Como usar distorção de guitarra em voz (sem sujar e embolar) ?

Autor Mensagem
    Mu_Cephei
    Veterano
    # mai/13

Olá a todos.

Gostaria de saber como eu posso utilizar uma distorção de guitarra (vst's) na voz, mas de modo que não suje e não fique um som "ardido" demais, pois todas as minhas experiências com o Amplitube 3 foram um fracasso, isto é, o resultado final sempre ficava muito "sujo", e ainda que eu diminuísse o ganho, o som ainda ficava sujo. O único exemplo que eu tenho em mente para o resultado que eu gostaria de obter está aqui:

OBS: não procuro um plugin específico, mas apenas um norte para que eu possa diminuir a saturação que eu estou obtendo. Muito obrigado desde já.

MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar

Mu_Cephei

Por que tem que ser uma distorção de guitarra para colocar na voz?

Eu não curto muito, tem que ser uma distorção diferente, suave, para encaixar na voz, as de guitarra não costumam rolar para meu gosto. Eu quando uso (quase nunca) uso distorções outras que não para guitarra só.

Mu_Cephei
    Veterano
    # mai/13
    · votar

MMI

Bom, digamos que eu queira deixar alguns vocais mais pesados e agressivos (não sei fazer gutural). Então, uma distorção digital se torna a ferramenta mais adequada para o meu propósito, além do fato de que uma distorção de guitarra na voz deixa o som mais "industrial" (O.K, esta não é a palavra certa).

salton
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: salton
    · votar

Mu_Cephei
    Talvez você esteja usando o efeito com muita intensidade.. o ideal serix um mix de voz normal + distorcida.. você pode fazer isso controlando o dry/wet geral do efeito, ou criando um canal apenas para a voz distorcida e deixar seu volume um pouco menor.

Também seria importante dar um corte agressivo nos graves da distorção. Suponho que você queira o grave da voz definida e os agudos distorcidos (com certeza, onde os efeitos serão mais percebidos).

Mas se é pra dar mais peso, tem também aqueles recursos dobras, que sempre ajudam também..

Uma última: além das simulações de pedais, experimente também as simulações de amplificadores.. liga a voz no Marshall!! hehe

Forte abraço!

makumbator
    Moderador
    # mai/13
    · votar

Mu_Cephei

Em geral eu refiro usar em voz efeitos de distorção mais designados para sintetizadores. Acho que funciona melhor que usar amplitubes e afins.

Aqui um exemplo:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/298613/

Outra dica é criar duas pistas, uma limpa (para dar articulação e inteligibilidade) e outra com o efeito. Aí você faz o balanço tanto da quantidade efeito na suja quanto a proporção da voz clean com a alterada.

MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar

Mu_Cephei

Pois é, mas você não falou por que tem que ser distorção de guitarra e não distorção para uso em vocais, por exemplo. É como disse o makumbator,
    Em geral eu refiro usar em voz efeitos de distorção mais designados para sintetizadores. Acho que funciona melhor que usar amplitubes e afins.

A distorção na voz é legal quando tem guitarras bem distorcidas junto na música, porque as guitarras distorcidas mascaram a presença (mais para médios) e deixam a voz com cara de opaca, sem clareza. Da mesma forma, um pouco de distorção no baixo também pode dar clareza (aí sim, pode ser distorção de guitarra). Outra possibilidade legal é usar a distorção num vocal que você não queira comprimir mais para poder aumentar o volume, então um pouco de distorção dá a sensação de mais volume. Só que na voz plugins específicos funcionam melhor, como o Antares Tube.

Se você quer um vocal mais pesado, para gutural, tem uns truques que não se limitam ao uso de distorção. Um jeito fácil é baixar um voice changer, tem alguns free inclusive. Mas se você é daqueles que querem fazer mais "na mão" e não quer comprar feito, umas ideias:

Bota um Hi-pass filter lá pelos 60-70 Hz, corte o que vem abaixo. Tenha um pouco a mais lá pelos 500 Hz. É bom, como falaram, separar o sinal por frequências com um multi-band crossover. Ali você bota um harmonizer e manda uma oitava abaixo, reforçando o vocal (muitas bandas desse tipo usam esse truque). Mas isso preferencialmente se usa em paralelo...

Mu_Cephei
    Veterano
    # mai/13
    · votar

Bacanas os links e as dicas, vou gravar algo e testar tudo assim que puder. Estive pensando também em um flanger de leve para deixar a coisa menos crua...

Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar

Alguma ideia de VST que faça isso:

https://youtu.be/CRtORO0dXZE?t=272

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Como usar distorção de guitarra em voz (sem sujar e embolar) ?