Dúvida sobre Qualidade de áudio ao exportar Música no Fl-Studio

    Autor Mensagem
    sandrokaza
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: sandrokaza


    Olá galera, estou aqui com uma dúvida meio noob rsrs

    Então, eu faço músicas no programa FL-STUDIO usando samples, instrumentos virtuais orquestrais. Eu queria saber se existe como melhorar a qualidade do áudio dos instrumentos virtuais? notei que eles ficam meio ruins quando a música é exportada para o computador, eu exporto em .WAV mas mesmo assim não fica com uma qualidade muito boa entendem? Se eu usar poucos instrumentos ainda da pra perceber todos, mas se eu usar mais instrumentos fica meio ruim a qualidade do som. Eu só uso a placa de áudio padrão do computador, a que vem com a placa mãe. Já tentei mexer nos equalizadores mas dai piorou mais ainda hehe. Será que se eu adquirir uma placa de áudio externa como uma FastTrack Pro melhoraria a qualidade de áudio dos instrumentos ou coisa assim? Eu só uso o teclado musical pra mexer no programa. Obrigado ae quem puder ajudar :)

    Slash_1989
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    sandrokaza
    tenta exportar em wave 24 bits 44.100 samples... na hora de exportar tem onde arrumar essas informações

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    sandrokaza

    Não me parece ser um problema do FL Studio (que eu uso também) nem da placa de som.

    Sei que vou citar o óbvio, mas você está usando a plataforma de equalização para mixar/masterizar o trabalho? Porque não é só compor...rs.

    Outra coisa, ao exportar, para qualquer formato, sempre haverá uma variação do que você ouvia dentro do Software para algum reprodutor.

    No meu caso, o som, ao ser exportado, fica um pouco mais sem brllho e abafado. Gravando e ouvindo no carro ou no DVD, fui estabelecendo um comparativo, criando parâmetros, mudando minha equalização, até que ela ficasse como eu queria nestes aparelhos.

    Resumindo: Faço uma equalização, que no PC, fica meio exagerada em agudos e brilhos, mas depois de convertido, fica como eu quero.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    sandrokaza

    Quando exportamos para áudio não importa o formato ou a resolução.
    Sempre ocorre uma perda de qualidade em relação ao som que ouvimos dentro da DAW (entre estas o FL).
    Pontos de atenção:
    - Na Daw os controles de equalização, compressores etc..., são mais apurados, mais sensíveis, já os players comuns tem recursos muito limitados;
    - Ao exportar ocorre uma perda de qualidade;
    - O Ideal é ter um bom par de monitores de áudio para fazer a mixagem e a pré-masterização, sem isto fica difícil produzir áudio com qualidade, que toque bem em qualquer player (Microsystem, Som do Carro, Home Theater, Celular, Som num salão, etc...)
    - Quando não se tem bons monitores tem que improvisar, e testar e testar;
    - Nunca confie no som que você escuta no seu computador, pois os seus ouvidos estão acostumados e não serve de referência tem que testar em outras mídias, e conforme o caso voltar ao projeto e fazer alterações;
    - Efeitos - tem que tomar cuidado, equalizações erradas destroem o som do instrumento;
    Muito cuidado no uso de compressores, não se iluda no uso deles para aumentar o volume.
    Se o som do instrumento esta baixo, é porque a gravação foi mal feita (problemas na captação, volume, pré-efeitos), ou o instrumento é ruim mesmo.
    Tente aumentar o volume do instrumento e evite o uso de compressores, que servem para corrigir problemas, mas não são a solução para o volume.
    Reverbs - cuidado com o excesso, e principalmente reverb sobre reverb.
    Muitos instrumentos já vem com o reverb próprio, as vezes é melhor atentar neste ponto, do que jogar indiscriminadamente outros reverbs em cima;
    E cada conjunto de instrumentos de determinado fabricante de software tem as suas diferenças.
    Assim é sempre melhor usar numa peça instrumentos de um mesmo software.
    Nada impede que se use diferentes softwares, mas surge um trabalho extra que é ajustar a sonoridade dos diferentes efeito, para que exista um equilíbrio.
    Você pode ter um teclado com um certo reverb de uma marca, e uma guitarra com outro tipo de reverb, e tem que ajustar.
    Reverb sobre Reverb o resultado é imprevisível, pode até em certos casos ser bom, mas só em efeitos de algumas partes ou passagens da música
    Existem muitos instrumentos virtuais ruins , com problemas que já começam no envelope da dinâmica musica (ADSR - Ataque, Decay, Sustein e Release e outros controles), instrumentos mal projetados.
    O som pode parecer bom, mas fica ruim depois quando incluído numa música.
    - Instrumentos:
    - Cada track tem que soar bem individualmente, este é ponto inicial e fundamental;
    - Quando se tem um instrumento que esteja bem gravado tá tudo bom;
    - Quando se adiciona um segundo instrumento começam os problemas , que exigem mixagem (mistura);
    - Quando entra um terceiro ou mais a coisa complica;
    - Tem que observar o espaço que cada instrumento ocupa, seja na questão sonora, ou nas oitavas musicais, um bom recurso é usar um visualizador de ondas de frequências sonoras para facilitar a identificação dos problemas (observando individualmente, e depois junto com outros instrumentos, ou pares, ou similares)
    - Observando os choques de instrumentos que ocupam o mesmo espaço sonoro;
    - Quando instrumentos ocupam o mesmo espaço, é necessário fazer pequenas alterações no pan;aqui sim tentar usar equalizadores para mudar um pouco as frequências (sem abusar) caso isto não resolva é porque a instrumentação não esta bem feita, e as vezes a única solução é trocar o timbre do instrumento por outro, ou simplesmente dispensar um dos instrumento da peça que estejam em conflito;

    Escutar uma música dentro de uma DAW é um privilégio, sempre vai soar melhor do que em qualquer player.
    E assim não dá para se iludir com o maravilhoso som que sai.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Qualidade de áudio ao exportar Música no Fl-Studio