Difusor acústico "Alternativo"

    Autor Mensagem
    Rafifel1512
    Veterano
    # nov/12


    Pessoal,

    Estou montando uma sala de ensaio para minha banda e estamos com poucos recursos ($$$). Estou fazendo isolamento através de parede dupla e fazendo uns bass traps sugeridos no audiolist. Infelizmente as paredes são paralelas e, devido ao tamanho diminuto do cômodo, fica difícil fazer de outra forma.

    Gostaria de saber a opinião de vcs para utilização de telha ondulada como difusor. Será que daria certo? Segue o link com o modelo da telha: http://www.onduline.com.br/produto_designduo.asp

    Elas seriam fixadas na parede em frente às caixas de som. O que vcs acham?

    Alfa polar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Um amigo meu montou um painel com madeiras, pequenos tocos quadrados que ele reutilizou de um móvel antigo, colou tocos de diversos tamanhos e colocou na parte superiora da sala, ficou bem interessante

    Rafifel1512
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Qual o tamanho do painel?

    Ismah
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    não entendi bem a proposta, mas se a ideia é isolamento, creio que minha propensão para caixa de ovo e espuma acústica não muda...

    Rafifel1512
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    A ideia não é isolamento. O isolamento está sendo feito por paredes duplas + lã de vidro. Pensei na telha como um difusor acústico para espalhar o som pela sala e evitar cancelamento de fases, pois as paredes são paralelas. Nos cantos colocarei bass traps sugeridos pela AudioList.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Depende do como esse material vai ficar ali na parede, porque em uma parede rígida de concreto o som "atravessa" e algumas frequência são refletidas de volta e outras "passam"...

    acho que so colocar ali no meio das ondas não resolve, mas uma parede bem feita com o material certo pode ser q tenha uma boa reflexão espalhada..

    kazu keyboard
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Rafifel1512
    eu acho que daria certo, nao sou engenheiro de audio mas vamos pensar pela logica:
    1 voce deixa a placa em frente a parede, mesmo que ela esteja muito proximo a parede vai haver espasso entre elas onde ficam as ondulaçoes
    2 lembrando que parte do som sera refletida pelo angulo oposto e outra parte vibrara atraves do ar fazendo o contorno da telha e continuara se propagando do outro lado
    3 ao ser formada novamente atras da telha ela sera refletida novamente na parede solida e voltara para a telha encontrando mais um ponto difusor
    4 como antes boa parte da vibraçao contornara a telha e se formara do outro lado voltando para o ambiente, mas parte do som tambem ficara se refletindo entre a telha e a parede e ficara meio que preso ali até se extinguir a vibraçao

    Lembrando que nao sou engenheiro e nao entendo muito do assunto, mas pouco que a gente entende frequencia e reflexoes primarias da pra se deduzir isso. Entao eu acredito que de certo como difusor se voce ja possui os basstrap e forrar alguma parte da sala com espuma para absorver um pouco.

    Rafifel1512
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Na verdade a sala é muito pequena (3,5m X 4,4 m X 2,1 m). É o porão da casa da minha mãe. Não dá pra fazer muita coisa, sendo que somos 2 guitarras (tb fazemos voz) + 1 baixo + 1 teclado + 1 voz feminina + 1 batera. Pensei em colocar espuma em cima e atrás da bateria para absorver as frequências agudas dos pratos e os bass traps nos cantos pra não sobrar demais o baixo (Cort GB5). Colocarei um par de caixas com falante de 10", onde serão ligados vozes, violão (quando não toco guitarra) e teclado. As guitarras e o baixo vão cada um no seu ampli. Pensei na telha como uma alternativa mais barata ao paralelismo das paredes, visto que a grana tá curta e temos que comprar ainda as caixas e mesa de som.

    Ismah
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Cara vc terá que ser ninja, ou o keyman vai ter que se dependurar do teto, pra tocar ali... enfim, acho que não seria necessário o difusor...

    e é bom o batera colocar ou peles surdas ou maneirar no braço...

    2 falantes de 10 pra voz e teclado não vai dar muito pé...

    teclado vai distorcer facilmente o falante de 10" e abafar as vozes... sem falar que o agudo não vai vim - pianos nem pensar... seria ideal por um falante para o key e outro pra voz em caixas separadas ou canais separados ao menos...

    Ismah
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Achei hoje...



    Rafifel1512
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Ismah

    O problema é que como as caixas são ativa e passiva, não dá pra usar dois lados do Main Out. Tenho um outro ampli de guitarra pequeno (Warm Music 108 GT) . Vc acha que o teclado nele fica muito ruim?

    Rafifel1512
    Veterano
    # set/13
    · votar


    IsmahVeterano

    teclado vai distorcer facilmente o falante de 10" e abafar as vozes... sem falar que o agudo não vai vim - pianos nem pensar... seria ideal por um falante para o key e outro pra voz em caixas separadas ou canais separados ao menos...

    Cara. Estive olhando e acho que vamos comprar as caixas de 12". Mas ainda naquele esquema de usar ó um lado da mesa. Vc acha que fica legal?

    Ken Himura
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Dá pra fazer um difusor com uma estante (de preferência aquelas vazadas, de metal) com livros e cds, pro caso de um improviso. É só pensar na disposição dos itens nas prateleiras e pronto, gambiarra feita.

    paulo vilela veiga
    Membro
    # set/13
    · votar


    Ola brother eu fiz uns difusores QRD, as telhas poderam até refletir um pouco do som,não será tão eficiente como um difusor, porem não sai muito caro vc fazer difusores, pode procurar por difusores skyline são muito simples de fazer, eu fiz um qrd que são um pouco mais complicados porem nehum bicho de 7 cabeças tbm, o material é simples MDF e cola.



    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Difusor acústico "Alternativo"