"Duvida" Quais mics para overhead são legais para gravar a bateria?

Autor Mensagem
.omni
Veterano
# dez/12 · Editado por: .omni
· votar


Slash_1989
O mais engraçado de tudo é que você interpretou tudo do jeito que quis por não ter lido o meu post e você nem sabe porque tá discutindo comigo.
Hahahahahaha

E eu ainda respondo. Estou completamente em outra esfera aqui.

Tchau, cara.
Seja feliz com seus pobrêma!
Câmbio, out.

MMI
Veterano
# dez/12
· votar


Olha, eu acho que atualmente quem quer estudar algum instrumento, seja do nível mais básico ao mais avançado, precisa se gravar. Eu nunca estudei bateria na minha vida, mas digo isso com base no que já estudei (piano, guitarra e violão) e muitos amigos estudam e estudaram. Seja qualquer instrumento, ás vezes é difícil ao tocar perceber onde se pode melhorar, seja no tempo, seja na dinâmica ou outros detalhes, muita coisa passa até despercebido quando se está tocando e se percebe claramente ao ouvir.

Ter um equipamento de gravação é importantíssimo hoje para quem toca, exatamente por esse estudo e evolução. Acho que ninguém precisa pagar um estúdio para estudar assim, então entendo os colegas edsinho e Slash_1989. Para isso o microfone embutido do notebook com a janela aberta pode ser perfeito para uns, outros precisam de um overhead. Então se é para isso, se o cara quer um over para a bateria dele, qualquer microfone está bom, mas um para de condensadores seria muito bom. Eu acho legal de diafragma pequeno, mas como é para uso geral e não só para over de batera, vai de um par de diafragma grande mesmo. Qualquer um, o que se adequar ao bolso, se tiver um PAD, padrão polar variável, low cut melhor, mas nem precisa disso tudo, pode ser um cardióide e mandar ver. Eu tenho algum preconceito contra os equipamentos Behringher, acho que o controle de qualidade peca, mas oferecem sim equipamento interessantes a preços baixos, mas não recomendo.

O problema é que gravar bateria é complicado, das partes mais difíceis de se gravar num estúdio. E digo, já vi técnico de estúdio top que não sabia gravar direito violão, imagina bateria então... Para gravar em casa com esses 2 condensadores de over mais alguns microfones na caixa, bumbo etc. o sujeito vai precisar de uma interface cara, de vários canais e phantom power. O sujeito pode brincar com os microfones, aprender técnicas e posicionamentos, evoluir de várias formas com isso. Mas não vai ter uma boa gravação, a nível profissional, não rola, porém dá para botar uns vídeos no youtube e exibir o som que tira num churrasco com amigos - isso falando em home studio que a maioria tem aqui, tem cara que tem home studio melhor que muito studio profissional, mas aí é diferente. Dá também, com esse equipamento, para aprender alguma coisa e evitar as cag@das que uns técnicos de estúdios, cheios de razão, fazem achando que são os maiores, mas muito cuidado com isso... (eles podem ter razão em coisas que parecem absurdas)

Outra coisa é buscar um som bom, profissional, mandar o som gravado para grandes estúdios e gravadoras. Como disse, já vi cara de estúdio bom, que faz isso todos os dias, mas que não tira um som bom mesmo com a sala bem feita e os melhores equipamentos. Imagine fazer isso dentro de casa, sem um tratamento acústico adequado, monitoração adequada, equipamentos bons, assitindo vídeo do youtube para aprender? Não vai rolar...

A exemplo do .omni, já fiz de tudo para gravar, principalmente em casa. Quer um som bom no seu quarto? Grava em linha, evite microfones, seja violão, guitarra, teclados ou bateria. Por exemplo, se vai gravar violão, ao invés de investir em microfones, investe num Fishman Aura Spectrum. Da mesma forma, é dificílimo equiparar o som de uma bateria Roland nessas condições precárias, para não dizer impossível.

Essa é a minha opinião...

edsinho
Veterano
# dez/12 · Editado por: edsinho
· votar


Obrigado pelas respostas de todos, mas estava interessado realmente em saber quais modelos de microfones bons em relação custo beneficio?
Pois estou na duvida dentre Shure pg81 (visto que o Shure sm81 é muito caro) ou mxl 603, ou o akg c1000. que havia citado, mas pela duvida iria ariscar em comprar o mxl 603.

O que os Senhores dizem a respeito de MODELOS de mics?
Visto que minha preocupação é com a captação dos pratos.

Nesse video, o cara esta usando o mesmo kit shure que tenho com o mxl 603 q pretendo comprar como overhead, despresando o MXL A55, e não foi EQ . Se conseguir tirar um som desses para mim esta bom!
http://www.youtube.com/watch?v=XDIqNuu8CbA

E nesse outro com overs mas foi EQ:
http://www.youtube.com/watch?v=L-YElvWpPR0

gbmeioponto
Veterano
# dez/12 · Editado por: gbmeioponto
· votar


Minha opinião sobre isso:
O .omni ta certo sobre o seguinte: Você terá um resultado mais satisfatório gravando uma bateria VSTi em um home do que uma bateria acústica. Isso é evidente, levando em conta que equipamentos de baixo custo e uma acústica não muito satisfatória vão contribuir para a má qualidade.
Essa verdade se estende até para guitarras, baixo, teclados, seja la o que for.

Mas, para MIM (pode não ser pra você ou para o fulano), nada substitui o verdadeiro som da bateria acústica, do amplificador de guitarra, do piano, etc... EU prefiro gravar uma bateria acústica com qualidade inferiror a um VSTi, para aprender, experimentar, trocar, etc... do que escrever uma bateria VSTi ou triggar uma acústica.

É o meu gosto, minha opinião, mesmo sabendo que a qualidade fica sim inferior.

Mas uma coisa que eu discordo do .omni, é do fato de desistir pra sempre da ideia de microfonar em home estúdio. Não foi o único que me falou isso. Eu acho que vale a pena sim, pois, você começa com um som ruim e vai melhorando-o ao longo do tempo. Vai ficar com qualidade profissional? Quase profissional? 1/10 de profissional? Não, mas é o SEU som, com o que VOCÊ tem. O objetivo é aprimorá-lo junto com o seu conhecimento.

Abraços!

@EDIT:
Eu recomendaria um par de condensadores com capsula pequena, para captar melhor os agudos dos pratos. Tenha em vista que condensadores reforçam a acústica ruim da sua sala (falando a grosso modo).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Duvida" Quais mics para overhead são legais para gravar a bateria?