Quanto cobrar (2 faixas de música) gravação e produção?

Autor Mensagem
Felipe Guilherme Ruffato
Veterano
# mai/14


Salve galera, boa tarde...

Recentemente comecei a gravar 2 músicas compostas por um cantor sertanejo da minha cidade. Ele veio até minha casa, mostrou as músicas cantando e tocando seu violao. A partir dai comecei a trabalhar as músicas. Dei uma estruturada no arranjo, criei o mapa da música e gravei todos os instrumentos ( violao real) e piano, bateria, baixo, acordion, guitarra todos usando vsts. Por fim gravei a voz dele cantando, e estou finalizando a mixagem das duas músicas essa semana. A questão eh: quanto cobrar por tudo?

Pensei em cobrar por hora mas 80% ou mais desse trabalho fiz sozinho em casa o que dificulta um pouco quantificar o tempo , uma vêz que pela liberdade de tempo eu acabo sendo mais minucioso do que seria se estivesse contando as horas.

Penso também que não posso cobrar muito caro pois ainda não tenho equipamentos de primeira de estúdio, trabalho apenas com uma interface maudio, monitores e um mic condenser behringer, um controlador novation, e plataforma sonar 8.

Já fiz algumas gravações de jingles porem só como co participante do projeto. Então queria uma opinião de quanto posso cobrar sendo eu um marinheiro de primeira viagem neste wuesigo . obrigado

Felipe Guilherme Ruffato
Veterano
# mai/14
· votar


Alguem?????

Deco_ufrj
Veterano
# mai/14
· votar


Felipe Guilherme Ruffato
Bom, acho que o preço tinha que ser definido antes...

Mas ja que não foi, vamos aos fatos... aqui no Rio, eu gravo com pro tools, ampli valvulado, bateria de qualidade, em um estudio meia boca pagando R$50 por hora de trabalho, o que da em media R$300 a R$400 por música.

Você usa VST, então na minha opinião deve cobrar menos do que isso... afinal seu investimento foi menor, sua experiência é menor e o trabalho é "menor"...

Cobrar por hora é dificil, por que com mais experiencia você faz um trabalho mais rápido, e justamente deveria cobrar mais caro... né? Eu não pagaria mais e R$200 por música...

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


O trabalho é seu, cabe a vc avaliá-lo.

Deco_ufrj
Veterano
# mai/14
· votar


Felipe Guilherme Ruffato
Bom, isso considerando a gravação propriamente dita....

Mas você quem fez a música, "tocou" os instrumentos... se ele fosse pagar músicos pra fazer isso, ia desenbolsar uns R$300 por hora/músico. O problema vai ser cobrar caro depois do trabalho feito...

entamoeba
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: entamoeba
· votar


Felipe Guilherme Ruffato, procure na Internet por pessoas que façam esse tipo de trabalho e peça um orçamento!

Trabalho como freelancer faz tempo. Quando comecei, foi assim que eu criei minha tabela de preços.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Deco_ufrj

Aí entra o quesito qualidade do trabalho...

Jabijirous
Veterano
# mai/14
· votar


Você usa VST, então na minha opinião deve cobrar menos do que isso... afinal seu investimento foi menor, sua experiência é menor e o trabalho é "menor"...


Não acho que deveria cobrar menos. O trabalho que dá pra programar tudo é igual ou maior que gravar uma bateria de verdade.

O cara fez trabalho de produtor, tem que se valorizar.

NINO_D.BOB
Membro Novato
# mai/14
· votar


O cara fez trabalho de produtor, tem que se valorizar. 2

Se a musica ficou boa amigo, faça seu preço e valorize seu trabalho.

Deco_ufrj
Veterano
# mai/14 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


Jabijirous
Só dei minha opinião... se eu chego pra gravar com a minha banda, eu jamais pagaria o mesmo valor pra ele fazer um vst de guitarra que eu pagaria pra gravar uma guitarra ao vivo num ampli valvulado e ter toda uma experiencia que a gente só tem quando está gravando... O cara usando VST seria a opção "barata"...

O valor que tenho visto pra esse tipo de gravação é R$300 por música...

Edit: R$300 por música, com alguém que ja tem experiencia, e faz uma boa gravação/equalização/masterização. Não sei a experiencia que o criador do topico tem...

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Deco_ufrj

Não quis dar números, mas é até abaixo disso...

Adler3x3
Veterano
# mai/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Felipe

Bem, primeiro já deveria ter acertado o preço antes do início dos trabalhos.

Pontos de atenção:
01- Você esta começando e, esta pode ser uma oportunidade de divulgar o seu trabalho, e possibilitar um futuro retorno de novos clientes;
02- O Valor a cobrar depende da aparente situação financeira do cliente, quanto ele este disposto a pagar?
03- O Trabalho em estúdio com VSts conforme o caso dá até mais trabalho do que uma gravação real, isto é relativo;
04- Não importa se você trabalha em casa ou num outro lugar, trabalho é trabalho, e tem que ser cobrado;
05- Com o tempo você vai aprender dentro da sua realidade e custos como cobrar;
06- O valor certo a cobrar teoricamente seria um "x" por horas trabalhadas, dentro de uma eficiência, tempo perdido com erros e outras distrações não devem sobrecarregar, mas por outro lado fazem parte do processo, assim tem que avaliar.
Muitas vezes fazemos um trabalho detalhado em VSTs (onde se perde muito tempo) no caso de templates especiais e outras configurações, cujo custo pode ser melhor distribuído no atual cliente e no futuro em novos clientes.
O valor a cobrar tem que ser um valor decente, que cubra os custos (despesas a detalhar) mais os impostos e encargos, mais uma certa margem de lucro.
Você tem que descobrir os seus custos fixos mensais (custo fixo é aquele que tem que pagar todo mês independente de se realizar serviços para terceiros ou não).
Custos variáveis são aqueles ligados diretamente ao projeto.
Até uma recuperação do investimento feito em hardware e softwares, tem que ser embutida no preço, , que deve ser distribuído dentro da vida útil estimada (número de meses ou anos), de forma que quando você tiver que trocar os equipamentos e softwares, tenha uma reserva para isto, e o dinheiro esteja guardado.
Com o tempo também você vai detalhar melhor estes custos.

Se você der um desconto, diga que esta fazendo isto para ajudar o músico, e não diga que é porque o seu setup é mais simples e tal, e que você trabalhou em casa, home estúdio e home estúdio.
E deixe uma margem de negociação para futuros trabalhos, já avisando que depois vai ser mais caro, e se você ajudar, peça também ajuda dele na indicação de outros trabalhos.
Lembre entra em cena o conhecimento que tem mais valor do que os equipamentos e softwares.
Outros detalhes você não tem que informar , não importa, não desvalorize o seu setup, o pessoal não entende de nada mesmo.
Muito pelo contrário você tem que valorizar.
Vejo com alguma frequência muitas pessoas e empresas, que fazem um trabalho nem tão bom, mas na propaganda e no marketing pessoal usam a palavra excelência e outras frases pomposas, e muitos cobram bem caro pelas aparências externas, mas a qualidade é duvidosa.
Na verdade são arrojados neste lado, e passam por mestres do seu ramo, mas a realidade é outra.
São arrogantes mas não tem tanta competência assim.
E aparentemente estas empresas e pessoas parecem tem um relativo sucesso, pois sabem se valorizar e cobram muito bem.
Então!
Não que você tenha que ser falso e orgulhoso, mas tem que demonstrar firmeza e determinação, de que o seu trabalho é bom.
Tem que acima de tudo ser ético.
Você pode justificar o preço dizendo que você tem um diferencial, que é o amor a música e a dedicação aos detalhes trabalhando mais a fundo.
Claro que a medida que mais trabalhos aparecerem, e que a agenda dos projetos em andamento fique lotada, o tempo para trabalhar nos detalhes e outras minucias diminui.
Assim só pode aceitar trabalhos se tudo se encaixar dentro da sua agenda.
Cada vez que for negociar preço, planeje com antecedência, anote num papel os argumentos, possíveis perguntas e respostas, preço teórico a cobrar, e preço realizável (até aonde você pode baixar).
E memorize tudo, assim quando for negociar vai levar vantagens.
Lembre o brasileiro tem mania de pedir descontos, assim o primeiro valor a ser apresentado tem que ser mais alto, pois vão tentar diminuir.
Se você ter um orçamento já enxuto e der desconto, vai ficar no prejuízo.
As vezes é melhor nem fazer nada.
Claro se tem horas disponíveis na agenda, tem que pegar algum serviço para não ficar ocioso, e desta forma recuperar parte dos custos.

Pode até montar algumas regras para selecionar clientes.
Mas não leve tudo a ferro e fogo, tem que ser acima de tudo flexível, com bom senso, mas sem aviltar a sua remuneração.

Agora os valores comentados acima estão realistas para quem esta começando, mas para um serviço completo como esta sendo feito é muito baixo.
Tem que planejar, por outro lado se demorou uma semana e só vai cobrar R$ 600,00 é pouco, pois se consideramos que o mês tem quatro semanas, desta forma o máximo que conseguiria seria uma receita bruta de R$ 2.400,00 o que convenhamos é muito pouco (se considerar as despesas, vai sobrar menos ainda.)
Assim, pode oferecer diferencial de trabalho, mas não pode perder tanto tempo, pois não vai conseguir repassar para o preço.
Vários serviços estão sendo feitos, não é tão simples assim.
Neste caso o arranjo, as corretas escolhas dos instrumentos, testes, a edição de midi, as gravações, a mixagem e muito mais.
Para fazer arranjos e edição midi não necessita de muitos equipamentos sofisticados, basta o básico e bons editores de partituras e a DAW.
E claro aprendemos com os erros, e muitos erros não podem ser repassados aos preços.
Este caso é inicial e único, assim tem que ter o pés no chão e cobrar o que for possível, que deve estar longe do ideal, mas que vai fazer parte do aprendizado.
Na verdade neste primeiro momento você vai levar prejuízo.
Bom começo e boa sorte.

Felipe Guilherme Ruffato
Veterano
# mai/14
· votar


Galera... Muito obrigado pela ajuda... Todas as opiniões foram muito importantes... De fato esse serviço tem me dado muito trabalho mas tem me servido para muito aprendizado. E sei que nos próximos gastarei menos horas. com mais eficiência e assertividade. para estas duas músicas estou pensando em cobrar 500 reais considerando arranjo gravação mixagem e a gravação dos instrumentos propriamente dita. mas já avisei e para os próximos o preço vai ser um pouco mais alto tendo em vista que esses são os primeiros trabalhos que fiz pra ele. valeu de qualquer forma a opinião de todos foi muito importante

Felipe Guilherme Ruffato
Veterano
# mai/14 · Editado por: Felipe Guilherme Ruffato
· votar


Galera... Muito obrigado pela ajuda... Todas as opiniões foram muito importantes... De fato esse serviço tem me dado muito trabalho mas tem me servido para muito aprendizado. E sei que nos próximos gastarei menos horas. com mais eficiência e assertividade. para estas duas músicas estou pensando em cobrar 500 reais considerando arranjo gravação mixagem e a gravação dos instrumentos propriamente dita. mas já avisei e para os próximos o preço vai ser um pouco mais alto tendo em vista que esses são os primeiros trabalhos que fiz pra ele. valeu de qualquer forma a opinião de todos.

Jabijirous
Veterano
# mai/14
· votar


O valor que tenho visto pra esse tipo de gravação é R$300 por música...

Deco_ufrj

Isso é um preço MUITO BAIXO. Preço de quem está começando. Eu não possuo estúdio, mas a qualidade do meu trabalho é alta e eu tenho que dar valor por isso. Tem gente que tem estúdio e um monte de equipamento caro e o resultado é um lixo.

Vc não vai conseguir mais trabalho cobrando barato. Se o cliente quer qualidade, vai ter que pagar.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Jabijirous

Infelizmente dada a situação (uso de VST) o preço é baixo... Porque infelizmente um gaiteiro de qualidade (referência é o Roberson Paquito) cobra em média 120/gravação... mas ajustar um VSTi para tocar assim é muito mais complexo, e o resultado muito inferior. EU uso VSTi's, não minto mas levo horas para criar um preset que encaixa numa música e em nenhuma outra - e para não perder o trabalho, salvo como preset (ponto de partida para uma próxima).

Minhas produções eu cobro 300 por tudo mencionado, e uma voz. Se tiver que colocar back é 450, e mais que uma voz é 50/voz.

Em contra-ponto não coloco prazo pra entrega da música e geralmente acabo com umas 10 versões dela...

Agora se tiver que gravar todos os instrumentos um a um por menos de 1000-1500 (não tem como eu cobrar o mesmo de um trio de rock que de um grupo de pagode) não dá pra fazer...

Jabijirous
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah

Dependendo do instrumento realmente é complicado deixar soando real, mas aí é você, produtor, que vai ter que correr atrás de um instrumentista com o orçamento dado para deixar a qualidade do serviço lá em cima. Caso não tenha condições de fazer mas a grana está curta, não tenha medo, deixa passar. É melhor deixar de fazer um serviço meia boca que vai te deixar sujo no mercado do que ganhar o dinheiro e perder o cliente.

Já tomei muita porrada (tomo até hoje hehehe)

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


Jabijirous

não tenha medo, deixa passar.

Tenho deixado passar tudo atualmente. kkkkkkk

Respondendo: é difícil estabelecer um preço, porque o mercado musical por aqui é super amador e pouco organizado, por mais profissional que possa parecer. Gravei muita coisa para algumas gravadoras, já fiz muito trabalho entre uns 15 mil reais, para arranjo e gravação de toda a instrumentação menos a voz, até de graça, passando por tudo o que tem no meio disso, como um comercial com 1 violãozinho a 7 mil. Inclusive já tomei golpe de diretor de gravadora, num CD que há 10 anos está em catálogo e nunca vou ver 1 tostão. Ou seja, o preço é muito relativo, entre o que o cliente pode pagar, o que você acha que vale, a qualidade que você tira, o uso da sua gravação. Depende. Acho os preços discutidos bastante razoáveis.

Jabijirous
Veterano
# mai/14
· votar


Respondendo: é difícil estabelecer um preço, porque o mercado musical por aqui é super amador e pouco organizado, por mais profissional que possa parecer

Acho que não é pouco organizado não, é pq tem muito picareta por aí.

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


Jabijirous

Cara, eu acho pouquíssimo organizado. Já de início, músico é profissão reconhecida mas não regulamentada, no sentido que que a OMB foi totalmente desacreditada (por causa dos picaretas que você citou, então é até justo). O produtor e o músico que dedicou a vida e estudou profundamente é tão produtor e músico quanto o moleque que assistiu vídeos no youtube e acha que sabe tudo. Eu conheço diretores de grandes gravadoras, donos de grandes lojas, grandes estúdios... Quase todos posso afirmar sem medo: amadores!

Jabijirous
Veterano
# mai/14
· votar


MMI

Amador no qual sentido?

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


Jabijirous

Quantos ali, além de dominar um instrumento, tem uma postura profissional, encaram seriamente? Quantos ali tem uma formação, pós, sei lá, um MBA, sabem administrar um negócio? Não vou citar nomes, mas tem um cara (músico) que é ídolo da rapaziada aqui do FCC, que se você marcar um workshop, entrevista, pocket show, com certeza ele vai aparecer embriagado e vai dar uns "tirinhos" antes de se apresentar - toca pra caramba mesmo assim. Isso é postura profissional?

Aqui em São Paulo tem gerente de loja que mal e mal tem o secundário completo. Diretor de gravadora, idem. Sabe como esses caras vão precificar algo? Chutando uma margem.

Jabijirous
Veterano
# mai/14
· votar


MMI

Saquei teu ponto de vista. Mas encaro isso como um problema cultural. Você faz faculdade de música, sai formado e aí? Não tem faculdade, pelo menos no Brasil, que faça você gerenciar sua carreira de música. É por isso que boa parte dos músicos torna-se professor contratado, ou seja, empregado assalariado. Quem tem visão para o negócio sabe que é possível sim viver bem de música, seja dando aula, instrumentista, produtor e etc. Mas nada disso é fácil, tem ralar muito, tem que ter o mínimo de qualidade e profissionalismo. Assalariado? Esse é acomodado pq sabe que no fim do mês tem seu dinheiro e quem cuida da qualidade é a empresa, não ele.

Eu sei muito bem de quem você está falando hehehe

MMI
Veterano
# mai/14 · Editado por: MMI
· votar


Jabijirous

Cara, já fui em estúdio gravar um cara cantar (tem certo nome). O maluco dizia que com conhaque a voz fica melhor - e tome conhaque. Depois de um tempo, jogamos tudo fora e fomos beber também, o desgraçado não conseguia ficar de pé, imagine se cantava... kkkkk
(tudo isso num preço superior ao mencionado pelo pessoal aqui)

A questão é que tem quem tenha "visão para negócio". Desses, quase ninguém tem formação para negócio.

Jabijirous
Veterano
# mai/14
· votar


MMI

kkkkkk Já passei por isso.

Mas acho que formação X amador é algo relativo. Eu tenho formação de música, mas não tenho MBA, mas sei me valorizar e sei o nível que eu tenho para cobrar o preço por um trabalho profissional.

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


Jabijirous

Veja, é relativo. Você tem formação de música, já está muito a frente de um monte de gente. Não precisa diploma de administração nem um MBA para dar um valor ao seu trabalho e cobrar por isso.

Só que lá para cima, o mercado é regido por gente que precisaria ter. Uma gravadora com vários empregados e departamentos, uma loja com 1 ou mais filiais, um grande estúdio... No mínimo o cara precisa ler livros de gestão, mas não faz. E se a desorganização vem lá de cima, não existe regulamentação da profissão de músico, não tem nada.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


MMI

Músico profissional que eu peguei ultimamente foi só o roupa nova...

A questão de profissionalismo é relativa, trabalhei em banda onde o dono saiu de um instrumento pra ser vocalista. Mas o cara canta mal pra caralho, fez isso pra tentar pegar mulher (pq até eu pegava mais que ele - e eu nem aparecia praticamente).

Lelo Mig
Membro
# mai/14
· votar


Se quiser usar como base esta é a tabela do Sindicato dos Músicos do RJ.

CD
Por Período
Chamada mínima 03 períodos - R$ 790,00
Instrumentista/ Corista/ Ritmista por período - R$ 265,00
Dobra 01 período - R$ 265,00
Solo 10 períodos - R$ 2.643,00
Por Faixa
Faixa (Instr./ Corista/ Ritmista) - R$ 825,00
Dobra - R$ 265,00
Solo - R$ 2.643,00
Making of de CD
Por Faixa - R$ 395,00
Obs: Tempo máximo para gravação de uma faixa 2h30m. Hora excedente ou fração - R$ 265,00
DVD
Por Faixa - R$ 1.197,00
Obs: Caso o material gravado para o DVD se converta em CD, deverá ser pago em adicional o valor de tabela para gravação de CD.

Arranjo e Regência (por faixa)
Por arranjo - R$ 1.875,00
Por Regência - R$ 1.875,00
Cópias - Garantia mínima 550 compassos - R$ 373,00
Por compasso - R$ 0,75
Jingle ou Vinheta
Por Período
Chamada mínima 02 períodos - R$ 880,00
Peça até 1 minuto período - R$ 440,00
Dobra - R$ 440,00
Solo 10 períodos - R$ 4.400,00
Por Faixa
Cada faixa - R$ 880,00
Cada Dobra - R$ 440,00
Solo - R$ 4.400,00
Obs: Tempo máximo para gravação de uma faixa 2h. Hora excedente ou fração - R$ 440,00
Trilhas Sonoras
Trilha sonora para teatro e produções audiovisuais - exceto televisão
Por Período - Produção nacional
Chamada mínima 03 períodos - R$ 1.760,00
Período - R$ 587,00
Por Período - Produção estrangeira - Chamada mínima 03 períodos
R$ 2.417,00
Períodos - R$ 805,00
Obs: Caso o material gravado se converta em CD ou DVD, deverá ser pago em adicional o valor das respectivas tabelas.
Televisão - áudio
Chamada mínima de 05 horas
R$ 1.107,00
Hora Excedente ou fração - R$ 333,00
Televisão - áudio e vídeo
Chamada mínima de 05 horas - R$ 1.658,00
Hora Excedente ou fração - R$ 497,00

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Lelo Mig

Infelizmente OMB, SMB (em geral) é uma piada aqui no país... Fui comprar um piano digital com um amigo que é tecladista, consegui 2% de desconto por ele ser membro ativo da OMB...

Jabijirous
Veterano
# mai/14
· votar


A tabela seria uma boa... se o povo pagasse kkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quanto cobrar (2 faixas de música) gravação e produção?