mas não tenho mais o material para te mostrar).
Poxa velho, fico feliz em saber que tem outro jeito de fazer as minhas gravações com mais qualidade. Realmente eu gostei muito! Achei fera!

Mas é aquela coisa... terei que esperar um tempo por causa do PDII. Hahaha!

Me adicione no MSN para podermos trocar umas idéias: ***** .

Valeu a ajuda man!
Abraços!

makumbator
Moderador
# fev/08 · Editado por: makumbator
· votar


sobrevivente

Tá encomendado! Já ajeitei a cadeira, coloquei almofada e esperarei ansiosamente 40 dias (ou mais) por ele... hahaha

Não quero te desanimar, mas esperei 70 e poucos dias pelo meu(o prazo dado era 75)...

Não tenho MSN...
Qualquer coisa me manda um e-mail: ********

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Melhor forma de gravar som da banda