[RESOLVIDO] Masterização - Volume

    Autor Mensagem
    elfblack
    Veterano
    # ago/11


    Olá..depois de gravado todos os instrumentos, editado as faixas e mixado o aúdio, entra a masterização. Já apliquei vários plugins para diminuir ruídos e tal, reverb....mas a dúvida: como faço pra minha música ficar com o mesmo volume das músicas que ouvimos?....tem um valor de decíbeis correto para usar ou uso um plugin?

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: AndrewMcPherson
    · votar


    caro amigo,

    Essa pergunta já está respondida em vários posts, mas vamos lá:
    - A questão do volume final depende do estilo por exemplo, música clássica raramente se usa compressor para não ferrar a dinâmica dela, já o rock usa e muito, e o uso do compressor juntamente com um Maximizer vai dar o volumão que você precisar, só vai ter que se informar melhor sobre seu estilo musical, seja ele qual for...
    - O padrão usado é -0,3dB.

    abs.

    elfblack
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Valew amigo...brigado pela ajuda...o padrão então é -0,3 dB....meio estilo é sertanejo mesmo.....mas as vezes faço uns instrumentais só de guitarras...base e solo...valew

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    elfblack
    ... entra a masterização. Já apliquei vários plugins para diminuir ruídos e tal, reverb ...

    Sei lá mas os ruídos de ambiente devem ser retirados logo após a gravação (antes de mixar).
    No caso de ruídos indesejáveis do ambiente entrando nos microfones de gravação geralmente se usa um noise gate (pista por pista). Depois que estiver tudo limpinho aí finalmente mixa.

    * Isso aí não é ruído de equipamento né ??
    Porque hoje em dia tudo está mais acessível. Temos a disposição excelentes amplificadores, prés, microfones, gravação digital, ... em que a relação sinal/ruído é altíssima. Equipamentos que antigamente só se conseguia com muita grana !!

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    AndrewMcPherson: - O padrão usado é -0,3dB.

    Onde você leu isso?

    Abs

    [edit]: padrão de pico?

    .omni
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Onde você leu isso? (2)

    Não existe padrão pra volume de master.

    elfblack
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Sei lá mas os ruídos de ambiente devem ser retirados logo após a gravação (antes de mixar).


    Humm..entendi....mas esmiúça um poco mais ...por exemplo...uso o Reaper pra gravação....se eu entendi o q vc me disse, eu tenho que aplicar o efeito NOISE GATE em cada faixa...aí depois vou mixar??...........será que o Reaper tem esse plugins (se é um plugin)? Ou posso baixar?

    Desculpa a ignorância!!!!

    .omni
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    elfblack
    Você não tem que nada. Só precisa tirar ruído se for realmente imprescindível, o normal é não tirar nada.
    Noise gate é uma ferramenta, você pode usar ou não. Pra falar a verdade eu não uso pra mixar, eu simplesmente muto (deleto) as regiões inúteis.
    E essas parad tipo cedar e plugins pra remover ruído só em questões emergenciais, se tiver enchendo muito o saco mesmo. Se for um ruidinho que vai sumir no meio de uma base, deixa ele lá.

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    elfblack

    Eu uso o noise gate automático só quando eu não tenho tempo mesmo, e ele realmente seja necessário.

    Caso contrário eu aplico somente um mute nos trechos em que o instrumento ou o vocal está em silêncio. e para não ficar algum "degrau" no início e fim do mute (que possa causar algum estalo) eu aplico um fade out no início do mute, e um fade-in no final do mute.

    Isso chega a ser um perfeccionismo, mas é que eu sou chato mesmo !! He He !!

    elfblack
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    humm entendi...que 'perfeccionismo" nada....vc tá meio profissa já.....valew pela dica........


    Só tenho mais uma dúvida, por exemplo, acabei de instalar o Melodyne 3.1. Vou trabalhar com ele apenas pra correção de voz. Veja o que quero fazer e vê se dá: Gravar todas as faixas no Reaper, violões, teclado e voz....e depois abrir de alguma forma apenas a faixa de vocal no melodyne pra corrigir, depois voltar no Reaper e mixar tudo....tem como? Ou qual seria a maneira correta?

    Desde já meu muito obrigado!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a [RESOLVIDO] Masterização - Volume