Tijolo Térmico e Acústico (Isolamento Acústico

    Autor Mensagem
    TiagoCorreiia
    Membro Novato
    # mar/14


    E ai pessoal, esse é meu primeiro post aqui e espero estar postando no lugar certo.
    Resolvi criar esse tópico mais especifico sobre materiais mais profissionais para isolamento acústico.

    Ao pesquisar encontrei uma empresa em Portugal que faz tijolos térmicos e acústicos.

    Vou postar o link aqui do produto: Preceram - Tijolos Térmicos e Acústicos

    Resolvi pesquisar se teria esse tipo de material por aqui e não encontrei, se alguém souber onde tem dá um toque ai.

    TiagoB
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Acho que esse tijolo não seria aplicável sozinho pra um estúdio, ainda assim eu acho que precisaria de uma camada de algum isolante acústico.

    Olhando nessa página aí eu entendi que esse tijolo em específico funciona melhor como isolante térmico e acústico por causa dessa furação que é vertical, ao invés da horizontal (que é comum por aqui) formando essas câmaras de ar dentro do tijolo.

    O que eu já vi por aqui que tem essa furação vertical é o tijolo usado pra alvenaria estrutural, justamente pra passagem da ferragem, mas obviamente que não teria um rendimento tão bom quanto esses aí de Portugal, já que tem uma quantidade menor de câmaras de ar.

    http://2.bp.blogspot.com/-4K3awr-SY4s/T-oEPTgja9I/AAAAAAAAAk0/NvkIqsRH S3c/s1600/BE+45.jpg

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    TiagoCorreiia

    Não vi muita diferença do porque que seria considerado tijolo acústico esse aí, talvez pelo fato de ser cerâmico além dos furos. Veja os tijolos cerâmicos que usa-se bastante aqui no Brasil, o link É ESSE AQUI. Veja por exemplo o tijolo de 19cm de espessura que é igual o de Portugal, se compararmos os dois, ambos apresentam 47 dB de redução.

    Na minha opinião e até onde entendo, o melhor que existe para isolamento é parede dupla sendo a externa de tijolos maciços deitados com 20 cm de espessura. A primeira alivia um pouco o som e segura a vibração, na sequência a parede maciça veda o resto. Lembrando que não adianta nada também fazer uma parede enorme dessa e fazer uma laje de 12 cm de espessura, que é onde muita gente erra, sendo que concreto maciço mesmo são apenas os 4 a 5 cm da capa pois o resto é lajota, aí vaza tudo pela laje.

    Homem Cueca
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Isolamento acústico, dependendo da situação, é muito simples de fazer. Em outros casos é um caos.

    Se vai levantar alvenaria do zero, é simples; mudança de densidade entre materiais, evitar contatos de materiais de densidade parecida, alta densidade dos materiais isolantes principais (paredes, portas)

    Esses blocos eu vejo como solução para lugares onde o m2 deve ser mais leve.

    Eu sou fã do uso de lã de rocha entre qualquer parede dupla, principalmente de densidades acima de 60kg/m3.


    De fato, isolamento acústico sério é uma arte. Pouca gente no Brasil sabe efetivamente isolar um ambiente.

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Outra solução interessante quando a estrutura já é existente, não havendo possibilidade de erguer uma segunda parede pelo peso próprio ser muito alto, é utilizar paneis de dry-wall como uma segunda parede com a lã entre ela e a parede existente, e também utilizar essa ideia fazendo um forro falso geral com lã em cima. Fica algo relativamente leve e ajuda bastante na falta de opção.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tijolo Térmico e Acústico (Isolamento Acústico