Comprando o pro tools!

Autor Mensagem
Slash_1989
Veterano
# jan/13 · Editado por: Slash_1989


Galera, é o seguinte... Tenho como plano pro meu futuro, adquirir uma versão original e totalmente legalizada do pro tools. Andei pesquisando por aí, inclusive no site da Avid, e encontrei algumas informações.
Para alguem que mora no Brasil, existem apenas duas opções legais de se conseguir o pro tools:
1) Comprando da revendedora oficial (Quanta Music) e pagando absurdos R$2.000 pra mais
2) Fazendo um upgrade/crossgrade pelo site oficial, a partir de uma versão anterior.

Esse upgrade para a versao 10 full pode ser feito a partir do pro tools 9 ou das versões MP, LE e EX. Como pretendo pegar uma mbox, que ja vem com o pro tools EX, eu pagaria apenas uns 400 dolares pelo update e resolveria meu problema. OK
MAS... como sou estudante universitário, eu tenho direito a comprar o "pro tools student", pagando metade do preço e com direito a 4 anos de upgrades gratis... um negócio da china!
Fui ver os preços de crossgrade para essa versão, mas vi que ele só pode ser feito se eu tiver ou a versão MP ou a versão LE (não mais a EX, que viria com a mbox).

E agora vem o problema: onde eu consigo encontrar essas versões (MP ou LE)?? Como preciso de uma interface, queria uma que viesse com uma dessas versões para poder fazer o upgrade, mas até onde pesquisei, só achei as fast tracks que vem com a versao SE (que é totalmente inutil) ou as mbox que vem com a versão EX (que não vale para o crossgrade pra versão student).
Detalhe: preciso de uma interface minimamente boa, mas nada tão profissional que vá me custar mais que um pro tools comprado no brasil. Até o momento, a mbox 3 seria exatamente o que eu precisava, mas se ela nao tiver o pro tools LE ou MP nem rola comprar...

makumbator
Moderador
# jan/13
· votar


Slash_1989

Vc pode comprar pelo Ebay, tanto direto o software quanto a interface com uma versão menor para fazer o crossgrade.

Não sei se essa se qualifica, mas veja um exemplo:

http://www.ebay.com/itm/Avid-Digidesign-Mbox-3-Mini-USB-Audio-Interfac e-3rd-Generation-M-box-/150975496896?pt=US_Computer_Recording_Interfac es&hash=item2326d742c0

No anúncio diz que vem o LE, mas é melhor pesquisar antes.

Aqui outro:

http://www.ebay.com/itm/M-Audio-Mobile-Pre-MkII-w-Avid-Pro-Tools-MP-9- USB-Interface-Studio-Bundle-NEW-/200875239075?pt=US_Computer_Recording _Interfaces&hash=item2ec518e6a3

Aqui se quiser comprar logo uma com o PT 10:

http://www.ebay.com/itm/AVID-PRO-TOOLS-10-WITH-THE-MBOX-3-PRO-FIREWIRE -INTERFACE-NEW-/170973212862?pt=US_Computer_Recording_Interfaces&hash= item27cecc30be

E apenas o software:

http://www.ebay.com/itm/Avid-Pro-Tools-10-FULL-Software-Activation-Car d-with-iLok-/110999907941?pt=US_Computer_Recording_Software&hash=item1 9d81c2e65


Aqui o 9 para fazer crossgrade depois:

http://www.ebay.com/itm/Avid-Pro-Tools-9-on-v2-iLok-w-Factory-Install- DVDs-Full-Version-/181059572687?pt=US_Computer_Recording_Software&hash =item2a27fdd3cf

.omni
Veterano
# jan/13
· votar


Se você pretende pegar uma mbox, tem umas que já vem com o PTX e fica bem mais barato. Pra mim é a única vantagem de comprar as interfaces da Avid.
O meu eu comprei o crossgrade no site deles pra download, em dólar mesmo. É outra opção se você for usar outra interface.

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Slash_1989

Qual a sua interface atual? Se ela te serve, não tem sentido nenhum comprar uma interface para pegar o Pro Tools, se na realidade for comprar um Pro Tools PTX ou LE para ganhar uma interface.

Umas Mbox antigas da Avid, pelo menos, vinham com a versão LE. É bom dizer...

Dito isso, entenda... O Pro Tools 10 roda com o iLok. Você não quer a versão pirata, mas vale ressaltar para quem vier aqui de carona, o Pro tools não costuma rodar direito sem o iLok, ou seja, sem ser a versão oficial, comprada. Você pode comprar a versão na caixa do Pro Tools, vem com o iLok, pagando módicos 2 mil na Quanta ou comprando no eBay, só que tem chance de parar e ter que pagar imposto, quase empata. Eu acho que é fria comprar assim...

Eu trouxe meu iLok no bolso quando vim dos EUA. Basicamente, é um pendrive, dá para comprar no ML ou no eBay também, sossegado, importando tem pouca chance de parar e nem é caro se for o caso. De posse do iLok, você compra a versão eletrônica, seja crossgrade ou uma nova. A mídia física não faz falta nenhuma, importa é ter o iLok e o Pro Tools registrado nele, porque daí você baixa e instala em quantos computadores quiser, Mac ou PC, mas só roda no que estiver com seu iLok ligado.

Só uma observação, minha impressão é que o Pro Tools roda melhor no Mac. Pode ser PC, mas dá mais problema.

makumbator
Moderador
# jan/13
· votar


MMI
Basicamente, é um pendrive, dá para comprar no ML ou no eBay também, sossegado, importando tem pouca chance de parar e nem é caro se for o caso. De posse do iLok, você compra a versão eletrônica, seja crossgrade ou uma nova.

Por isso é melhor importar apenas o actvation card, que apesar de tão caro quanto a versão com mídia, acredito que a chance de passar sem tributação é maior, pois é uma embalagem menor, mais discreta...


Umas Mbox antigas da Avid, pelo menos, vinham com a versão LE. É bom dizer...

Mas não pode ser a mais antiga delas, pois segundo o site não são elegíveis para crossgarde para o 10.

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


makumbator

Exato, esqueci de dizer, tem que ser a versão 2.

gbmeioponto
Veterano
# jan/13
· votar




Esse vídeo do Rodrigo Itaboray explica muito bem como comprar passo a passo. Outros vídeos do canal dele podem te interssar também.

Abraços

makumbator
Moderador
# jan/13 · Editado por: makumbator
· votar


gbmeioponto

A forma mais barata de se comprar ilok 2 é ou no ebay ou junto de um plugin da Slate digital:

http://www.slatedigital.com/online-shop/rc-tube

O ilok 2 sai praticamente grátis, e a pessoa "ganha" um plugin. Eu comprei o meu assim. Muito tranquilo. Mais da metade do preço do Mercado livre e outras fontes no Brasil. Não fui taxado, e duvido que alguém seja, pois a embalagem é pequena e discreta.

O meu antigo ilok 1 comprei em leilão do Ebay canadense, ganhei com minha oferta e no fim paguei com o frete incluído só uns 50 reais na época. E aqui no Brasil não se comprava em lojas ou ML por menos de 120 reais.

Slash_1989
Veterano
# jan/13
· votar


.omni
O meu eu comprei o crossgrade no site deles pra download, em dólar mesmo. É outra opção se você for usar outra interface.
qual versão você tinha pra poder fazer o crossgrade? e onde conseguiu ela? É exatamente isso que eu pretendo fazer, mas teria que ter ou a MP ou a LE pra isso.

MMI
Qual a sua interface atual? Se ela te serve, não tem sentido nenhum comprar uma interface para pegar o Pro Tools, se na realidade for comprar um Pro Tools PTX ou LE para ganhar uma interface.
Na verdade não tenho interface, por isso quando eu for comprar uma, gostaria que ela viesse com as versoes MP ou LE, para que mais pra frente, eu pudesse fazer o crossgrade pra versao Student.

Você pode comprar a versão na caixa do Pro Tools, vem com o iLok, pagando módicos 2 mil na Quanta ou comprando no eBay
então, eu li que a Avid só oferece suporte para versões compradas no pais de uso, não sei até que ponto isso é verdade.

De posse do iLok, você compra a versão eletrônica, seja crossgrade ou uma nova
Não sei se é possivel comprar uma versão eletrônica completa do pro tools, no site oficial eles só vendem os ups/cross, e a outra opção seria a Quanta... Até a versão MP no site, quando vc clica em "buy" fala que não foi encontrada a pagina. O crossgrade me parece ser a única opção, mas pra isso eu precisaria ter ou a versão MP ou a LE, mas todas as interfaces listadas no site da Avid ou vem com a versao SE ou com a EX, não se ouve falar da LE, e quando vc tenta comprar a MP a página não existe..... Parece que a Avid não quer que eu saia da pirataria.

makumbator
O que é exatamente esse activation card?

gbmeioponto
parece bem util esse video! mas na minha internet, 40 minutos não vai rolar!! Vou deixar pra ver mais tarde, mas acho que responde boa parte das minhas dúvidas!


p.s.: Pra mim não seria tão vantajoso comprar o Pro Tools 10 secão, eu tava de olho na versão Student (que nada mais é do que a versão 10 pela metade do preço e com direito a 4 anos de upgrades gratis). Ms a única forma que encontrei de comprar essa versão é fazendo o crossgrade a partir da versão MP ou a partir da LE, pagando 250 dolares e nada mais. Por isso eu queria achar uma interface que viesse com uma dessas duas versões, mas até onde fui, só encontro SE ou EX (essa ultima me permitiria atualizar para o pro tools 10 normal, mas não seria tão viavel assim).
Outra vantagem de ter uma versão MP, é que ela não tem tantas limitações assim, e da pra encarar legal até fazer o cross pra versão full. Sobre as LE não achei nada no site.

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Slash_1989

Nem sabia desse suporte, se é verdade ou não... Mas quem se importa? ;-)

Sim, é possível comprar a versão completa sim. Activation card é isso aqui, é um código para ativar seu software, ligando ao iLok. Pode ser um cartãozinho desses (pode ser tributado) ou um email (não é tributado).

O melhor que você tem a fazer é entrar em contato com a Avid diretamente, questionar isso tudo, ver essa questão da versão student. Isso é com eles, nos sites eles pedem para entrar em contato com eles por telefone (usa o Skype). rs

makumbator
Moderador
# jan/13 · Editado por: makumbator
· votar


Slash_1989
Não sei se é possivel comprar uma versão eletrônica completa do pro tools, no site oficial eles só vendem os ups/cross

Apenas nos EUA. Essa é uma restrição para favorecer os distribuidores locais da marca ao redor do mundo. Muitas empresas fazem isso. A Steinberg/Yamaha é a mesma coisa. Comprei com a Steinberg Brasil o Cubase 6, pois a matriz não vende diretamente. Mas o upgrade para a 6.5 já pude comprar online direto com eles.

O que é exatamente esse activation card?

É um pacote com um ilok 2 e um cartão com o código de ativação que vc irá inserir no ilok. Obviamente poderia ser apenas virtual (com o envio do código via e-mail), mas infelizmente acho que eles só vendem com o ilok e o cartão físico (pelo menos de distribuidores oficiais). Mas já é uma embalagem mais discreta que a caixa completa. Obviamente nada impede um vendedor avulso de abrir a caixa e enviar o código para uma pessoa por e-mail. Nesse caso não haveria o frete nem risco de tributação.

então, eu li que a Avid só oferece suporte para versões compradas no pais de uso, não sei até que ponto isso é verdade.


Não sei quanto ao pro tools, mas no Sibelius 7, que também é da Avid (e que tenho original) o suporte é oferecido a todo mundo, sem distinção de onde comprou. No caso do Sibelius eles nem querem saber se comprou direto com eles, de distribuidor oficial, de alguém revendendo...

O que vc precisa ter em mente é que o suporte da Avid não é lá muito bem conceituado. Eles cobram por suporte que não seja em relação ao registro e ativação do software (há planos ilimitados por um período do tempo e venda de suporte por incidente). E pelo menos comigo no caso do Sibelius, veio junto um código para um suporte grátis (um evento, ou incidente, como chamam), mas ele expirou após 90 dias.

O que usei de suporte do Sibelius foi direto com os programadores originais (principalmente o antigo chefe Daniel Spreadbury), mas era fora do esquema da Avid, e eles faziam (muito bem por sinal) por cortesia por serem atenciosos.

Mas a merda da Avid demitiu todo mundo (a Steinberg contratou a mesma equipe toda logo depois) por estar no vermelho e ainda deslocou uns caras do PT para o Sibelius (ou seja, o suporte do PT pode ter piorado mais). Para vc ter uma ideia, em determinado momento do ano passado a empresa só tinha recursos para funcionar por mais um mês, de tão grave era o prejuízo. Ao que parece a coisa melhorou um pouco , mas ainda estão no buraco.

.omni
Veterano
# jan/13 · Editado por: .omni
· votar


Slash_1989
Eu já tinha o 8 LE.
Mas não vale a pena comprar um LE e mais o crossgrade. Se você nao tem nada e quer o pro tools, vale mais a pena comprar uma interface da Avid que já venha com ele. Se você quer usar uma outra interface vai ter que comprar o programa do zero mesmo, e um iLok.

Essas versões MP não existem mais, até a versão 9 você precisava de um iLok e ainda assim ele só rodava com a placa da Avid, deve ter sido a pior versão do Pro Tools que já lançaram na história do universo. Deve ser por isso que lançaram o X pouquíssimo tempo depois.

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


makumbator

Diga-se de passagem...

Com esse lance da pessoa comprar lá fora para usar aqui, a justiça andou dando ganho de causa para as pessoas daqui que compraram em outros países produtos variados terem assistência aqui mesmo. Algumas empresas já cobrem a garantia aqui de produtos comprados lá, sem o menor questionamento. Falar em software sem suporte por não ser daqui? Muito estranho... Pode até ser que não consiga suporte em português com a representante daqui, mas duvido que a empresa americana se negaria a ajudar.

makumbator
Moderador
# jan/13 · Editado por: makumbator
· votar


MMI
Com esse lance da pessoa comprar lá fora para usar aqui, a justiça andou dando ganho de causa para as pessoas daqui que compraram em outros países produtos variados terem assistência aqui mesmo.

Exatamente! E inclusive nem se pode alegar que houve descaminho tributário ao importar, uma vez que um software comprado com entrega eletrônica se encaixa totalmente na isenção da lei, uma vez que não há suporte físico para tributar, e a licença intelectual é isenta.

Algumas empresas já cobrem a garantia aqui de produtos comprados lá, sem o menor questionamento.

Ainda mais empresas multinacionais. A Apple a a Sony já fazem isso há anos, e me parece ser o mais justo.


Pode até ser que não consiga suporte em português com a representante daqui, mas duvido que a empresa americana se negaria a ajudar.

Também acho que seja mais por essa linha. O Distribuidor pode se negar a ajudar, mas a matriz eu também duvido.

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


makumbator

Apenas nos EUA. Essa é uma restrição para favorecer os distribuidores locais da marca ao redor do mundo. Muitas empresas fazem isso. A Steinberg/Yamaha é a mesma coisa.

Se é assim, acho que não tem nem que discutir se o indivíduo comprar de fora, baixando na net. Os caras aqui não oferecem como comprar e depois se negam a dar suporte?

makumbator
Moderador
# jan/13 · Editado por: makumbator
· votar


MMI

Se é assim, acho que não tem nem que discutir se o indivíduo comprar de fora, baixando na net. Os caras aqui não oferecem como comprar e depois se negam a dar suporte?

Pois é, eles não facilitam para a pessoa comprar a versão legítima. Comprar por impulso então é impossível, pois vc não acha por acaso em lugar "nenhum"...hashashsa! O cara tem que querer comprar MESMO, senão desiste. E não é só no Brasil não, vejo em muitos fóruns pessoas de outros países (fora do eixo EUA/Canadá/Grã-bretanha/Alemanha) com o mesmo problema.

O que já vi de Australiano xingando seus distribuidores locais de software não é brincadeira! Parece até aqui: o suporte é ruim, não te respondem e-mails nunca (nem quando é pedindo para comprar) e o preço é muito, muito maior que a da matriz.

SpectrosGuitarman
Veterano
# jan/13
· votar


ola fcc, estou sumido mas tenho bons planos para o forum esse ano.

estou na mesma, Slash_1989, mas já tenho o pro tools 8 demo que veio na fast track pro (que comprei há alguns anos).
Eu acho que ele não serve mais pra bosta nenhuma, aliás, diga-se de passagem, eu nunca consegui rodar ele.
Recentemente adquiri uma interface mackie blackbird e vou utilizá-la para gravações ao vivo enquanto a boa e velha fast track vai continuar aqui em casa para estudos e captação de idéias.
A mackie vem com um software chamado tracktion 3, parece interessante mas ainda não consegui trabalhar com ele direito.
Tenho o pro tools jack sparrow, mas nao vou instalar isso no meu micro novo, queria comprar a licensa também.

makumbator
Moderador
# jan/13
· votar


SpectrosGuitarman
estou na mesma, Slash_1989, mas já tenho o pro tools 8 demo que veio na fast track pro (que comprei há alguns anos).

É, como é demo não adianta nada (pois ainda teria que comprar a versão completa e depois o crossgrade). Também tenho um demo do MP 7.4 que veio na FTPro. Realmente não serve para mais nada...ahhsahsa!

A mackie vem com um software chamado tracktion 3

Eu conheço o software. Tem muitos anos que não vejo, mas era legal.

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


SpectrosGuitarman

estou na mesma, Slash_1989, mas já tenho o pro tools 8 demo que veio na fast track pro (que comprei há alguns anos).
Eu acho que ele não serve mais pra bosta nenhuma, aliás, diga-se de passagem, eu nunca consegui rodar ele.


Nossa... Essa demo não serve para nada não. Sorte sua que nunca rodou, o Reaper é melhor que isso. Também ouvi dizer que o Tracktion é bacana, mas nunca usei.

Só um aviso para galera que quer migrar para o Pro Tools... Não sei se todos sabem. Vocês não querem comprar o software e depois pegar os plugins piratas, né? Meio que um contra-senso. Tem alguma coisa de plugin gratuito, mas em geral os plugins são pagos e são mais caros que as versões AU e VST.

.omni
Veterano
# jan/13
· votar


MMI
O PTX deu uma melhorada considerável nos plugins que já vem com ele.
Acho que a maioria do pessoal daqui nunca vai precisar de algo além deles.

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


.omni

Eu ia falar isso e esqueci. É verdade, dá para resolver quase tudo com o que vem nele. Mas os que usavam os pacotes da Waves, por exemplo, vão ter que pagar mais...

Slash_1989
Veterano
# jan/13
· votar


MMI
Ter tudo original é foda, mas estou tentando aos poucos largar a pirataria... é quase um processo de reabilitação. pelo menos a daw eu quero garantir.

O PTX deu uma melhorada considerável nos plugins que já vem com ele.
Acho que a maioria do pessoal daqui nunca vai precisar de algo além deles.

exatamente! com a versão caribbean que tenho aqui uso basicamente os nativos, e de vez em quando alguns da waves.

Acabei assistindo o video que postaram aqui! Curti o esquema que o cara fez, e o preço da student zerada não é muito mais caro que o crossgrade das MP ou LE, nem compensa correr atras de uma placa com essas versões entao. Agora restou uma dúvida: comprando pelo sweetwater, como eu comprovaria que sou estudante? Segundo as informações do site da Avid, eu deveria enviar meus documentos para eles, e entao receberia a licença, mas por ser um site a parte, como seria essa verificação?

makumbator
Moderador
# jan/13 · Editado por: makumbator
· votar


Slash_1989

Aí que está o pulo do gato! Na Sweetwater ( e outras) só vendem a versão educativa (e as demais "full") para os EUA. Veja no anúncio. No ebay vc pode achar para comprar a educacional com envio para o Brasil.

Segundo as informações do site da Avid, eu deveria enviar meus documentos para eles, e entao receberia a licença, mas por ser um site a parte, como seria essa verificação?

Depende de como a Avid trabalha com essa questão. A Steinberg eu sei que precisa enviar os documentos DEPOIS da compra para eles (e não o revendedor, que vende sem te garantir que aceitarão seu status como estudante). No caso da Steinberg se eles não te aceitarem como estudante o revendedor aceita a devolução do software (com reembolso do valor pago).

No caso do Sibelius , que é da Avid eu sei que a verificação também é após a compra, e caso seja negado te devolvem o dinheiro (seja comprando na loja da Avid ou revendedor).

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Slash_1989

Olha lá, eles dizem para telefonar. É um caso a parte...

Slash_1989
Veterano
# jan/13
· votar


makumbator
Na Sweetwater ( e outras) só vendem a versão educativa (e as demais "full") para os EUA.
Mas como assim? o envio seria por email, certo? Eles não precisariam me enviar nada por correio, apenas o registro por email!

makumbator
Moderador
# jan/13 · Editado por: makumbator
· votar


Slash_1989

Mas quem os impede de te enviar é a Avid, eles seguem o que o vendedor os obriga por contrato. Claro que poderiam te mandar, mas segundo o anúncio, só o fazem se sua conta no site (e provavelmente o cartão de crédito) tiver domicílio nos EUA. E isso não é restrição da loja, e sim do fabricante.

Aqui o e-mail de um vendedor muito atencioso da Sweetwater que já me atendeu duas vezes (Mark):

mark_chapman@sweetwater.com


Escreva um e-mail (em inglês, obviamente) para ele perguntando tudo isso.

Quando anotar me avisa para eu apagar do post e evitar que o e-mail dele seja assolado por spam.

waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


Acontece isso as vezes em algumas marcas, mesmo sendo uma venda só via download eles querem que o endereço seja dos EUA. Uma vez eu peguei qlqr endereço de lá e coloquei como meu.. nem lembro mais o que foi que tinha comprado.

makumbator
Moderador
# jan/13
· votar


waltercruz

Uma vez eu peguei qlqr endereço de lá e coloquei como meu.. nem lembro mais o que foi que tinha comprado.


hahsah! Minha conta americana da Apple (Itunes) é nesse esquema. Peguei um endereço de uma loja de contrabaixo na califórnia e mudei o número (que na verdade não existe). Aceitaram...

Slash_1989
Veterano
# jan/13
· votar


makumbator
puta merda.... claro que parecia bom demais pra ser verdade um pro tools full por 300 dolares e ainda com 4 anos de upgrades gratis...
mas segundo a avid, o pro tools academic só não esta disponível para cuba, coreia do norte, e o resto da galera comunista... pelo que entendi, pro resto do mundo ta liberado.
entao o jeito mesmo seria eu ter uma versao LE ou MP pra fazer o crossgrade pela avid mesmo? ou tem mais nota de rodapé nisso ai??

outra coisa, se eu quiser comprar o pro tools 10 normal ($699) pelo sweetwateres eles mandam o registro por email normalmente, certo? mesmo nao sendo dos EUA?

makumbator
Moderador
# jan/13 · Editado por: makumbator
· votar


Slash_1989
mas segundo a avid, o pro tools academic só não esta disponível para cuba, coreia do norte, e o resto da galera comunista... pelo que entendi, pro resto do mundo ta liberado.

Sim, desde que vc o compre através do seu revendedor local. Esse é o problema! Vc pode comprar, desde que seja pela Quanta...hsahsah! Na Coréia do Norte nem se o cara quiser ele consegue comprar, pois além de não ter revendedor local, o governo americano mantém embargo contra o regime, então nenhuma empresa americana vende para o país (seja pessoa física ou o governo local).

outra coisa, se eu quiser comprar o pro tools 10 normal ($699) pelo sweetwateres eles mandam o registro por email normalmente, certo? mesmo nao sendo dos EUA?

Segundo o próprio anúncio da loja eles não enviam para fora dos EUA mesmo a versão full. Mas é melhor confirmar o lance da licença educacional com o Mark, o vendedor de lá que coloquei o e-mail uns posts acima.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprando o pro tools!