Construindo meu estúdio

    Autor Mensagem
    César Goes
    Veterano
    # nov/12


    Olá amigos do FCC!Sou novo aqui no fórum , apesar de já estar acompanhando ha um tempo.
    Estou com a pretensão de montar um estúdio para ensaios e mais a frente gravações, porém algumas dúvidas eu não consegui sanar.Peço que me ajudem , com o decorrer da construção postarei fotos.O espaço que tenho para fazer é no segundo andar da minha casa , portanto encima da laje . As dúvidas são as seguintes:
    1-Construindo paredes duplas , elas teriam um contato mecânico através da laje , isso comprometeria o isolamento, ou a vibração que passasse seria minima?
    segue uma imagem [img]http://imageshack.us/a/img341/5861/parnu.png[/img]

    2-Quanto a porta , as paredes duplas deixarão a mostra a lã de rocha e tal , essa parte a mostra eu posso colocar o caixão de madeira normalmente? ou vedado com neoprene no contato da madeira com as paredes?
    imagem ; [img]http://imageshack.us/a/img22/3673/portacw.png[/img]
    3-Ainda na porta , vedarei ela completamente , mas o espaço no chão como posso vedar? O piso flutuante um pouco alto seria o ideal?

    4-O teto principal será uma laje , mas o teto de dentro pretendo fazer de gesso , mas o gesso não trincaria com a vibração?
    Por enquanto é isso pessoal , peço desculpas por qualquer coisa , aguardo respostas ! Paz a todos.
    Cesar Goes

    LeandroP
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    César Goes

    1 - Não vejo outra maneira de fazer isso. As paredes precisam se apoiar na laje. Como você vai fazer um piso elevado, revestido com lã de rocha, se tiver alguma vibração deverá ser mínima. A parede interna você pode fazer em drywall.

    2 - Você está se referindo ao batente de madeira, certo? Pode sim. Porém as medidas devem ser calculadas, considerando o revestimento do batente e da porta. A maioria dos estúdios utilizam forro pra carpete no revestimento das portas e batentes, além de uma fechadura de pressão, que mantém a porta totalmente fechada por dentro.

    3 - A parte de baixo é interessante o uso do forro pra carpete também. Deixando a porta com a altura bem justa, pro revestimento deslizar no piso sem riscar o piso. Se a porta externa também for desta maneira, você minimiza ainda mais.

    4 - Utilizar um forro de gesso é bom também. Acho que se for revestido com lã de rocha fica melhor ainda. Sobre trincar com a vibração eu não acredito. Só se o serviço for muito ruim. Qual é a área em m² que pretende utilizar?

    Não tenho um estúdio e nunca fiz um. Mas já vi muitos. E muitos deles ficam em sobrelojas, sobrados, e também têm essas características.

    César Goes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Olá Leandro , obrigado pelas respostas. O espaço 4m x 3,70m a sala dos ensaios e 4m x 2,10 a sala técnica , o pé direito ficará em pouco mais de 2,5 m. Andei pesquisando em sites americanos e percebi que lá eles constroem a parede interna sobre uma borracha super densa chamada sylomer. Fiquei na dúvida se ficaria firme e questionei com um pedreiro a possibilidade de fazer assim , ele disse que não tem problema nenhum.Estou pensando seriamente nesta opção.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    César Goes

    Acho que o pé direito é muito baixo, levando em consideração que você quer colocar um forro (e é uma ótima ideia forro rebaixado em gesso). A altura legal do pé direito deve ser no mínimo entre 2,7m e 2,9m, porque o forro vai te tomar pelo menor uns 10cm.

    Essa borracha super densa eu não conheço, mas só por você me dizer que ela é muito densa, imagino que custará muito caro.

    César Goes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Leandro , quando falei que seria pouco mais de 2,50 o pé direito era justamente isso , 2,70 com o forro... acredito que ficará razoável... Quanto a borracha nem sei onde vou comprar , vou ver com o pessoal da academia o que eles usam.

    Homem Cueca
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    LeandroP
    1 - Não vejo outra maneira de fazer isso. As paredes precisam se apoiar na laje. Como você vai fazer um piso elevado, revestido com lã de rocha, se tiver alguma vibração deverá ser mínima. A parede interna você pode fazer em drywall.

    Existem técnicas de se fazer isso, só que são caras e bem especializadas.

    Não é atoa que projetos acústiscos, tanto de tratamento quanto isolamento, são caríssimos. Existem picaretas no mercado, MUITOS, mas também tem gente boa.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    Homem Cueca

    Ah, sim! Acredito que existam técnicas, mas isso deve custar muito caro mesmo. Acho que é caro até pra encontrar profissionais tão especializados (se bem que a internet encurta bem o caminho).

    kiki
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    César Goes
    tentando dar uma ajudinha:

    1 - outro jeito seria fazer fundações independentes.
    como é no segundo andar, fica meio besta trazer um pilar do chao ate o segundo andar só pra segurar a parede nova. se fosse no chão era legal separar.
    alguma vibração vai transmitir, principalmente os graves que caminham pela estrutura (bumbo e tal), mas acho que já dá um bom resultado sim.
    como vai ter outro piso, as vibrações chegarao atenuadas na laje.

    2 - é um chute, mas talvez voce pudesse fazer um batente que cobrisse as duas paredes, mas que se prendesse só na interna, ficando só encostada na segunda (pra nao deixar o vao aparente).
    3 - e emendando, é ideal que tape a fresta de baixo tambem.
    em geral se faz um degrau no piso, que pode ser pela altura do piso flutuante sim, ou até um sarrafo de madeira revestido com carpete ou tira de borracha, que encoste na porta quando fechar (de preferencia fazendo uma leve pressao.
    ideal, ideal mesmo, seria ter duas portas, uma pra dentro e uma pra fora, cada uma presa em uma parede, com um espacinho no meio (igual a parede), as duas sob pressao e com um degrau no meio. só que ocupa um espaço do cão.

    4 - acho que nao trinca não.
    mas mais do que gesso, seria legal verificar se nao é melhor fazer outro tipo de acabamento, tipo botar algum material absorvente, ou colocar algum tipo de placa difusora.
    além disso, um pé direito reduzido nao é bom, pois o volume total de ar influencia muito na reverberação. eu acho 2,70 um pouco baixo, se pudesse ser maior é melhor. tambem pelo calor, quanto mais baixo o teto mais quente fica o ambiente.

    em tempo (pode ser que voce já saiba): se voce ainda não tiver feito nenhuma parede, é legal pensar em nao ter tudo paralelo.
    tanto o teto em relação ao piso quanto as paredes entre si, é legal que tenha alguma angulação.
    a sala tecnica pode ajudar a ter essa diferença.

    rafael_sandman
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Também estou pensando em fazer um estúdio em cima da minha casa, mas qualquer coisa em cima, já dá muito barulho dentro de casa.

    O que sugerem para fazer o isolamento acústico do piso? Acredito que as paredes não sejam problema, já vou fazer paredes duplas com lã de vidro, uma borracha densa, e folha de alumínio. Meu problema mesmo é o chão.

    gbmeioponto
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Uma opção é fazer o chão flutuante. Construir um chão (pode ser com chapas de compensado) sobre apoios emborrachados (por exemplo, coxins). Não esqueça de que o chão não pode ter contato mecânico com nenhuma superfície da estrutura principal (parede ou chão).
    Se for construir o chão com concreto mesmo, cuidado pra não ter vazamento e o cimento seco fazer o contato entre as duas superfícies.

    O vão entre o chão falso e o chão da estrutura externa deve ser recheado de lã de rocha.

    Abraços!

    rafael_sandman
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Entendi.
    Compensados??? Não ficaria muito "frágil"???
    Pretendo fazer algo TOP, que depois não precise mudar mais. Não importa o dinheiro, quando está ligado a música não me refiro a isso como gasto, me refiro a investimento.
    Concreto, cimento, gesso, algo do tipo, talvez? Qual o melhor desses?

    E já que estamos aqui, qual a diferença entre lã de rocha, e de vidro?

    gbmeioponto
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Compensado seria a opção mais barata e mais prática, já que não seria muito difícil de se construir.

    Quanto ao material, quanto mais denso (pesado), mais vai isolar.

    E por falar em densidade, a diferença entre lã de rocha e de vidro é a densidade. A lã de vidro é menos densa, sendo ideal uma densidade de aproximadamente 30kg/m³, enquanto a lã de rocha é mais densa (ideal de aprox. 60kg/m³).
    São esses números, se não me engano, vale dar uma procurada na internet.

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Construindo meu estúdio