Dicas de Microfones

Autor Mensagem
analfalucas
Veterano
# jan/12


Galera, estou querendo comprar um microfone para o meu "quarto-estúdio" e queria saber dicas de microfones... Por favor me ajudem!
Brigadão!
Abrassss

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


shure sm58??

analfalucas
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man

Cara curti o mic, mas eu queria algo mais em conta...

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


Shure Lyric 8700 / 8900
Samson Q7

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


analfalucas

Quer um condensador ou dinâmico ?

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo
Ele quer um dinâmico, mas não sabe disso ainda.

El_Cabong
Veterano
# jan/12
· votar


Edson Caetano
Shure Lyric

O shure Lyrics não é profissional. É um microfone com alta impedância (600ohms). Como o próprio fabricante diz, é um mic para karaokê.
Profissionais são os Shure mais caros.

No preço do Shure Lyrics eu pegaria então um Superlux TOP 248, ou então um Behringer XM8500.

Rick Rock
Veterano
# jan/12
· votar


Aproveitando o tópico.

Minha intenção é gravar violão e voz. Qual seria melhor para violão e qual seria melhor para voz, dinâmico ou condensador?

Obrigado

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


condensador, mas vai exigir algo como pré, ele precisa de um tensão de 2v a 48V, e vai dinheiro em....

Rick Rock
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man

condensador, mas vai exigir algo como pré, ele precisa de um tensão de 2v a 48V, e vai dinheiro em....

Saquei, to dando uma pesquisada aqui nas diferenças.

Valeu

Abraço

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12 · Editado por: Pé de chinelo
· votar


Alex guitar man

Não necessariamente precisa de pré, nem de phantom power. O meu microfone condensador é da CAD, modelo U37, liga direto no USB do computador, é um microfone bem legal, não deixa nada a desejar pros behringer.

Rick Rock

A fidelidade do microfone condensador é bem melhor, pq capta o som de um jeito bem parecido com o que a gente ouve. Já o dinâmico dá uma certa modificada e termina transformando o som, deixando meio artificial. (Considerando modelos até na faixa duns 500 reais, Minha opinião)

Acho que se tu comprar um dinâmico top de linha de uns 1.500 reais vai ter uma fidelidade boa tb, mas ainda assim eu prefiro pra gravação o condensador.

Só que pra gravar com microfone vc tem que ter um ambiente silencioso, principalmente com o condensador que capta qlq barulhinho, até um pássaro cantando ou um carro passando na rua hehe. Mas nada que uma boa janela com vedação acústica não resolva.

Abs!

analfalucas
Veterano
# jan/12
· votar


Galera, brigadão ai! Mas tipo eu quero um microfone tipo, nao precisa ser proficional, eu quero mais eh pra uma brincadeira em casa pra gravar cover com meus amigos... entendem? Abrass

donagilda
Veterano
# jan/12
· votar


nesse caso tenho 2 shure PG58 aqui não uso no estudio 250,00 os dois...

Rick Rock
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo

Agora deu uma boa clareada nas idéias, tava vendo no mercadolivre uns condensadores com preços até acessíveis. Mas um igual ao seu eu não tenho condições de comprar por enquanto.

Tava vendo tipo ESSE AQUI , porém esse exige o Pré, pelo que li, que sai mais uns 150 reais e acaba ficando quase o preço do seu hehe.

Valeu pelas dicas. Meu gabinete é gigante com aquele cooler de 23cm e é meio barulhento, o massa seria montar um home studio decente onde o PC ficaria isolado da área de gravação. Mas devagar eu chego lá.

Abraço e valeu

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo
A fidelidade do microfone condensador é bem melhor, pq capta o som de um jeito bem parecido com o que a gente ouve. Já o dinâmico dá uma certa modificada e termina transformando o som, deixando meio artificial.


....hã?
Mito dos brabos...

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


Rick Rock

Pois é, se tiver que investir numa mesa pra alimentar o Mic aí o investimento já fica bem maior. E o meu foi 350 se não me engano, o preço desse aí. Mas seria interessante msm um PC que faça o mínimo de barulho possível.

.omni

Eu nunca usei mics dinâmicos considerados tops, dos melhores. Então não posso falar sobre eles, como eu disse antes, acho que tem uma fidelidade boa.

Sobre todos os outros que eu testei, na faixa de até uns 500 reais, todos não tem a mesma qualidade na gravação que os condensadores da mesma faixa de preço, e sim, percebi modificações na captação do som que os condensadores não apresentaram.

Abs

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo
Existem diferenças entre condensadores e dinâmicos, assim como o tamanho das cápsulas influenciam, o padrão polar e etc.
Mas nenhum tipo é mais ou menos hifi, tem resposta mais plana ou melhor qualidade. Isso depende do modelo de cada mic.

Obs: prefiro um sm57 a qualquer condensador na mesma faixa de preço.

El_Cabong
Veterano
# jan/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


.omni
Pé de chinelo

Pois é !!
Não sei também se é só impressão minha !!
Mas eu também já usei microfones dinâmicos e condensadores, e notei um certo "colorido" nos agudos dos dinâmicos.
Já os agudos dos condensadores parecem ser bem mais reais.

Não sei se isso se deve a resposta de frequencia dos condensadores que é geralmente de 40 à 20.000Hz (atingem toda a faixa dos agudos), enquanto que a dos dinâmicos é geralmente de 40 à 15.000Hz (só atinge parte dos agudos).

Assim, os dinâmicos não atingindo a banda mais alta dos agudos (de 15kHz à 20kHz), acabamos ouvindo um agudo diferente, do agudo que o ouvido humano captaria. Sem as harmônicas mais altas.

.omni
Veterano
# jan/12 · Editado por: .omni
· votar


El_Cabong
Não procede não... pode ser o caso com os mics que você usou, mas dizer isso do TIPO do mic é bem perigoso. Existem condensadores mais velados e dinâmicos mais brilhantes, a única coisa que dá pra dizer de diferença de som entre os dois é que os dinâmicos costumam ser mais "duros", trazem tudo mais na cara. Isso é uma característica, não é melhor nem pior. Tem modelos que são mais e outros menos, o mesmo pros condensadores.
Mas considerem os MODELOS dos mics, não o tipo. O microfone é uma ferramenta, dizer que "o condensador é mais brilhante" ou "o dinâmico tem uma resposta mais não sei o que" é quase como dizer que o alicate vermelho é melhor do que o preto.

Não sei se isso se deve a resposta de frequencia dos condensadores que é geralmente de 40 à 20.000Hz (atingem toda a faixa dos agudos), enquanto que a dos dinâmicos é geralmente de 40 à 15.000Hz (só atinge parte dos agudos).

Isso é bem genérico, te mostro vários dinâmicos de 20 a 20k, não tem nem como generalizar desse jeito porque nem a maioria é assim.

Eu sempre prefiro indicar os dinâmicos pra quem tá começando por simples motivos:

1- dá pra arrumar um dinâmico melhor pelo mesmo preço, geralmente. Um sm57 custa $100 e é um mic pra vida toda. Top de linha? Talvez não, mas certamente sempre terá o seu uso, mesmo junto de microfones que custam 30 vezes o preço dele.

2- ele capta menos a sala. O problema de ambientes não tratados é a SALA, não ruídos de vazamento. Sinal/ruído, se vazamento fosse um problema ninguém mixava um dvd. Se comprimir então, vem todos os piores pesadelos do engenheiro de som.

3- costumam ser mais fáceis de usar. Apesar de uns serem mais sensíveis a manipulação e etc, não costumam precisar de nenhum shockmount mirabolante pra fazer o trabalho sujo.

4- durabilidade. Moramos no Brasil, dependendo de onde for, temos umidade, maresia, coisas que destróem qualquer equipamento. Os condensadores mais baratinhos costumam ter um controle de qualidade meio maizomeno, ao passo que você pode martelar um prego com um sm58.

5- last but not least, eles não precisam de phantom power. Muita gente compra os mics sem nem saber pra que serve um pré. Claro que qualquer pré que se valha tem phantom e isso realmente não faz muita diferença, mas tem gente que vai querer ligar o mic num amp de guitarra, na placa onboard do pc, no karaokê da irmã, numa mesa que mal tem marca, etc.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


.omni
El_Cabong

É pessoal, talvez seja simplesmente questão de gosto, pro uso que eu faço prefiro o condensador.

Pra mim existem diferenças no som sim, mesmo que seja nóia da minha cabeça, eu percebo. E ainda prefiro meu condensador do que um Shure por exemplo, já testei os dois e optei pelo condensador.

E tb não vejo problema nenhum em um iniciante usar um condensador.

Abs

El_Cabong
Veterano
# jan/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


.omni
Isso é bem genérico, te mostro vários dinâmicos de 20 a 20k, não tem nem como generalizar desse jeito.

Sim ! ! ! ! Eu não falei todos e sim "geralmente" a faixa de frequências deles é assim.

* O SM57 é um desses de até 15.000Hz
Ele não "capa" as harmônicas e agudos altos do som ??

Realmente tem uns dinâmicos que cobrem todos os agudos, por exemplo, o AKG D88s vai de 40 à 20.000Hz .
Até gostaria, mas nunca testei um dinâmico assim !!

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


El_Cabong
Ele não "capa" as harmônicas e agudos altos do som ??

Dependendo do caso sim ou não.
Em certos casos é justamente o que você quer, pra isso que tem um 451 junto. Um completa o outro. :)
Por isso eu disse, não tem melhor. Cada um tem seu uso, você não vai usar uma serra elétrica pra apertar um parafuso, isso não faz da serra elétrica inútil.

Pé de chinelo
É pessoal, talvez seja simplesmente questão de gosto, pro uso que eu faço prefiro o condensador.

Continua generalizando...
Prefere o "microfone azul", ok.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12 · Editado por: Pé de chinelo
· votar


.omni

Por favor meu caro, não me bote como uma criança desentendida que compra um microfone pela cor, vc está sendo leviano ao fazer isso.

O que eu falei aqui neste tópico, já vi muitos donos de estúdio, engenheiros de som e técnicos de áudio falando, não é uma invenção minha.

http://www.musicaudio.net/gratis/microfones/index.htm

2.1 DINÂMICOS

É o tipo mais comum e usado atualmente. Diremos que o microfone dinâmico é igual a um pequeno alto-falante, (certos elementos dinâmicos são usados em ambos os fins: microfones e alto-falantes, como por exemplo, em intercomunicadores).

Os microfones dinâmicos são os mais versáteis, já que são os mais resistentes aos golpes, os que menos captam sons de ambiente, visto que não são tão sensíveis como os do condensador (por estas duas características são os reis do "ao vivo"), por outro lado se sacrifica a qualidade.

Os microfones dinâmicos podem ser usados em todas as aplicações, tanto "ao vivo" como em estúdio, e por que não os que mais usaremos no "Home Studio" sem dúvida alguma, visto que nosso Home Studio não conta com um isolamento acústico, e esse tipo de microfone capta muito pouco ruído ambiente. Os microfones dinâmicos não são os melhores quando nos referimos à qualidade, que fique claro, não poderão ser nunca comparados ao microfones de condensadores, mas em uma razão custo/benefício ele possuem um grande ponto a favor: o preço.

donagilda
Veterano
# jan/12
· votar


essa discussaõ sempre vai longe...
mas numa coisa .omni vc tem razão dinamicos tem caracteristicas diferentes dos condensados, e entre eles também ha muitas variações, um estudio grande sempre tem varios modelos de condenser e dinamicos e até de fita, porque a escolha do mic depende do que se quer captar, inclusive usam variações com os dois juntos...

então não podemos comparar mics de caracteristicas diferentes e julgar qual é melhor, isso não faz sentido.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


donagilda

então não podemos comparar mics de caracteristicas diferentes e julgar qual é melhor, isso não faz sentido.

Faz sim cara, observa o ambiente que vc vai gravar, tipo de instrumento que quer gravar, finalidade da gravação.... tudo isso vai te levar a escolher o melhor, ou mais apropriado.

Agora sem observar os aspectos que vão interferir na gravação, realmente não faz sentido comparar.

donagilda
Veterano
# jan/12
· votar


exato Pé de chinelo por isso disse que estudios grandes tem varios mics pois dependendo do querem captar ou o timbre que querem alcansar, eles escolhem o que for mais apropriado, mas fora isso não da pra dizer que um d88s, d112 etc. é melhor ou pior que um sm7b por exemplo porque são de caracteristicas diferentes, se formos levar em conta ambiencia da sala e tudo mais ai o assunto vai ficando mais extenso.

abraço.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


donagilda

Justamente, tudo o que eu disse aqui foi considerando as condições de gravação, respondendo a pergunta do Rick Rock.

Talvez o termo "melhor" que eu usei tenha soado estranho ou errado, o certo seria dizer apropriado as determinadas condições de gravação.

Abs!

donagilda
Veterano
# jan/12
· votar


é o caso do Rick Rock. ta mais facil pq ele ja disse que quer captar voz e violão, eu arrisquei comprar um CAD GXL2200 pra fazer esse mesmo trabalho, comprei no ebay por um preço exelente e estou esperando chegar par ver se foi uma boa compra, assim que chegar posto um review dele aqui pra galera.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


donagilda

Comprou um CAD? maneiro cara! tenho um tb!

Esse que vc comprou precisa de phantom power?

Dps que chegar posta mesmo a review dele aí, eu gostaria de ler!

Abs!

.omni
Veterano
# jan/12 · Editado por: .omni
· votar


Pé de chinelo
Por favor meu caro, não me bote como uma criança desentendida que compra um microfone pela cor, vc está sendo leviano ao fazer isso.

Velho, desculpa se foi isso que você entendeu, mas o lance da cor foi só uma metáfora.

Sobre esse artigo, ele procede no sentido de que sim, ao botar um dinâmico por melhor que seja numa voz ao vivo, ele não vai fazer o papel de um microfone alemão valvulado.
Pra esse caso, em condições ideais de temperatura e pressão o dinâmico (qualquer um) dificilmente seria a primeira opção.
Mas você interpretou errado, alguém que diz que condensadores são melhores que dinâmicos pura e simplesmente não entende muita coisa de áudio.

Essa premissa:

Os microfones dinâmicos não são os melhores quando nos referimos à qualidade, que fique claro, não poderão ser nunca comparados ao microfones de condensadores

É completamente errônea e ignorante. O cara que escreveu isso está completamente equivocado.

Inclusive, eu me lembro de uma ocasião em que eu havia montado um microfone maravilhoso, valvulado que custa uns 6 mil dólares pra gravação da voz de um artista que você certamente conhece. Mas numa certa música a gente botou um RE-20 e depois um 441 junto e fez um teste.

Uma foto:
http://db.tt/qs5vkbPW

Adivinha qual foi usado. :)

donagilda
Exato.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas de Microfones