Autor |
Mensagem |
andrey1004 Veterano |
# jul/12
Ae galera beleza,
Entao, preciso gravar uma produção minha e do meu primo, a gente tem a guita, microfone, amplificadores, pedais, enfim... De equipamentos a gente tem tudo.
Eu posso jogar o som que o meu amp capta da guita pro pc e o pc gravar esse som? Posso fazer a mesma coisa com microfone? Se não quais seriam a solução sem eu ter que usar um VST. Estou tentando gravar com o Reaper.
Valeu :D
|
WebTiago Veterano |
# jul/12
· votar
andrey1004 Não tem tudo. Cadê a interface de audio ou uma placa de som boa ai na lista??
|
El_Cabong Veterano |
# jul/12
· votar
andrey1004 O ideal é tu teres uma interface de audio para conectar os instrumentos, microfones (já que as interfaces tem pré amplificação para microfones) e gravar tudo com 24bits.
Agora!! Se tu não quiseres gastar $$$ com a interface tu podes fazer uma gambiarra que é a seguinte. Liga a guitarra no pedal (e a saída de fones do pedal na entrada line-in da placa de som onboard) e grava a pista de guitarra. Depois Liga o baixo no pedal (e a saída de fones do pedal sem efeitos na entrada line-in da placa de som onboard) e grava a pista de baixo. Depois Liga o microfone no pedal (e a saída de fones do pedal sem efeitos na entrada line-in da placa de som onboard) e grava a pista de vocal. Assim o pedal sem efeitos funcionará como pré amplificador. Placas onboard de computadores com boas placas mãe geralmente gravam com SNR de 78dB e em 16 bits, com isso tu consegues fazer uma gravação razoável, se gravar mantendo o volume alto sem clipar (em 16bits com volume baixo o som se deteriora).
Depois equaliza, mixa e está pronto !!
Eu fazia isso, antes de comprar a minha interface Yamaha Steinberg Ci1.
|
-Dan Veterano
|
# jul/12 · Editado por: Moderador
· votar
A dica do El Cabong é valida, mas uma placa de som é um otimo investimento.
|
andrey1004 Veterano |
# jul/12
· votar
e tem alguma interface mais boa e barata?
|
esdras_63 Veterano
|
# jul/12 · Editado por: esdras_63
· votar
andrey1004 Fast Track Pro! Uso e recomendo. Já vem com pre amps em dois canais e grava dois canais mono simultâneos ou 1 estéreo. Saída pra fone de ouvido e pra monitores de referência. Tem outras equivalentes, mas essa é a que tenho e tiro sonzeira aqui em casa.
Pra gravar as guitarras, sugiro que você microfone seu amplificador. Não tem muito mistério. Primeiro você liga sua guitarra nos pedais e no amp como se fosse tocar ao vivo. Depois pega um microfone (de qualidade boa principalmente, sugiro Shure SM-57), e poe na frente do amp. Geralmente se usa bem perto do falante. Aí você vai tentando e você vê o som que mais te agrada. Quanto mais no centro do falante, mais estalado é o som, e quanto mais pra borda, mais encorpado fica.
Uma dica muito útil para achar a posição do microfone, é deixar uma track no reaper monitorando o microfone e colocar nela um delay simples mesmo, com mix 100%, feedback 0, e time você deixa em torno dos 2 segundos (2000 milissegundos). Aí você faz um som com a guitarra e depois de 2 segundos, ouve no fone (ou monitores) o som captado pelo microfone. Pra você ter o melhor timbre possível, o certo é fazer as dicas que eu passei do delay, e se ver que não foi o som, já muda de posição rápido pra não saturar o ouvido, pois caso sature o ouvido, enquanto ta gravando você acha o som bom, mas depois, acha um lixo hehe.
|
El_Cabong Veterano |
# jul/12 · Editado por: El_Cabong
· votar
andrey1004 e tem alguma interface mais boa e barata
A Steinberg Ci1 está na faixa dos R$ 350 (a mais barata)
Agora se tu queres uma "mais boa", na faixa dos R$ 550, na minha opinião seria a Focusrite Scarlett 2i2.
Obs.: Na faixa dos R$ 550 tem outras: A Fast Track Pro, a Presonus Audiobox, a Tascam US 122, ... Mas creio que a Focusrite Scarlett 2i2 é a melhor delas !!
|
esdras_63 Veterano
|
# jul/12
· votar
El_Cabong A Focusrite não tem midi né?? É legal placa com midi se ele for mecher com vstis (principalmente de piano).
|
El_Cabong Veterano |
# jul/12
· votar
esdras_63 Realmente a Focusrite não tem midi-in e midi-out. A Yamaha Steinberg Ci1 também não tem.
Se ele for usar um controlador Midi mais antigo ele precisará realmente das tomadas midi, mas os mais novos controladores a Midi é via USB (que é melhor e mais rápida)
Eu creio que o ponto alto da Focusrite é a qualidade dos prés !! Por isso tem um preço igual as outras, que vem com tomadas midi.
|
esdras_63 Veterano
|
# jul/12
· votar
El_Cabong Entendi. Eu nunca testei desses controladores midi com saída usb. Eu achava que teria uma latência alta, por isso prefiro ligar na saída midi mesmo.
|
El_Cabong Veterano |
# jul/12
· votar
A transmissão de dados MIDI via USB é sim muito mais veloz !!!
Midi-in e Midi-out é como se fosse uma rodovia com uma mão pra cada lado. Midi via USB é como uma larga Freeway de 5, 6 pistas pra cada lado.
|
esdras_63 Veterano
|
# jul/12
· votar
El_Cabong Legal cara. Não botava fé naquelas saídas usb dos teclados novos heheh
|
andrey1004 Veterano |
# ago/12
· votar
comprei uma placa behringer ub202, paguei 60 reais nela e acredito que pra começo de conversa ja quebra muito o meu galho... So que tem um probleminha, eu so consigo gravar 1 instrumento por vez... Ai eu vou direto ao paraguai e vi uma mesinha de som da behringer, acho que eh a xenyx, so nao lembro o modelo, custava US$70,00... Sera que isso resolveria meu problema?
|