Bateria eletrônica no home studio

    Autor Mensagem
    Caiocolombini
    Veterano
    # mai/12


    O tópico diz tudo galera, vcs acham a vale a pena investir numa bateria eletrônica (daquelas q até parecem com uma bateria ^^) ou algo parecido pro home studio, ou se virar com os softwares mesmo?

    Eu tenho uma inclinação de preferir talvez investir em uma pq acho q deve dar um trabalho do cão montar toda a batera da música, sem uma batera. Mas me digam oq acham, e quais vcs comprariam pra começar, bom custo x benefício e tal, se souberem. Valeu gente

    makumbator
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    Caiocolombini

    A melhor coisa em um home studio é combinar as duas coisas: a bateria midi(com o formato e peças de uma bateria acústica) executando software de sampler (Ezdrummer, superior drums, Battery, Addictive drums, Modern drums, etc...).

    Assim vc tem o melhor dos dois mundos, que é a humanização e realismo que se consegue ao criar as linhas em uma bateria no formato da acústica com a qualidade sonora dos samplers (que é difícil de se obter em um home studio modesto). Outra vantagem é que não causa o problema de barulho que uma bateria acústica demanda.

    Casper
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    O makumbator disse tudo.
    Eu tenho uma Alesis DM5 que é uma mão na roda.
    Eu gosto dos pads da Alesis, são relativamente silenciosos,
    e o módulo DM5 é bem configurável.

    zugo
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Já aproveitando o Tópico do amigo Caiocolombini, eu também tenho a mesma dúvida e queria saber a opinião de vocês sobre a Medeli DD 502... e ainda, quais modelos de baterias eletrônicas vocês indicam.

    Caiocolombini
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    makumbator

    Era exatamente isso q eu pretendia fazer cara, muito obrigado por me dar certeza ^^

    JJJ
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    zugo

    Eu tenho uma dessas simples (a minha é uma Shelter) e acho que, se você não pretende gastar uma fortuna, nem usar em situações muito "duras", tipo ensaios pesados ou shows, ela segura a onda.

    Eu uso a minha para criar as levadas e, quando tem algo muito complexo que não dê pra fazer, pelas limitações dela ou minhas - já que não sou baterista... - aí eu recorro a loops ou frases prontas de pacotes midi. Tem funcionado perfeitamente.

    xita5200
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Se tiver espaço é numa boa.
    Eu tenho é uma MPD, e gravo a bateria com ela,não ocupa muito espaço e é muito boa.

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Além do barulho tem que levar em conta a questão $$$$


    Vc vai comprar uma bateria e ainda tem que comprar os mics. Tua mesa de som é pequena? Ih então vai ter que comprar uma mesa de som maior.

    Como vc disse, é HOME studio, então use a bateria midi por enquanto. Depois vai investindo. O resto, o makumbator disse tudo

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Na minha opinião, uma coisa que dificílima de se imitar com bateria eletrônica é o CHIMBAL.
    O chimbal é um caso a parte.
    Eu acho que até pode-se usar uma bateria eletrônica num estúdio, mas coloca alí do lado dela um chimbal microfonado.

    Ou então deve-se usar vários samples para os diversos tipos de toques:
    - toque na cúpula fechado,
    - toque na cúpula um pouquinho aberto,
    - toque na cúpula medianamente aberto,
    - toque na cúpula aberto,
    - toque na cúpula totalmente aberto,
    - toque em cima fechado,
    - toque em cima um pouquinho aberto,
    - toque em cima medianamente aberto,
    - toque em cima aberto,
    - toque em cima totalmente aberto,
    - toque na borda fechado,
    - toque na borda um pouquinho aberto,
    - toque na borda medianamente aberto,
    - toque na borda aberto,
    - toque na borda totalmente aberto,
    - som de fechamento do chimbal.

    Obs.: todas estas situações acima de toque no chimbal, para umas 4 ou 5 velocidades diferentes de toque

    Caiocolombini
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Jabijirous

    Pq vou ter q comprar mics? a bateria é eletrônica cara ._.

    e só uma dúvida, bateria MIDI é aquela dos programas? q vc tem q praticamente ser um deus pra conseguir tirar algum proveito? a não ser q seja daqueles softwares onde vc programa elas pelo teclado do pc ou teclado de música mesmo?
    pq se for, eu prefiro comprar a bateria eletrônica, ligar na entrada MIDI da placa de som, gravar, e usar samplers fodidos de bateras gravadas em estúdio, não acha mais proveitoso?

    makumbator
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    Caiocolombini
    Pq vou ter q comprar mics? a bateria é eletrônica cara ._.

    Ele se referia comparativamente à bateria acústica, que exigiria a compra de vários mics, interface com várias entradas separadas (ou mesa de som para fazer uma pré mix da batera).

    e só uma dúvida, bateria MIDI é aquela dos programas? q vc tem q praticamente ser um deus pra conseguir tirar algum proveito? a não ser q seja daqueles softwares onde vc programa elas pelo teclado do pc ou teclado de música mesmo?

    Não tem que ser um deus, basta saber tocar a bateria e configurar corretamente a bateria midi e o programa que irá receber seu sinal.

    eu prefiro comprar a bateria eletrônica, ligar na entrada MIDI da placa de som, gravar, e usar samplers fodidos de bateras gravadas em estúdio, não acha mais proveitoso?

    Ué, mas isso que a bateria midi eletrônica faz oras! Vc passa o sinal midi dela para o computador (que grava em um pista midi em um programa host). Depois vc pode usar esse arquivo midi que foi gerado com a bateria em conjunto com samplers, que irão ler cada nota midi tocada e a substituirá pelo som da peça em questão, com a velocity e o tempo da execução.

    É que essas baterias midis podem usadas também com módulos externos (que geram o som a partir do midi, de maneira parecida com os samplers, mas nesse caso sem um computador).

    Caiocolombini
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    makumbator

    Ahhhhhh, não saquei o papo de comparação dele D:

    Sobre a batera midi, eu quis dizer, q eu prefiro ter a batera mesmo pra controlar os sinais, do q usar o teclado saco? prefiro "tocar" a bateria mesmo IASUHaiush não sei se ficou entendível ._.

    mas brigado por ajudarem com o post

    makumbator
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    Caiocolombini

    Sobre a batera midi, eu quis dizer, q eu prefiro ter a batera mesmo pra controlar os sinais, do q usar o teclado saco? prefiro "tocar" a bateria mesmo IASUHaiush não sei se ficou entendível ._.

    Vc pode controlar com o computador ou no módulo. Aqui um exemplo de um usuário aqui do FCC tocando com uma bateria dessas e o Ezdrummer de sampler:

    http://www.youtube.com/watch?v=mPw-rqXEDYM&feature=uploademail

    Caiocolombini
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    makumbator

    Nooooooossa, ficou muiiiito maneiro cara o/
    com certeza será uma das minhas próximas aquisições ^^'

    abraços =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bateria eletrônica no home studio