Prioridades para o Home Studio!

    Autor Mensagem
    Caiocolombini
    Veterano
    # mai/12


    Olá galera, queria pedir uma ajudinha pra vcs...preciso dar prioridade à algumas coisas q vou comprar pro home studio, mas não sei a q devo dar maior prioridade.

    É o seguinte...no meu home studio irei gravar todo tipo de instrumento (menos sopro) e fazer ensaios de bandas tb, então gostaria de saber se devo primeiro adquirir todos os instrumentos, ou os equipamentos D:

    Aqui eu já tenho:
    Equipamentos:
    .Uma interface de audio, o pc, mixer (pra casos onde seja necessário) potencia, caixas passvias.

    Instrumentos:
    .2 violões (um de nylon e um de aço), 1 piano e 1 teclado

    To juntando dinheiro faz algumas semanas, e já da pra escolher entre algum instrumento novo (baixo ou batera) ou outros equipamentos (software pago ou teclado controlador)

    Me digam a q vcs dariam prioridade ^^

    Abraços

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Caiocolombini
    1 - Sistema de Monitoramento - Um bom par de monitores se faz urgentemente necessário

    2 - Bons mics para captação de instrumento, Shure SM57 e SM58 pau para toda obra

    3 - Teclado controlador é uma ótima pedida, Cakewalk Apro vira superfície de controle da DAW inclusive

    4 - Falando em DAW, softwares originais é muito bom para ter suporte e acesso aos updates

    5 - Cabos de boa qualidade, grande parte do ruído que não se resolve vem de cabos vagabundos

    Só para começar hehehe

    TheJcRibeiro
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Edson Caetanocertissimo concordo com vc. apos adquirir todos estes equipos que o Edson citou, pense na bateria, bons pratos boas peles. em gravação temos 3 etapas, captação, mixagem e masterização, se vc falhar em um destes processos todo o conjunto sera comprometido, então vá melhorando por etapas melhora todo teu sistema de captação, uma batera. é isto ai . boa sorte abraços

    Caiocolombini
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Edson Caetano

    Brigadão pelas dicas brother,
    Vc acha q 1 shure SM57 e 1 SM58 já resolvem? Ou preciso de mais de cada um?

    Que monitores de áudio são os mais recomendados?

    Abraços

    Caveiras Buchudas
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Caiocolombini
    As dicas dos colegas foram excelentes, porém, estúdio para ensaios e estúdio para gravações são coisas completamente diferentes.

    Com o estúdio para ensaios você terá o retorno do investimento mais cedo o que não acontece com as gravações.

    As dimensões das salas também variam. Qual o tamanho da sua?

    No meu ponto de vista, você deveria priorizar um dos dois.

    Você pode: Comprar a bateria, mics, pedestais e amps pra instrumentos.

    Começa a alugar o estúdio para ensaios, com a grana que já vai entrar pode ir investindo nos outros equipos para gravações.

    Ao mesmo tempo, pode gravar alguns ensaios pra ir pegando experiência.

    Espero ter ajudado. Ou será que te confundi mais ainda??? hahahaha

    Abraço!

    Caiocolombini
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Caveiras Buchudas

    Então amigo, eu pretendia usar a mesma sala para as duas coisas ^^ tipo, é uma sala grandinha até, e estou comprando espuma acústica feitas sob medida, pra isolar o som da sala toda, aí acho q da pra usarela pras 2 coisas,será q não? Pq nunca vo ter 2 salas em casa q eu possa "roubar" dos meus pais shiuahsuahsuash....essa q eu uso eles construiram pra ser a sala de musica mesmo.

    Eu tava realmente pensando em primeiro conseguir todas as coisas necessárias para realizar ensaios, e depois com a grana do aluguel, investir nos equips. pra gravação, acha q é plausível?

    Brigado pelas dicas ae

    TheJcRibeiro
    Brigado pelas dicas tb cara

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Caiocolombini
    Se vai fazer um studio profissional esqueça da idéia HOME... faça a sala pensando em ser um empresário do ramo e não um curioso

    - Espuma Alveolar não isola sala nenhuma, isso é a maior lenda, e se colocar ela em toda a sala vai matar a já provável pouca ambiência da sala, aumentar drásticamente a umidade, ou seja não vai resolver nada para você, vai piorar

    Portanto 1 de tudo, invista seu dinheiro em um isolamento adequado da sala, box in the box é a melhor saída, portas duplas, ar split... nada disso é barato e faz toda a diferença de uma sala profissional de uma amadora

    Com o isolamento acústico resolvido, aí sim passa para o tratamento acústico, que deve ser calculado em cima das dimensões da sua sala e dos equipamentos que vão aí dentro, novamente nada disso é barato e faz toda a diferença de uma sala profissional de uma amadora

    Se vai trabalhar mesmo com isso, aconselho procurar ajuda profissional, sabia que o barato sai caro, eu já bati tanta a cabeça que já perdi a conta do tamanho do prejuízo que já tomei com home studio, imagina em um studio profissional seja ele de ensaio ou gravação

    Concordo com o colega acima, priorize primeiro uma atividade na sala, comece pela de ensaio, já que realmente é a que vai virar primeiro e acaba sendo mais barato e menos técnico

    Posteriormente invista na gravação, mas como já deve imaginar, nunca vai conseguir montar algo bacana para fazer isso dentro de uma sala apertada de ensaios, precisa de espaço para posicionar os monitores o ponto de audição ou sweet spot precisa ser definido com calma e o lugar sempre vai cair em cima de algo como uma bateria, vai precisar ficar desmontando e montando equipamentos toda a hora ...

    Já, um home studio nos permite um nível de especialização muito menor

    Ou seja... defina exatamente suas prioridades, quantidade de $$$ a se investir, se vai mesmo virar um comércio e fonte de renda, ou vai ser apenas home hobby studio mesmo

    Aí sim dá para priorizar os investimentos numa linha mais coerente

    Caiocolombini
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Edson Caetano

    Nossa cara, preciso de ajuda pra entender os termos que vc usou aqui:

    Portanto 1 de tudo, invista seu dinheiro em um isolamento adequado da sala, box in the box é a melhor saída, portas duplas, ar split...

    pq não saquei essa parte....de resto, acho q vc acertou tudo mesmo, mas eu preciso conseguir me definir, se vou levar isso pra frente e gastar zilhões, ou só brincar e ganhar uns troco de vez em qdo ^^'

    abraços

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Caiocolombini
    É o que eu falo, quer ser profissional começa a pesquisar sério e ir atrás de profissionais...

    Box in a box, é uma caixa dentro de outra, ou seja literalmente criando uma nova sala dentro da original, totalmente desacoplada da outra, utilizando amortecedores, molas, etc... Isolando frestas para criar um vácuo entre esta sala e o a outra, aliado a materiais densos, forma- se uma excelente isolação acustica, basicamente

    Uma sala de ensaio faz muito barulho, se seus pais nao forem extremamente compreensivos, se você nao tiver um bomtrabalho de isolamento pode dizer adeus a sua sala, porque eles vão mandar coce desligar tudo Hehe

    Isso é um ponto crucial, que normalmente mela a grande maioria dos projetos Hehe, inclusive o meu... Minha esposa expurgou minha sala de ensaio, hoje só tenho um home Studio mesmo, bem caprichado, para fazer barulho pago uns reaizinhos com a banda e vamos para alguém que trabalha com isso profissionalmente

    Caiocolombini
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Edson Caetano

    Vishi mano, mas então eu ia ter q fazer uma reforma em casa? D:
    Isso ta meio super longe da minha capacidade ;/

    Eu acho q o negócio vai ser começar bem amador mesmo, e evoluir conforme os dinheiros vierem ^^' Vc sabe algum método amador usado pra melhorar a acústica e isolar o som? (por favor, não diga "bota umas caixas de ovo") hahaha

    Brigado por esclarecer =]
    abraço

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Caiocolombini
    Isolamento Acústico = $$$, para ter um resultado satisfatório infelizmente é necessário injetar grana, não tem solução alternativa ou barata... a única coisa que pode ter certeza absoluta, espuma não isola NADA

    Material para isolamento acústico tem que ter densidade alta, lã de rocha por exemplo, para evitar a transmissão de som, as paredes tem que ser desacopladas do restante da casa, uma parede dupla de drywall interna a sala com um espaço de 5cm e recobertas com lã de rocha seria a alternativa mais barata que eu vejo

    Isso é isolamento... tratamento é outro passo que aí sim, vai alguns difusores, alguns absorvedores, espumas em locais estratégicos e tudo mais

    Precisa de um estudo completo da sala, dimensões, o que vai ter lá dentro, equipamentos... isso para ser no mínimo um pouquinho profissional

    E agora hehe...
    Começa com o home studio, vai aprendendo, vai lidando, vai amadurecendo a idéia que é isso mesmo que quer, e pense que vai ter que investir dinheiro, ué um comercio precisa ser montado

    Caiocolombini
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Edson Caetano
    Só um último pedido amigo. Você me indicar algum livro que trate mais dessa parte de isolamento/tratamento acústico? por exemplo, coisas q devem ser levadas em consideração para escolher oq fazer, materiais, etc?

    agradeço desde já =]

    ped.mig
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    bicho, primeiro instrumentos, depois [/b][/u]TRATAMENTO ACUSTICO,[u][b] depois equip de audio

    Caiocolombini
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ped.mig

    Me ensina todas as técnicas de tratamento acústico q eu posso fazer num home studio? Ou me indique algum livro q ensine esse tipo de coisa?
    Valeu abraços

    kiki
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    Caiocolombini
    e estou comprando espuma acústica feitas sob medida, pra isolar o som da sala toda
    cara, voce ta fazendo o tradicional erro que todo mundo comete - eu inclusive - ate entender como funciona: confundir tratamento acustico com isolamento acustico.

    tratamento = deixar o som da sala melhor. acertar as reverberações por faixa de frequencia, pra ficar agradavel pra alguma finalidade.

    isolamento = nao deixar som vazar. seja de dentro pra fora ou vice-versa.

    espuma é tratamento.

    e chamar de homestudio é bondade sua.
    pra mim, homestudio significa antes de tudo nao entrar em grandes investimentos principalmente espaciais, que são mais complicados. significa nao reformar nada.

    pra mim, se tem que fazer isolamento, já nao é bem um homestudio (mesmo que seja em casa).

    Caiocolombini
    Me ensina todas as técnicas de tratamento acústico q eu posso fazer num home studio?
    mano, existem engenheiros e arquitetos especializados nisso. voce nunca vai aprender TODAS as tecnicas assim da noite pro dia, muito menos pela internet.
    mas voce pode aprender bem os fundamentos, isso se aprende em poucos meses e na internet. mas exige estudo.
    ja vi ótimos manuais rolando pelo forum, e tambem sites explicando. da uma busca ai.

    kiki
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    To aqui refletindo sobre o assunto, e ficou uma dúvida, peço opiniões.

    qual o conceito de homestudio?

    Pra mim, é montar um esquema de gravações e edição de áudio sem precisar interferir no espaço construído. Ou seja, pode ser em casa.

    Investe-se nada ou quase nada em tratamento acustico, nada em isolamento.
    E investe-se primordialmente em equipamentos.
    Ganham prioridade recursos em linha (teclados, vsti, simuladores de ampli para guitarras, bateria eletronica, etc.) e perdem prioridade gravações microfonadas, sobretudo as de grande volume acustico (bateria, metais), ainda que seja possivel violoes e voz, etc.

    assim sendo, bateria e ensaio de banda não cabe no meu conceito de homestudio.

    kiki
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/193452/#5464737

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    kiki
    Pelo sentido direto da palavra, Home Studio é um Studio em Casa, não interessa se é aquele bem simples que tenho no canto do quarto ou se é a central de produções do Hans Zimmermamm, esta dentro de casa é um Home Studio

    Mas esse conceito de home studio não foi definido, dá margem a qualquer tipo de interpretação como a minha e como a sua hehe, um artigo do meu professor fala um pouco sobre isso
    http://www.audicaocritica.com.br/opiniao/2105-home-studio-a-todo-vapor

    Caiocolombini
    Cada um vai ter uma opinião diferente, afinal a maioria aqui é composta de amadores, curiosos e entusiastas da área, então cuidado, a saída é ler e ler muito, no fórum já foi muito descutido exatamente a sua pergunta, eu mesmo já respondi mais de 10, está tudo bem explicado

    A sua pergunta é tão abrangente que não dá para passar em um post, e sim em vários posts, e isso já foi feito através dos anos aqui, de uma pesquisadinha

    Sobre a literatura, um colega abriu recentemente um tópico exatamente para indicação de livros para home studio, é recente, está na primeira página, então dá uma passadinha por lá e veja isso, se não achar dá um toque que eu coloco o link aqui

    Até mais

    kiki
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    Edson Caetano
    muito bom o artigo, gostei!
    me interesso bastante pelas perspectivas futuras da produção musical.

    é, essa ideia de homestudio, sua e do autor, abrangem até o nivel quase profissional.
    segundo o próprio artigo, ele ta pensando em qualquer estudio que não seja comercial.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    kiki
    Sim, o Home Studio atual, já tem um poder de fogo e uma qualidade violenta, tanto em nível de equipamentos como em qualidade de mão de obra, já que o pessoal está cada vez mais cedo começando com isso, muito maior comparado com o que existia poucas décadas atrás...

    Mas porque não chega ao nível de gravadora profissional... porque o orçamento e o número de profissionais envolvidos, nas mais diferentes áreas, desde logistica, a produção, marketing, distribuição das gravadoras, atropela os Home, claro

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    kiki
    Edson Caetano

    Para mim a definição de home é "estúdio em casa" e só, acaba aí. Pode ser um moleque com um PC e placa onboard num cantinho de sua casa como pode ser algo de alguns milhões e super profissional. É só o fato de se poder fazer em casa, com calma e num ambiente acolhedor, sem o ponteirinho das horas contando.

    A Rita Lee acaba de lançar um CD gravado no seu home studio. O Foo Fighters gravou no home studio do Dave Grohl, o Vai também fez gravações comerciais no seu home. Outros também fazem, como Slash, Ozzy etc. O Gilmour tem um estúdio particular que não é propriamente um home, mas eu moraria ali fácil.

    Um amigo tem em seu apartamento um estúdio e vive de fazer vinhetas para comerciais, músicas e participações para artistas (ele já gravou até com a Ivete Sangalo, que também tem um home studio fantástico). Lá ele tem isolamento, tratamento, sala de técnica, é um home studio muito bom e melhor que muito estúdio comercial. Só que não é aberto ao público, não adianta ligar e marcar hora.

    Conheço produtores conhecidos, como o que produz e masteriza material em seu home (muito legal, tem uma mesa enorme, excelentes equipamentos) comercialmente, como o George Petit de NY. Então acho que home studio não se limita a algo sem tratamento, sem isolamento ou sem intenção comercial.

    Caiocolombini
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Caiocolombini
    · votar


    MMI
    concordo plenamente com vc ^^
    No meu home studio por exemplo, eu pretendo ter equipamentos próximos dos profiissionais e tratamento acústico e tudo mais o/

    Btw, aproveitando do assunto de equips, me digam oq acham do pc q escolhi pro estúdio:

    iMac:
    27"
    3.7 GHz
    Processador intel i7
    8GB de RAM
    1TB de HD em disco e 256GB de HD sólido
    Placa de áudio eu nem lembro, mas eu uso interfaceda M-audio fast track pro

    Abraços

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Caiocolombini

    Você tem um belo computador para fazer suas produções.

    A FTP é uma interface decente, dá para fazer muita coisa nela. Mas no seu intuito de se aproximar de algo mais profissional, talvez mais tarde sinta falta de uma interface maior e melhor.

    O bom de home studio é que dá para ir montando aos poucos, adaptando a cada necessidade, deixando do jeito que cada um precisa. Não precisa comprar tudo de uma vez nem ter um estúdio completo, é só uma questão de adaptar às necessidades pessoais. Em casa eu gravo com MacBook de 8 Gb porque é portátil, dá pouca interferência, silencioso e supre bem a minha necessidade. Uso preferencialmente uma Apogee Duet 2 porque 2 bons canais eu me viro para a grande maioria das coisas, mas apesar dela ter prés bons, uso bastante meu pré Millennia.

    Minha sugestão é escolher bem seus equipamentos e tentar comprar o melhor que puder. Esse negócio de comprar o baratinho meia-boca para depois trocar é uma perda de dinheiro muito grande. Melhor se esforçar para comprar o definitivo logo, daí não tem mais dor de cabeça e prejuízos. Minha opinião...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Prioridades para o Home Studio!