Como driblar ruidos da rede elétrica?

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # mai/11


    Entáo! Eu percebi que andava com ruidos no meu setup ne. Testei cabos, testei guitarras, drivers, até cabo usb! Mas depois enquanto tava gravando, tirei a tomada do notebook e percebi que o raio do chiado era proveniente da rede elétrica. Dai eu fiquei meio frustrado porque nenhum dos meus notebooks eu consigo usar sem fonte, dai eu nao sei como faço! Existe algum aparelho eletronico que eu possa usar para eliminar esses chiados da minha cadeia de efeitos?

    Obrigado!

    JC_Junior
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    janick

    As vezes um aterramento da tomada resolve, em parte, a questão do ruído. Pra resolver "de vez", um filtro de linha de verdade dá uma boa limpada na rede elétrica.

    Dá uma olhada nesse tópico.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/261429/

    janick
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    JC_Junior
    Filtro de linha resolve mesmo?
    Ouvi falar, mas sempre achei que fosse balela. Tem certeza? Já testou um desses? Se resolver eu compro amanhã mesmo! Me fala uma marca boa?

    Abçs!

    JC_Junior
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    janick

    Filtros de linha realmente bons resolvem, tem muitos por ae que são somente extensão e não filtram coisa alguma. Filtro de linha bom é meio caro.

    Tem esse Monster do tópico. Os produtos Monster são bons, mas tem uns outros lá que o Carlos Adolph postou.

    janick
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    JC_Junior
    A é? Monster? Vou catar esse ai pra mim! Vou procurar lá quais ele fala que são bons!

    Abçs!

    Mad Dock
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Fontes de notebook, estabilizadores, são campeões para dar ruído no som!! Resolver o problema mesmo seria usar o aterramento (terceiro fio) experimenta ligar as coisas em mais de uma tomada, para dessa forma tomar a rede em outra fase diferente, entende...tipo assim ligar todas essas fontes de notebooks estabilizadores em uma fase, e os demais equipamentos em outra, as vezes isso resolve....veja também se não há motores ligados na fase onde estão ligados os equipos de audio (motores: ventiladores, máquina de lavar, furadeiras, liquidificadores, etc...) eu me lembro de diversos casos onde quando se queria gravar tinhamos de desligar os ventiladores do estúdio!! sacanagem...
    esses filtros de linha convencionais não passam de extensões para várias tomadas...não deveriam nem se chamar filtros de linha...apenas tem um fusível de proteção em caso de eventual curto...
    Abraço!

    janick
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Mad Dock
    Eu normalmente ligo o note separado... eu acho que o problema pode ser a rede eletrica daqui de casa...putz, nenhum tipo de estabilizador, fonte, nada que resolva?

    Valeu!

    .omni
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    janick
    Descreva o chiado.
    Antes de olhar rede elétrica, pode ser fonte ruim.
    Ruim mesmo, não com problema. Pode ser o caso?

    janick
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    .omni
    Cara, eu até achava que fosse fonte ruim, mas esse mesmo ruido (como se fosse um chiado "granulado", tipo barulho de areia/sujeira nos pots, sabe? Aquele barulho de tv antiga mal sintonizada no fundo) ocorre tanto quando ligo minha GT8, tanto quando uso meus dois notebooks com qualquer uma das minhas interfaces. Já troquei cabos, guitarra, e tudo mais pra ver se ia parar, mas o chiado é constante. No notebook, quando tirava ele da fonte, o chiado sumia instantaneamente. Imagino que o problema seja a rede elétrica la de casa, acho que não deve ter aterramento apropriado!

    .omni
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    janick
    Pelo que você descreve, o chiado é um hiss, não é barulho de rede elétrica e sim de cabos ruins, jacks sujos, etc.
    Tenta jogar um limpa-contato nas coisas, vê se melhora.

    janick
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    .omni
    Não cara, pior que não. To com alguns cabos da Planet Waves, Santo Angelo, testei todos, e com todos da isso, inclusive com os novos. E quando tiro o note da tomada, NA HORA para o chiado, sacou?

    É a rede eletrica mesmo... eu só não sei como resolve. E isso é com captador single, humbucker, por ai vai. Aqui em casa rola uns picos de energia tb as vezes, mas nunca queimou nada.

    .omni
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: .omni
    · votar


    janick
    E quando tiro o note da tomada, NA HORA para o chiado, sacou?

    Ah. Então é isso mesmo.
    Experimenta ligar o note em outra tomada. Experimente com algumas tomadas. A interface ou a pedaleira tem uma chave de ground? Experimenta, mas geralmente isso é pra hum.
    Agora, é bem estranho dar hiss por causa disso, problemas em rede elétrica geralmente são aquele 60hz escroto, hiss é mais coisas do equipo.
    Experimente coisas do tipo desplugar cabos com tudo ligado e ver de onde vem o negócio.
    Mas faça o lance da tomada, depois experimente usar um estabilizador (ou não), etc.

    E isso é com captador single, humbucker

    Mas ruído de single é bem diferente de hiss.

    Mas jamais desconsidere o lance dos cabos (principalmente os plugs/jacks), ainda mais considerando que não são cabos top. Mesmo os novos podem dar alguma coisa.

    ogaitnas
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Isso provavelmente é um ground loop, comigo acontecia qdo ligava ampli e notebook em um mesmo filtro de linha, com a saída do note ligada em qq ponto do ampli (input ou return), para resolver eu ligava mais um filtro de linha, ligava o ampli no 1o e o notebook no segundo, mas o ideal é ligar em tomadas separadas...

    Pedrinho Kapessy
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Fala galerinha do FCC....tudo na santa paz de Jha???

    Seguinte, to em um dilena brabo aqui com meu amp... peguei um MGBASS DESERT 6 CORDAS, circuito AGUILAR OP3, captação MGBASS DE ALNICO...máquina mesmo.... (inda mais pra quem toca forró...ke é o meu caso)heheh....

    bom, detalhes a parte, o que me trouxe aqui foi p seguinte:

    - O bass apresentou um ruido muito alto na casa do cara que me vendeu, mas ele me falou que era interferencia de um poste que fica bem em cima da janela, tanto que quando afastava um pouco, o ruido diminuia tipo 90%, e lingamos em outra tomada e parou totalmente.

    até aí blz...

    Cheguei em casa, fui testar a criancinha é claro...o que aconteceu??? o mesmo ruido... levei num amigo aqui que tem uma eletrônica, ele olhou, e recomendou um luthier, pq ate onde ele entende tava tudo ok...

    vim pra net, pesquisei, soldei fios, o bass é todo blindado, e muito bem blindado, cabo santo angelo, tanto que em alguns sons ele não xia de jeito nenhum.. mas no meu amp e no som da igreja (onde mais uso) ele xia.

    o luthier recomendou trocar os potenciômetros e colocar GOTOH, e num desses forum daqui vi que colocar um bom filtro de linha poderia resolver,,,,ja que se trata de um ruido de energia...

    ontem, depois de muita luta, eu coloquei um fio terra na tomada que ligo o amp na igreja, e coloquei um filtro de linha e reduziu uns 80% do ruido que tava...mas ainda não to satisfeito, quero saber se tem como resolver 100%.... ou tipo, o bass vai xiar em todo som que não for aterrado?????

    se alguém puder ajudar....grato....fiquem na paz e nos grooves. |<

    Iversonfr
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Pedrinho Kapessy

    Primordial é o aterramento que você já fez, se você também já checou tudo como cabo, blindagem, solda, etc, resta comprar um Noise Gate. Veja se arruma algum guitarrista que tenha um Boss NS-2 e testa no seu baixo antes de comprar. Se ficar bacaninha e resolver mais ou menos o que você quer, compra um ISP G-String ou até mesmo o rack se puder que é bem melhor. Acho que não tem mais nada pra fazer mesmo pelo que você descreveu... em fórum gringo tem baixistas que usam o ISP, dá uma olhada que é interessante.

    El_Cabong
    Veterano
    # set/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu fiz uma experiência no meu baixo (Yamaha 5 cordas TRBX 305) que é bem silencioso, e isso diminuiu ainda mais o ruído de fundo.
    Diminuiu os ruídos em torno de uns 2dB.
    Ficou excelente para gravações !!!

    Aterrei os núcleos de ferro dos captadores.
    Passei o fio terra (malha) pressionado contra os núcleos de ferro dos captadores.
    Como o ferro é um material condutor elétrico, essa medida faz a eliminação de pequenas correntes elétricas, que são criadas no interior destes núcleos de ferro, devido as induções eletromagnéticas indesejadas.

    Antes, se eu tocasse com o dedo no captador (sem tocar nas cordas) o baixo fazia um grande ruído !! Se eu simplesmente aproximasse a mão do captador (sem tocar nas cordas) o ruído já aumentava gradativamente com a aproximação.
    Com esse aterramento eu posso aproximar a mão e tocar a vontade nos captadores que não acontece nada.

    Faça esta experiência !! Ligue o baixo, e toque na parte metálica do captador, sem tocar nas cordas. Veja se ele faz um grande ruído ??
    Se faz, é porque os núcleos de ferro dos captadores não estão aterrados, e portanto estão captando induções eletromagnéticas indesejáveis.

    Pedrinho Kapessy
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    El_Cabong...

    meus captadores são com capinha de madeira, o luthier depena os captadores e joga as peças numa capinha de madeira e passa um material pra vedar atras, totalmente blindado...

    um outro luthier acrescentou uns aterramentos que falou que so tinha 1...

    vou por os potenciômetros da GOTOH pra ver se para...em alguns son e amps ele não xia nada...

    El_Cabong
    Veterano
    # set/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Pedrinho Kapessy

    Pois é !!
    Este aterramento do núcleo de ferro dos captadores pode ser só um mero preciosismo mesmo. O meu baixo por exemplo já era silencioso antes de eu fazer este aterramento.
    Essa diferença pequena de 2dB lá no ruído só é mais perceptível em gravações mesmo.
    No home studio faz diferença !! Mas quando toco na igreja, plugado no amplificador não se nota nenhuma diferença.

    Pedrinho Kapessy
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    No meu caso incomoda e eu não sei mais o que faço...

    fiz o teste que o El_Cabong recomendou, o bass não apresenta ruido quando incosto a mão no captador sem pegar nas cordas, toquei sexta, sabado e domingo na igreja. no amp com filtro de linha...(ele xiou bem pouquinho, mas depois aumentaram o agudo na mesa e o ruido aumentou...pedi pra tirar ai ficou show de bola...) ontem, liguei em outra igreja, sem aterramento, direto na mesa, e só dava um xiadozinho bem pouco quando soltava as cordas, (ruido de energia...his)..quando pegava nas cordas ou nos knobs o ruido parava,,,

    outros musicos aqui estão achando que é os potenciômetros mesmo...mas não to achando...ele recomendou GOTOH de 25 e 50k...

    ledlemos
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Aterramento é uma maneira barata e prática!

    Pedrinho Kapessy
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    já aterrei....o amp, a tomada que ligo ele, ligo num filtro de linha....o bass é blindado, tem uns 2 ou 3 aterramentos...

    as vezes acho que são os pots, mas tem certos lugares que ligo (e a energia nem é aterrada) mas é outra rede, mais forte, ele não xia nada, (da um pequeno his, mas quando toca nas cordas ou nos knobs ele para).

    por fim, to achando que é o amp que é fraco pro bass,,,, estamos falando de um STANNER BX200 de 140W RMS pra um MGBASS CIRCUITO AGUILAR CAPTAÇÃO MGBASS DE ALNICO, ATIVO, 18 VOLTS, 6 CORDAS.

    inExperienced
    Veterano
    # set/14
    · votar


    El_Cabong
    Aterrei os núcleos de ferro dos captadores.
    Passei o fio terra (malha) pressionado contra os núcleos de ferro dos captadores.
    Como o ferro é um material condutor elétrico, essa medida faz a eliminação de pequenas correntes elétricas, que são criadas no interior destes núcleos de ferro, devido as induções eletromagnéticas indesejadas.


    Cabong, eu estou querendo comprar um bass no fim do ano e estou namorando os Yamaha TRBX 305 e o TRBX 505. Pra tocar em casa, home... Como VC fez este esquema de aterramento? Pode postar umas fotos?

    El_Cabong
    Veterano
    # set/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    inExperienced
    Vou ver se posto algumas fotos.
    Conforme eu disse. Veja que isso que eu fiz foi mais um preciosismo mesmo, para fazer gravações em que o silêncio é uma coisa a ser buscada ao extremo. e esse aumento de 2dB no SNR cairam muito bem.

    Agora se tu vai usar o TRBX 305 só para tocar ao vivo, shows, ensaios ... (não vais fazer gravações com ele) esse aterramento não vai fazer muita diferença.
    __________________________

    Estou namorando os Yamaha TRBX 305 e o TRBX 505.

    Esse TRBX 305 é muito bom !! Estou muito contente com ele !!
    Os captadores humbuckers cerâmicos dele tem uma saída e um peso muito forte, e uma ótima definição de médios e agudos !!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como driblar ruidos da rede elétrica?