Gravando violão com microfone dinâmico.

    Autor Mensagem
    RafaelBernatto
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: RafaelBernatto


    Sabe quando você procura alguma coisa por muito tempo até se cansar e só quando desiste acaba encontrando...?
    Foi o que aconteceu ontem rsrs.

    Depois de muito tempo "brigando" com meu AKG P5 (dinâmico, supercardióide 40hz~20khz), já havia até desistido.. Testei posições diferentes.. 12ª casa, 14ª.. Ângulos diferentes.. Distâncias.. Medi na régua..

    O som sempre saía um lixo.. Magro, feio, sujo... Pensei em comprar o mito sm57.. Cogitei ser deficiência técnica na interface (Steinberg Ci1), em seus prés.. Enfim.. Já estava pensando em condensers.. captadores pro violão.. Desistido totalmente desse mic, principalmente depois de ouvir uns samples dos beta e de uns sennheiser, nitidamente melhores.. "Perdendo" meu tempo com vsts de violão enfim..

    Ontem, tava com uma melodia na cabeça e queria salvar.. E como já estava ouvindo música pela interface.. Resolvi gravar por ela só por preguiça em reconfigurar o Reaper, mudar fone e etc...
    Estiquei a mão.. Pluguei o mic no cabo, que diga-se de passagem tá com um mau contato, acondicionei-o em cima de uma lata de neston pra ficar numa altura coerente já que eu estava de pé e com o violão sem correia.. (Eu, todo torto, sem camisa e o violão (Michael, aço, cordas com 1 mês, estudante (o braço da largura de uma perna)) lá ficou grudado em minha pança). O mic ficou mais ou menos virado pra boca do violão, uns 10cm das cordas.. Fui subindo o ganho.. Dei uma olhada rápida pra ver se estava clipando... Nem reparei onde ficou..

    Mandei gravar.. Toquei.. Nem ouvi.. Coloquei uns plugins só pra dar uma geral.. SSL-Channel, que tem Eq e compressor... Coloquei um T-Racks só porque gosto dos Reverbs.. Já que estava lá coloquei mais um comp. Apertei o play.. e voilà... Um timbre cheio, definido, tem um certo ruído bem baixo, mas é pra dar o charme.. rsrs... que não achei que sairia de um mic desses, um violão desses.. um quarto desses.. até pelo que costumam falar de gravações desse tipo...

    Não ficou uma maravilha.. Mas acho que pelos equipos.. Ficou de bom tamanho...

    Ouçam aí e me digam o que acharam... No que melhorar.. (Baixem o arquivo pra ouvir direito..)

    https://soundcloud.com/rafaews/untitled-014

    Obs.: Eu curto esse "boom" mesmo.. Esses graves.. Vou gravar um cover de 1979.. Deve ficar mais ou menos nesse rumo aí...

    led123_del321
    Veterano
    # set/14
    · votar


    RafaelBernatto

    Não li o tópico (tá muito grande; depois eu leio). Mas se é pra avaliar a gravação, eu achei boa.

    Obs.: Eu curto esse "boom" mesmo.. Esses graves..

    To usando um fone Nokia WH-108, que tem um grave meio exagerado (pra mim), e achei os graves na medida (apesar dos fones). Enfim tá legal a gravação...

    RafaelBernatto
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Não li o tópico (tá muito grande; depois eu leio).

    Acho que por isso ninguém falou nada uahuhauha

    Mas valeu!

    SkyHawk
    Membro
    # set/14 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    RafaelBernatto
    Achei o som muito bom ! E defendo a linha que com um certo esforço dá para conseguir grandes resultados com equipamento barato.

    Tenho um SM57 e um SM58 originais e tenho 2 clones do 58 e um clone do 57 (prefiro clones autênticos do que cópias falsificadas), com toda sinceridade, no meu home studio não consigo notar a diferença entre eles..... Agora no preço !!!!!! Kkkkkkkkkkkk. Paguei R$ 68,00 em cada um dos clones do SM58 e estou satisfeitíssimo. Também tenho um condensador da Behringer o C1 que todo mundo fala que é fraco (o B1 é muito mais elogiado), e faço de tudo com ele !!!! Uma dupla perfeita para o SM57 na captação do amp da guitarra, vai muito bem para voz e já gravei até bateria só com ele de over por cima do ombro e da cabeça do baterista apontando para baixo para o centro da bateria e ficou muito bom !!!!

    HikNapolitano
    Membro
    # set/14
    · votar


    Eu li o tópico mas ainda não ouvi o áudio. .. mas fiquei bem curioso... Sou do tipo que não acredita que seja possível tirar um som bom com baixo custo, mas que faz de tudo pra acreditar. Espero que o áudio me anime :P

    RafaelBernatto
    Veterano
    # set/14
    · votar


    SkyHawk

    Achei o som muito bom ! E defendo a linha que com um certo esforço dá para conseguir grandes resultados com equipamento barato.

    Dá trabalho... Mas dá pra fazer coisa boa sim... :)

    Clones?? Quero um desses.. rsrs Você sabe de um bom clone do Beta 58a?
    Queria mesmo era um Sennheiser e935.. mas tá 650$$... Tem clone desse ?? kkk Quero um dinâmico que caia pro lado dos agudos..
    (Encontrei uns no AliExpress o.O ... Onde você comprou os seus?)

    HikNapolitano

    A execução não tá lá essas coisas mas gostei do resultado.. Ouça aí!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravando violão com microfone dinâmico.