Amplificação de bateria eletrônica em Home Studio

    Autor Mensagem
    Fulilico
    Veterano
    # jun/12


    Sou iniciante no fórum
    Tenho um bateria Roland TDK9 e vou criar um Home studio em casa, em uma área de 13m2, apenas para diversão com amigos. Não sou profissional, mas gostaria de fazer gravações de nossos ensaios. As minhas dúvidas são:
    1) Quais os equipamentos que poderia usar?
    Na Made in Brazil, me aconselharam um sistema que seria legal e econômico ( ? ): comprar duas caixas ativas da marca Selenium com 400w cada uma, ligar à uma mesa com interface e, esta interface, ligar ao computador. Então ligaria tosdos os instrumentos à mesa (Bateria eletrônica= 2canais, baixo, guitarra, teclado e voz)
    2) Alguém teria outra sugestão?
    3) Com este sistema, vou ter uma boa qualidade de TODOS os instrumentos? O som dos instrumentos não ficarão muito misturados?
    4) A ampla gama de frequências que a bateria exige serão satisfeitas?
    5) Conseguirei gravar em pistas separadas cada instrumento?
    6) Necessito de toda esta potência (2 caixas de 400w cada) para um espaço de 13m2?

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Fulilico
    1) Quais os equipamentos que poderia usar?
    infinitos tipos

    Na Made in Brazil, me aconselharam um sistema que seria legal e econômico ( ? ): comprar duas caixas ativas da marca Selenium com 400w cada uma, ligar à uma mesa com interface e, esta interface, ligar ao computador. Então ligaria tosdos os instrumentos à mesa (Bateria eletrônica= 2canais, baixo, guitarra, teclado e voz)
    nao da pra saber o que seria economico sem saber o que voce ja tem.

    mas nao pareceu muito economica essa sugestao nao. nem muito boa no quesito sonoro (como vai ligar as guitarras e baixo na mesa?)

    o que voces tem?
    - mesa de som e caixas amplificadas
    - amplificadores pros outros instrumento - guitarras, baixo, teclado
    - amplificador para a bateria
    - computador
    - interface

    2) Alguém teria outra sugestão?
    depende do que voce tem.
    se é só pra gravar pra diversao, é muito mais simples ter um gravador com mic ambiente.

    3) Com este sistema, vou ter uma boa qualidade de TODOS os instrumentos? O som dos instrumentos não ficarão muito misturados?
    qualquer gravação de ensaio nao vai ficar muito boa. pra ficar bom teria que gravar em canais separados e depois mixar.
    mas dá pra chegar em niveis bem legais com um gravador simples.
    (procure topicos sobre o zoom h4 e zoom h1, o pessoal usa pra gravar ensaio e fica legal).

    4) A ampla gama de frequências que a bateria exige serão satisfeitas?
    todos os instrumentos tem uma ampla gama de frequencias. quem vai

    5) Conseguirei gravar em pistas separadas cada instrumento?
    nao. a nao ser que compre uma interface muito boa (e muito cara), o que é uma perda de tempo pra alguem que nao sabe nada do assunto.

    6) Necessito de toda esta potência (2 caixas de 400w cada) para um espaço de 13m2?
    acho que nao.
    voce vai ter 800w. eu ensaio com um PA de 200w e ja dá.

    Fulilico
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    1) Iremos aproveitar "apenas" os instrumentos: Bateria eletrônica, guitarra, baixo e teclado. Queremos montar o estúdio para ensaio "do zero"
    Conforme me orientaram na loja citada, teria que comprar uma mesa na qual ligaria todos os instrumentos e, esta mesa, ligaria em duas caixas ativas de 400W cada uma.
    Então, gostaria de saber se o que o vendedor sugeriu ficará legal.

    4) Sabemos que todos instrumentos tem uma gama grande de frequência, mas assim como o baixo necessita uma caixa com determinada configuração, a bateria também. Para bateria, conheço apenas as caixas da Roland PM10 e PM 30,
    Então, a minha dúvida: as 2 caixas ativas de 400w da Selenium suportarão bem e com qualidade o som do baixo, dos bumbos, pratos e demais instrumentos?

    5) O vendedor me sugeriu uma mesa com interface
    Desta forma, conseguiria gravar os instrumentos em pistas separadas?

    6) Em relação a potência de 2 x 4000W, a explicação dada pelo vendedor é que seria para aguentar o baixo e o som do bumbo
    Estão de acordo

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Fulilico
    Conforme me orientaram na loja citada, teria que comprar uma mesa na qual ligaria todos os instrumentos
    mas ligar como?
    se plugar a guitarra e o baixo direto na mesa nao fica bom nao.
    bateria e teclado acho que dá.

    5) O vendedor me sugeriu uma mesa com interface
    Desta forma, conseguiria gravar os instrumentos em pistas separadas?
    depende da interface da mesa. a principio eu acho que nao.
    as mesas mais simples tem apenas uma saida mix estereo.
    uma interface pra gravar tudo (pelo menos 5 canais, um pra cada instrumento e um pra voz) não é algo barato, ainda mais embutido na mesa.
    tem mesas que gravam varios canais separados.

    6) Em relação a potência de 2 x 4000W, a explicação dada pelo vendedor é que seria para aguentar o baixo e o som do bumbo
    Estão de acordo

    fica com folga, o que garante que nao vai ter problemas com os graves.
    nao depende só da potencia, mas tambem do tamanho do woofer da caixa. se for um falante de 10" vai ficar faltando grave de qualquer jeito.
    eu imagino que nao, desse tamanho deve ser no minimo 12" ou 15".
    mas eu acho um exagero de potencia.

    enfim, eu nao entendo tanto pra responder tudo, vejamos se aparece mais gente.

    eu conheço a made in brazil, o pessoal costuma ser sério, mas eu to com a impressao que o vendedor se empolgou em te oferecer produtos.
    acho que dá pra equacionar melhor e comprar mais o que voce precisa.

    parte do problema é que voce tambem nao sabe exatamente o que precisa. voce tá com várias vontades, e pra supri-las voce teria que comprar ate mais coisa do que ele sugeriu.

    equipamento pra ensaio é um pouco diferente de equipamento pra gravação. comprar um kit pros dois vai ser bem grande.

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Aproveitando pra deixar um depoimentos:

    Fui na Teodoro nessa ultima sexta, e passei na made in brazil. Não sei se foi nessa que nosso amigo aqui passou, mas enfim, vale a reflexão.

    Por coincidencia eu estava procurando mesa pra montar um kitzinho de PA.
    Eu gosto dessa loja pois é grande, tem sempre variedade e preços legais.
    Em geral eu gosto dos funcionarios, mas nem todos são tao bacanas. Os caras do violão são, eles sempre dao muita atenção e explicam bem.

    já o cara que eu falei não gostei não. empurrava pra caramba os produtos e não entendia do que tava falando. nitidamente o cara não entende das mesas que ta empurrando.
    se foi um desses que ofereceu aqui nesse topico, nao vai nessa.

    desconfio que seja o mesmo, pois ele falou a mesma coisa: "leva uma mesa com usb que voce já usa pra gravar no computador"
    perguntei se abria todos os canais ou só o mix estereo, o cara nem entendeu minha pergunta. respondeu "abre a mesa igualzinho no computador".

    bicinh
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Fulilico
    já que a sua batera é eletronica..
    eu acredito que um sistema de retorno de fones + uma mesa com interface multipistas já te ajudaria.. só que isso não é barato.

    até evitaria a barulheira de um ensaio comum (com bateria acustica), coisa que acho que incomoda MUITO!!

    sistema de retorno http://www.audiodiscovery.com.br/ecommerce_site/produto_7244_4814_Sist ema-retorno-de-palco-com-fio-Amp-de-fones-HAE-8000-PRO-+-8-fones-+-ext ensores-de-5-metros-+-acessorios


    a mesa que grava multipistas http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428415297-alesis-multimix-16-us b-20-interface-de-gravacao-multpistas-_JM


    pesquisando, da pra achar isso tudo bem mais barato..
    acho que é o que eu tentaria no seu caso..
    aí voce ja teria um setup bem interessante pra ensaiar, gravar e etc.
    com essa mesa voce poderia usar a guitarra e o baixo com VST.
    já economizaria nos amps e etc.

    Fulilico
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    1) Porque não fica legal o som da guitarra e do baixo ligado à mesa?
    2) Se a mesa não abre todos os canais só o mix stereo, quer dizer que a gravação é feita toda numa única trilha apenas?
    3) Se comprar 2 caixas com subwoofer de 12 ou 15 polegadas, posso ligar todos os intrumentos nelas?
    4) Hoje, fiquei mais confuso. Em outra loja, me sugeriram montar um sistema como se fosse um som mecânico de festa: compraria a mesa para ligar todos os instrumentos e um home theater com um sub-woofer de 12', demais caixas e receiver. Isto pode funcionar bem ?????
    5) Enfim, vamos ter que comprar todos os equipamentos (exceto instrumentos). O que tu sugeres?

    guitarg3
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Fulilico
    o baixo ligado direto na mesa ate pode ficar legal.. ms a guitarra direto na mesa so vai ficar legal se vc nao usar distorçao.. ou se for usar ae tem q usar junto um simulador de falante de guitarra.. se nao vai ficar um som abelhudo horrivel a distorção...

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    bicinh
    eu acredito que um sistema de retorno de fones + uma mesa com interface multipistas já te ajudaria.. só que isso não é barato.
    tem um tópico bem legal discutindo isso:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/208629

    Fulilico
    1) Porque não fica legal o som da guitarra e do baixo ligado à mesa?
    por causa da diferença de impedancia e da ausencia de um preamp.
    se quiser, pesquise mais sobre isso que tem bastante coisa pelo forum.
    se nao quiser, apenas acredite: o som fica uma porcaria.

    o baixo fica menos pior, a guitarra fica bem ruim.
    a nao ser que use uma pedaleira com simulador de amplificador, aí fica usavel.

    o ideal seria ter um direct box.

    2) Se a mesa não abre todos os canais só o mix stereo, quer dizer que a gravação é feita toda numa única trilha apenas?
    sim. numa trilha estereo, ou seja, só dois canais.
    eu acho muito provavel que foi uma dessas que voce viu. uma mesa que abrisse todos os canais provavelmente é bem cara.

    3) Se comprar 2 caixas com subwoofer de 12 ou 15 polegadas, posso ligar todos os intrumentos nelas?
    acho que sim.

    e um home theater
    esquece isso. isso é pra assistir tv, nao pra ensaiar.

    5) Enfim, vamos ter que comprar todos os equipamentos (exceto instrumentos). O que tu sugeres?
    uma mesa e um par de caixas amplificadas já daria pra ensaiar razoavelmente bem.
    mas depende do resto do equip, que voce nao explicou ainda.

    o ideal seria a mesa pra mandar mic, bateria e teclado.
    e mais amplis pras guitarras e baixo.

    Fulilico
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Ok, pessoal
    Obrigado pelas dicas

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Minha duvida é parecida
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/288955/

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Jonas F. L.
    · votar


    Minha dica é: Quer gravação? Interface
    Quer ensaiar? Mesa.

    Não adianta ficar misturando um monte de coisa sem querer gastar nada, foca nos seus objetivos que você ganha mais. Se quiser só gravar o ensaio, compra um gravador (como os da zoom que falaram) e faz um mix manual antes da gravação (equalizar, ajustar volumes, posição do gravador, etc.), que tendo uma bateria eletrônica, fica muito mais fácil de fazer.

    Se for só pra ensaiar sem gravar nada, vai de [Mesa + Caixas Ativa + Passiva] ou [Mesa + Potência + Caixas Passivas] que você já consegue ensaiar bem. Se tiver mais dinheiro pra ensaiar, investe num sistema de retorno por fones, como já falaram também. Não esqueça dos amps próprios pros instrumentos ou pedaleiras que tenham função de DI + Simulador de Amp e Falante (Algo como as PODs HD).

    PS: Pra amplificar bateria é bom ter uma caixa que reproduza bem tanto graves como médios e agudos, acho que uma caixa com um driver de 15" + um tweeter aguentaria bem, se ficar muito cara compra uma de 12". Se eu falei merda, alguém por favor me corrija.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificação de bateria eletrônica em Home Studio