Gravação de violão - por favor, avaliem.

Autor Mensagem
Gianyny
Veterano
# nov/13


Fala pessoal, boa noite.

Neste tópico eu havia postado uma gravação para avaliação; muitos foram os conselhos e procurei acata-los para melhorar a qualidade de minhas gravações.

Eis aqui a primeira gravação do tópico anterior.

Pois bem, abaixo seguem novas gravações para avaliação.

Acatei o conselho do Homem Cueca e peguei uma música para referência, que foi esta: Sonho - Banda Khorus

São três arquivos: o primeiro e o segundo contem duas gravações diferentes da base, com formações de acordes diferentes; o terceiro é o famoso "overdub", em que eu juntei as duas gravações. Curti mais a 1° gravação; achei o overdub muito "cheio".

Base com o 1° violão

Base com o 2° violão

Base com os dois violões - overdub


Por favor, postem suas opiniões sobre a gravação.

Casper
Veterano
# nov/13 · Editado por: Casper
· votar


Caro Gianyny:

Vou ouvir em um monitor adequado, de noite,
mas a primeira impressão é que o som da palheta ficou
muito na frente, mas não sei se essa foi a intenção.

Vou ouvir direito, antes de emitir uma opinião.

Gianyny
Veterano
# nov/13
· votar


Casper

Cara, obrigado por postar.

Vou esperar você ouvir no monitor então; realmente eu queria que a palhetada estivesse bem "apresentável" no som, não sei se ficou demais.

Aguardo sua opinião.

Casper
Veterano
# nov/13
· votar


Caro Gianyny:

Pode ser que a quantidade de palheta está ótima,
no contexto da mixagem. Ela parece excessiva no
instrumento isolado, apenas. Se fosse uma música
somente com voz e violão, para o meu gosto, a
palheta aparece demais. Mas claro que gosto é
uma coisa subjetiva. E analisar um instrumento isolado
do resto da música é algo complicado, ele pode
estar bom ou ruim isolado, e se comportar exatamente
ao contrário na mixagem.

Casper
Veterano
# nov/13
· votar


Caro Gianyny:

Libere o download do wav original, eu gostaria de
ver no analisador de espectro, a região dos médios
parece irregular.

Gianyny
Veterano
# nov/13
· votar


Casper

Aqui não consigo acessar o soundcloud; assim que eu chegar a casa libero o download.

Obrigado pela ajuda.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# nov/13
· votar


Gianyny
Na minha humilde opinião, a quantidade da palheta está ótima.
Quanto à equalização, eu prefiro a primeira, que está um pouco mais grave. Se tratando de qualidade do som, tipo, "intelegibilidade" (sei lá se essa palavra existe ahaha, mas quis dizer "entender o som"), essa nova está bem melhor, eu só deixaria um pouco mais grave, como a primeira.

Gianyny
Veterano
# nov/13
· votar


Casper

Seguem os links para download:

http://www.mediafire.com/download/5cjjjac3mxgm79c/Base_1.wav

http://www.mediafire.com/download/r1i5bksgvepzpdt/Overdub.wav

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Quanto à equalização, eu prefiro a primeira, que está um pouco mais grave.

A primeira primeira, Que eu gravei em linha?? Acho que não né...

Se você se refere às regravações, também gostei mais da primeira; sobre o grave, idem, eu também colocaria um pouquinho mais de graves, contudo eu queria um timbre parecido com o da música original, por isso tirei um pouco os graves.

Casper
Veterano
# nov/13
· votar


Caro Gianyny

Tem dois picos (em torno de 3725 Hz
e outro em torno de 10Khz) que eu daria
um trato com um equalizador paramétrico.

De resto, vai depender dos outros instrumentos.
Para o meu gosto, tem muita palheta,
mas a questão vai da intenção.

Homem Cueca
Veterano
# nov/13
· votar


Gianyny
Cara, ainda não acertou. Hehehe Agora ficou bem agudo, cheio de médio-agudos evidenciando os ataques e muito pouco do som do violão.

Dessa vez você gravou como?

Se foi microfonando e com um condenser, acertar o som dele é 80% posicionamento.

O negócio é continuar tentando chegar no som que você quer. Você pode sempre postar aqui, a galera vai falar o que tá de ruim e o que tá de bom e talz...mas o melhor crítico, antes de mais nada, é você mesmo.
Isso com o tempo a gente desenvolve. Aquele senso de "agora tá bom" ou "ainda não cheguei onde eu quero". Hoje eu só posto coisas que eu considero que esteja bom, de meu grado. A galera opina e, logicamente, sempre tem coisas a melhorar.

Mas é assim mesmo.

o/




Abraço.

Gianyny
Veterano
# nov/13
· votar


Casper
Tem dois picos (em torno de 3725 Hz
e outro em torno de 10Khz) que eu daria
um trato com um equalizador paramétrico.


Eu não entendo nada de frequências... e tampouco o que é um equalizador paramétrico hehe... o que significam esses picos?

De resto, vai depender dos outros instrumentos.
Para o meu gosto, tem muita palheta,
mas a questão vai da intenção.


Então, a intenção é somente voz e violão, logo não haverá outros instrumentos; sobre as palhetadas, vou tentar diminui-las em uma próxima gravação.

Você tem me ajudado bastante, obrigado.

Homem Cueca

Agora ficou bem agudo, cheio de médio-agudos evidenciando os ataques e muito pouco do som do violão.

Hum... eu achei que ficou bom, sei lá; essa questão de equalização é algo muito sutil, um pouquinho a mais de agudo/médio/grave que se coloca pode se tornar algo excessivo; vou ver se tiro um pouco dos médio-agudos e posto aqui.

Dessa vez você gravou como?

Se foi microfonando e com um condenser, acertar o som dele é 80% posicionamento.


Sim, foi microfonando, todavia com um mic dinâmico.


o melhor crítico, antes de mais nada, é você mesmo.

É verdade; eu mesmo percebi uma grande evolução para aquela primeira gravação; o negócio é microfonar mesmo. Mesmo que o violão possua um bom equalizador, ao meu ver tem que ser um baita sistema de captação para soar melhor do que microfonado.

Mas é isso ai, digamos que essas são as minhas primeiras gravações "sérias"; estou acatando todos os conselhos e espero estar sempre melhorando.

Valeu, você tem me ajudado muito também; se tiver um tempo, passe por aqui mais tarde que eu irei postar a gravação com uma nova equalização.

Casper
Veterano
# nov/13
· votar


Caro Gianyny:

Se o senhor permitir, eu posso tentar dar um trato, mando
o arquivo de volta e comento o que eu fiz, passo a passo.

É só avisar.

Milagre não existe, mas penso que é possível corrigir
alguns pontos e melhorar no geral. Como é só voz e violão,
o violão tem que aparecer bem, realmente.

Gianyny
Veterano
# nov/13
· votar


Casper
Se o senhor permitir, eu posso tentar dar um trato, mando
o arquivo de volta e comento o que eu fiz, passo a passo.

É só avisar.


Parceiro, por favor, faça isso.

Isso vai me ajudar demais; se quiser, posso te enviar o arquivo "seco", sem equalização e reverb nenhum (ai tem que ser a noite, pois aqui no trabalho não tenho acesso aos arquivos).

Casper
Veterano
# nov/13 · Editado por: Casper
· votar


Caro Gianyny:

A versão "seca" é melhor.
Coloque no soundcloud, porque é muito
grande para o e-mail.

Gianyny
Veterano
# nov/13
· votar


Casper

Ok; eu não consigo liberar download no soundcloud, tentei de toda forma.

Vou subir o arquivo para o mediafire, ai você baixa.

A noite eu já posto aqui, lá pelas 21h.

Casper
Veterano
# nov/13
· votar


Caro Gianyny:

Ok.
Seria interessante se outras pessoas do FCC também
dessem a opinião, eu sou bem amador, tem muita
gente por aqui muito mais gabaritada.

Gianyny
Veterano
# nov/13
· votar


Casper
Seria interessante se outras pessoas do FCC também
dessem a opinião, eu sou bem amador, tem muita
gente por aqui muito mais gabaritada.


É verdade, quem sabe aparece alguém por aqui.

Seguem os arquivos sem equalização/mixagem nenhuma:

http://www.mediafire.com/listen/4bujiqt5hb6012t/Overdub_raiz.wav

http://www.mediafire.com/listen/xi2f0g2dfjrg94w/Base_1_raiz.wav

Casper
Veterano
# nov/13 · Editado por: Casper
· votar


Caro Gianyny:

Eu dei uma mexida na BASE_1, apenas.
Tentei dar um corpo no som do violão,
mas deixei a palhetada aparente:

https://app.box.com/s/x4gcd9iqfkvlbf4x8fxf

Equalizador paramétrico:
-2dB em 1,25KHZ, Q = 2
-2dB em 4KHZ, Q = 2

Equalizador shelving
+2dB em 100 Hz
+1dB em 12 KHz

Filtro cut off Low Pass em 25Hz (arranquei tudo abaixo de 25Hz)

Delay maroto de 22ms em um lado para abrir o panorama.

Compressor Multibanda
Graves - até 315Hz
1:2
Thres = -12dB
ATK = 20ms
RELS = 500ms

Médios - 315Hz até 4KHz
1:2
Thres = -12dB
ATK = 20ms
RELS = 400ms

Agudos - a partir de 4KHz
1:4
Thres = -12dB
ATK = 20ms
RELS = 300ms

No final, um reverb tipo small room, e bem fechado
(quase sem agudos), mas é quase subliminar, de tão pouco.

Não sei se é isso que o senhor queria fazer.

Homem Cueca
Veterano
# nov/13
· votar


Gianyny
Fiz uma mix rapidinha aqui. O que eu escutei do som bruto do violão, está muito bom, considerando que foi com um mic dinâmico e pela sua própria experiência.

Pra falar a verdade, o som bruto estava melhor do que a mix que você fez. hehehe No começo isso acontece direto...a gente mexe mexe mexe e quando vai comparar com o som bruto, tchan...o bruto tava melhor que o monte de coisa que você colocou.

Uma boa mixagem começa sempre pelo arranjo da música e depois por uma ótima captação. Se você tem um bom arranjo e conseguiu captar o som do jeito mais próximo do "ideal", você não vai ter muito trabalho, pelo contrário, bem pouco. Se mexer muito, é capaz de ferrar o som.

Eu fiz uma mix rapidinho aqui com o som bruto que você postou...não me deu muito trabalho. Usei basicamente equalização, um compressor de attack, release e ratio fixos, e dois reverbs.

http://www.sendspace.com/file/5oc3bf

Gianyny
Veterano
# nov/13 · Editado por: Gianyny
· votar


Casper
Homem Cueca

Senhores, primariamente muito obrigado pela ajuda; sei que por mais simples que possa ser uma mixagem ela toma tempo, e agradeço muito por dedicarem um pouco do tempo de vocês para me ajudarem.

Vamos lá!

A gravação do amigo Casper me soou com o agudo e médio/agudo bem "na cara"; ficou bem "quente" o timbre do violão, explorando bem o brilho do timbre. Já a gravação do amigo Homem Cueca ficou mais parecida com um tibre de um dreadnought, bem cheio e encorpado, valorizando bastante os graves.

Enfim, ambas as mixagens ficaram muito boas; espero com dedicação alcançar o nível dos senhores. Não vou optar por uma para ninguém ficar contrariado comigo e não me ajudar mais hahaha.

Só posso dizer que estão bem superior à minha.

Vamos agora às dúvidas, se os senhores puderem me responder ficarei muito grato.

Eu uso na mixagem um tal de compressor no Sonar, entretanto parece-me que o objetivo desse é diferente do compressor que vocês usam; esse que eu uso parece que é para não deixar o som "estourar", ficar alto demais; por exemplo, quando o "medidor" de volume ultrapassa o "nível permitido" como nessa imagem (reparem no vermelho), eu uso o compressor e diminuo o volume, como nesta outra imagem, em que eu diminui -11 no volume.

O compressor é para isso mesmo? O que é compressor de attack, equalizador paramétrico, "arrancar tudo abaixo de 25Hz", e tudo isso que vocês postaram?

Como eu faço para continuar com o volume alto - como nas gravações de vocês - sem "estourar" o volume, já que o compressor abaixa bem o som?

Quanto à equalização, eu uso este equalizador do Sonar 8.5; nem sei se realmente é ai que se equaliza, mas pelo que eu aprendi fuçando é ai que se trabalham os graves, médios e agudos.

Enfim, se puderem me esclarecer um pouco ficarei muitíssimo grato.

Mais uma vez, muito obrigado por estarem me orientando.

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


Gianyny

É... Tá bem agudo a sua mesmo. Só consegui ouvir a versão do Casper, que já deu uma corrigida. Você está bem acompanhado aqui por ele e pelo
Homem Cueca, nem vou falar nada... rs

Abç

Caio Godoy
Membro Novato
# nov/13
· votar


Gianyny

Gostei muito da gravação, não vou opinar quanto a mixagem, pois sou muito amador... Por gosto pessoal, achei interessante a mixagem do Homem Cueca por ter explorado os graves... Entretanto todas as mixagens estão de parabéns.

tenho a mesma duvida do Gianyny, em relação ao volume do som, em minhas gravações respeito os medidores para não acontecer o clip, mas tenho a impressão que as gravações ficam baixas e "magras"...

Quais os equipamentos você usou nessa gravação Gianyny? gostei da qualidade do áudio.

Gianyny
Veterano
# nov/13
· votar


MMI
nem vou falar nada... rs

Aaaaah... teça alguns comentários ai, please.


Caio Godoy
Gostei muito da gravação, não vou opinar quanto a mixagem, pois sou muito amador... Por gosto pessoal, achei interessante a mixagem do Homem Cueca por ter explorado os graves... Entretanto todas as mixagens estão de parabéns.

Valeu cara, muito obrigado por postar sua opinião.

Quais os equipamentos você usou nessa gravação Gianyny? gostei da qualidade do áudio.

Então, eu utilizei um mic dinâmico JTS TK 600 para microfonar, uma interface ART Pró Dual Pré, fone AKG K44, DAW Sonar 8.5 e violão Crafter DE7/N. Foram esses equipamentos.

Casper
Veterano
# nov/13
· votar


Caro Gianyny:

O compressor (um modo simples de explicar)serve para
diminuir automaticamente o volume quando ele ultrapassa
um ponto determinado. Explicando os parâmetros mais comuns:

1:2 - é o quanto ele vai comprimir do som
Thres = -12dB - é o ponto a partir de onde ele vai comprimir.
ATK = 20ms - tempo em que ele vai demorar para atuar.
RELS = 500ms - tempo que ele vai atuar.

O compressor, apesar do nome, na verdade,
é uma ferramenta que, por diminuir a dinâmica do som,
gera um volume maior.

Equalizador paramétrico é como um equalizador
comum, mas com mais controles - pode-se controlar
com mais precisão a frequência e a faixa de atuação (Q).

Eu não gostei do que eu enviei, vou fazer mais uma aproximação.
Mando em breve.

Gianyny
Veterano
# nov/13
· votar


Casper

Cara, não tenho como retribuir sua atenção, muito obrigado mesmo.

Entendi mais ou menos o que é o compressor, sei que o conceito é bem mais complexo, todavia ficou clara e concisa sua explicação, obrigado pela paciência.

Fico no aguardo da nova mixagem.

Casper
Veterano
# nov/13
· votar


Caro Gianyny:

Fiz uma versão um pouco mais grave, e adicionei alguns instrumentos,
para ver como o violão se comporta com eles.
Me desculpe, toquei tudo em tempo real e está tudo cheio
de erros, mas intenção foi apenas testar o timbre.

https://app.box.com/s/f5qiqlskcqakf37v0wxw

Gianyny
Veterano
# nov/13
· votar


Casper

Cara, ficou muito bom! Gostei demais dessa mixagem; teria como você me disponibilizar ela somente com o violão? Ficou bem melhor que a primeira, perfeito!

Esses instrumentos são todos gravados ao vivo? Caso não sejam, como você fez?

ps.: se você tivesse gravado uma guitarra (nem sei se é) com o timbre menos zoado teria ficado melhor ainda haha.

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


Gianyny

Meu pitaco...

Apesar de gostar de violão mais grave e cheio (leve isso em conta), tenho uma opinião no seu caso. Se bem me lembro, sua ideia é usar isso aí para a cantora botar a voz, não é? Como é um vocal feminino, joga seu violão para o lado grave mesmo, bem na onda do que o Homem Cueca fez e ficou bem legal. Aquilo casa bem com uma mulher cantando...
(não me leve a mal, véio Casper essa última ficou interessante também)

Casper
Veterano
# nov/13
· votar


Caro Gianyny:

Eu gravei ao vivo, parte por parte, claro (porque eu
sou um só). Só que eu descartei depois da mixagem
as pistas, nem imaginei que poderia ser requisitado.
Amanhã eu posso fazer de novo.

AllanGouveia
Membro
# nov/13 · Editado por: AllanGouveia
· votar


Gianyny
cara, o que eu ia falar o MMI já falou... senti que o som (timbre) do seu violão tava muito "magrinho"... o Homem Cueca deu uma equalizada e ficou no grau... Uma dica que dou, é que sempre que você for gravar alguma música (principalmente só voz e violão), enquanto você equaliza o violão ouça a música para ver se você consegue aproximar o timbre...

Quanto ao som da palheta, acho que é bem pessoal... Se fosse eu (por gosto pessoal) começaria com a mesma batida certinha que você fez, mas aliviaria um pouco na palhetada e peso da mão para que eu em uma hora de maior impacto na música (como os refrões) pudesse colocar mais força para dar uma dinâmica melhor... mas é bem pessoal isso...

Quanto a gravação, acho que ficou boa, ser ruídos ou coisas do tipo...

Parabéns pala gravação e pela humildade de ouvir a opinião alheia :)

abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravação de violão - por favor, avaliem.