Computador para gravação de músicas e videos

Autor Mensagem
    paulpro2
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: paulpro2

Galera andei dando uma olhada nos tópicos mas não achei muito bem o que eu queria , então achei melhor perguntar diretamente . Esse ano eu terminei de comprar meus instrumentos , e pretendo começar a gravar alguns videos com adaptações de músicas que eu venho trabalhando faz algum tempo mas pretendo gravar áudio e video separados e depois juntar os dois . Batalhei muito e comprei instrumentos de boa qualidade , sempre procurei sobre isso então não tive dificuldades ou dúvidas sobre o que comprar . Mas agora eu me deparei com um enorme problema , a parte da gravação , não quero fazer nada com a qualidade perfeita , quero apenas uma boa qualidade de gravação . Minha placa de som é um horror e tenho dúvidas sobre o que usar para edição do áudio . É o seguinte , pretendo gravar voz , guitarra , baixo e teclado ..e a bateria pretendo fazer virtual mesmo . Alguém tem dicas de que placa de som , softwares e coisas do tipo ? Pretendo gastar uns 1000 reais por enquanto , por isso preciso da ajuda de vocês , isso é muito pouco ? da pra quebrar um galho ? . Lembrando que já possuo tudo , instrumentos amplificadores cabos e pedais de boa qualidade , então esse dinheiro é só pra gravação mesmo .

Muito obrigado a todos que virão a responder esse tópico , agradeço muito a ajuda , pois estou perdido nessa parte .

Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar

paulpro2
    Pretendo gastar uns 1000 reais por enquanto
    Pretendo gastar uns 1000 reais por enquanto , por isso preciso da ajuda de vocês , isso é muito pouco ? da pra quebrar um galho ?

Cara isso é.

Não sei qualé o seu foco. Se é home studio mesmo ou edição audiovisual.

Se for os dois, pode preparar 4 mil aí no mínimo.

Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar

paulpro2

Se for edição audiovisual ai eu posso realmente te ajudar :)

Abraço

paulpro2
    Veterano
    # fev/12
    · votar

É mais para edição audiovisual mesmo . Gravar e editar áudio e vídeo .

Slash_1989
    Veterano
    # fev/12
    · votar

paulpro2
    Mac eh top neh cara, se vc tiver uma boa fortuna ai....

recentemente peguei um note vostro da dell, 750 de HD, 4 de ram, i5, windows 7 64 bits. ainda nao testei ele pra valer, mas uma configuraçao dessa parece dar conta tranquilo do recado, custou uns 2k

fora o note, vc vai precisar de uma interface de gravação (fast track pro e ponto final) e bons microfones.

Workstation: R$2.000
    Interface: R$800
    Microfone shure sm57 (item obrigatorio): R$500
    Par de monitores de referencia: R$1.500 (chutando baixo)

acho que nao da pra sair por menos que isso nao. O mais importante mesmo eh ter um note com bastante HD e memoria, o resto da pra ir encarando aos poucos.

Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Slash_1989

Cara eu não chutaria comprar um MAC. Por mais que seja top não será top por tanto tempo.

EU OUVI FALAR, que recentemente foi construído um puta pc pra edição na Inglaterra.

Com uma porrada de HD em Flash, 6GB de vídeo... Enfim, tudo top.

Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar

paulpro2

Tem a câmera também cara.

Eu nem penso muito, vo direto de Canon. O pessoal chama isso de exagero, mas quem trabalha com esse tipo de câmera, sabe como ela é porreta.

Quem diz que ela é como as outras é um incompetente que nunca pegou uma câmera semi-profissional ou profissional na mão.

Quando falo em produção audiovisual me refiro a vídeo clipes, filmes, curtas, médias metragem.

Mas na minha opinião, sendo bem sincero, se você não tem conhecimento sobre nada da área cinematográfica, nem que seja um pouco profissional, vai se perder em tudo e vai acabar fazendo besteira.

Da uma estudada na net pra ir adquirindo conhecimento. Mas cara, CUIDADO. Eu já vi muita besteira em relação a produções cinematográficas ou audiovisuais na internet. É uma boa escolher um site confiável.

paulpro2
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Eu acho que vocês me entenderam um pouco errado . Não quero fazer vídeo clipes , muito menos algo perto do profissional . Apenas gravar meu material com qualidade . Como eu falei os instrumentos eu já tenho , inclusive o microfone . Quanto a máquina possuo uma Canon Sx30 , não é das melhores mas pro que eu quero acredito ser o suficiente . A minha dúvida se refere exatamente ao computador para edição , como o amigo ali recomendou um mac , tenho essa dúvida . Vale mais a pena investir em um desktop ou em um notebook ? E também tenho dúvida sobre qual programa mais recomendado para edição , exatamente como você falou eu não sei nada sobre isso , por isso preciso de referencia , pra não fazer besteira de modo que possa ter algum prejuízo depois . Grato novamente pelas respostas .

Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar

paulpro2
    Quanto a máquina possuo uma Canon Sx30 , não é das melhores mas pro que eu quero acredito ser o suficiente

Po rapaz, ta bonzão hehe

. A minha dúvida se refere exatamente ao computador para edição , como o amigo ali recomendou um mac , tenho essa dúvida . Vale mais a pena investir em um desktop ou em um notebook ?

Cara, Mac não da. Talvez pro pessoal de home studio e talz. Mas pra nós produtores, mac é puro luxo pra pouco tempo de uso. Claro, tem o Final Cut, mas perto do que uma produtora inteirinha precisa fazer, só o Final Cut é inútil.

Outra, notebook não é pra edição de vídeo.

O notebook é um computador compacto. Você não tem opção de trocar processador, na maioria das vezes nem por uma placa de vídeo.

Computador pra edição de vídeo é desktop. Porque conforme os anos vão passando você precisa ir trocando peças e talz.

Na época que foi lançada a resolução HQ em Standart, um computador com aquele Pentium e uns 4 GB de Ram era considerado o bixo!

Hoje com formatos como full HD, e algumas vezes no exterior como nos EUA em filmes, utiliza-se um puta de um computador. No qual se edita um filme em resolução de câmeras RED, que é o dobro ou pode ser o quadruplo do full HD.

Então, anota aí: Desktop.

Cara comprar PC pronto e dar upgrades até é uma boa. Mas não sou muito disso, apesar de achar mais barato do que você mesmo comprar as peças e montar. Eu prefiro mandar pra uma empresa Hi-Tech construir um computador com as minhas especificações. Pelo menos a loja deles ganha descontos com o fabricante. Muitas vezes sai bem menos que os comprar cada peça pra montar ou comprar um pronto e dar upgrade.

Comprar e dar upgrades conforme o tempo passar é uma solução mais viável pra quem é pão duro ou não tem muita grana haha.

Guilherme Nau
    Veterano
    · votar

paulpro2

Já sobre vídeo clipes e esses tipos de coisa, não basta ter o melhor equipamento. Tem saber aproveitar o máximo dele.

E saber também umas técnicas de edição, gravação, enquadramentos e muitas coisas.

Cara eu não posso fazer propaganda no fórum, mas to junto com uma equipe, produzindo um VT pra um curso que tem todas as etapas que você precisa pra produzir um filme até mesmo com o seu celular. (tem que ser bom, óbvio).

Não vo entra em preços aqui porque se não levo advertência rs. Mas vai sair bem menos do que um curso desses que você paga em qualquer outro lugar. E o instrutor não é qualquer um.

Não é pra divulgar, mas eu acho que é importante ressaltar esse tipo de coisa.

Agora com home studio, aí isso não é comigo.

Abraço

paulpro2
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Vou juntar mais uma grana então porque pelo que vi com 1000 reais vai ser difícil hehe . Enquanto isso vou dando uma estudada nos programas de edição de video, já mecho com edição de fotos faz um bom tempo , creio que não tenha muita dificuldade já que pretendo usar apenas os recursos mais básicos . Muito obrigado ai cara , deu pra dar uma clareada pelo na parte do computador , que pra mim é o principal , o resto eu vou estudando e aprendendo com o tempo .

A questão do dvd também me interessou muito , se tiver alguma forma de entrar em contato comigo quando o material estiver disponível eu agradeço .

Valeu ai cara , ajudou muito

Deji
    Veterano
    # fev/12
    · votar

man, eu mixo, masterizo e edito meus videos em um laptop Dell i5 e 4Gb de memória... da pra se virar ;)
    A Camera que usamos é uma Canon t2i
    Se quiser ver o resultado:

http://www.youtube.com/watch?v=3F7-1UAq85g

abçs

paulpro2
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Deji

É exatamente a esse resultado que eu quero chegar hehe . Muito bons os seus vídeos !

MauricioBahia
    Moderador
    # fev/12
    · votar

Guilherme Nau: Cara eu não posso fazer propaganda no fórum, mas to junto com uma equipe, produzindo um VT pra um curso que tem todas as etapas que você precisa pra produzir um filme até mesmo com o seu celular. (tem que ser bom, óbvio).

Não há problema em postar o link se for pra enriquecer o tópico. Aliás, seria até legal.

Abs

-King
    Veterano
    # fev/12
    · votar

paulpro2
    Cara, pegue o segundo modelo do Mac Mini e se você puder pegue também uma Apogee Duet 2, se não pode ser uma Fast Track mesmo.
    Você quer microfonar ou usar VST's?

Guilherme Nau
    Cara, Mac não da. Talvez pro pessoal de home studio e talz. Mas pra nós produtores, mac é puro luxo pra pouco tempo de uso. Claro, tem o Final Cut, mas perto do que uma produtora inteirinha precisa fazer, só o Final Cut é inútil.

Cara, continuo insistindo nisso, você já foi em alguma produtora de alto nível? Todas elas usam Mac cara, os filmes que você ve de Holywood, praticamente todos foram feitos em Mac.

O diferencial não é o hardware, é o sistema, Logic é só pra Mac. Prefere Pro Tools? Rode o Pro Tools no Windows e depois no Mac, no Mac ele roda muito mais leve, não é a toa que a maioria dos estúdios profissionais também usam Mac.

Guilherme Nau
    Veterano
    · votar

-King
    Cara, continuo insistindo nisso, você já foi em alguma produtora de alto nível? Todas elas usam Mac cara, os filmes que você ve de Holywood, praticamente todos foram feitos em Mac.

Claro que sim cara. Tava pensando em trocar de produtora. Mas seila, gosto do pessoal com quem eu trabalho e algumas vezes faço até de graça.

Mas estamos falando de produtoras GRANDES. Acho legal um Mac, mas acho que é desnecessário quando falamos de um estudio em casa ou computador mesmo, só pra editar.

Agora em estudios de Holywood mesmo eu nunca fui rs. Gostaria muito de conhecer o trabalho do pessoal de lá.

Aqui em Blumenau, temos cerca de 50 produtoras, poucas delas são as que trabalham com qualidade, e não apenas com quantidade.

É por esses motivos e outros que eu me tolo de cursos cara, pra entrar nas melhores. E nessas melhores, pouco vi gente usando 2 ou 3 Macs. Vamos ver se a coisa muda.

Mas cara, o nosso amigo pretende gastar 1000 reais, pra que logo de cara um Mac?

Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar

MauricioBahia
    Não há problema em postar o link se for pra enriquecer o tópico. Aliás, seria até legal.

Mas não é um curso muito aberto. O foco mesmo é pra produzir filmes espíritas. Esse é um trabalho que to fazendo sem pedir nada em troca, faço de coração.

-King
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Guilherme Nau
    Muito bom que você já tenha começado a trabalhar com isso nessa idade, você vai crescer muito assim, parabéns.

Acho legal um Mac, mas acho que é desnecessário quando falamos de um estudio em casa ou computador mesmo, só pra editar.

Talvez, depende do ponto de vista. No meu caso eu acho realmente muito melhor, me adaptei ao estilo Apple, tudo flui melhor.

Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar

-King

Debata a minha ultima frase :)

Mas você ainda não me falou o que falei de errado naquele tópico lá. Manda por MP man, necessito conhecimento haha

-King
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Guilherme Nau
    Mas cara, o nosso amigo pretende gastar 1000 reais, pra que logo de cara um Mac?

Nem tinha visto essa frase antes, pois é, é que começaram a falar em computador daí eu já falei sobre Mac, hehe, uma coisa leva a outra, e melhor guardar um pouco para investir numa coisa melhor do que pegar o meia boca agora.

Mas você ainda não me falou o que falei de errado naquele tópico lá. Manda por MP man, necessito conhecimento haha

Cara, tinha esquecido disso, vou te mandar MP amanhã que agora eu já vou sair...

paulpro2
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Pra mim fica um pouco complicado pegar um mac , até porque to começando a aprender isso agora rs . Vou começar esse ano na faculdade de produção audiovisual , e por isso já estou começando a investir nisso . Vou usar meu projeto de música como forma de ir aprendendo e aperfeiçoando essa parte de gravação e edição , já andei dando uma olhada e achei computadores ótimos , um pouco mais caros que 1000 reais , mas nada que algumas sexta feiras em casa não resolvam hehe . Muito obrigado mesmo a todos que ajudaram , com base no que vocês falaram pesquisei bastante e encontrei muita coisa interessante, e já to encontrando um caminho legal aqui pra fazer o que eu pretendo .

Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar

paulpro2

Essas faculdades de produção são muito boas cara. Eu nunca entrei em uma, mas o professor no qual eu falei acima, é o mesmo cara que dá aula em faculdades e agora ta montando esse tal curso que falei por bem menos.

Pra você ter uma ideia, paguei uma vez, R$1 200 em um curso que juntava o básico do After Effects e Premiere para edição de vídeo.

Isso é merreca perto do que era o preço antigamente.

Uma vez, a uns anos atras, tava cerca de R$10 000 o curso completíssimo.

Tipo como o -King falou, Mac é top (segundo ele, eu nunca mexi ). Mas mesmo ele falando isso tudo, mesmo ele tendo um Mac, e mesmo eu sabendo que as produtoras internacionais usam Mac, eu ainda acho um pouco desnecessário pra quem ta começando. Quem já saca de tudo e resolve fazer um investimento pesado, aí sim.

Eu já saco de coisas que passariam despercebidas a olhos de pessoas leigas. Mas ainda sim, eu mesmo, acho desnecessário comprar um Mac.
    Talvez mais pra frente quando eu já for realmente um profissional.

T-Rodman
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Guilherme Nau
    qualquer produtorazinha hoje em dia usa mac. mac já não é nada impeditivo pra se utilizar.
    Música e vídeo quase ficam interligados entre softwares do Mac.
    Final Cut + Logic é uma ótima combinação, mas ainda, todo mundo usa o Final Cut anterior à versão atual.

Sinceramente, com R$ 1000, dá pra comprar hoje uma estação formada de: Core i3, 6GB DDR3, 500GB HDD, placa onboard, fonte genérica, monitor de 19" e windows 7 home basic (é um micro da Megaware vendido por esse preço no extra). Não tem mais do que isso nesse preço. Não dá pra fazer muita coisa nele. Ainda tem de acrescer uma VGA decente (R$ 800) e uma fonte decente (R$ 350) pra ficar aceitável.
    Se garimpar com pouco mais do que isso, já dá pra ficar com um macmini.

Interfaces? no mínimo firewire 8x8. Isso já começa por algo em torno de R$ 2500. Um legal seria um desses, por exemplo, que é expansível, seria uma dessas:
    http://www.quantastore.com.br/store-brasil/hardware/interface-firewire /apollo-duo-core.html

Monitores de referência? dependendo do nível de edição, pode-se começar com 1 par de monitores, mas para edição de audio em vídeo 5.1 canais, vai precisar de 5 monitores e um subwoofer, o que torna a brincadeira bem cara, com R$ 10k só em monitores e em um subwoofer ativo (e por isso a interface 8x8 - não adianta comprar uma interface 2x2 ou 4x2 pq se for editar audio em 6 canais, vai precisar de interface com 6 canais).

Saiba que o destino certo é mais ou menos esse. Então nem compre interface menor que você vai deixar de lado com o tempo. Compre 1 par de monitores que vendam avulsos, pois se você trabalhar com audio 5.1 vai precisar de fazer o conjunto todo um dia. Compre a interface com expansividade, que um dia se precisar de mais de 8 canais de entrada, você compra um rack de 8 prés com ligação ADAT e aumenta o número de canais da sua interface, e assim vai.
    Pensando certo e comprando as coisas certas, na hora certa, dá-se pra trabalhar e ir crescendo no acervo, sem gastar 'muito'.

Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar

T-Rodman
    monitor de 19

Cara isso é pequeno. Usa-se no mínimo, 2 monitores pra edição.

19 polegas é muito pouco espaço.

Já na parte de baixo que você falou eu já nem intendo hehe.

Mas quando falamos de vídeo, falamos de puro processamento e muita velocidade. Não vai adiantar de nada meter um 7 home basic. Po, se for home basic, já compra o ultimated de uma vez ou espera o Win 8, que eu tenho aqui, é ta ocupando muito pouco processamento, é um windows bem legal e que eu viso comprar.

Fora que estamos falando de um PC com 6GB de Ram, ou seja, PRECISA ser um sistema 64 bits.

Quando falei 4 mil, falei só do computador, imaginem. Mas isso tudo aí que você falou já imagino o preço de um carro popular.

Mas não precisa ser numa paulada só como você falou.

Core i3
    500GB

Aí é pensar baixo. Eu já coloco um i7 de uma vez.

Sobre o HD, um único HD não da, não rola, é triste.

Usa-se no mínimo 2 HDs. O correto mesmo é usar 3 HDs pra edição de vídeo. Não sei como funciona o de áudio.

Mas acho que em áudio gasta-se mais com os periféricos do que com o próprio computador.

Abraço

Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar

T-Rodman

Explica de uma maneira fácil pro nosso rapaz intender melhor.

T-Rodman
    Veterano
    # fev/12
    · votar

sim, eu exemplifiquei com o que se dá pra fazer com R$ 1000 aqui, e você também concordou que é pouco, rs.

Já brinquei dessa forma com macpro 15 + monitor de 22" e hoje estou com imac 21,5 + monitor de 22".
    Macpro 15" ainda tinha SSD. O iMac está com 500GB + um outro drive externo de 1TB firewire 800.

Nos quesitos de audio, necessita menos processamento, mas memória nunca é demais. Na hora que as VSTs rodam, processador e memória ele mói bastante - mas ainda é menos do que renderizar vídeo. Nessas horas, imac, mesmo com Core i7 seria pouco, mas ainda, é menos do que o i3 de R$ 1000. Mas também, não pedi um Mac Pro com 8 Xeon de R$ 18k - que é o preço que se paga numa workstation mais parruda nessas especificações (daí talvez sim, daria pra pensar em comprar outro PC para render, 8xeon windows, na faixa dos R$ 6k).

Falar em HD em edição de vídeo hoje, eu acho meio que paranóia. Não estamos mais na época dos ATA40. Então, com paciência na hora de renderizar (em um PC lento seria 12h ao invés de 36 horas na época dos dual P3), dá-se pra fazer um vídeo em HD SATA 'lento', como esse aqui que sei que foi feito em um notebook com SATA 5200rpm + um externo firewire da WD:
    http://www.youtube.com/watch?v=EDUcoOv1DeQ

marcosshrp
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Guilherme Nau
    amigo, da uma luz ae pra mim?

Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar

marcosshrp

Luz no que?

marcosshrp
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Guilherme Nau
    Vou comprar uma camera kodak zx5. Qual a configuração de um pc pra eu editar vídeos com essa qualidade?

[]'s

Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar

marcosshrp

Seila cara. Nem conheço a câmera. E não depende só dela também. Depende de muitos e muitos fatores.

Tais como editor; edição; efeitos e a finalidade.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Computador para gravação de músicas e videos