Qualidade em Home Studio

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# set/12
· votar


shoyoninja

A verdade é que não adianta, quando a gente cria uma regra aparece alguém que quebra. Seja para o bem ou para o mal, sempre tem alguém que quebra.

Já vi técnicos bons até destruirem uma boa captação. Assim como já vi bons técnicos fazerem gente que nem sabe tocar e sair soando correto. Também já vi excelentes músicos, na maioria músicos excelentes de estúdios, entrarem sem ter ideia do que vai rolar e criar na hora coisas maravilhosas. Já vi pessoas brilhantes trabalharem com zero de organização e sair muito bom. Tem músicos muito bons e que detestam metrônomo, mas que tocam muito no tempo, parecendo uma maquininha. Essa para mim é a parte humana, não duvido de nada. Todavia, as pessoas tem que conhecer seus limites e ficar dentro deles.

Outra coisa muito importante na hora de gravar é afinação. Eta coisa difícil... hehehehe

Obs.: concordo com muita no seu texto também, antes que digam que sou do contra. ;-)

donagilda
Veterano
# set/12
· votar


MMI

Além da importância da afinação tem um outro ponto critico: (TEMPO/ RITMO) é justo começar a cobrar mais pelo trabalho de ficar corrigindo má execução...eu juro que insisto para que saia bom mas depois de umas 10 tentativas eu desisto, e deixo pra corrigir depois, ai não fica aquela maravilha e o cara vai dizer que foi porque gravou num home estúdio...

Adler3x3
Veterano
# set/12
· votar


donagilda e MMI

O pessoal muitas vezes quer gravar mas não ensaiam a peça direito, e acham que dá para corrigir tudo.
O problema do tempo, por mais que se use softwares de correção nunca fica bom o que foi criado fora do tempo.
A falta de ensaio prejudica a perfomance.
Claro existem músicos que são muito bons e fazem coisas maravilhosas como foi dito ao vivo, mas tem uma parcela de improvisação.
Uma música bem ensaiada é um ponto fundamental, um pré-requisito que não pode ser neglicenciado.
Se a música não esta bem ensaiada não dá para gravar.

shoyoninja
Veterano
# set/12
· votar


Só lembrando, não quero ensinar padre a rezar missa ok? Se está saindo coisa boa, continue oras :P

Agora se está ruim, então em algum desses pontos deve estar rolando uma falha muito grave.

Se captou bem e o cara estragou na mix, ele não sabe o que está fazendo oras. Que importância tem se é uma técnico bom em outras situações? Manda uma cartinha pro ouvinte se explicando? Heheheh

Eu não manjo absolutamente nada de Jazz, estragaria o material fácil, fácil. O meu objetivo é mostrar que se com o material bom já não é fácil, imagine só se você ainda tem que acertar uma captação mal feita?

Para quem está fazendo material ruim, a captação precisa dessa atenção, até para saber o que fazer na mix. Porquê não incluir nesse processo escutar material similar? Ouvir os caras tocando ao vivo e gravar para ter referência? Estudar a música em si...

Lembro, denovo, bom e ruim dentro do que eu falei lá em cima.

Vou continuar a escrever mais um pouquinho sobre os outros pontos MMI, talvez mais pra frente no assunto a gente se entenda melhor, não discordo de nada do que você falou na verdade :)

MMI
Veterano
# set/12
· votar


Adler3x3

O problema do tempo, por mais que se use softwares de correção nunca fica bom o que foi criado fora do tempo.

Então... Depende. Tanto o tempo como a afinação é bem legal o uso dos softs de correção. Mas para acertar detalhes, coisas pequenas, diria 1% das notas ou menos ainda. Quando é necessário acertar 50% das notas tem coisa muito errada nisso, não vai ficar bom.

Claro existem músicos que são muito bons e fazem coisas maravilhosas como foi dito ao vivo, mas tem uma parcela de improvisação.
Uma música bem ensaiada é um ponto fundamental, um pré-requisito que não pode ser neglicenciado.
Se a música não esta bem ensaiada não dá para gravar.


É o que eu expliquei acima... Para a maioria é fundamental sim. Uma extrema minoria é capaz de tocar sem ensaio nenhum, mas são caras fenomenais. Por isso que eu não generalizo e digo que sem ensaio não dá para gravar.

shoyoninja

Se captou bem e o cara estragou na mix, ele não sabe o que está fazendo oras. Que importância tem se é uma técnico bom em outras situações? Manda uma cartinha pro ouvinte se explicando? Heheheh

Pois é. Acontece que existem profissionais, geralmente mais novos, que se dizem experientes e bons, até porque já gravaram alguns famosos, mas que na "hora do vamos ver", depois de pago inclusive, se descobre que não é bem assim e deixam a desejar. Já passei por isso. E essa falta de modéstia (ou senso de realidade) atinge técnicos e músicos, acontece do ego inflado obstruir o senso crítico do cidadão. Exatamente o que acontece com o cidadão da propaganda do lado da caixa de texto enquanto eu digito, ele já se auto-entitulou o maior guitarrista do mundo, não nego que é bom, mas já se meteu a tocar com Toquinho e outros e ficou beeeeem para trás deles, fora do estilo que ele se sai bem.

Eu não manjo absolutamente nada de Jazz, estragaria o material fácil, fácil. O meu objetivo é mostrar que se com o material bom já não é fácil, imagine só se você ainda tem que acertar uma captação mal feita?

Para quem está fazendo material ruim, a captação precisa dessa atenção, até para saber o que fazer na mix. Porquê não incluir nesse processo escutar material similar? Ouvir os caras tocando ao vivo e gravar para ter referência? Estudar a música em si...


Concordo plenamente.

Thiago Fernaandes
Veterano
# set/12
· votar


Acredito que nao exista o "elo mais fraco" , todas as coisas formam um conjunto muito importante e a pergunta sempre vai ser "pra qual finalidade você quer ?" , nao existe bom ou ruim, depende pra qual finalidade você quer usar e o que você quer atingir.
Tudo é importante , desde bons equipamentos de áudio até bons instrumentistas. Agora se você quiser saber sobre qualidade de equipamentos, técnicas de microfonacao, dê uma pesquisada melhor no fórum.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qualidade em Home Studio