Algumas informações importantes sobre interfaces

Autor Mensagem
fuzzytoneman
Veterano
# out/12


Olá pessoal!

Estou criando este post para explicar algumas coisas importantes sobre as principais interfaces do mercado. É bom estar atento na hora de comprar uma interface, pesquisar bastante para não se decepcionar depois. Vou relatar alguns fatos que ocorreram comigo recentemente, usando duas interfaces muito bem recomendadas pelos fóruns da vida.

Primeiro, gostaria de falar sobre a linha Scarlett da Focusrite... comprei uma Scarlett 2i2, que é muito bem falada por ai e tive um sério problema. Ao ligar a guitarra direto nela para gravar, notei que mesmo deixando o ganho no mínimo, eu ainda sim tinha que baixar quase TODO o volume da guitarra para não clipar. Pesquisei no Google por "scarlett 2i2 guitar clipping" e acabei encontrando centenas de posts reclamando desse problema, ou seja, o ganho mínimo do pré da interface é muito alto e como ela não tem um botão de pad para atenuar, acaba ocorrendo isso. E como todo o resto da linha Scarlett também não possui pad, todas tem o mesmo problema escroto... porque vocês acham que a Focusrite lançou a nova 2i4 com os botões de pad? Justamente pra corrigir esta falha grotesca do projeto. Para quem usa a interface para gravar voz ou microfonar instrumentos, nada disso deve interferir mas para ligar a guitarra direto em linha, não serve. A única solução para este problema seria comprar um DI Box, o que, convenhamos, não é nada prático.

Acabei vendendo minha 2i2 para um amigo que iria usá-la somente para gravação de voz, ainda sim o alertei sobre o problema e ele não se importou...

Com isso, pesquisei bastante, muito mesmo e acabei comprando uma nova interface. Dessa vez, foi uma Mbox 3 (modelo do meio, não a mini nem a pro). Me certifiquei e peguei um dos novos modelos lançados a partir de março desse ano, que vinha com o Pro Tools Express (Pro Tools 10 capado e que só funciona com a Mbox 3). Comecei testando todas as funcionalidades da interface, embora eu tenha pesquisado bastante sobre ela, queria me certificar de que tudo o que eu precisava estava funcionando 100%. Liguei a guitarra direto nela e o resultado foi excelente, perfeito! Depois fiz uma gravação microfonando o meu amp e também consegui um resultado satisfatório. Porém, ao fazer um teste de gravação de voz, veio a decepção... usei um mic dinâmico comum e o volume estava muito baixo, tive que aumentar o ganho em quase 3/4 e nesse momento detectei o bug. O ganho estava baixo e aumentando ele bem devagar, de uma hora pra outra ficava MUITO alto! Não existe um "meio termo", não consegui regular o ganho ideal de jeito nenhum. Nesse vídeo, o cara mostra a questão e caracteriza ela como "very sensitive gain"... por favor, isso é BUG!

A partir do 3:02...


Fui pro Google e me deparei com muitas pessoas reclamando disso, não só na Mbox 3 como em outras interfaces também! O problema está no tipo de potenciômetro usado nelas pelo que entendi... inclusive no site da Focusrite eles falam disso e tratam como algo "normal", vejam:

http://www.focusrite.com/answerbase/en/article.php?id=1163

E o problema realmente é a partir dos 3/4. E com microfone dinâmico eu sempre tenho que chegar até lá para obter um bom volume pois os prés da Mbox 3 são meio baixos, isso é quase que uma característica das placas da AVID pelo que notei. Usando um mic com saída mais alta ou maior sensibilidade, talvez não precisasse chegar aos 3/4 do ganho.

Também achei usuários reclamando desse problema no fórum da Presonus, nas novas Audiobox VSL-series.

No fórum da Gearslutz, um usuário disse que tem notado isso em praticamente todas as novas interfaces de baixo custo do mercado.

Resumindo, mesmo sendo interfaces de baixo custo, esses problemas que citei são totalmente ridículos e as empresas não deveriam deixar passar nem a pau. Além disso, são coisas simples de serem resolvidas e não aumentariam o custo do produto. Até porque, sinceramente, eu não achei barato o que paguei na Mbox 3... :P

Peço que se alguém tiver algo para contribuir, por favor poste! Vejo algumas pessoas indicando certos modelos sem saber desses problemas que são muito chatos e, pelo menos pra mim, atrapalham demais o uso.

PS.: É f*** quase morrer pesquisando sobre um produto e depois de comprar achar os bugs, pqp!

[]'s

Slash_1989
Veterano
# out/12
· votar


fuzzytoneman
fui pesquisar umas interfaces hoje... o vendedor me falou muito bem da fast track c400, dizendo que ela seria melhor nos prés X conversão. quanto ao problema do ganho nao tive como saber, nao testei ela.
mas aparentemente me interessei, pretendo compra-la. sabe alguma coisa dela?

.omni
Veterano
# out/12
· votar


fuzzytoneman
Ao ligar a guitarra direto nela para gravar, notei que mesmo deixando o ganho no mínimo, eu ainda sim tinha que baixar quase TODO o volume da guitarra para não clipar.

Você deve ter ligado em uma entrada errada.
Ele tem uma entrada de DI (HiZ)? É nela que você tem que ligar.

Porém, dito isso, eu já vi um bug na Mbox 2 que faz o ganho chegar uns 40DB mais alto do que deveria por nenhum motivo aparente. Mas só acontecia uma vez e depois de reiniciar a placa ela voltava ao normal. Já vi isso acontecer umas duas vezes em muito anos, não faço idéia do porquê.
Se a Mbox 3 tem o mesmo problema a Avid realmente merece levar umas chicotadas.

usei um mic dinâmico comum e o volume estava muito baixo, tive que aumentar o ganho em quase 3/4 e nesse momento detectei o bug. O ganho estava baixo e aumentando ele bem devagar, de uma hora pra outra ficava MUITO alto! Não existe um "meio termo", não consegui regular o ganho ideal de jeito nenhum.

Isso ocorre em todas as Mbox e na maioria das interfaces baratas pelo simples fato de que os prés dela são vagabundos.
Não dá pra esperar um comportamento de um pré de boa qualidade até porque eles custam mais caro que a interface inteira.
Mas isso não significa que não dê pra fazer muita coisa com ela, tem um par de prés limpos e silenciosos, tem uma entrada de DI, tem uma entrada de linha -10 e dá pra ligar um sinal +4 também.
A conversão e o clock são ótimos para o preço. Aliás, isso pra mim é o que eleva a Mbox num patamar acima de outras baratinhas, ela tem uma boa conversão e é ótima pra monitoração. Razoavelmente pouca latência e não tem muito o que dar errado.

Não se estresse com as limitações dela. A placa é barata, se você quer qualidade profissional você vai ter que gastar mais de 5 mil reais numa interface.
Dá pra fazer muita, mas MUITA coisa com qualquer interface dessas.
Não sofra, abra umas sessões e vai fazer música que você vai ganhar mais.

fuzzytoneman
Veterano
# out/12 · Editado por: fuzzytoneman
· votar


Slash_1989

Infelizmente não sei muita coisa sobre ela, quando pesquisei a respeito das novas Fast Tracks não achei muita coisa. Desculpe...

.omni

Sobre a sua primeira citação do meu texto... nessa parte eu estava me referindo à Scarlett 2i2 e não à Mbox 3. Ela realmente tem esse problema do ganho... a Focusrite não lançou o modelo 2i4 só porque as pessoas queriam MIDI, e sim porque a interface precisa de PAD pra atenuar esse ganho. Pode ver, é a mesma interface.

Não encare o meu texto como "choro" ou algo do tipo, não foi essa a intenção. Só acho que esses bugs são bem simples de resolver e não deveriam passar despercebidos pelas empresas.

Se você quiser comprar uma interface para ligar a guitarra direto e se divertir usando um VST da vida, R$ 300,00 que seja, é caro! Ai você resolve pegar uma que dizem ter melhores preamps, aceitando pagar em torno de R$ 500,00 numa Scarlett 2i2 e vê que ela tem esse problema, e que exatamente para o que você quer, não funciona bem. E como falei, de acordo com o que eu li, a linha toda tem esse problema.

Acho que é preciso pesquisar sobre os problemas do produto também, antes de sair comprando ou indicando por ai.

[]'s

MacB0y
Veterano
# out/12
· votar


A minha M-Audio FastTrack 2 faz a mesma coisa nos potenciometros... acabei me adaptando a isso e consegui contornar isso na mixagem, mas no começo realmente atrapalhava.

.omni
Veterano
# out/12
· votar


fuzzytoneman
Ah é, verdade.
Enfim, não sei o que é.

Sobre o lance do ganho:

http://www.musicmatter.co.uk/blog/wp-content/uploads/2012/06/focusrite -scarlett-2i2-front-back.jpg

A chave do canal estava em "inst"? E com o ganho no mínimo ele clipa mesmo assim? E não tem pad? Não é possível que eles tenham dado um mole desses.
O instrumento ligado tem captação ativa?

Se nada der certo e a placa tiver mesmo um problema desse tamanho, a solução (na verdade a melhor opção):

Guitarra -> DI -> mic out balanceado -> pré da interface.

donagilda
Veterano
# out/12 · Editado por: donagilda
· votar


fuzzytoneman
Tenho uma scarlet 18i6 e nunca tive esse problema, no mixcontrol você tem que mudar de line para instrumento não tem chave física é via software, agora quanto a 2i2 não sei se tem o mixcontrol...e além de poder alterar o ganho no pré ainda tenho o fader no próprio mixcontrol. sempre funcionou muito bem pra mim.

Baal
Veterano
# out/12
· votar


fuzzytoneman

Eu tive uma fast track e com Microfone (SM-57) ele só da volume mesmo depois de 3/4 e tinha que controlar bem pois se fosse em ampli ele clipava facil.

Hoje tenho o Eleven Rack......Problema resolvido!

Fica ai minha experiencia, valeu !

Slash_1989
Veterano
# out/12
· votar


Baal
qual fast track?

Baal
Veterano
# out/12
· votar


Slash_1989

Fast TRack II USB.

Valeu

WebTiago
Veterano
# out/12
· votar


Estava querendo justamente comprar a Scarlet 2i2, pois presciso de 2 entradas e irei ligar guitarra em linha. Agora estou em duvida.

El_Cabong
Veterano
# out/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


fuzzytoneman
Eu tenho a Focusrite Scarlett 2i2. com relação a intrumentos de cordas plugados, costumo ligar nela: uma guitarra SX passiva SST62 modelo strato; um violão flat ativo FOX de aço; e um contrabaixo 5 cordas ativo Strinberg CLB17A, ...

Eu nunca tive este problema !!

Obs.: Agora eu estou viajando, mas quando chegar em casa eu vou verificar este negócio da posição da chave: INSTR <---> LINE. Vou ver como se comportam estes instrumentos nestas duas posições. Não lembro agora, mas se não me engano eu uso na posição INSTR. para gravar instrumentos puros (sem pedaleira).

Slash_1989
Veterano
# out/12
· votar


a entrada "line" seria para um sinal ja pre amplificado? qual a diferença entre "mic/inst/line?" digo, em relação a impedancia, etc...

WebTiago
Veterano
# out/12
· votar


qual a diferença entre "mic/inst/line?................. em relação a impedancia, etc...
aaaaaaaaaaaaaaaaa, ai não teve graça

El_Cabong
Veterano
# out/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


Slash_1989
Com relação a impedância de entrada:

MIC << INSTR << LINE

Creio que funciona deste jeito:
Modo MIC (plug XLR): O pré amplificador funciona no ganho máximo. Ele faz uma grande amplificação de sinal.

Posição INSTR (plug P10): O pré amplificador funciona com um ganho baixo. Ele faz uma pequena amplificação de sinal.

Posição LINE (plug P10): O pré amplificador fica desativado. Não há nenhuma amplificação de sinal (faz um by-pass no pré).
_______________________________________

* Se algum intrumento estiver clippando, creio que a solução é gravá-lo com a interface na posição LINE.
** Se a guitarra está sendo gravada com pedaleira o certo é captá-la com a interface na posição LINE.

fuzzytoneman
Veterano
# out/12
· votar


El_Cabong

Sério? Quando puder faça o teste e nos avise, pois comigo, usando a guitarra plugada direto na Scarlett 2i2 e mesmo com o ganho no mínimo, o sinal clipava facilmente. Sim, eu coloquei a chave na posição correta, em INST conforme consta no manual da interface e no Setup Diagram do site da Focusrite.

Como falei, basta jogar no Google "scarlett 2i2 guitar clipping" para encontrar uma série de reclamações sobre este problema.

O modelo novo, 2i4 é praticamente igual mas tem os botões de PAD, que servem para corrigir este problema. Até porque se não fosse isso, não faria nenhum sentido lançar duas interfaces iguais em pouco mais de um ano.

Não me entendam mal, não estou falando mal da marca nem nada disso, só estou relatando um problema do produto. Fiz diversos testes, coloquei a chave na posição LINE também e obviamente o ganho diminuiu, mas também matou o timbre da guitarra. A única solução que encontrei foi comprando um DI Box e isso acabou resolvendo a questão. Mesmo assim, não achei prático ter que usar sempre o DI Box + Interface. Vendi a 2i2 e comprei uma Mbox 3, como falei.

A minha guitarra é uma Fender Strat MIM com captação original, ou seja, nada muito alto na saída...

[]'s

fuzzytoneman
Veterano
# out/12
· votar


Baal

Sim, pelo que eu li, as M-Audio também tem essa mesma característica que eu citei da Mbox 3. O ganho dos preamps é baixo e a partir dos 3/4 de volume tem que controlar a "sensibilidade" do potenciômetro.

Estou com a Mbox 3 a duas semanas e em geral a placa é muito boa, acredito que se usar um mic com saída alta e maior sensibilidade, não será necessário aumentar muito o ganho. Com isso, dá pra evitar também o problema do potenciômetro a partir dos 3/4...

O lance é tentar gravar com o maior headroom possível e depois ajustar o volume da track na mix, como o MacB0y falou.

[]'s

El_Cabong
Veterano
# out/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


Tudo isso com relação a Focusrite Scarlett 2i2 não passa de um grande equívoco !!

Liguei um de meus instrumentos de corda na Focusrite Scarlett 2i2 da seguinte maneira.

- Conectei a Focusrite Scarlett 2i2 na tomada USB do notebook.
- Entrei em: Painel de Controle / cliquei no ícone: Som / cliquei na aba: Gravação.
- Selecionei alí a entrada Scarlett 2i2 como padrão (definir padrão).
- Nesta mesma janela cliquei em: Propriedades / cliquei na aba: Escutar / desativei: escutar dispositivo (pois isto larga um retorno atrasado).
- Pluguei a guitarra com o volume dela no máximo / coloquei a chave do canal da Scarlett 2i2 na posição INST
- A chave: Direct Monitor da Scarlett eu coloquei na posição ON
- Coloquei o GAIN do canal da Scarlett a mais ou menos 40% do máximo (um pouco abaixo da posição central)
- Abri o programa Sound Forge 8.0, e cliquei no menu: Options / cliquei na aba: Audio, e alí eu selecionei o Audio Device Type para o: Focusrite USB2.0 Audio Driver.
- Fechei com OK todas as janelas.

Pronto. Fiz uma gravação da guitarra e ela clipou mesmo !!!
Realmente isto acontece !! Clipa pra caramba !!
___________________________________

... Aí eu tive a idéia de voltar lá no Painel de Controle !!

- Entrei em: Painel de Controle / cliquei no ícone: Som / cliquei na aba: Gravação.
- 1 Clique com o botão direito em cima do item: Entrada Scarlett 2i2 USB Dispositivo Padrão.
- e nesta barra de rolagem, cliquei em: Propriedades.
- Cliquei na aba: Níveis, e vi que alí o volume padrão do Windows é no valor 100.
- Regulei este volume para uns 60.
- Fechei todas as janelas clicando em OK.
- Voltei de novo para o Sound Forge, e gravei novamente a guitarra.

GRAVAÇÃO PERFEITA !!!!
Timbre encorpado, não clipou nenhuma vez, sem nenhum ruído de fundo, ...


O segredo é este.
Gravar instrumentos de corda com o volume principal da entrada de gravação (no Windows 7 / na aba: Níveis) em torno do valor de 50 à 60.
Se gravar com o valor 100 (configuração padrão do Windows) vai clipar mesmo !!

.omni
Veterano
# out/12
· votar


Tudo isso com relação a Focusrite Scarlett 2i2 não passa de um grande equívoco !!

Like I said...

- A chave: Direct Monitor da Scarlett eu coloquei na posição ON

Mas se você tem um direct monitor na interface, por que você desativa isso nas propriedades?
Por que você mexe em configurações do Windows?
Era pra você esquecer que existe o som do Windows e usar só os drivers da interface, ASIO, sei lá o que.

Se o som entra direto digital após o AD da interface não tem porque ele entrar clipando.

Pode parecer que você resolveu o problema (e pode ser que tenha resolvido), mas eu acho grande a possibilidade de você tá monitorando isso aí errado, ouvindo pelos lugares errados.
Tem que entender melhor o signal flow.

donagilda
Veterano
# out/12
· votar


El_Cabong

Confesso que também não entendi, nunca mexi nas configurações de som do windows, apenas configuro a interface nos softwares de áudio e pronto, e na quanto a monitorar o sinal uso a saída de fone da interface sem latência e/ou dependendo de como se quer monitorar faço alterações no roteamento direto no Mixcontrol.

Homem Cueca
Veterano
# out/12 · Editado por: Homem Cueca
· votar


El_Cabong
Na sua interface, ela tem LEDs que indicam o clip, estão acendendo ou é apenas na DAW que distorce?

No mais, na DAW você tá usando o ASIO da interface?

El_Cabong
Veterano
# out/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


Homem Cueca
Ligando a guitarra com o Gain em 40%, e chave na posição INST, na interface só acende o verde (não clipa acendendo o vermelho), acima de 40% já clipa na própria interface.

No programa de gravação já fica clippando direto, nas configurações acima (ganho de 40%), por isso é que tem que abaixar o volume principal da entrada de sinal no:
Painel de controle -> Som -> Gravação -> Propriedades -> Níveis
-------------------
.omni
O Direct Monitor da interface larga um retorno instantâneo, já o retorno aquele que se ativa no: Painel de controle -> Som -> Gravação -> Propriedades este sim tem atraso. Se os dois estão ativados, você fica com dois retornos nos ouvidos (um instantâneo + outro atrasado).

Assim eu coloco em ON o da interface, e desativo o do Windows 7.

Obs.: O Direct Monitor da interface é mono, por isso as vezes eu faço o contrário (coloco em OFF o da interface, e ativo o do Windows 7) nos casos em que eu quero ouvir algo sendo gravado em stereo e eu não estou tocando nada, e assim o atraso não passa a ser um problema, por exemplo, quando estou gravando o meu teclado reproduzindo um arquivo MIDI, e estou monitorando para me assegurar que está tudo tocando certinho.

.omni
Veterano
# out/12
· votar


El_Cabong
Você leu o manual da placa? Me parece que você nao está entendendo bem o signal flow.
O ideal é monitorar ouvindo sempre a volta. Se você tiver ouvindo muita latência, algo está errado. A volta sempre vai ter mais atraso, pra isso serve ouvir a interface, é só pra não atrapalhar a performance. Depois volte a ouvir a volta.

El_Cabong
Veterano
# out/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


.omni
... pra isso serve ouvir a interface, é só pra não atrapalhar a performance...

Mas acho que é isso mesmo que eu faço. Quando estou tocando eu ouço na interface - Direct Monitor (instantâneo) pra não atrapalhar a performance. Fora isso, eu ouço sempre a volta (que tem um certo atrasozinho)

fuzzytoneman
Veterano
# out/12
· votar


El_Cabong

Mesmo assim, isto parece diferente do problema que eu relatei... no meu caso, o problema ocorria mesmo com o ganho 100% no mínimo.

Vejam só:
http://audiogeekzine.com/2012/03/review-focusrite-scarlett-2i2-usb2-au dio-interface/
No tópico "Sound Quality" desse review, bem no final, o cara comenta sobre o problema e até recomenda o uso de um DI.

http://www.gearslutz.com/board/newbie-audio-engineering-production-que stion-zone-trial-beta-forum/741268-help-focusrite-scarlett-clipping-pr oblems.html
O usuário descreve o mesmo problema nesse tópico... observem os comentários.

http://www.ultimatemetal.com/forum/backline/796363-help-focusrite-scar lett-clipping-problems.html
O mesmo usuário descreve o problema nesse outro fórum... observem que tem gente dizendo que isso acontece também nos outros modelos da linha Scarlett.

Bom, de repente nos outros modelos da linha Scarlett seja possível contornar esse problema pelo MixControl, porém, com a 2i2 não é possível usar ele.

[]'s

Homem Cueca
Veterano
# out/12
· votar


El_Cabong
Ligando a guitarra com o Gain em 40%, e chave na posição INST, na interface só acende o verde (não clipa acendendo o vermelho), acima de 40% já clipa na própria interface.

No programa de gravação já fica clippando direto, nas configurações acima (ganho de 40%), por isso é que tem que abaixar o volume principal da entrada de sinal no:
Painel de controle -> Som -> Gravação -> Propriedades -> Níveis


Dá uma olhadinha na DAW, procure pelo driver ASIO da Scarlett lá...deve aparecer. NÃO É para clipar na DAW se não está clipando na interface, o windows só tem a função de registrar o arquivo digital no HD...estranho, estranho, estranho...

donagilda
Veterano
# out/12
· votar


fuzzytoneman

Bom, de repente nos outros modelos da linha Scarlett seja possível contornar esse problema pelo MixControl, porém, com a 2i2 não é possível usar ele.

Talvez, vou fazer uns testes pra ver o que da...porque já liguei uma baixo ativo na 18i6 mas não lembro de ter tido algum comportamento desses.

El_Cabong
Veterano
# out/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


O que eu quero dizer é que no Windows 7 tem este recurso:
Volume principal da entrada de sinal , que faz uma regulagem de ganho na gravação em série com o controle GAIN da interface.

O Windows sempre padroniza e regula este volume para 100%. A pessoa é que tem que entrar alí, e regulá-lo para menos, até o ponto em que a gravação fique num volume bom sem clipar.

Este controle de ganho (volume principal da entrada de sinal) age de ZERO à INFINITO, ou seja, na posição 100% o sinal é totalmente igual ao que vem da interface, na posição 0% o sinal é nulo (só grava o ruido de fundo / não passa nada da interface para o programa de gravação). A pessoa é que tem que achar o ponto intermediário que mais lhe satisfaça.

É um recurso a mais do Windows 7, que estas pessoas (que reclamam do sinal alto da gravação) provavelmente não estejam usando !!!
______________________________________________

fuzzytoneman
Se a tua Scarlett 2i2 está clipando mesmo com o GAIN no mínimo será que ela não está com algum defeito no jack Neutrix ??
Talves algum contato do XLR esteja encostando no plugue P10, e pré amplificando a guitarra como se fosse um microfone.

lopesrapha
Veterano
# dez/12
· votar


Amigos,

Boa tarde!

Sou iniciante no que tange à gravação em casa. Para gravar, utilizo a interface USB Focusrite Scarlett 2i2 (http://global.focusrite.com/usb-audio-interfaces/scarlett-2i2).

Ocorre que simplesmente não consigo gravar NADA devido à latência.

Tá com um atraso insuportável. O que devo fazer?

Algumas informações do Ableton Live:

Audio Driver é o MMX/DirectX
Entrada e Saída é a 2i2

Input Buffer Size é 464 Samples com latência de 4,68ms.
Output Buffer Size é 1264 samples com latência de 13.2ms.
Overall Latency é de 18.0ms.

Observe-se que qualquer valor abaixo de 1264 samples no Output o sinal fica altamente ruidoso.

Note-se ainda que desabilitei o "Escutar dispositivo" do windows. E quando mudo pro Driver Asio, a latência aumenta ainda mais.

Me ajudem, por favor!



Desde já agradeço a atenção.

El_Cabong
Veterano
# dez/12
· votar


lopesrapha
Audio Driver é o MMX/DirectX

Acho que o problema está aí !!!

Deve-se usar o audio driver: Focusrite USB2.0 Audio Driver

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Algumas informações importantes sobre interfaces