Dicas de Microfones

Autor Mensagem
Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


.omni

Td bem, é que na verdade além desse texto ai eu já ouvi diversas vezes, das mais variadas fontes que os condensadores são "melhores" pra gravação em estúdio.

Enfim, tamos aqui pra aprender né, agradeço pelas suas informações sobre os mics dinâmicos!

Abs!

donagilda
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo

Sim ele precisa de alimentação fantasma, ele é um mic simples comprei dei uma olhada nos reviews em sites internacionais e no grafico de resposta de frequencia dele e achei que seria uma boa aposta, só espero não ser taxado...

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo
Então velho, isso é um mito que é bem comum. É claro que usar um dinâmico no lugar de um condenser, valvulado ou de fita num estúdio não é uma coisa tão comum. Mas pra uma voz mais na cara, mais rock n roll, sempre cabe. As vozes todas do Thriller foram gravadas com um Sm7 dinâmico, o Red Hot também só usa esse mic pra voz. O Peter Gabriel usava um Beyer m88, o Phil Collins também, tanto ao vivo quanto em estúdio. Outros dinâmicos são clássicos pra voz também, RE-20, 441, 421, etc.
Estou falando de voz porque é uma das coisas mais, digamos assim, "importantes". Mas é claro que tudo depende da proposta, pra gravar uma Celine Dion da vida (que é 90% voz) provavelmente o produtor vai direto num valvuladão tipo c12, ela 251, u47, etc. mas pra um vocal mais agressivo, mais "duro", um dinâmico cabe e bem.
Isso vale pra todo o resto, os mics são apenas ferramentas, cada um com suas características, o importante é chegar no resultado desejado.

Enfim, tamos aqui pra aprender né,

Todos nós!

MMI
Veterano
# jan/12
· votar


.omni

Essa discussão de condensadores x dinâmicos vai longe... Para mim é meio óbvio que cada um tem suas vantagens, mas existem Condensadores (com letra maiúscula) e condensadores, assim como no caso dos dinâmicos. Discutir qual é o melhor é bobagem, acho que dependendo um pode ter vantagens e aplicações diferentes.

Eu queria te perguntar então... Na sua opinião, a título de informação de um cara experiente, o que seriam bons microfones para home studio, para gravar violão (principalmente) e guitarra somente? Você recomendaria algum(s) mic e alguma técnica de microfonação? Da última vez que gravei em estúdio o violão foi gravado com um mic no corpo, outro no braço, outro de ambiência e um canal em linha de quebra galho, mas isso é totalmente fora de cogitação no meu home, em casa é quase só em linha. O resultado achei bem legal, jogando o do corpo e o do braço para lados diferentes, separando um pouco.

Abç

-King
Veterano
# jan/12
· votar


.omni
Me metendo aqui, eu também queria te fazer uma pergunta já que você entende bastante.
Você já trabalhou com os microfones condensadores da Blue? Se sim, o que acha deles, e mais especificamente o Blue Kiwi.

Sm7 dinâmico, o Red Hot também só usa esse mic pra voz

Interessante, mas em quais álbuns isso?

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


.omni

Vou fazer um Mea-Culpa aqui, terminei sendo induzido a pensar de um jeito que agora certamente percebi que não é correto, depois de vc dar exemplos aí de vários artistas que eu gosto e ouço sempre, usarem mics dinâmicos.

Como vc msm disse, mta gente pensa dessa maneira, e eu era um deles.

Agradeço vc de novo pela paciência de explicar tudo, agora vou olhar diferente pros mics dinâmicos hehe

Abs!

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


-King
Você já trabalhou com os microfones condensadores da Blue? Se sim, o que acha deles, e mais especificamente o Blue Kiwi.

Alguns modelos, no meu trabalho nós temos um par de Dragonfly, Mouse e um Blueberry. Tem um The Bottle também, mas ele tá vendendo. Todos esses são excelentes! Aliás, a Blue está de parabéns. Se eu fosse comprar pra mim, seria um par do Mouse, extremamente versáteis, sonzão.
Infelizmente não conheço o Kiwi, não sei opinar sobre ele.

Interessante, mas em quais álbuns isso?

Cara, eu acho que foram todos. Eles gravam todos juntos, tudo vazando em tudo, o Sm7 é a solução.

MMI
Experiente em termos né! Tenho apenas um quarto de século. :)
Então, eu sei que você é um cara que se preocupa bastante com a qualidade do equipamento, e pra fazer jus ao seu Millennia tem que ser um mic legal.
Tudo depende do quanto você quer gastar. Você pode aproveitar o linha e usar um mic só, ou um par. Que tipo de violão é?
Microfonação eu gosto de par espaçado ou XY. Geralmente par espaçado com condensadores de capsula pequena, mas dá pra misturar o par e inclusive botar um de capsula grande também. Um mic que não é tão caro e é legal é o 451, a versão nova (b) é bem ardidinha, mas no seu millennia que é bem limpinho deve ficar legal. Um par vai ficar jóia. Não sei se é mais ou menos teu budget. Pra gravar guitarra, você pode pegar um (ou um par) de capsula grande e usar nos dois tranquilamente.
Mics "baratos" e legais são o Baby Bottle da Blue e o AT4040 da Audio Technica, opções legais pra um home, mas acho que o seu Millennia está acima do nível deles. Usando um desses pra guitarra e somando com mais um de capsula pequena no violão no high deve ficar bem legal.
Você tem dois canais de Millennia ou é só um? Não lembro.
Diz aí o quanto você quer gastar e se quer um mic só ou um par!

Pé de chinelo
Beleza! Que bom que ajudei em alguma coisa. :)

MMI
Veterano
# jan/12
· votar


.omni

Tenho apenas um quarto de século. :)

Tá, mas quantas horas de estúdio a mais que o povo daqui? kkkkkkkk

Microfonação eu gosto de par espaçado ou XY.

Eu já usei em XY e espaçado, acho bem legal. Aliás, o melhor resultado que tive em estúdio com violão foi com um U47 próximo da ponte e um cápsula pequena no braço (esqueci qual era...).
O Millennia tem 1 canal só, aí que tá... Tenho um prézinho Presonus aqui, mas não sei, é brinquedo do lado do Millennia.
Tem uma produtora que vive pedindo umas gravações, mas pelo orçamento não dá para ser em estúdio, tenho que me virar em casa mesmo. Complicado isso...

Rick Rock
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo
.omni

Esse tópico rendeu hein!

Pra ver como é importante para o fórum ter pessoas com pontos de vista e opiniões diferentes, isso gera uma discussão (no bom sentido) e consequentemente muita informação é divulgada para o bem de todos os interessados. Esse tópico foi pra mim e pra muita gente uma baita aula sobre microfones, tipo, entrei aqui pobre e saí rico de informações hehe.

Obrigado mesmo por todas essas informações.

Abraço

donagilda
Veterano
# jan/12
· votar


MMI

Tenta um improviso a,i e ve o que acha, não sei como são seus equipos ai mas por ex: liga um mic no Millennia outro na interface direto e em linha tb se o violão tiver, grava dois takes faz umas brincadeiras assim...caso não tenha dois mics tenta emprestar de um amigo não sei é uma idéia...

Abs.

-King
Veterano
# jan/12
· votar


.omni
Alguns modelos, no meu trabalho nós temos um par de Dragonfly, Mouse e um Blueberry. Tem um The Bottle também, mas ele tá vendendo. Todos esses são excelentes! Aliás, a Blue está de parabéns. Se eu fosse comprar pra mim, seria um par do Mouse, extremamente versáteis, sonzão.
Infelizmente não conheço o Kiwi, não sei opinar sobre ele.


O The Bottle infelizmente fica muito caro pra mim por enquanto. Vou dar uma olhada nesses que você falou.

Mas qual condensador você me recomendaria nessa faixa até uns 2500 dólares? Eu cheguei a usar aquele Neumann U87 que todo mundo fala bem, mas não me agradou tanto, parece que tem um som meio morto, ou o que usei estava com defeito.

El_Cabong
Veterano
# jan/12
· votar


.omni
... Aliás, a Blue está de parabéns. Se eu fosse comprar pra mim, seria um par do Mouse, extremamente versáteis, sonzão.


A há !!!! Escolhendo microfone pela cor !!!
kkkkkkkkkk !! Brincadeirinha !!

francisco2004
Veterano
# jan/12
· votar


Pô, eu estava bem a fim de comprar um condensador, gosto do efeito de ambiência, que para eu reproduzir com dinâmicos, precisaria de uns dois ou três, e com isso eu introduziria muito mais ruído do que com um único condenser. Estou errado?

Só tem um problema... aqui no Brasil, os únicos condensadores acessíveis ao meu ver são os da Behringer. O B2 custa 800 reais e aqui no fórum já dizem que é uma porcaria. 1500 reais segundo os entendidos aqui do FCC, seria um condenser de "entrada" dos mais chinelos, mas que seria um mínimo aceitável.

Aí fico pensando se não é melhor que baixar a bola e pensar em comprar um dinâmico tipo um Beta 57, que custa o preço do condenser Behringer, mas é um mic mais respeitável e que "pode me acompanhar a vida inteira".
Como eu já tenho um LeSonzinho vagabundo imitação de SM57, poderia plugar os dois na minha Fast Track Pro e conseguir um efeito de ambiência razoável... ou não?

Outra dúvida: se eu usar cabos XLR nesses mics, melhora alguma coisa? A Fast Track vai prover alimentação para esses mics e eles se tornarão "ativos"? Enfim, tem alguma vantagem de se usar cabo XLR em microfone que não usa phantom power?

El_Cabong
Veterano
# jan/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


francisco2004
se eu usar cabos XLR nesses mics, melhora alguma coisa?

Com qualquer microfone sempre use cabo <--XLR--------------XLR-->.
A ligação fica balanceada, e com isso, há menos ruídos e interferências.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/12
· votar


A melhor coisa pra quem quer começar e tem um ambiente simples é um dinâmico barato. SM57, SM58, AKG D880, Sennheiser E835. Se quiser uma opção 'ultrabarata', Behringer XM8500.

Só pra elucidar: Tenho condensers e dinâmicos aqui. Pra mim, a diferença mais perceptível entre ambos é exatamente o que o nome sugere: Dinâmica. Para quem canta com boa amplitude de dinâmicas e intensidades, um mic dinâmico vai facilitar, inclusive, o trabalho na mix, em termos de compressões e equalização, pois a captação fica mais homogênea.

A segunda diferença está no manual: Condenser são MUITO mais sensíveis a impactos e quebras do que os dinâmicos.

:)

francisco2004
Veterano
# jan/12
· votar


A melhor coisa pra quem quer começar e tem um ambiente simples é um dinâmico barato. SM57, SM58, AKG D880, Sennheiser E835. Se quiser uma opção 'ultrabarata', Behringer XM8500.

Valeu as dicas, Christian

Na real, eu queria algo que servisse também para gravar ensaios caseiros (baixo/guitarra/violão/voz). Aí acho que não tem muito como fugir do condensador, o que acha? Eu não quero nada com qualidade suficiente para vender música no iTunes, mas sim um microfone para estes usos:

- ensaios de cordas (voz, violão, guitarra, baixo, talvez bongôs/cajón);
- gravar licks de guitarra / violão;
- gravar voz e violão.

Obviamente, não tenho uma sala apropriada para gravação e moro no centro da cidade (barulheira o dia todo), mas ainda assim acho o meu apto. silencioso para "centrão".

Se eu comprar um Beta 57, que deve ser um microfone ótimo principalmente para gravação multipista, eu até consigo gravar ensaios, mas vou precisar de um mixer para ligar o contrabaixo em linha, ligar a guitarra num pré e poderia microfonar duas vozes com o Beta e o Le Som SM57 clone.

Neste contexto (gravar uma galera tocando junta sem precisar comprar um mixer e só usar a Fast Track Pro que eu já tenho), o que vocês me sugerem?

donagilda
Veterano
# jan/12
· votar


olha ta ai um exemplo de captação de vocal com um mic dinâmico, essas duas demos eu gravei em 2009 com um shure beta58...com o pré das mesas xenix, bem simples mesmo... coloquei dois estilos diferentes para terem uma idéia.

Abs.

http://soundcloud.com/dide-sonika/que-falta-faz-a-f

http://soundcloud.com/dide-sonika/te-amo-menina

MMI
Veterano
# jan/12
· votar


.omni

Caramba, esqueci de falar, é para gravar violão de aço (Gibson SJ-200, Taylor 710ce e 514ce, ou seja, bons violões) e eventualmente de nylon (estou desfalcado, vendi o espanhol, estou por hora com um Di Giogio bem antigo e um Caimbé). E Guitarra é guitarra, né? Pelo menos as sólidas... A única coisa é que penso em gravar a guitarra archtop com um microfone também.
Primeiro quero ver o que é legal, depois penso em grana, mas não vou gastar 5 mil dólares nisso - aliás, uma opção é trazer de fora, tenho facilidade.

donagilda

Tentativas já fiz algumas, tiro um som bacana que já foi elogiado por algumas gravadoras, mas quero melhorar isso. Por isso que não me cabe muito "improviso", se bem que tirar um som legal e acertar acaba sendo meio na tentativa e erro muitas vezes.

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


MMI
o melhor resultado que tive em estúdio com violão foi com um U47 próximo da ponte e um cápsula pequena no braço (esqueci qual era...).

KM184 ou KM84?
O 184 é uma boa opção pra par espaçado e não é tão caro, é uns 700˜800 obamas cada, e é um puta mic, mesmo.
Se você tem facilidade em trazer equipamento é A opção.
Se quiser gastar menos, um par de c451 sai bem mais barato!

-King
Eu cheguei a usar aquele Neumann U87 que todo mundo fala bem, mas não me agradou tanto, parece que tem um som meio morto, ou o que usei estava com defeito.

O U87 é maravilhoso, puta mic.
Em qual pré você ligou o microfone? Aliás, você quer gastar uma bela grana num mic, mas em qual pré pretende ligar?
E que tipo de mic? Bom, de qualquer maneira um mic que serve pra praticamente qualquer coisa (e não chega a 2500) é o c414. Se você achar um TL II, compre um par que é um ótimo investimento! Dá pra comprar um par de Mouse também! Senão tem umas opções valvuladas não tão caras tipo uns Peluso e etc que eu nunca experimentei mas já ouvi falar bem. Mas não chegam aos pés de um u87. Aliás, se você não gostou do mic, troque de pré. É o microfone mais antigo ainda fabricado, um clássico, não tem como errar com ele.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12 · Editado por: Pé de chinelo
· votar


.omni

Ei cara, vc conhece a ZOOM H2? vc acha que tem uma qualidade de gravação razoável?

A grande vantagém dela é que é super pequena e simples de operar, dá pra gravar em qlq lugar e salva o arquivo num cartão de memória.

Vc acha que vale a pena comprar essa pra gravação de violões e voz ?

http://www.zoom.co.jp/english/products/h2/

Abs!

Calime
Veterano
# jan/12
· votar


Christhian

Kra, se puder me ajudar ficarei mto grato. Já que vc é vocalista, eu e minha banda estamos comprando equipamentos de forma a depender o mínimo possível de equipos e PA dos outros qdo formos tocar ao vivo (na medida do possível é claro, pq tem a limitação qto ao transporte, etc).

Minha dúvida é a seguinte: Qual o melhor custo beneficio em mic para um som ao vivo mas tbm para um home estudio basico (no caso sem tratamento acustico)? Pensei em um Shura Beta 58A, e o preço me agradou (sei que rola os falsificados e talz, mas no caso irei trazer dos EUA, então em relação a isso tá tranquilo), e o valor dele lá me agradou (cerca de 200 dolares). Dentro dessa aplicação e categoria de mic ele é de fato o melhor? A voz do vocal é um médio, médio agudo....o que me diz?

donagilda
Veterano
# jan/12
· votar


Calime

Nessa faixa de preço tem uma opção legal tb que é o Audix OM5, em relação ao beta 58a eu tenho um ta velhinho ja mas e não uso muito hj mas postei umas demos acima feitas com ele de uma olhada.

-King
Veterano
# jan/12
· votar


.omni
Em qual pré você ligou o microfone? Aliás, você quer gastar uma bela grana num mic, mas em qual pré pretende ligar?

Não lembro qual pré ele estava ligado, era o estúdio de um amigo.
Eu pretendo ligar em um Universal 710d de 4 canais mas também andei olhando alguns da Millennia, se você tiver alguma sugestão pode dar... :D

Bom, de qualquer maneira um mic que serve pra praticamente qualquer coisa (e não chega a 2500) é o c414.

Pelo que eu vi tem duas versões diferentes desse C414, o XLS e o XL II, qual seria a diferença entre eles? Fiquei bem tentado a esse Mouse, ou até mesmo o Kiwi. E obrigado pela ajuda, sou novo ainda nessa parte de microfones, estou aprendendo.

Calime
Veterano
# jan/12
· votar


donagilda

É equivalente ao Beta 58A em qualidade? Saberia citar as diferenças entre os dois?

donagilda
Veterano
# jan/12
· votar


De uma olhada nos links se tiver mais duvidas poste pra gente.

http://www.audixusa.com/docs/products/OM5.shtml

http://www.shure.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&categoria=E024 &linha=C0305&produto=10460004

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/12 · Editado por: Christhian
· votar


francisco2004
Eu compraria um mic dinâmico simples para voz, um pré simples e um Zoom H2 para os ensaios. Seria uma solução com qualidade de entrada aceitável e baixo custo.
Abraços.

Calime
Qual o melhor custo beneficio
Então, acho importante pontuar uma coisa aqui. Sempre que eu passo no fórum de Home Estúdio, vejo discussões começarem com "Que mic compro pra gravar minhas músicas em casa" terminarem em Neumanns. Claro que é importante ter bastante informação, mas é necessário saber separar direitinho.

Para gravações caseiras com boa qualidade, um mic dinâmico e um pré já ajudam muito. Durante muito tempo, fiz minhas gravações com um mic Behringer XM8500 e um MIC200 de pré e foi o suficiente, inclusive para alguns trabalhos, como Offs e Spots.

A música abaixo foi gravada com esse equipo para voz e com uma placa de som Soundblaster. Isso não é uma gravação caseira aceitável?

http://www.4shared.com/file/13678223/a5ce68c2/Blood_Pollution_-_Chris. html

Então, o Beta é um excelente mic, mas no meu caso em específico, não é muito bom para gravar. Ele tem um pouco mais de ganho na faixa dos médios-agudos, exatamente onde minha voz é mais forte (Veja que não estou me referindo ao timbre exatamente. No meu caso, talvez seja por causa da impostação do canto lírico) e acaba sempre sobrando. Ao vivo é legal, por que dá mais presença na PA, por isso sempre levo um na bolsa, quando vou tocar. Acho que é importante tentar arrumar e testar antes de comprar. Já o SM58 é sempre bom! :)

Abraços!

Calime
Veterano
# jan/12
· votar


Christhian

Pow, vlw pelas dicas kra. A galera viaja msm em questões de "qual é o melhor".

Na verdade a prioridade é mesmo pra som ao vivo, pro estúdio é mais um lance de registro com qualidade decente.

Ele tem um pouco mais de ganho na faixa dos médios-agudos, exatamente onde minha voz é mais forte (Veja que não estou me referindo ao timbre exatamente. No meu caso, talvez seja por causa da impostação do canto lírico) e acaba sempre sobrando.

Legal, meu vocal tbm tem o registro por aí, e o kra canta bem tbm, então acho que vc é "o kra" pra dar dica nessa situação (de forma alguma desprezando a idéia de outros colaboradores daqui), pois gostaria a opinião da galera que saca msm de vocal de PA em geral. Nós dois estamos pesquisando a um tempo já pra não sair comprando coisa errada.

Mas no fim de suas considerações ainda fiquei confuso. Qual de fato vc recomendo pro som ao vivo nesse caso, um Beta ou o sm58 msm?

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo
Depende do nivel de qualidade que voce quer. Pra gravar videos pro youtube, idéias e tal, tá de bom tamanho.

-King
Já olhou o Grace? Bom pré, barato.
Existem vários 414, não sei a diferença entre todos, mas são mais ou menos semelhantes, bons mics, sem dúvida.

Christhian
Então, acho importante pontuar uma coisa aqui. Sempre que eu passo no fórum de Home Estúdio, vejo discussões começarem com "Que mic compro pra gravar minhas músicas em casa" terminarem em Neumanns. Claro que é importante ter bastante informação, mas é necessário saber separar direitinho.

Aqui no Brasil o nível "home studio" vira logo o nível "xing ling". A Neumann faz vários mics mais baratos que ela própria diz que são pra homes e "budget" studios.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/12
· votar


.omni
Aqui no Brasil o nível "home studio" vira logo o nível "xing ling". A Neumann faz vários mics mais baratos que ela própria diz que são pra homes e "budget" studios.

Foda, mas infelizmente é a realidade do país.. Em geral, baixo orçamento aqui significa literalmente baixa capacidade de compra. Em muitos casos, por causa da carga tributária e lucro dos distribuidores, só um Beta58 (original, obviamente) fica caro pra algumas pessoas, quanto mais um pré... Sem contar a média de idade do público do fórum, que sugere 'ultra-very entry level'. O criador do tópico, por exemplo, tem 13 anos...

Abraços!

MMI
Veterano
# jan/12
· votar


.omni
Christhian

Mas aí é que tá... Tem quem queira gravar para estudar ou aprender um instrumento, isso é legal e muito bom. Meu caso é totalmente diferente disso, como o de vocês também. Achei muito legal o Neumann KM184 que o .omni me recomendou e estou pensando seriamente a respeito. É verdade que tem gente que quer ouvir uma dica do tipo "vai no camelô, se esforça e pega o microfone de R$ 2,50 porque o de R$ 2,00 é inferior". Mas tem muita gente no site, realidades diferentes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas de Microfones