Dúvida sobre Mesa x Interface x Mesa+Interface

    Autor Mensagem
    Diguifi
    Membro Novato
    # jul/16


    Olá galera.
    Pesquisei no fórum mas não achei nada conclusivo pra minha duvida (que é mais uma confirmação).

    Sou iniciante nesse mundo de home studio, andei pesquisando um pouco e cheguei a algumas conclusões e preciso saber se estão corretas:

    Do começo: eu, a uns dias, achava que pra um estúdio só era preciso mesa de som. Mas pesquisando descobri a existência de Interfaces de Audio e Placas de som, além da mesa para que a gravação e controles fossem possíveis.

    Pesquisei mais e cheguei a essa conclusão:

    Apenas a mesa de som, não é bom pra gravação, pois não converte audio analógico para digital, mas mesa tem várias opções de controle para melhor gerenciamento dos instrumentos ao vivo. Portanto melhor opção pra quem não pretende fazer gravações, apenas tocar ao vivo, ou na garagem.

    Apenas a interface de som, é muito bom pra gravação, mas pra ser completa necessita um software de controle (que faria um papel similar ao de uma mesa). Sem a interface, não será possível regular os intrumentos conforme as necessidades buscadas. Portanto, melhor escolha pra quem possui uma DAW e a domina.

    Uma mesa com interface faria o papel da interface e de vários tipos de controle que o software exerceria. Portanto, melhor escolha pra quem não quer ter que aprender a usar DAW mas quer gravar.


    Gostaria de saber se minhas conclusões estão corretas, ou se eu estou viajando totalmente.
    Aproveitando, gostaria de saber a qualidade da marca Behringer para mesas de som.

    Agradeço desde já.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Diguifi
    Tem um ou outro conceito estranho aí mas basicamente é isso.

    O que você quer fazer?

    Gravações caseiras de guitarra por cima de uma base? Use a interface.

    Quer gravar uma banda completa? Mesa Yamaha (exemplo) com saída USB.

    Lembrando que o computador que vai "receber" esse sinal tem que ser compatível também e, ao gravar mais de um canal, tem a famosa latência (um atraso entre o som de cada canal) o qual conseguimos corrigir usando o software ASIO

    Nathan.ncs
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Diguifi

    É basicamente isso, mas depende da sua necessidade, eu tenho só uma interface da line6, Que eu uso pra gravar. Olha o video aí



    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Só uma correção... Consoles com interface não existem. Existem consoles digitais, com opção de gravação multipista, matrix (submixes em multipista), e o escambau...

    Consoles analógicas NÃO fazem o papel de uma DAW sozinhas... Precisariam de diversas geladeiras de periféricos (Slayer é um grupo que ainda faz isso)...

    Hoje em dia quem visa algo mais profissional precisa de uma console digital... Os recursos são absurdos e compensa no resultado final.
    Temos modelos muito compactos como a Mackie DL1608, ou a DL32R, e as em formado analógico como a X32, 01V96i, Si Expression 1 ou 2 que usadas saem a um preço razoável, e se pagam em meio ano.

    Diguifi
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Diguifi
    Tem um ou outro conceito estranho aí mas basicamente é isso.

    O que você quer fazer?

    Gravações caseiras de guitarra por cima de uma base? Use a interface.

    Quer gravar uma banda completa? Mesa Yamaha (exemplo) com saída USB.

    Lembrando que o computador que vai "receber" esse sinal tem que ser compatível também e, ao gravar mais de um canal, tem a famosa latência (um atraso entre o som de cada canal) o qual conseguimos corrigir usando o software ASIO


    Eu e meus amigos queremos só tocar com qualidade e regulagem precisa dos instrumentos. E mais pra frente pretendemos gravar. Valeu por responder!

    Diguifi

    É basicamente isso, mas depende da sua necessidade, eu tenho só uma interface da line6, Que eu uso pra gravar. Olha o video aí


    Ficou fantastica a qualidade, agradeço a dica!

    Só uma correção... Consoles com interface não existem. Existem consoles digitais, com opção de gravação multipista, matrix (submixes em multipista), e o escambau...

    Consoles analógicas NÃO fazem o papel de uma DAW sozinhas... Precisariam de diversas geladeiras de periféricos (Slayer é um grupo que ainda faz isso)...

    Hoje em dia quem visa algo mais profissional precisa de uma console digital... Os recursos são absurdos e compensa no resultado final.
    Temos modelos muito compactos como a Mackie DL1608, ou a DL32R, e as em formado analógico como a X32, 01V96i, Si Expression 1 ou 2 que usadas saem a um preço razoável, e se pagam em meio ano.



    eu entendo que uma mesa sozinha nunca faria o papel completo de uma DAW, o que eu quis dizer é que pelo menos as funções de regulagem ela iria cumprir, alem de converter analógico pra digital. Valeu!

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Diguifi
    Eu e meus amigos queremos só tocar com qualidade e regulagem precisa dos instrumentos. E mais pra frente pretendemos gravar.

    Bicho, regulagem de instrumentos é com luthier, mix ao vivo é com o técnico de som (mesário tem em eleição). rs

    Não leve a mal aqui, mas algumas expressões, vão gerar situação desconfortável, com um técnico minimamente capacitado. Meu batera aprendeu isso na marra, quando tentou zoar com um dos técnicos, de uma empresa conceituada aqui no RS.

    Sempre dou a dica de ter como teu melhor amigo o técnico de som, e existem situações que é melhor evitar. Simplesmente porque se ele tiver num dia ruim, pode acabar sobrando pra ti. Não é uma atitude profissional, mas com toda certeza, é possível de acontecer, e acredite... Não é legal de acontecer... Às vezes mesmo sendo todo mundo com boa intenção, é preciso se privar de algumas coisas.

    Depois de 9 anos, fazendo isso, a gente aprende algumas coisas... Uma delas é que antes de pensar numa console, vale a pena considerar um técnico... Uma mix dinâmica, enriquece o som de uma banda. Pode ser uma console de centenas de milhares de reais, mas sem quem seja capacitado pra operar, não vale nada... Uma analógica na mão de quem domina, vai bem mais longe...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Mesa x Interface x Mesa+Interface