Autor |
Mensagem |
MMI Veterano
|
# set/12
· votar
shoyoninja
A verdade é que não adianta, quando a gente cria uma regra aparece alguém que quebra. Seja para o bem ou para o mal, sempre tem alguém que quebra.
Já vi técnicos bons até destruirem uma boa captação. Assim como já vi bons técnicos fazerem gente que nem sabe tocar e sair soando correto. Também já vi excelentes músicos, na maioria músicos excelentes de estúdios, entrarem sem ter ideia do que vai rolar e criar na hora coisas maravilhosas. Já vi pessoas brilhantes trabalharem com zero de organização e sair muito bom. Tem músicos muito bons e que detestam metrônomo, mas que tocam muito no tempo, parecendo uma maquininha. Essa para mim é a parte humana, não duvido de nada. Todavia, as pessoas tem que conhecer seus limites e ficar dentro deles.
Outra coisa muito importante na hora de gravar é afinação. Eta coisa difícil... hehehehe
Obs.: concordo com muita no seu texto também, antes que digam que sou do contra. ;-)
|
donagilda Veterano |
# set/12
· votar
MMI
Além da importância da afinação tem um outro ponto critico: (TEMPO/ RITMO) é justo começar a cobrar mais pelo trabalho de ficar corrigindo má execução...eu juro que insisto para que saia bom mas depois de umas 10 tentativas eu desisto, e deixo pra corrigir depois, ai não fica aquela maravilha e o cara vai dizer que foi porque gravou num home estúdio...
|
Adler3x3 Veterano |
# set/12
· votar
donagilda e MMI
O pessoal muitas vezes quer gravar mas não ensaiam a peça direito, e acham que dá para corrigir tudo. O problema do tempo, por mais que se use softwares de correção nunca fica bom o que foi criado fora do tempo. A falta de ensaio prejudica a perfomance. Claro existem músicos que são muito bons e fazem coisas maravilhosas como foi dito ao vivo, mas tem uma parcela de improvisação. Uma música bem ensaiada é um ponto fundamental, um pré-requisito que não pode ser neglicenciado. Se a música não esta bem ensaiada não dá para gravar.
|
shoyoninja Veterano |
# set/12
· votar
Só lembrando, não quero ensinar padre a rezar missa ok? Se está saindo coisa boa, continue oras :P
Agora se está ruim, então em algum desses pontos deve estar rolando uma falha muito grave.
Se captou bem e o cara estragou na mix, ele não sabe o que está fazendo oras. Que importância tem se é uma técnico bom em outras situações? Manda uma cartinha pro ouvinte se explicando? Heheheh
Eu não manjo absolutamente nada de Jazz, estragaria o material fácil, fácil. O meu objetivo é mostrar que se com o material bom já não é fácil, imagine só se você ainda tem que acertar uma captação mal feita?
Para quem está fazendo material ruim, a captação precisa dessa atenção, até para saber o que fazer na mix. Porquê não incluir nesse processo escutar material similar? Ouvir os caras tocando ao vivo e gravar para ter referência? Estudar a música em si...
Lembro, denovo, bom e ruim dentro do que eu falei lá em cima.
Vou continuar a escrever mais um pouquinho sobre os outros pontos MMI, talvez mais pra frente no assunto a gente se entenda melhor, não discordo de nada do que você falou na verdade :)
|
MMI Veterano
|
# set/12
· votar
Adler3x3
O problema do tempo, por mais que se use softwares de correção nunca fica bom o que foi criado fora do tempo.
Então... Depende. Tanto o tempo como a afinação é bem legal o uso dos softs de correção. Mas para acertar detalhes, coisas pequenas, diria 1% das notas ou menos ainda. Quando é necessário acertar 50% das notas tem coisa muito errada nisso, não vai ficar bom.
Claro existem músicos que são muito bons e fazem coisas maravilhosas como foi dito ao vivo, mas tem uma parcela de improvisação. Uma música bem ensaiada é um ponto fundamental, um pré-requisito que não pode ser neglicenciado. Se a música não esta bem ensaiada não dá para gravar.
É o que eu expliquei acima... Para a maioria é fundamental sim. Uma extrema minoria é capaz de tocar sem ensaio nenhum, mas são caras fenomenais. Por isso que eu não generalizo e digo que sem ensaio não dá para gravar.
shoyoninja
Se captou bem e o cara estragou na mix, ele não sabe o que está fazendo oras. Que importância tem se é uma técnico bom em outras situações? Manda uma cartinha pro ouvinte se explicando? Heheheh
Pois é. Acontece que existem profissionais, geralmente mais novos, que se dizem experientes e bons, até porque já gravaram alguns famosos, mas que na "hora do vamos ver", depois de pago inclusive, se descobre que não é bem assim e deixam a desejar. Já passei por isso. E essa falta de modéstia (ou senso de realidade) atinge técnicos e músicos, acontece do ego inflado obstruir o senso crítico do cidadão. Exatamente o que acontece com o cidadão da propaganda do lado da caixa de texto enquanto eu digito, ele já se auto-entitulou o maior guitarrista do mundo, não nego que é bom, mas já se meteu a tocar com Toquinho e outros e ficou beeeeem para trás deles, fora do estilo que ele se sai bem.
Eu não manjo absolutamente nada de Jazz, estragaria o material fácil, fácil. O meu objetivo é mostrar que se com o material bom já não é fácil, imagine só se você ainda tem que acertar uma captação mal feita?
Para quem está fazendo material ruim, a captação precisa dessa atenção, até para saber o que fazer na mix. Porquê não incluir nesse processo escutar material similar? Ouvir os caras tocando ao vivo e gravar para ter referência? Estudar a música em si...
Concordo plenamente.
|
Thiago Fernaandes Veterano |
# set/12
· votar
Acredito que nao exista o "elo mais fraco" , todas as coisas formam um conjunto muito importante e a pergunta sempre vai ser "pra qual finalidade você quer ?" , nao existe bom ou ruim, depende pra qual finalidade você quer usar e o que você quer atingir. Tudo é importante , desde bons equipamentos de áudio até bons instrumentistas. Agora se você quiser saber sobre qualidade de equipamentos, técnicas de microfonacao, dê uma pesquisada melhor no fórum.
|