Pro Tools 10, Pro Tools 11, upgrades e suporte técnico desinformado - Desabafo geral e pedido de aj

    Autor Mensagem
    Slash_1989
    Veterano
    # jul/13


    Bom galera, to com umas duvidas em relação a essa atualização, e talvez vocês possam me ajudar. Vou relatar meu problema por tópicos, mas vou tomar cuidado pra não ficar grande:

    A história
    Comprei recentemente o Pro Tools 10 no "grace period", então acabei recebendo gratis a atualização para o Pro Tools 11

    O problema
    O PT11 não le a maioria dos meus plugins, então eu não posso deixar de usar o PT10. Entretanto, a Avid afirma que as duas versões podem rodar simultaneamente na mesma máquina.

    A dúvida: Mas como rodar simultaneamente?
    Existem duas formas de isso acontecer. A primeira, é uma única chave de licença dar direito a rodar ambas as versões do PT, mas também pode-se interpretar que esse "rodar simultaneamente" significa que as versões 11 e 10 não entram em conflito, MAS ainda assim, necessitam cada uma de sua própria chave de licença.

    Bom, então o que eu fiz?
    Mandei um email para a Avid explicando minha dúvida, e a Natalie, do suporte, me respondeu o seguinte:

    "Unfortunately, Pro Tools 11 license needs to surrender Pro Tools 10 license therefore, you will not be able to keep on using Pro Tools 10."

    Ou seja, confirmou minha suspeita. No caso, eu precisaria de 2 licenças diferentes para rodar o PT. Aparentemente desencanei.

    A confusão
    Recentemente ouvi dizer que a licença do PT11 dá sim direito a rodar as duas versões, e inclusive vi esse trecho no FAQ da Avid:

    "To ease the transition for customers and developers, we will include Pro Tools 10 licenses with all Pro Tools 11 purchases, which can be co-installed to serve as a bridge to AAX and provide compatibility with older sessions, as plug-ins are ported to the 64-bit AAX format."

    Bom, manda outro email pra eles então!
    Mandei. E a resposta foi essa:

    "What we meant is that Pro tools 11 license it also includes the
    installers of Pro Tools 10 giving you the opportunity to use both
    licenses."



    Então qual a sua real dúvida?
    Será que esse email foi esclarecedor? OK. Vem o installer do PT10, mas será que não preciso de uma outra licença, como a Natalie falou?

    Olhando novamente a mensagem no FAQ:

    "To ease the transition for customers and developers, we will include Pro Tools 10 licenses with all Pro Tools 11 purchases, which can be co-installed to serve as a bridge to AAX and provide compatibility with older sessions, as plug-ins are ported to the 64-bit AAX format."

    Fiquei com a impressão de que a licença do PT10 só vai rodar por um tempo determinado, enquanto os plugins são atualizados para a versão AAX 64-bit, e depois desse período, não será mais possivel rodar o PT10, indo de encontro com o que a Natalie me disse há alguns meses atrás.

    Dilema
    E então... Atualizo ou não saporra? To com o código de ativação guardadinho no meu email, esperando alguma certeza pra ativar. Meu medo é passar a licença pro ilok, e fuder de vez (ainda que tempos depois) com meu PT10 e não poder mais usar os plugins RTAS;

    Alguem poderia dar uma luz nesse assunto?

    ps
    Eu adquiri essa versão do Pro Tools 10 por meio de um student crossgrade da verso MP9, pagando metade do preço, por ser estudante. Pelos emails trocados com a Avid, me informaram que minha versão "student" é exatamente igual a versão normal do PT, na verdade, ela É versão normal, só que com um preço reduzido. Tanto que na minha conta do ilok consta apenas Pro Tools 10.

    Mas..... como estamos falando da avid, nunca se sabe. Achei válido destacar essa informação aqui

    makumbator
    Moderador
    # jul/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Slash_1989
    Fiquei com a impressão de que a licença do PT10 só vai rodar por um tempo determinado, enquanto os plugins são atualizados para a versão AAX 64-bit, e depois desse período, não será mais possivel rodar o PT10, indo de encontro com o que a Natalie me disse há alguns meses atrás.

    E se você perguntar exatamente isso ao suporte? Não pise em ovos, pergunte diretamente a sua dúvida (e guarde o e-mail da resposta). Pergunta se poderá rodar o PT 10 com a licença do 11 para todo o sempre e de maneira totalmente irrestrita, como se sua licença fosse a do 10.

    Essa versão atual não lê RTAS não é? E o problema é que muitos fabricantes de plugins não atualizaram ainda (apesar de alguns já estarem bem adiantados nisso, como a PSP). Eu não atualizaria no momento até me responderem isso claramente.

    Foi a mesma Natalie que respondeu todas as vezes ou foi outra pessoa?

    Uma outra ideia é criar um tópico lá no fórum da Avid e ver a resposta de outros usuários (com certeza já teve gente passando por isso).


    A vantagem da Steinberg sobre a Avid nesse ponto é que com a licença do Cubase eu posso legalmente rodar todos os outros anteriores na mesma máquina ou em outras pelo tempo que quiser. É como se você comprasse junto com a licença o direito a usar qualquer versão anterior. Acho isso muito legal! E eles deixam isso claro pra gente.

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    É como se você comprasse junto com a licença o direito a usar qualquer versão anterior
    Isso é lindo! *_*

    Então... Troquei vários emails com a Avid, sempre tomando o maior cuidado de deixar bem explicita minha duvida, e os caras respondem em meia linha e sempre de forma ambígua. Recentemente troquei emails com um Leandro, que inclusive foi quem deu a ultima resposta. Mandei outro email pra ele agora pouco usando as palavras FOREVER and NEVER. Vamos ver se assim eles entedem.

    Uma outra ideia é criar um tópico lá no fórum da Avid e ver a resposta de outros usuários (com certeza já teve gente passando por isso).
    Boa ideia! Vou atrás disso!



    Gracias!

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Atualizando...

    Mandei um email pro suporte da Avid, outro pra digidesign e mais um pra página no facebook do Pro Tools Expert (deu pau e não consegui me cadastar no forum da avid).

    Avid:
    Digital products do not expire. You can install both versions within one
    machine but you can use only one at a time.


    Digidesign:
    The licenses that you have are valid for both Pro Tools 11 and Pro Tools 10, you can use them indefinitly, you can run PT 10.3.6 AND PT 11!

    Pro Tools Expert:
    When you get PT 11 you get a licenses for both PT10 & PT11. Providing you install 10.3.6 then you can have PT10 & PT11 on the same computer. Note that Pro Tools 11 needs an iLok 2 so if you have an iLok 1 you should buy an iLok 2 before you start.

    Acabei de ver esse video agora no youtube, e outro caso confirmando o que ja imaginavamos:

    http://www.youtube.com/watch?v=WADEKsvVjfU


    Bom, de fato me parece que a Natalie foi a bendita que cometeu a gafe que gerou toda essa confusão. Me parece certo então que atualizando para o PT11, não terei problemas em continuar usando o PT10.

    O maior motivo da minha dúvida foi que comprei o PT10 pela metade do preço (student) e ainda ganhei o PT11, podendo rodar os dois na mesma maquina. 2 programas pelo preço de meio! As vezes da a impressão que é bom demais para ser verdade, mas me parece que é isso mesmo =]

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Slash_1989

    Pelo que entendi vai ter que conviver com as duas versões por um bom tempo de transição, e vai ter que ter dois iLoks, ou seja dois cadeados.
    Imagine ter mais plugins e outros softwares auxiliares que também necessitam de iLoks?
    Do jeito que a coisa esta evoluindo daqui a um tempo não vai ter mais porta usb que de conta de tantos dispositivos.
    Até que os antigos plugins sejam adaptados a nova versão do PT, e também a questão financeira dos upgrades.
    Toda mudança mais radical exige um tempo de adaptação tanto por parte dos usuários como com os desenvolvedores de software.
    E se a AVID esta permitindo que duas versões convivam na mesma máquina e para isto mesmo.
    Só que é um convivência limitada, não dá para usar as duas ao mesmo tempo, o que pode ser prejudicial levando em conta antigos projetos e outros que ainda estavam em desenvolvimento, além é claro do desperdício do espaço no hd de muito coisa duplicada.
    A chave da questão é a compatibilidade, a partir do momento que esta regra não é respeitada na sucessão das versões de um sistema ocorrem problemas.
    Tem que evoluir, mas tem que manter a compatibilidade.
    A Avid é uma gigante do setor que nos últimos tempos esta sendo muito mal administrada.
    E esta é mais uma confusão.

    E se tem coisa que me irrita são este iloks e muita burocracia.
    Por causa da pirataria os usuários que estão na legalidade ficam prejudicados, e a pirataria continua.
    Quem fica preso é o cidadão comum com tantos cadeados, e quando perde a chave, demora horas e horas para resolver (e se a chave fisicamente esta lá no exterior, pior ainda), e um bom ladrão resolve isto em poucos segundos.
    E estes dispositivos devem ter uma certa vida útil.

    Se não me engano o OMNI tempos atrás postou alguma coisa a este respeito.

    makumbator
    Moderador
    # jul/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Slash_1989

    Legal! Muito bom! Agora instala tudo aí e conta pra gente se deu certo mesmo.

    Adler3x3
    E se tem coisa que me irrita são este iloks e muita burocracia.
    Por causa da pirataria os usuários que estão na legalidade ficam prejudicados, e a pirataria continua.


    Tudo que é protegido pela ilok 1 é passível de pirataria (e ao que parece até com certo nível de facilidade). O PT 10 aceitava o ilok 1, então ele já foi crackeado bem rápido.

    O PT 11 é só para ilok 2, e ao que parece ainda não foi crackeado. Por isso os fabricantes passaram a não aceitar mais ilok 1 como possibilidade, pois abre a brecha para a pirataria.

    A Slate Digital também passou a vender os novos plugins só por ilok 2, e até onde eu sei os novos não foram quebrados (VTM e VCC na última versão, e principalmente o novo compressor deles). Inclusive eles mandaram grátis ilok 2 para todos os usuários registrados justamente para ninguém reclamar de ter que comprar uma nova chave.

    A versão atual da Steinbergkey também aparentemente não foi crakeada (que é a usada com o Cubase 6, 6.5, 7 , Wavelab 8, e nuendo 5.5 e 6)

    Só que é um convivência limitada, não dá para usar as duas ao mesmo tempo, o que pode ser prejudicial levando em conta antigos projetos e outros que ainda estavam em desenvolvimento

    Isso que é legal do Cubase, Pode-se ter uma porrada de versões instaladas sem nenhum problema. Inclusive há vários usuários que tem 3 ou mais edições sempre instaladas (eu mesmo tenho duas).

    Isso foi feito justamente para permitir que se abra um projeto antigo sem problemas de compatibilidade (pois nem sempre a versão mais nova lida bem com um projeto de uma versão antiga). e não é algo provisório, é um direito permanente de qualquer usuário registrado, a qualquer tempo e lugar.

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Makumbator
    Isso foi feito justamente para permitir que se abra um projeto antigo sem problemas de compatibilidade (pois nem sempre a versão mais nova lida bem com um projeto de uma versão antiga). e não é algo provisório, é um direito permanente de qualquer usuário registrado, a qualquer tempo e lugar.

    Disse tudo.
    Considerando que muitas obras são complexas e até pode levar anos para ficarem prontas, é direito do usuário que comprou o software poder usar a versão antiga para sempre.

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    makumbator
    Legal! Muito bom! Agora instala tudo aí e conta pra gente se deu certo mesmo.

    Pretendo fazer o mais rapido possivel =]]

    Adler3x3
    Cara, mas por incrível que pareça, eu gosto do ilok. Como não tenho um estudio com um desktop fixo, to sempre trocando de note, e o ilok evita essas dores de cabeça pra registrar algo. Tanto é que me simpatizo mais em comprar plugins que usem o ilok, justamente pra registrar uma vez na vida e não ter que me preocupar mais com isso...

    Agora, de fato é uma pena a Avid não deixar usar as outras versões. Mas podendo usar a 10 nesse caso, ta beleza xD

    makumbator
    Moderador
    # jul/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Slash_1989

    Eu também gosto da portabilidade que o ilok e steinberg key proporcionam. A gente instala em qualquer computador e roda o que for preciso no momento.

    É muito prático reinstalar software protegido por dongle USB após formatar ou trocar o computador. Basta rodar o instalador de novo, plugar o dongle e usar.

    O único "senão" é no caso de defeito (tem que mandar para eles, o que é um pouco chato) e roubo ou perda.

    Inclusive, recomendo que você faça o seguro do seu ilok com Thief & loss protection, que é justamente para cobrir os casos de perda ou roubo. Custa 30 dólares por ano por ilok. Atente ao fato que dá para comprar o zero downtime SEM ativar o seguro.

    O zero downtime é apenas para defeitos (são licenças provisórias de 14 dias para colocar em chave extra que você tenha a mão, enquanto espera eles consertarem e reativarem suas licenças completas). Ou mesmo no caso de perda ou roubo, mas aí dependerá da boa vontade cada fabricante em permitir que você receba uma licença nova após as provisórias expirarem.

    No caso do seguro de perda e roubo (TLC) você precisa reativar a chave a cada 90 dias. Mas se perder ou roubarem eles recolocam as mesmas licenças de antes em uma nova chave imediatamente (e nem precisa entrar em contato com os fabricantes de cada uma, trata tudo com a ilok apenas). E enquanto o trâmite está sendo feito você pode usar as provisórias de 14 dias em uma chave extra.

    Para fazer o seguro faça login em sua conta no site e verá a possibilidade de fazer a proteção.

    https://www.ilok.com/zdt.html;jsessionid=6c252d8d72798b6246744c98e94d

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Makumbator
    Ilouco.

    Agora tem que fazer até seguro? do Iseguro?
    rsss...
    Tá muito "I"

    Ifui...

    makumbator
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    Adler3x3

    Pois é...não pode dar mole para a lei de Imurphy!

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Adler3x3
    Agora tem que fazer até seguro? do Iseguro?

    pois é, capitalismo!

    Depois que eu vi isso, nunca mais duvido de nada.

    Slash_1989
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Slash_1989
    · votar


    Aeee deu certo!!!

    Depois de muito cagaço atualizei o PT, e agora tenho os dois rodando na mesma maquina!

    É interessante o novo esquema do ilok, pois recebi na minha conta um "pacote" contendo 2 licenças, a do PT10 e do PT11. Tudo bem explicadinho e talz.

    De fato a licença anterior expirou, mas foi substituida pela nova.

    É isso ai! Aprendi a não confiar mais no suporte da Avid sem antes repetir a mesma pergunta 30 vezes!

    makumbator
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    Slash_1989

    Legal que tudo deu certo!

    É interessante o novo esquema do ilok

    É melhor que o anterior com certeza. Apesar dos problemas cabeludos que por total incompetência deles mesmos foram causados a milhares de usuários na transição dos sistemas.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    O bom é que este tópico pode ser muito útil para outros membros.

    Milenawins
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Tem como fazer loop de bateria neste software? E, acionar e parar o ritmo com um pedal conectado no notebook onde o programa está rodando? Não tem muito haver a pergunta. Me desculpem, mas é curiosidadepda saber se vale a pena ter um software não só para gravação , mas tem pra tocar com bateria

    Paulo Natan
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    Alguém sabe me responder porque toda vez que exporto em 5.1 ele vem com o volume mais baixo e quando exporto somente a caixa frontal que seria a voz ele vem mais alto, sendo que ambas estão no mesmo volume dentro da mixagem.

    makumbator
    Moderador
    # ago/21
    · votar


    Paulo Natan

    Mas você está ouvindo a mix final em equipamento 5.1?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pro Tools 10, Pro Tools 11, upgrades e suporte técnico desinformado - Desabafo geral e pedido de aj