Monitores de referencia ou VRM Box?

    Autor Mensagem
    KayoA.
    Membro Novato
    # out/14


    Queria melhorar a acústica da minha sala, pretendia ajeitar uma sala de masterização, mas me parece que é caro, estou certo? Precisaria me preocupar com o som que sai na casa de baixo também..

    Levando em consideração que não tenho uma sala flet, adiantaria alguma coisa comprar monitores de referencia? Sendo que tenho caixas de multimídia de boa qualidade.

    E por fim, qual valeria mais a pena levando em consideração minha sala? Um monitor de referencia ou um bom fone + vrm box?

    Abraços!

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    KayoA.

    Depende, se estética for secundária, pode começar por colar caixas de ovos na parede.

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/14 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Primeiro, é preciso saber o seu grau de exigência. Se você nunca mexeu com isso, tente aprender na prática. Usar as caixas multimídia não é nenhum crime.

    Mas saiba: as caixas multimídia "melhoram" o som, enquanto os monitores de referência o reproduzem fielmente (ou deveriam reproduzir).

    Sobre o tratamento/isolamento acústico: caixas de ovo dão uma quebrada na reverberação, sobretudo, das frequências mais altas, mas não isolam o ambiente. Contudo, uma mixagem não é um ensaio de banda, com bateria acústica e o escambau. Por mais que você possa abrir o volume, acredito que não será nada que incomodará os vizinhos. (Já vi vizinho reclamar do barulho da bomba do aquário do outro, então não dá para generalizar).

    Nunca vi uma VRM Box, mas a mixagem é um processo cansativo para os ouvidos e com os fones a coisa fica ainda mais cansativa. Se você não tiver a pretensão de passar horas mixando, pode ser uma boa. Fico na dúvida se vale a pena pagar por um trem desses ou se a utilização de bons fones bastaria.

    BJKGUITAR
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ismah
    pode começar por colar caixas de ovos na parede

    Aguardando chuva de comentários negativos pela sua indicação...


    KayoA.
    Brother, eu tenho o VRM Box e indico. É uma boa ferramente mas NÃO SUBSTITUI OS MONITORES. Eu costumo recomendar monitores para quem sabe a sala que tem, e isso requer investimento alto e conhecimento na área.

    É a mesma lógica de comprar uma fender e ligá-la em um amplificador para estudo na expectativa de tirar um bom som. Vai de VRM BOX e KRK que você vai gostar e utilize várias fontes de referência para compensar a falta dos monitores. Mas se comprar um monitor e utilizar em uma sala que não tem a acústica desejada você pode perder significativamente a qualidade do monitor e enquanto poderia ter investido ao invés do monitor, ajudar em uma sala que pode ser usada para muitas outras finalidades.

    Abraços

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    BJKGUITAR

    To quase preocupado... Adoto a postura do Lisciel... Froda-se!

    Mas uma ressalva... Entendi que era sala de gravação. Pessoalmente nunca testei assim. Eu ando mixando num fone (AKG K414), que como único contra tem só ir até 13KHz... Os resultados andam sendo positivos.

    MMI
    Veterano
    # out/14
    · votar


    KayoA.

    Masterização mesmo,de verdade, passa bem longe. Isso é coisa para gente muito experiente, nas melhores salas, nos melhores equipamentos. Via de regra, se você quer fazer barato, sem investir, seu resultado também vai sair barato, sem valer algum investimento. OK, mas nada impede de tentar aprender, engatinhar mesmo, para quem sabe um dia conseguir algo minimamente apresentável.

    O grande problema dos homestudios nacionais é a acústica. Quase ninguém monta um com um projeto de acústica, para conseguir usar microfones e depois ouvir. A coisa já começa torta, depois a pessoa vai ouvir sem nenhuma credibilidade, acaba fazendo mix bem meia boca. Masterização então...

    O VRM box é legal, pode ajudar, pode funcionar. Mas eu diria para não comprar, neste momento vai te confundir mais que ajudar. Melhor neste caso adquirir um excelente fone e domar o bicho. Existem fones e fones, comece pesquisando fones de referência para estúdios. Cuidado que muitos fones de referência para estúdios na verdade são fones medianos para se gravar em estúdio, não para mixar. Fones para masterizar então, o buraco é bem mais embaixo... Você vai ter que adquirir familiaridade com seu equipamento, seja fones, sala, monitor, para saber exatamente como deve soar uma mix para que ela soe bem em sistemas de som caseiros, iPods, celulares. Grandes engenheiros de som sabem exatamente como devem soar, o que fazer e o que esperar de cada som, mesmo em condições abaixo das ideias para eles - chama-se conhecimento e experiência. Por esse conhecimento e familiaridade que não vou recomendar o VRM box, vai ter um monte de situações de som criadas virtualmente onde não se vai saber como deve soar em nenhuma, especialmente se o sujeito pegar um fone "custo-benefício", já que já gastou na VRM.

    Caixas multimedia de boa qualidade pode ter boa qualidade para outras coisas, mas mixar não. Masterizar então, nem se fala. Monitores de referência são uma boa pedida, desde que se trate ao menos minimamente o ambiente (sem gambiarras do tipo caixas de ovos, por favor...). Mas nessa situação, deixaria para depois...

    KayoA.
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Opa, MUITO OBRIGADO pelos comentários,

    Ismah, entamoeba, BJKGUITAR, MMI valeu mesmo pela ajuda, dúvida sanada ;)

    Adler3x3
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Estou curioso para escutar esta coisa funcionando.
    Alguém já usou, e pode demonstrar o resultado das masterizações?

    KayoA.
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Pesquisa no youtube amigo, lá rola umas previews em português mesmo.. Devo ter assistido umas 4, aqui o link de uma:



    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Adler3x3

    To com um plugin de bi-auricular aí, que tu vai te amarra, me procure quando puder.

    BJKGUITAR
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Adler3x3
    São simulações, mas a simulação de TV em uma sala é perfeita!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Monitores de referencia ou VRM Box?