"Duvida" Quais mics para overhead são legais para gravar a bateria?

Autor Mensagem
edsinho
Veterano
# dez/12


Estou pensando em comprar um par Shure pg81 (visto que o Shure sm81 é muito caro) ou mxl 603, ou o akg c1000.

Qual que o pessoal me aconselharia com relação custo beneficio? E há algum outro mic interessante também?

Valeu.

Lelo Mig
Membro
# dez/12
· votar


edsinho

Não sei exatamente qual uso você pretende dar aos mics.

Gravação? Uso ao vivo? Possui outros microfones?

Dependendo do que pretende, não sei se irá conseguir resultados satisfatórios com um par de microfones mesmo sendo "overhead".

Especifique melhor o qual o uso pretende...

El_Cabong
Veterano
# dez/12
· votar


Eu acho que, para não cortar nenhuma harmônica audível (principalmente dos pratos) o melhor seria pegar um par de microfones com Resposta de Frequência de 20Hz a 20kHz.
O SM81 é assim, o PG81 não.

Slash_1989
Veterano
# dez/12
· votar


compra aquele kit da shure..... vem com 2 condensers que parecem bons! sem contar o mic pro bumbo e tons

.omni
Veterano
# dez/12
· votar


edsinho
Sua idéia é gravar pra valer ou tipo gravar ensaios e tal?

edsinho
Veterano
# dez/12
· votar


Então estou montando um home studio. Já tenho um kit Shure Dmk 57-52, e agora estou na dúvida em relação aos overs para a batera.
Minha proposta é usar esses equipamentos apenas para gravação, não de microfonar shows ou ensaios, ter equipamentos agradáveis para uma gravação quase profissional, mas com um bom custo beneficio.
E esses mics foi resultado de pesquisas minhas, pelo que visualizei no youtube, foram os que mais me agradaram, mas é naquelas pois não dá para ter certeza numa comparação de instrumentos e ambiência diferentes.

Valeu.

edsinho
Veterano
# dez/12
· votar


Assim para um uso também geral, além da batera.
E para ter menos trabalho nas equalizações e outras mais - não sei se é uma ilusão minha acreditar nisso.

.omni
Veterano
# dez/12
· votar


edsinho
ter equipamentos agradáveis para uma gravação quase profissional

Ok, então a minha dica pra você é a seguinte: não pense em microfonar bateria no home studio. Desista dessa idéia pra sempre. Compre uma bateria eletrônica.
Guitarras/baixo/keys, grave em linha.
Microfone só pra voz e alguma percussão.
Vai por mim.

Slash_1989
Veterano
# dez/12
· votar


edsinho
aprende a gravar bateria com 1 mic, depois tenta 2, etc... assim vai fazendo seu som!

Na minha opinião, se vc quer montar um home studio por paixao, manda bala na bateria acustica, nada substitui vc ficar ali brincando de microfonar, etc.... agora se vc quer produções rapidinhas que tenham uma bateriazinha de fundo, investe em VST mesmo.

.omni
Veterano
# dez/12
· votar


Slash_1989
Pode ter certeza que a "bateriazinha de fundo" vai ficar muito melhor do que qualquer coisa microfonada num home studio com um monte de equipamento ruim.

Slash_1989
Veterano
# dez/12 · Editado por: Slash_1989
· votar


.omni
A questão não é ser melhor ou pior, cara... É o feeling de um baterista real, tocando uma bateria real, microfonada na raça, por você mesmo. Isso simulador nenhum substitui.
Por isso que eu disse que se ele quiser o home studio por paixao, pra mandar bala na microfonação.

E outra, a galera lá fora não concorda muito com essa ideia de que a "bateriazinha de fundo" vai ficar muito melhor do que qualquer coisa microfonada num home studio com um monte de equipamento ruim. é só olhar no youtube que vc ve zilhoes de videos ensinando como microfonar a bateria com 1 shure sm57, ou com 2 condenders. num estudio, numa sala de jantar, num sotão, quintal....

Pois é, os gringos parecem que não economizam trabalho, talvez essa seja a maior diferença entre as nossas produções e as deles. Talvez seja bom a gente ouvir um pouco o que eles dizem, ja que queremos tanto chegar no resultado deles....

Nada contra usar simuladores, eu tambem uso e gosto bastante. Mas dizer que é melhor que uma bateria acustica parece birra de criança que só quer brincar se tiver os brinquedos de última geração!


edit: GRAVAÇÃO de violão que eu fiz.... levei 5 minutos: sentei na frente do note, abri o mic embutido, peguei meu violão que tava com as mesmas cordas a mais de 1 ano e mandei bala...
"AHH, mas faltou grave, brilho, e o chiado de fundo incomodou"
Filho, gravei num domingo a tarde, com a janela aberta, num apartamento que da de frente pra uma avenida razoavelmente movimentada, com um violão velhaco e um microfone embutido de notebook... Desculpe, mas isso ai ficou muito melhor do que plugar uma guitarra em linha e usar um simulador da boss...

Pretendo postar uns testes com bateria acustica assim que eu puder...

edsinho
Veterano
# dez/12
· votar


Então, já usei vst e os programas bons são caros e cansa muito usar, alguns parece muito robo.
Minha pegada na bateria é meio punk/hard rock, e com um ou dois mics como já testei não dá um ar de preenchimento na música, parece que fica distante.
Por isso que estou adquirindo mics separados, e que gostaria de saber das opiniões, experiencias e de pontos de vista, a respeito de que microfone usar como overhead, alem dos que citei.

Slash_1989
Veterano
# dez/12
· votar


edsinho
mas como vc testou com 1 mic? de over?!?!

tenta desse jeito:



ou procura um tal de Graham, do recording revolution no youtube, não achei o video dele, mas ele microfona com 2 condensers, e não é de over. se não me engano, 1 ele coloca prox. ao ombro do baterista, o outro nao lembro... tem umas tecnicas mais especificas quando eh com pouco mic...

Slash_1989
Veterano
# dez/12
· votar


o ideal é vc ir construindo os seus proprios parâmetros de microfonação:

Ficou distante, o que posso fazer?
Aprox. o mic

Mas agora os pratos não aparecem muito...
Abaixa os pratos, muda a inclinação do mic...

E assim vc vai adaptando o que vc tem às suas necessidades.

El_Cabong
Veterano
# dez/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


edsinho
já usei vst e os programas bons são caros e cansa muito usar, alguns parece muito robo.

As vezes fica parecendo robô tocando bateria, porque a programação está mal feita.
Eu fazia bateria no meu teclado Yamaha Motif XS7 (que é um excelente teclado) e sempre ficava parecendo coisa de robô, até que um dia eu me dei conta, e comecei a programar os MIDIs como se um baterista de verdade tivesse tocando
Por exemplo.
O chimpô tocado em 8 batidas por compasso eu programava a força de toque sempre igual:
Ritmo robô = 90 90 90 90 90 90 90 90 / 90 90 90 90 90 90 90 90

Hoje eu programo variando a força de toque como um baterista de verdade tocaria:
Ritmo martelado = 90 70 80 70 90 70 80 70 / 90 70 80 70 90 70 80 70

Ritmo gingado = 90 80 70 90 80 70 90 70 / 90 80 70 90 80 70 90 70

Fica super real !!! Experimenta !!

.omni
Veterano
# dez/12 · Editado por: .omni
· votar


Tempo perdido.

Slash_1989
Veterano
# dez/12
· votar


.omni
é que eu acho que isso tudo que você disse é muito válido para você, mas não é necessariamente verdade para outras pessoas
De novo, vai muito do que a pessoa quer de um home studio. No meu caso, eu quero gravar, sentir a pegada, saber que fui eu que coloquei o microfone daquele jeito, pra dar aquele timbre, etc... Foda-se o tempo, não to fazendo isso pra ninguem, é por puro prazer, e me da prazer fazer isso, dure o tempo que durar.
Não sou baterista, mas eu me sentiria minimizado em saber que aquela bateriazona bonitona no CD prensado e masterizado nos EUA não foi efetivamente tocada por mim... Saber que os 97 de velocity que eu bati naquele pad de uma e-drum poderia ter sido posto na mão por um cara qualquer, alterado, ajustado, etc.
O baterista que toca comigo, odeia sentar na frente de uma bateria eletronica, outra pegada, etc...

Mas vejo que você precisa de tempo, ja que é seu trampo, então nada mais justo que usar um VST, um simulador de amp, etc pra agilizar a gravação que vc tem prazo pra entregar pra banda. Mas não faça disso uma verdade para todos os casos!

Ao meu ver, simuladores são como carros com cambio automático: só eh válido se vc for aqueles tiozão aposentado que usa o carro só pra buscar os filhos na escola. Agora se vc curte dirigir, o feeling de uma embreagem é outro.

.omni
Veterano
# dez/12
· votar


Slash_1989
Não sou baterista, mas eu me sentiria minimizado em saber que aquela bateriazona bonitona no CD prensado e masterizado nos EUA não foi efetivamente tocada por mim...

Eu acho que você não leu meu texto inteiro.
Aliás, eu tenho certeza.

Slash_1989
Veterano
# dez/12
· votar


.omni
acho que nem vc deve ter lido o meu.

Ok, cara. Faça o que bem achar melhor. Só odeio quando alguem aparece contando suas experiencias e historia de vida e tentam empurrar elas pra cima dos outros. Sua experiencias são válidas pra você! Guarde bem elas e use-as para melhor seu trabalho. Enquanto isso, deixe que os outros experimentem as coisas da forma que bem entenderem, quem sabe um dia eles não chegam nas conclusões que você chegou depois dos seus "10 anos de bla bla bla"

---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------

Quanto ao dono do tópico, que eh o real motivo dessa discussão toda, ta ai uma polêmica para ele interpretar da forma que achar mais válida para suas necessidades e chegar a um resultado apropriado.

Abraços.

.omni
Veterano
# dez/12 · Editado por: .omni
· votar


Slash_1989
Ok, boa sorte.
Eu li tudo o que você disse. Eu tentei escrever um texto pra tentar te ensinar uma coisa, pra você chegar a uma conclusão mais rápido. Se você não quer essa conclusão e acha que gravar com o microfone do notebook tem o resultado que você quer, tudo certo.
Eu posso te explicar de A + B cada item do meu ponto de vista, posso desenhar pra você, fazer diagramas, exemplificar, etc.


Mas se você não quer nem LER o que eu tenho pra te oferecer como informação pra sua vida ou seu hobby, sei lá, então eu vou editar e eu quero mais é que você não saiba mesmo. :)

Slash_1989
Veterano
# dez/12 · Editado por: Slash_1989
· votar


.omni
hahaha... eu li sim o que vc escreveu, não sou eu aqui que estou fechando os olhos pra outro ponto de vista. mas vc quer que eu venha e diga "ohh, obrigado senhor omni, agora vou fazer isso só por que você esta dizendo!"

E não, não acho que o resultado com o mic do note seja o que eu espero de uma gravação, mas com certeza considero um resultado bom, TENDO EM VISTA toda a situação em que foi gravado. (e gravei mesmo só pra testar os extremos, como devo ter dito no tópico em questao). Falta muito para ficar bom? Falta, e é justamente dessa falta que eu vou buscar o que preciso pra melhorar: investindo em um mic melhor, da proxima vez fechando a janela (e se ficar ruim colocando uma cortina), etc... ir aperfeiçoando aos poucos, com base na minha necessidade.... Vai levar tempo? Sim, mas eu gosto de fazer isso, e nunca vai ser um incômodo pra mim, cara.

Por isso eu disse tantas vezes, e digo de novo: Se seu home studio for por paixão, faça o que quiser!
Você não precisa DISTO para fazer uma gravação de qualidade, da pra tirar um som bom com equipamentos mais acessíveis. OBVIO, não vai ficar como um Avatar Studios, mas ainda assim vai ficar legal. Minha opinião.
Agora se eu tiver que gravar minha vizinha cantando "ai se eu te pego", nao tenha dúvidas que vou recorrer imediatamente ao ezdrummer.

Eu tentei escrever um texto pra tentar te ensinar uma coisa, pra você chegar a uma conclusão mais rápido
Só acho que dizendo isso, vc desmerece o trabalho do próximo. Colocando como única conclusão possivel, aquela que você atingiu, ignorando quaisquer outros caminhos.

Abraços.

.omni
Veterano
# dez/12 · Editado por: .omni
· votar


Slash_1989
mas vc quer que eu venha e diga "ohh, obrigado senhor omni, agora vou fazer isso só por que você esta dizendo!"

Não, eu quero que você pelo menos conteste o que eu disse se você não concorda. Mas você não leu. :)

Só acho que dizendo isso, vc desmerece o trabalho do próximo. Colocando como única conclusão possivel, aquela que você atingiu, ignorando quaisquer outros caminhos.

Aí que você se engana. Eu já percorri vários caminhos, eu estou te dizendo qual o melhor dentro da sua situação. Eu já estive nela.

Choque de realidade:
Você não vai gravar uma bateria em casa com um puta som porque você viu um video no YouTube de um cara ensinando como microfonar ela com dois microfones.
Ou três, ou cinco.

Se você QUER gravar mal a bateria porque gosta de passar 4 horas passando som sem ouvir o retorno com dois microfones, boa sorte! :)
Eu acho que todo mundo tem que passar por isso mesmo.
Infelizmente com o aprendizado se vai o dinheiro nas coisas erradas. Seria muito mais simples se as pessoas pudessem entender as suas reais necessidades e saber exatamente o que elas precisam pra realiza-las.
Eu tentei te explicar, mas você não quer saber.

Você pode começar a vender coisas velhas ou pode nunca fazer questão de gravar melhor que a maneira que você sabe fazer. Mas certamente você vai gastar dinheiro à toa antes de evoluir. :)

.omni
Veterano
# dez/12
· votar


Você não precisa DISTO para fazer uma gravação de qualidade, da pra tirar um som bom com equipamentos mais acessíveis. OBVIO, não vai ficar como um Avatar Studios, mas ainda assim vai ficar legal. Minha opinião.

Cara, se você tivesse lido o que eu disse você não iria precisar perder tempo escrevendo esse tipo de coisa.

Slash_1989
Veterano
# dez/12
· votar


.omni
Certo! Vou fazer isso só porque vc disse!!

Brinks! kkk

Slash_1989
Veterano
# dez/12
· votar


p.s.: essa argumentação do tipo "vc não leu o que escrevi" parece mimimi típico daquelas velhas comunidades do orkut sobre ciência X religião.

Li sim, não gostei, não concordo, e ainda por cima acho arrogante a forma com que vc sempre aparece nos tópicos dizendo para todo mundo seguir seus caminhos só pq vc se frustrou ao gravar uma bateria 20 anos atras...

agora sim :)

.omni
Veterano
# dez/12
· votar


Slash_1989
Seu problema é que você julga antes de interpretar. :)
Eu estava querendo te ajudar, te dar todas as informações que eu vi que você precisa pra chegar onde VOCÊ quer (se você tivesse lido o meu texto você entenderia).
Se tem alguma coisa que eu tenho pra oferecer a alguém de graça, é esse tipo de informação, é por isso que eu estou aqui.

Se você acha que eu estou aqui por algum motivo egoísta, entenda: eu sou apenas um nome numa tela, não preciso te provar nada, não faço questão que ninguém saiba da minha vida, pois dela cuido eu. :)

Slash_1989
Veterano
# dez/12
· votar


Eu estava querendo te ajudar, te dar todas as informações que eu vi que você precisa pra chegar onde VOCÊ quer

nossa, quanto egocentrismo...

.omni
Veterano
# dez/12 · Editado por: .omni
· votar


vc sempre aparece nos tópicos dizendo para todo mundo seguir seus caminhos só pq vc se frustrou ao gravar uma bateria 20 anos atras...

1- Há 20 anos atrás eu babava na minha roupa.

2- Eu apenas tento explicar pra as pessoas (que querem saber) uma série de informações que eu felizmente pude aprender por ter visto várias coisas, ter trabalhado com várias pessoas e lugares diferentes e gosto de pensar que eu adquiri uma bagagem que me dá envergadura moral de falar com propriedade sobre esse determinado assunto. Mas como eu disse, eu não sou o detentor da verdade absoluta, sou apenas um nome numa tela, você pode discordar de mim, mas pelo menos tenha a decência de ler meus argumentos e pelo menos falar sobre o mesmo assunto que eu (coisa que você não fez porque não leu o que eu disse).

Slash_1989
Veterano
# dez/12
· votar


.omni
discordo, cara!!

acho que faltou grave nesse bumbo ai! e vc poderia ter levantado mais os pratos!!

.omni
Veterano
# dez/12 · Editado por: .omni
· votar


Slash_1989
nossa, quanto egocentrismo...

Então me diz, todos os professores do mundo são egocêntricos? Todo mundo que te dá um conselho é egocêntrico?
E como que uma coisa que tem a ver com VOCÊ é egocentrismo MEU?
Hehehe
Você é uma pessoa bem desconfiada, hein? Tomara que você resolva seus problemas aí. :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Duvida" Quais mics para overhead são legais para gravar a bateria?