Dúvida quanto a gravação.

    Autor Mensagem
    vitorrock
    Veterano
    # set/11


    Pessoal,sou muito novato na área de gravação,não sei muita coisa,más andei dando uma olhada nos tópicos do fórum e fiquei entusiasmado querendo gravar,minha guitarra,violão,etc.Más Tenho uma dúvida:Qual a diferença de Gravação em linha,usando softwares para colocar efeitos,Gravação microfonando o amp,e gravação com mesa de som,usando interfaçe USB.Não sei se dá para gravar com mesa de som,más queria saber sobre tipos de gravação.Minha Dúvida maior é sobre mesa de som,para que ela serve,pois gravação em linha,e microfonando o amp já sei como gravar.Vlw,pessoal,abraço!

    _______________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata,utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    "1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título. Títulos como "preciso de ajuda", "alguém sabe..." podem fazer com que o tópico em questão seja fechado e/ou apagado. Lembrando que títulos precisam ter pelo menos 3 palavras e 15 caracteres;"

    Mu_Cephei
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Mu_Cephei
    · votar


    gravar em linha , nada mais é que pegar o sinal do seu instrumento e ``jogar´´ direto no computador , para depois aplicar os efeitos em tempo real (ou não). microfonar amp pode te dar uma maior qualidade sonora , porém você terá que investir mais em microfones bons , em amplificadores bons e etc. além disso microfonar amplificador pode se tornar um problema se sua sala de gravação não tiver isolamento acústico , pois ruídos externos podem interferir na gravação , o que não acontece na gravação em linha.

    agora não entendo muito sobre mesa de som , bora esperar alguem que entenda.

    vitorrock
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Carra,muito legal sua resposta,ajudou muito,agora só falta entender sobre mesa de som!más vlw muito!!

    gbmeioponto
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Basicamente é isso:

    Gravar em linha:
    Você liga sua guitarra diratamente na interface ("placa de som") e usa plug-ins (como Guitar Rig ou Amplitube) para simular um amplificador. Você só precisa de uma boa interface pra captação do sinal da guitarra.

    Gravar microfonando o amplificador:
    É melhor do que gravar em linha, o som fica mais verídico e definido. Claro que depende dos seus equipamentos, e é caro para tirar um som satisfatório usando esse método. Você precisa de bons mics, de um bom amp, e de uma boa interface.

    Mesa de som:
    Mesa de som não grava, ela direciona os canais, podendo adicionar efeitos, controlar o volume, e etc nesses canais. São mais usadas como um tipo de "superfície de controle".

    Espero ter ajudado, e me corrijam por favor se eu estiver errado.
    Abc.

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Gravar microfonando o amplificador:
    É melhor do que gravar em linha, o som fica mais verídico e definido.


    Eu discordo disso, é uma questão de ocasião. Igual às vezes você escolhe um microfone de cápsula grande ou de cápsula pequena, dinâmico ou de fita, você pode querer microfonar um amplificador ou gravar em linha.
    Gravar em linha é um método muito válido de gravação, usado em estúdios com equipamento top.

    Eu acho que as pessoas no geral costumam achar que é gambiarra porque não costumam ter um equipamento bom em casa pra gravação, gravam a guitarra numa plaquinha barata e querem comparar com a guitarra microfonada do Van Halen no I.

    microfonar amp pode te dar uma maior qualidade sonora , porém você terá que investir mais em microfones bons , em amplificadores bons e etc.

    E gravar em linha não precisa de equipamento?
    Não esqueçam do pré, da DI...

    Um não substitui o outro, são métodos diferentes e tem resultados diferentes, não tem melhor ou pior.

    Azian
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Meu palpite de novato com as experiencias que já fiz gravando microfonando: é difícil, aí falam que ''fica mais fiel'', tudo bem, mas pra você conseguir alançar essa fidelidade necessita mesmo como o .omni colocou uma boa placa de som, microfones bons (não quer dizer ultra-modernos e caros, já vi uns aí que tem a aparelhagem toda muito boa, só que não tem o ''estudo e pesquisa'' que isso requer pra ficar de fato bom) e não adianta, e quanto a gravar em linha mesma historia, só muda o jeito mas a dificuldade permanece e requer uma boa aparelhagem.

    Azian
    Veterano
    # set/11
    · votar


    vitorrock

    Ah cara, tem um tópico stick explicando as funçoes da mesa de som e tudo mais. Já da uma maior noção

    gbmeioponto
    Veterano
    # set/11
    · votar


    .omni
    Me referi a ter equipamentos para gravar microfonando, porque realmente precisa-se de muito mais do que gravar em linha.

    Amplificador + Mics + Prés + Interface, custa muito mais caro que só o pré e a interface para gravar em linha.

    Bom, a minha opinião, com toda a teoria (porque a pratica ta faltando) que eu sei, é que microfonando você tem um resultado mais real do que em linha. O sinal captado pelo microfone é AQUELE. O que o plugin SIMULADOR de amp faz é IMITAR o que um amplificador faz, só que "digitalmente". E tudo que é imitação, não é igual. Pode ser sim que uma gravação em linha fique melhor do que uma gravação microfonada, claro. Mas é como eu disse, depende dos equipamentos.

    Ressaltando novamente que isso tudo é teoria, minhas experiencias foram poucas e com certeza não foram com equipamentos top. Pode ser que eu esteja errado, mas foi isso que eu aprendi.

    Abc.

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    gbmeioponto
    Ah sim!
    Eu concordo com tudo o que você disse.

    O que o plugin SIMULADOR de amp faz é IMITAR o que um amplificador faz, só que "digitalmente".

    Você não precisa usar um simulador de amplificadores necessariamente. Usando um bom pré e DI você tem um sinal limpo fiel, pode moldá-lo como quiser. Seja usando plugins ou passando por apenas um equalizador, um reverb ou um compressor pra dar um colorido a mais.

    Claro que se você quer um som de JCM800 ou de AC30, não vai plugar a guitarra no Amplitube, vai gravar o amplificador.
    Aliás, pra qualquer coisa com distorção eu já não usaria a guitarra em linha, a não ser usando uma distorção analógica. Mas pra uma levada jazz, por exemplo, por que não?
    Eu apenas não concordo que "tendo equipamento", QUALQUER gravação microfonada fique melhor que em linha.

    O sinal captado pelo microfone é AQUELE.

    Mais ou menos.
    O sinal captado pelo microfone nunca vai ser igual ao que você está ouvindo pelo amplificador.
    Claro que a idéia é chegar o mais perto possível, o que não é fácil e muito menos barato, como você já disse.
    A última vez que eu gravei um amplificador eu me lembro de usar 3 microfones caros demais, demorou um tempão pra microfonar cada um na posição mais legal pra aquele som, botar cada um nos prés certos, timbrar o amplificador e gravar.
    Mas isso era porque o cara queria o som do Tweed.

    Mas pra gravar uma linha digamos "genérica" (o que não é ruim, apenas não é necessariamente um som reconhecível de cara), limpa, eu gravaria em linha sem pensar duas vezes, ainda mais com horas de estúdio contadas.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida quanto a gravação.