Gravando videos com um microfone externo

    Autor Mensagem
    dls.dls09
    Membro Novato
    # jul/13


    Olá, tenho feito alguns videos de cover no YouTube, como esse aqui . Fiz as edições do video no Adobe Premiere e no Adobe After Effects, mas dá pra perceber que não há edições de áudio. Uso uma câmera digital da Samsung e o microfone interno dela é muito básico. O áudio do vídeo não ficou muito bom. Uns amigos meus me aconselharam a utilizar um microfone externo, mas não faço ideia de que tipo de microfone usar nem de como usar. Minha câmera não tem entrada pra um microfone externo, então eu teria que gravar o áudio separado e depois sincronizar com o video, tipo fazendo playback? Prefiro não ter que fazer isso. Ou teria que usar algum tipo de amplificador? Como eu passaria isso pro computador pra que eu possa editar? Queria que o áudio dos meus videos ficassem o mais próximo do som de estúdio, ou como o dos caras do CifraClubTV o possível sem que eu tenha que gastar muito nem sair de casa. Obrigado.

    Ismah
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Bom vamos por partes...

    Qual microfone... De preferência o que vc tiver...
    Mas se estiver disposto (ou se tiver grana) a gastar, e vc usa voz e violão apenas, um condensador basta. Temos o Behringer C1U que já é USB. Custa na faixa de 300 reais.

    Se quiser galgar mais um degrau, podes comprar uma interface, e gravar seu violão em linha (se usar - o que é certo - um cabo maior que 5m é bom por um Direct Box), e ligar um condensador pra demais (volto a mencionar o C-1U). Uma interface boa e barata seria o Behringer Guitar Link ou o seu clone, Arcano AGL-1, ambos já estão na mesma faixa de preço, 90 reais. Ou vc pode optar direto por uma M-audio, que sai por 600 reais em diante.

    Galgando mais um degrau, vc pode usar um condensador (ou um dinâmico, mas pessoalmente eu não gosto) para a voz, outro para seu violão e ele em linha.

    Creio que poderias usar dois C-1U em duas portas USB, que eles gravariam em decks separados em sua DAW. No demais existem n formas.
    --------------------------------------------------
    A gravação melhor ficaria (na minha opinião) gravar tudo junto ao mesmo tempo. Ou seja, a câmera gravando o vídeo e o computador o áudio, depois vc sincroniza manualmente áudio e vídeo nos editores que vc já usa.

    Porém, lembre-se que seus vídeos de referência (CifraClubTV) são gravados numa sala tratada, assim, na sala de sua casa pode ocorrer alguma reverberação indesejada que o condensador irá captar.

    No mais eu só faria uma masterização no áudio antes de lançá-lo no vídeo.

    Dúvidas? Falei grego em algum momento? Só perguntar!

    Ismah
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Sobre o Behringer C1U - o vídeo é auto explicativo!



    Ismah
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    OBS .: Se usar Mic com interface, ela precisará de um pré amp

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Ismah
    Esse mic usb junto com uma interface provavelmente vai dar conflito, além do som não ser tão bom quanto um mic condenser normal.
    Além disso, qualquer interface de verdade tem preamp embutido, não tendo a necessidade de comprar um externo.

    dls.dls09
    Bom, vamos lá. Pra gravar sua voz e violão no esquema que você fez no video, onde em um take você só toca e no outro só canta você precisaria de uma interface usb ( Presonus Audiobox ou Focusrite Scarlett 2I2 são minhas indicações) e um mic condenser ( ai depende do quanto quer gastar).
    Pra gravar o take do violão você usa o mic condenser e caso seu violão tenha captação, você liga na interface também. Ai você filma e grava ao mesmo tempo.
    Pra gravar o take de voz é a mesma coisa, você posiciona o microfone e fila e grava ao mesmo tempo.
    Com isso, você terá dois videos e dois ( ou 3) canais dentro de uma DAW.
    Você edita normalmente o seu video, como já faz, mas retira o audio que a câmera gravou e sincroniza com o audio que você gravou via mic e interface.
    Com isso suas gravações vão ficar muito melhores, e conforme sua experiência em gravação for aumentando, melhor vai ficar a qualidade dos seus videos!!

    dls.dls09
    Membro Novato
    # jul/13 · Editado por: dls.dls09
    · votar


    Olá, Ismah e brunowebguitar, valeu por responderem em primeiro lugar. Bom, eu acho que pelo menos por enquanto eu vou ficar com o microfone USB. Pelo que me parece uma interface de áudio ajudaria muito na qualidade mas tenho que confessar que eu não entendi muito bem qual a função da interface. Tipo, com ela eu poderia fazer efeitos no áudio como numa pedaleira de guitarra? A interface de áudio eu pretendo comprar um pouco mais pra frente porque já é um investimento um pouco maior, mas seria pro microfone porque meu violão não tem captação. Daí gravaria voz e violão tudo junto num outro microfone que eu compraria depois pra ser compatível com a interface. Quanto ao mic USB agora, no que eu tenho pesquisado pela internet eu vi muito desse Behringer C1U e me parece que ele é bom pra quem tá começando. No MercadoLivre eu vi esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-492660188-microfone-arcano-usb- black-bag-cabo-behringer-c1u-b1-_JM em que se diz que seria equivalente ao Behringer C1U B1, que se não me engano é um pouco melhor que o C1U (vem com shock mount) e é mais barato. Aí fico meio em dúvida se pego esse ou gasto um pouco mais no C1U que apesar de teoricamente ser um pouco pior é original, a gente pelo menos tem a garantia da qualidade. Enfim, pra começar vocês acham que um microfone USB já me garantiria uma qualidade maior de som? Já valeria a pena antes de eu pensar em uma interface? E outra pergunta: vocês recomendariam eu comprar um pop filter pra dar uma melhorada no que se diz respeito a ruídos? Mais outra, qual programa de edição de áudio seria bom? Ou daria pra fazer alguma coisa no Premiere ou no After Effects? Mais uma vez, obrigado.

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    dls.dls09
    A interface serve pra converter o sinal de audio (analógico) em um sinal que o computador compreenda (digital). Ela pré amplifica o sinal que entrar nela, converte ele pra digital e manda pro software de gravação. Não tem nada a ver com uma pedaleira de guitarra.
    O mic usb pode te quebrar um galho sim, vai melhorar consideravelmente a qualidade do seu audio.
    Se não quer gastar uma grana maior vai nele...

    Ismah
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    brunowebguitar

    Esse mic usb junto com uma interface provavelmente vai dar conflito

    Infelizmente é algo a ser testado, mas numa DAW multi pista é provável que sim.

    Além do som não ser tão bom quanto um mic condenser normal.

    Se trata de um microfone básico, porém MUITO melhor (para as necessidades dele) que um dinâmico arrancado de um DVD/Karaokê.
    Ele é um condenser igual aos demais. Acompanho o sound cloud de uma moça que grava voz e violão com um Behringer C1, e não tenho do que reclamar...

    Mais detalhes: Behringer C1-U

    Além disso, qualquer interface de verdade tem preamp embutido, não tendo a necessidade de comprar um externo.

    Isso depende do bolso do cliente... Eu pessoalmente estou pra comprar um Arcano AGL-1, pra gravar guitarra, e usar teclado com VSTi's. Já ajuda, mas uma interface com processador é muito mais eficaz. Se desejar gravar um mic, precisarei de algum pre externo. Também algumas pessoas (como eu) preferem as coisas separadas, em outras palavras, se quiser um pré valvulado posso comprá-lo separado, se quiser X compro-a... Questão de gosto pessoal.

    dls.dls09

    Daí gravaria voz e violão tudo junto num outro microfone que eu compraria depois pra ser compatível com a interface.

    Acho que demos nó em vc. Vamos por partes.

    O IDEAL seria uma interface com ao menos dois canais com phantom power (necessário pra ligar um condensador). Dois condensadores, um posicionado na altura da voz, e outro próximo ao seu violão. Se for gravar com mais violões posicionaria os dois equidistantes entre si e de vocês a uma meia altura, apontando levemente pra cima.

    Se desejasse fazer algo ainda mais diferente, poderia gerar um som biauricular, jogando o pan do mic E todo pro E, e do D todo pro D, na hora de masterizar

    Dentro das suas condições, um condensador via USB, que seria posicionado a meia distância de ambos. Sem mistério, nem firula.

    Aí fico meio em dúvida se pego esse ou gasto um pouco mais no C1U que apesar de teoricamente ser um pouco pior é original, a gente pelo menos tem a garantia da qualidade.

    Não cheira e não fede pra mim essa Arcano, um amigo meu Dj está usando o AGL-1 e não reclamou até hoje de nada. Seria interessante vc testar esse mic's e tirar suas conclusões.

    Enfim, pra começar vocês acham que um microfone USB já me garantiria uma qualidade maior de som?

    Sem dúvidas, sim.

    Já valeria a pena antes de eu pensar em uma interface?

    Isso é mais questão de quanto podes gastar. Um mic USB vai sair por 300 reais em média, enquanto uma interface razoável parte de 500 pra cima. E claro ainda vai gastar o valor do mic que gira em torno de 300 à 400 em diante.

    A primeira opção é algo que com o tempo vc queira deixar de lado, enquanto a segunda é um investimento melhor, porém que talvez vc só queira substituir alguma das partes, como uma interface melhor, mic melhor etc.

    Vocês recomendariam eu comprar um pop filter pra dar uma melhorada no que se diz respeito a ruídos?

    Uma boa pergunta. Eu acho um questão de higiene se vc for usar ele pra captar a voz de forma comum, mas pra captar o som da forma que vc deseja, não creio.

    Mais outra, qual programa de edição de áudio seria bom? Ou daria pra fazer alguma coisa no Premiere ou no After Effects?

    O melhor é aquele que vc melhor se adequa. Muitos falam bem do Reaper, e sinceramente ele nunca me deixou na mão. Outros vão mencionar WaveLab, Sound Forge, Audition ,etc... Vc tem que testar e ver qual mais se adapta. Pessoalmente eu sugiro um que te dê suporte à tecnologia de VST's, o que não limita seus recursos ao que o programa te oferece.

    Tenho tido melhores resultados que exportando e fazendo fora da minha REC DAW. Tudo isso no FLSX... o que faz muitos estômagos darem voltas. Mas foi onde aprendi, e domino melhor. Antes fazia as masters no Sound Forge, e até hoje utilzo o reverb dele.

    ***Escute e diga o que acha pessoalmente do meu som***

    https://soundcloud.com/don-ismah/gatinha-assanhada-gusttavo

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Ismah
    Isso depende do bolso do cliente... Eu pessoalmente estou pra comprar um Arcano AGL-1, pra gravar guitarra, e usar teclado com VSTi's. Já ajuda, mas uma interface com processador é muito mais eficaz. Se desejar gravar um mic, precisarei de algum pre externo. Também algumas pessoas (como eu) preferem as coisas separadas, em outras palavras, se quiser um pré valvulado posso comprá-lo separado, se quiser X compro-a... Questão de gosto pessoal.

    Então, esses guitar links da vida são eficientes pra substituir aquela famosa gambiarra de ligar a guitarra na entrada de linha do pc com um adaptador p10/p2. Quando você pretende gravar outras coisas, ele acaba perdendo o sentido. Acho que seria um grande desperdício de grana comprar um pré valvulado legal e ligar ele num guitar link desses. O conversor AD desse negócio deve ser ridiculamente ruim, estragaria completamente o som do pré.
    Com uma interface usb dessas mais baratas, tipo Audiobox ou 2i2 você também consegue ligar um pré externo, ai é outra coisa. Elas tem conversores AD/DA decentes, não mata o som do pré e você consegue sons bem interessantes.

    Mas enfim, pro nosso amigo aqui acho que , por enquanto, esse mic usb deve dar conta. Quando sentir necessidade de melhorar o negócio, já sabe no que investir!!
    Abraço e boa semana!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravando videos com um microfone externo