Focusrite VRM Box - review

    Autor Mensagem
    .omni
    Veterano
    # set/11 · Editado por: .omni


    Pra quem não conhece o VRM Box (Virtual Reference Monitoring), é uma caixinha da focusrite com apenas um knob de volume e um jack de fone. Ele é essencialmente um DA e amp de fone USB, mas que faz uma coisa bastante interessante: simula vários tipos de monitorações diferentes.
    Pra quem gosta de mixar de fone ou pra ter uma idéia aproximada de como suas mixes irão soar em diferentes sistemas, caixas famosas (1031, B&W, Auratone, NS10m, etc) até tvs e hi-fis.

    Link pro site

    Eu trabalho num horário meio ingrato e acabo tendo que fazer muita coisa de madrugada em casa porque é o tempo que me sobra. E de madrugada não posso fazer barulho, então acabo usando muito os fones, então resolvi investir "no escuro" nesse negócio pra ver qual era.

    Estética

    Bom, é bem pequena. Achei que fosse ser com aquele plástico bem com cara de vagabundo, até pelo preço, mas me surpreendi. A carcaça é de plástico mesmo, mas o acabamento é bem bom, ela é bonita, o knob é bastante confortável e firme e tem um ledzinho verde que liga quando as simulações estão sendo usadas.

    Tem um jack p10 pra headphones, atrás tem a entrada USB e uma entrada s/pdif pra poder usar com outro DA (yey para Focusrite).
    Não tem fonte, ele é bus-powered.

    O DA e amplificador de fone

    Bem, eu não comparei o DA com outros mais fodões e nem pretendo fazer isso até porque o intuito não é ser um conversor fodão e sim uma ferramenta pra mixagem. Ele funciona em até 48/24 e usando a entrada digital ele suporta até 192kHz.

    O DA é bem melhor que os conversores das placas onboard de pcs e notebooks com seus 108dB de dinâmica segundo a Focusrite, o que é legal, principalmente pra um negócio baratinho.
    Mas não pretendo usar o DA, usei um pouco pra testar, dei só umas comparadas sarapas (sem fazer A/B nem nada). Estou usando só no s/pdif.

    O amplificador de fone não tem um ganho absurdo. Dependendo do que eu estou ouvindo (principalmente masters antigas ou coisas não masterizadas) dá pra botar no máximo sem destruir os ouvidos *no meu fone* (250 ohms). A mim ainda não faltou ganho, mas fico imaginando como seria com fones de maior impedância. Visto que é um negócio feito pra usar com fones de boa qualidade, fico imaginando como ele se comportaria pra empurrar um fone muito baixinho. Podia ter mais ganho, nunca é demais.

    No software tem uma chavinha de -6dB ou 0dB, o que é legal pra dar um ganho a mais ou segurar um pouco o volume pra não clipar tudo em coisas masterizadas muito alto. Legal.

    Software

    Bom, vamos ao que interessa.
    Você pode ouvir sem abrir o software, com ele no bypass. Ele aberto é assim.

    É bem simples, não tem muito o que explicar.
    Tem 3 simulações de salas. "Professional studio", "bedroom" e "living room", nada mais que impulses de salas. E pra cada uma uma seleção de caixas diferentes (algumas se repetem nas três salas).
    Algumas caixas vem com os nomes originais e outras tem apelidos sugestivos, não devem ter conseguido autorização das marcas pra botar os nomes originais. Por exemplo, na imagem que eu postei está a simulação "japanese white classic", uma óbvia simulação da NS-10m, com aquele woofer branco clássico.

    Entre as simulações estão:

    -Genelec 1031
    -B&W DM12
    -Auratone 5C (!!!)
    -Stirling LS3/5a
    -KRK VXT8
    -KEF Q55 2 (ou "90's hi-fi")
    -Quested S8R
    -Adam 52 5A

    Entre outras. Tem uma boa seleção, até uma televisão e umas caixinhas de computador tem, mas sinceramente, eu esperava mais algumas que não apareceram.
    Westlake, Mackie HR824 (trash mas é uma referência clássica), Dynaudios, mais caixinhas de desktop e hi-fi... Quem sabe com o tempo eles não fazem uns updates e acrescentam outras. O software está na versão 1.1 ainda.

    O software é bem levinho e não incomoda nem um pouco.


    Pra finalizar:

    Vale salientar que esse troço não opera milagres. Pra funcionar bem, precisa de um bom fone. Não vai melhorar o som de nenhum fone e não vai fazer o trabalho direito se não for usado com um fone bem plano.
    E não, não pode ser usado com caixas de som.
    É uma PUTA ferramenta pra home studio, relação custo/benefício é incrível. Fiquei viciado na caixinha.
    Quando eu ligo as simulações realmente parece que tá saindo som das caixas na minha frente, eu até já tirei o fone da orelha só pra garantir que os vizinhos não estavam a ponto de chamar a polícia... hahah.
    E de quebra ganhei uma outra via de fone - muito bem vinda.

    Obs: meu fone é um Beyerdynamic DT990 Premium, foi com ele que eu fucei bastante o negócio. Tenho também um Sony MDR 7506, mas que nem experimentei com a caixinha.

    Minha nota: 4/5

    Pra ser 5 estrelas, só com mais umas simulações legais e um pouquinho mais de ganho no amp (só de chato que eu sou).

    Espero que meu review ajude alguém ou apresente o negócio pra quem não conhecia!

    Abraços.

    janderimperium
    Veterano
    # set/11
    · votar


    CARACA, man!!!! muito legal isso. não conhecia n...
    muito legal mesmo!!!!
    vale msm a pena comprar ela ao inves de monitores de referencia???
    (para o uso no homestudio)


    muito bom review e esclarecedor

    abraço

    sabordetrigo
    Veterano
    # set/11 · Editado por: sabordetrigo
    · votar


    também queria saber isso, vale a pena investir nela ao invés de edifiers? e onde comprou? só mais uma pra parar de ser chato, acha que fica de boa em um akg k414p ?

    .omni
    Veterano
    # set/11 · Editado por: .omni
    · votar


    janderimperium
    Cara, é uma excelente ferramenta e com um ótimo custo/benefício, mas não acho que substitua monitores. Pelo menos um par eu acho essencial. Mas é um bom complemento, principalmente pra quem tem que mixar em horários não convencionais.

    sabordetrigo
    Não.
    As edifier não são monitores de referência, apesar dos modelos top de linha serem bem planos e funcionarem bem como referência, e são baratos!
    Comprei pela Amazon, mas veio da Music123.com.

    acha que fica de boa em um akg k414p ?

    Não.
    Esse fone é pra ouvir música, não é pra referência.
    É um fone alto, de baixa impedância, pra ouvir música em iPods e etc, apesar de ser um fone legal pra isso, não é pra mixar.

    Deji
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    chefe, imagino que o fone tenha que ser bem flat, pq eu acho praticamente impossivel mixar com meu AKG k44....
    Mas interessante isso, muito interessante se funcionar! rs
    JA testou com o Sony?

    ppaulo
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    show de bola esse review

    .omni
    admiro sua paciência

    .omni
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Deji
    Tem sim!
    Não, não testei. O Sony eu uso pra som direto, é meu fone "off road", aguenta porrada e tal e é bem padrão pra monitoração in the field, mas ele é ardidinho demais, não me arrisco a pensar em timbrar nada com ele. O Beyer é a referência.

    ppaulo
    Por quê?
    Valeu!

    ppaulo
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    .omni
    você explica tudo direitinho, e além de paciência sabe tudo certinho rs

    esqueleto12
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Desculpem ressucitar este tópico aqui, mas alguém poderia me dizer se com o fone da samson modelo Sr850, eu poderia usar com esse focusrite VRM?


    abraços a todos

    Homem Cueca
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    .omni
    Muito legal Review. Eu estou de olho nesse trocinho também. Já sou adepto da Focusrite e suas simulações. Imaginava que a caixinha fosse bem legal, ouvi gente falando muito bem.

    Vale salientar que a própria Focusrite recomenda um fone KRK8400 para que o resultado seja o máximo satisfatório. Não sei até que ponto isso é valido devido a gama de opões de fones para mixagem. Uma coisa interessante é que o KRK 8400 tem uma impedância bem baixa; 36ohms, apesar de ser um fone feito para mixagem. Então acho até que a "falta" de ganho da caixinha é compreensível...ou não. Hehehehehehehehe

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Focusrite VRM Box - review