como preencher melhor uma musica:compressor, reverber, teclado como cama,microfones de qualidade?

    Autor Mensagem
    cellen
    Veterano
    # abr/07


    como preencher melhor uma musica:compressor, reverber, teclado como cama,microfones de qualidade?

    cellen
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    ja escutaram musicas vazias! porque isto acontece?
    qualidade de gravação? qualidade do sampler?
    faixa de frequencia muito restrita?
    falta de corrigir através de equalização?
    Compressão resolve?
    Enfim qual a formula para um som uniforme?preenchido?

    fã de mp3
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    como preencher melhor uma música
    já escutaram músicas vazias?

    Não entendi muito bem o que você quer dizer, mas...

    Depende da música, depende do que se quer passar através da música, etc. Não existe fórmula mágica; uma mesma música pode ter diferentes arranjos, técnicas de gravação, etc.

    cellen
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Por Exemplo. Uma musica, um heavy não ficaria mais preenchido com um teclado de fundo?
    fazendo uma cama?
    Ele quase não aparece porém sem ele a musica ficaria meia seca.
    Isso que eu quero dizer.
    Como quando usamos o compressor, que comprime as frequencias de volume mais alto , e assim as de volume mais baixo podem aparecer?
    Isso que eu quero dizer.

    ZeeG
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    eu sei oq keh dizer, eu tenho ateh pesadelo com isso, mas no momento nem gravo pq soh vo compra meu pc no segundo semestre =P
    Mas tem mta coisa q jah tem q t brilho antes d grava, pq c fica pondo mt efeito da pra percebe q fica artificial, mas tem mta coisa d equalizaçao, uns string manjado, orgao, q daum um calor pra musica, e ateh as salva xD

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    teclado como cama

    de coisas que vejo por ai, as vezes acho que o arranjo em si tá pobre,
    você pode ter um violão e voz com mais alma do que uma banda inteira
    mas esse negocio de teclado como cama tapa muito buraco

    vide estes trocentos pagodinhos idiotas com cama de strings

    em tempo: odeio essa expressão, quando faço free lance e alguem fala faz uma caminha de fundo tenho vontade de mandar pra pqp

    Bog
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    cellen

    Existem várias maneiras. Sim, um teclado ou um violão/guitarra fazendo acordes cheios no fundo é uma das formas. Mas às vezes, o problema não está no arranjo em si, mas em um instrumento que está com o som muito "magro". Acho que colocar um outro instrumento é uma coisa que deve ser feita apenas se for o que a música pede. Existem formas de "engordar" um instrumento.

    Compressor funciona melhor se você estiver querendo fazer uma "parede de som", e usado em excesso pode acabar com a dinâmica da música - bandas de rock alternativo usam e abusam desse artifício. Reverb também pode ser usado para isso, mas eu uso mais para "posicionar" ou "ambientar" os sons. Para engordar, chorus ou delay em quantidades pequenas pode ser a solução. Aliás, delay é o que há para engordar uma guitarra que faz riffs, ao invés de acordes. Agora, minha técnica predileta é fazer um overdub falso. Claro, o overdub verdadeiro também funciona: grava-se o instrumento duas vezes, mistura-se o som, jogando uma faixa predominantemente na esquerda e a outra na direita. As diferenças na hora de tocar vão deixar o som bem mais encorpado e presente. O overdub falso que eu uso é bem mais simples, e consiste de 2 truquezinhos:

    1. Se o instrumento está na direita, coloco um pouquinho de atraso na esquerda, e vice-versa.

    2. INVERTO A FASE DE UM DOS LADOS.

    O problema de usar o truque no. 2 é que se você passar o mix para mono, dependendo do que está sendo tocado e do delay usado, o volume do instrumento vai diminuir, ou ficar extremamente alto. Ou seja, é um truque feito para se usar em estéreo mesmo. Se você usar o truque 2 sem o truque 1, na verdade, no mix mono as fases se cancelam e o instrumento desaparece. Já no mix em estéreo, essa inversão de fase causa uns efeitos bem curiosos e divertidos, mudando a percepção do instrumento de acordo com a posição das caixas e do ouvinte.

    Claro, tudo depende muito da música e do que ela pede. Por exemplo, se a música é daquelas com apenas um violão tocando tudo, não vale a pena abusar do compressor, fazer overdub e muito menos colocar um novo instrumento no fundo. Mesmo o overdub falso vai ser problemático, porque ele automaticamente joga o instrumento para o lado oposto àquele do atraso. Neste caso, o melhor é usar reverb e delay em Stereo, ou seja, mesmo que o som dry esteja no centro, você tenta preencher o espaço com reverberações e ecos distintos nos 2 lados do mix. Já se você tem uma banda de pop-rock estilo Oasis, é só colocar 26 faixas sobrepostas de guitarra, 12 de teclado, tudo com compressor aos montes, e você vai ter uma parede sonora quase que insuportável. Se mesmo assim parecer pouco, basta cometer o crime de colocar um monte de reverb e delay no baixo, e aí você vai ter um som tão preenchido que vai ficar difícil de identificar o que diabos está sendo tocado, hehehe.

    ed-Mix
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: ed-Mix
    · votar


    Olá pessoal,Acho que também vou entrar nessa.
    È o seguinte,Pelo que eu entendi,o parceiro CELLEN está com um som mais acha esse som muito fraco,acho que ele no momneto não está discultindo os instrumentos,está dicultindo o som em geral.
    Amigo seu problema é muito simples de resolver,ate aqui o que eu entendi o seu som deve tá sem vida certo?Se for isso a unica coisa a fazer é masterizar o som, por que vc está achando a músicas seca( sem peso,sem vida),depois de masterizar,ai ela vai ganhar vida e brilho.
    Espero ter ajudado...Se quiser posso te passar os nomes do melhores plug-ins pra masterização.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Eder Muchiutti
    · votar


    A master realmente ajuda bastante, mas não faz nada se sua mix já não tiver peso e vida por conta própria. Não existe master corretiva.

    E se a questão é comparar com a "vida" das músicas comerciais, a grande verdade (pra mim) é que com "os melhores plug-ins para masterização" você não vai obter os mesmos resultados. Não estou dizendo que não se extrai bons resultados, só não serão os melhores possíveis, ao meu ver.

    Não é à toa que existem estúdios de masterização altamente equipados, de alto custo e que ainda têm mercado.

    Isso é especialmente pro amigo cellen que parece ser novato na lista: nada no áudio é absoluto. Se alguém disser que só através de A é possível um bom resultado, está mentindo. Se alguém diz que B é o melhor (plug-in, caminho, programa, etc), está mentindo também.
    Encare a palavra mentira como falta de conhecimento, imediatismo, conformismo...
    Ao menos isso foi o que eu aprendi com minha curta experiência e por intermédio da experiência de pessoas MUITO mais vividas que eu. 99% dos grandes profissionais não podem estar errados.. rs

    ZeeG
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Podre cre, mt gente q trabalha em home studio acaba finalizando o trabalho em algum studio profissional, c alguem pudeh dar detalhes do q realmente c faz e como c deve mandar o trabalho d audio seria uma boa ajuda =)

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    ZeeG
    infelizmente eu não sei muito sobre isso pra nos ajudar.
    Mas é mais ou menos assim: a mix deve ficar do jeito que vc gostaria que a música soasse, claro que com menos volume aparente que é serviço da master, pq como eu disse antes, nunca vi masterização corretiva. É legal mandar com algum "room" pro estúdio de master, ou seja, deixando um pouco de dinâmica livre antes do som clipar, pro engenheiro de master poder trabalhar com mais liberdade. Esse último conceito é mais válido quando a masterização é digital. A maioria dos bons estúdios de master trabalham no âmbito analógico, então headroom não é um problema mto grave, uma vez que equipamentos analógicos de qualidade possuem uma flexibilidade maior. Quando chega em 0dB no digital, clipa, ou seja, é informação jogada fora. No analógico não é assim.

    cellen
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    poxa muito legal mesmo receber a opnião de Vocês.
    Eu comecei a + ou - 1 ano a mexer no FL studio , e depois não parei mais.
    Talves uns bons samplers façam toda diferença, ja que mesmo tocando teclado e um pouco de bateria, prefiro ir compondo nota por nota e usando apenas instrumentos virtuais, vejo que o espaço entre as amostras deixa a desejar talvez aquele reverber natural da gravação ao ar livre que não consegui extrair de nenhum plugin.
    Ja reparei que existem musicas que o instrumento não esta nem perto (muito medio talvez), nem longe (reverber, falta de medio) ELE TEM OS DOIS!!!, e sem escutar nenhum reverber. É um som aveludado ,perfeito.
    Eu ainda chego Lá. Meu objetivo é Parecer extremamente REAL.
    Ja pesquisei se existe algum corretor de frequencias.que deixasse o som mais FLAT. Mas teria que ser dinamico e corrigir com o tempo , encontrei um tal de Sonakisis porem muito caro! Sei la tambem se seria a solução que voces acham?

    dagusta
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bog

    Cara, uma baita dica !!!

    Everton Cotta
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Saudações!
    Brow isso q tu quer é um conjunto de ações. Não tem [FM] fórmula mágica que, sozinha dê jeito. Mas eu uso algumas coisas q ajudam:

    Minha guita base afino em DO. ( o cara se vira pra tocar, rsrsrs)
    Na guita solo geralmente vai uns delays, chorus e as vezes pitch developer.
    Violão aço só com delays bem de leve...
    Violão nylon equalizado no pedal + chorus levinho
    batera, baixo e teclado: São os "feiticeiros" da banda. Os caras usam tudo dependendo do que querem : delays, chorus, pitch developer, flangers e Phasers.

    E tipo, o som fica bem redondo. Mas a gente grava em pista separada depois, fora do estúdio.. a gente relaxa a cabeça e começa mixar tudo... tipo: + baixo , - batera... sobe a base e por aí vai.

    Uma super dica: Essa estrada é dificil mas só conhece quem passa por ela.

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Cellen
    Não sei se entendi o que você quis dizer com preencher, MAS
    ....

    Alguns silêncios as vezes são bem vindos.
    Ou então alguns trechos pianíssimos, contrastando com alguns auges em outros trechos !!
    Isto faz com que a música não fique chata.
    Com tudo preenchido, com reverber e efeitos exagerados, e alto do início ao fim da música, causa cansado, e dá vontade no ouvinte que a música termine logo!!

    * Antes eu usava muito reverber e enchia as músicas de efeitos, mas agora eu estou mais pro lado de deixar tudo seco e usar efeitos só na guitarra.
    O som fica mais honesto, e acreditem!! Fica mais agradável de se ouvir !!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como preencher melhor uma musica:compressor, reverber, teclado como cama,microfones de qualidade?