Qualidade Fast Track Pro

Autor Mensagem
matuskkella
Veterano
# abr/11


Estou prestes a adquirir uma M-Audio Fast Track Pro, e gostaria de saber se consigo obter uma qualidade "considerável" para gravar musicas utilizando instrumentos virtuais e plugins e baixo, para posteriormente colocar vozes em cima dos playbacks gravados; minha dúvida é se consigo obter qualidade profissional com esta placa (em relação aos prés...etc) para poder comercializar estas musicas posteriormente...

ogner
Veterano
# abr/11 · Editado por: ogner
· votar


matuskkella

Vai depender mais o "Peopleware" doq da placa ou softs.

Como vc vai usar basicamente instrumentos virtuais, os prés nao vao te servir a nao ser que vc faça "reamp" (acho que é esse o termo).

Sim, se a pessoa que comandar o projeto souber oq esta fazendo e conhecer os programas utilizados e todos os recursos possiveis vc consegue um bom resultado sim.

Pra voz, o ideal é ter um ótimo mic e seria interessante ter outros prés...Valvulados ou não..

Pra duvidas gerais tem bastante material no FCC, dar uma lida geral pode deve ajudar.

http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=fast+track+p ro&boolean=1&forum16=1

Abço

matuskkella
Veterano
# abr/11
· votar


Valeu Ogner, vou dar uma olhada. Se alguém tiver mais opniões compartilhem, por favor...

guitarg3
Veterano
# abr/11
· votar


matuskkella
eu possuo uma.. e t digo q da para conseguir bons resultados com ela.. basta vc saber usar o equipamento como o ogner disse =)

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


matuskkella
minha dúvida é se consigo obter qualidade profissional com esta placa (em relação aos prés...etc) para poder comercializar estas musicas posteriormente...

Evidente que não.
Só um pré decente custa 10 vezes o preço dessa placa.
Eu hein.

Mas sim, com ela você consegue gravações consideráveis, pra colocar no YouTube e no Myspace.

matuskkella
Veterano
# abr/11
· votar


Evidente que não.
Só um pré decente custa 10 vezes o preço dessa placa.
Eu hein.


Quer dizer que eu não consigo qualidade suficiente nem para montar os playbacks das músicas via instrumentos virtuais + baixo acustico para depois levar até outro studio e gravar somente a voz em cima destes playbacks (compensa?)?

makumbator
Moderador
# abr/11
· votar


matuskkella
Quer dizer que eu não consigo qualidade suficiente nem para montar os playbacks das músicas via instrumentos virtuais + baixo acustico para depois levar até outro studio e gravar somente a voz em cima destes playbacks (compensa?)?


Depende do que vc chama de qualidade considerável. Como tudo nessa área, a qualidade final vai depender muito do conhecimento e experiência de quem estiver gravando/operando a montagem das bases.

Consegue-se bons resultados com essa placa + conhecimento aplicado. Mas mesmo assim, não será a qualidade extrema de uma super produção de nível Abbey Road

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


matuskkella
Quer dizer que eu não consigo qualidade suficiente nem para montar os playbacks das músicas via instrumentos virtuais + baixo acustico para depois levar até outro studio e gravar somente a voz em cima destes playbacks (compensa?)?

Conseguir você consegue, ué.
Mas por melhor que você seja, existe um limite pra conhecimento. Você pode gravar bem e mixar bem, mas sempre irá soar pequeno em relação a bons prés e bons conversores.
Se for só pra gravar músicas pra demo e botar no YouTube, claro que rola. Mas não dá pra conseguir uma "qualidade de cd" com uma interface de $150, usemos o bom senso.

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


Minow

Não sei bem....No caso do criador do topico acho que o gargalo dele vai ser muito mais pelo uso dos VST simulando instrumentso doq da placa em si.

Se ele tivesse a placa (FTPro) gravasse os instrumentos ( bons instrumentos) e varios periféricos top...Teria um resultado de "cd" por assim dizer.

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


ogner
De fato, VSTi nesses casos é porco demais.

Se ele tivesse a placa (FTPro) gravasse os instrumentos ( bons instrumentos) e varios periféricos top...Teria um resultado de "cd" por assim dizer.

Cara, não teria não. Nem perto disso.

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


Minow

Hehehe, Ok então!!! Acredito em vc!! Que sabe e ta in loco no negocio...hehe. o/

Abço

makumbator
Moderador
# abr/11
· votar


Minow
De fato, VSTi nesses casos é porco demais.

Concordo. Sozinhos em uma mx(sem instrumentos reais para mascarar) fica muito artificial.

Cara, não teria não. Nem perto disso.

Aí já não sei, pois depende do padrão de comparação. Há CDs "profissionais" bem ruins de som. Tem estúdio com bons equipamentos e som muito ruim(o motivo é o peopleware).

Eu mesmo já gravei em 2 que tem um equipamento de sonho, mas os operadores eram muito fracos em um deles e sem paciência em outro(técnico no estilo foda-se, que só faz o trabalho bem se tiver um medalhão gravando).

Mas é claro que não se compararia a uma boa gravação profissional realmente bem feita.

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


ogner
Não me leva a mal não, cara.
É claro que dá pra fazer muita coisa legal numa Fast Track Pro, é provavelmente a melhor plaquinha nessa faixa de preço.
Mas existe um motivo pra um pré custar 2 mil dólares e outro custar 200. O mesmo vale pra fones, microfones, até cabos.
O lance é que quando começaram a aparecer esses equipamentos baratos e começou a ficar muito fácil pra qualquer um gravar músicas e tal (o que é ótimo), o nível de qualidade começou a baixar também, ao ponto que não importa mais para muitas pessoas (vide technobrega e afins, que são gravados de qualquer jeito).
É aquele negócio, com a internet todo mundo é designer, todo mundo é DJ e todo mundo é engenheiro de som.
A gente não pode é perder a referência!
Abraço

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


Minow
Não me leva a mal não, cara

Não, velho!! Falei na boa mesmo!! Sei que vc tem experiencia no "ramo", hehehe!!

Concordo com seu ultimo post. E ele ate bate com o do Makumba, oq é qualidade hoje? Qual o parametro, qual artista hoje grava bem um cd?? Sem formulas pre estabelecidas e os fazem soar todos iguais?!

Tenho plena convicção que uma placa de U$150 pode ate fazer um milagrezinho, mas profissional/qualidade no sentido total da palavra, nao chega perto...

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


makumbator
Aí já não sei, pois depende do padrão de comparação. Há CDs "profissionais" bem ruins de som. Tem estúdio com bons equipamentos e som muito ruim(o motivo é o peopleware).

Verdade.
Tenho até medo desses estúdios de ensaio que gravam também.

Mas tem coisas que transcendem o peopleware também. Aquela coisa de tamanho de som que simplesmente não existe em equipamentos muito simples.
O lance é que a curva do custo/benefício não é muito regular, chega uma hora que o padrão audiófilo referencial chega em níveis absurdos, tipo um cabo de AC custar 1500 dólares. Tem que achar um sweet spot pra todos os níveis aí no meio disso.
Mas mesmo assim a gente tem que saber separar gravações profissionais, mixagens e masterizações daquelas coisas que a gente faz de brinks pra distribuir pros amigos e botar no YouTube.

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


ogner
Não, velho!! Falei na boa mesmo!! Sei que vc tem experiencia no "ramo", hehehe!!

Tranquilo!
E você foi simpático aí né, quem tem "experiência" tem minha idade em áudio, haha. (:

makumbator
Moderador
# abr/11
· votar


Minow
Mas tem coisas que transcendem o peopleware também


Claro! O "tirar leite de pedra" tem seus limites!

O ideal seria os estúdios com bons equipamentos terem apenas bons técnicos(e motivados), mas aí é utopia...hehehe!

E tem sempre aqueles casos de escolhas artísticas estranhas. Um exemplo é o death magnetic, do Metallica, que para mim(e muita gente) tem som de bosta(apesar do estúdio caro, equipos tops, e afins).

vide technobrega e afins, que são gravados de qualquer jeito

Exatamente! O que prova que nem todas as gravações profissionais são profissionais...hashashas!

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


makumbator
E tem sempre aqueles casos de escolhas artísticas estranhas. Um exemplo é o death magnetic, do Metallica, que para mim(e muita gente) tem som de bosta(apesar do estúdio caro, equipos tops, e afins).

É o que deu um monte de problemas com a master, né?
Pode crer...
Muitas vezes os produtores parece que passam mais tempo cheirando pó do que trabalhando, eu já vi cada coisa bizarra vinda de produtores de artistas renomados que você não faz idéia... mesmo! Nego sugerindo coisa que nem eu faço aqui no meu quarto podendo ir gravar no Abbey Road ou na Sala São Paulo pra isso. Bizarro mesmo.

nem todas as gravações profissionais são profissionais...hashashas!

Haha... bom, a televisão tá aí pra evidenciar isso.
"O padrão Schrubles de qualidade". Hannn, cof cof.

makumbator
Moderador
# abr/11 · Editado por: makumbator
· votar


Minow
É o que deu um monte de problemas com a master, né?

Exatamente! O ted Jensen(que masterizou) até pediu para tirarem o nome dele do encarte, e se disse envergonhado por ter que masterizar uma mixagem que já chegou toda fudida.

Fiz até um tópico sobre isso na época:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/194881/

Muitas vezes os produtores parece que passam mais tempo cheirando pó do que trabalhando,

Lembrei de uma história que o Dave Mustaine(Megadeth) já contou:

No primeiro disco deles, a gravadora deu 40 mil dólares para despesas diversas no estúdio(isso no início dos anos 80). Ele mesmo confessou que a banda toda, o produtor e os técnicos gastaram praticamente tudo em uma noite com heroína e cocaína(no primeiro dia de gravação!). Depois tiveram que fazer muita gambiarra para terminar o disco sem dinheiro...hashashsa!

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


makumbator
Cacete!
"Antigamente" (acho que até os anos 90, quando ainda rolava muito dinheiro na indústria fonográfica), tinha orçamento pra dorgas. No papel e tudo. Claro que tinha outro nome, mas tinha gente que até recebia parte do pagamento em pó. O aviãozinho era parte da equipe.
Isso aqui no Brasil, imagina lá fora...

matuskkella
Veterano
# abr/11
· votar


Então, pessoal concordo plenamente com a opinião de vcs, é óbvio que qualidade custa dinheiro (e muito...), mas como estou entrando agora neste ramo, não posso fazer tamanho investimento agora, então estou vendo os equipamentos mais inferiores para que eu possa ver mais de perto as coisas... eu sou baixista mas sempre tive paixão por gravação, e por eu ter alguns plugins e usar o sonar, queria saber se consigo algo "ouvível" a partir de equipamentos mais inferiores, que mais à frente irei adquirir outros é claro.

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


matuskkella
É o melhor que você faz!
Inclusive, como agora muitos plugins simulam compressores e equalizadores que existem em rack, é uma boa opção pra conhecer mais ou menos a onda de cada hardware.

overlappingcircles
Veterano
# abr/11
· votar


matuskkella
levando em conta o que o Minow disse e dando total razao pra ele, te digo que uma das melhores compras que fiz ate hoje foi a minha fast track pro, consigo resultados muito bacanas tanto em gravacoes de guitarras como de vocais, claro que nao ao nivel profissional, mas a um nivel de uma demo de qualidade :)

T-Rodman
Veterano
# abr/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


Bom, se o patamar é a FTP, eu diria que já é um bom começo.
É bom ter um pré externo para ter controle maior sobre o pré, já que o embutido faz o mínimo. É bom ter um compressor externo, porque ele também melhora bem o som. No 'low-cost' o pré que mais me agradou até hoje foi o Presonus Tubeblue, enquanto o único limiter-compressor 'barato' que consegui arranjar foi um Art Pro VLA II
Com orçamento escasso, o negócio é começar com uma interface 'entry level' e depois ir subindo com os outros acessórios - já que ter um Avalon em casa pra mim é fora de cogitação hoje.

Fora tudo isso, os microfones. Do mesmo jeito que a FTP não faz milagre, microfones de entrada não fazem milagres - mesmo os condensers de entrada tipo Berhinger B1, B2, C1, C2, MXL 990, Superlux, StudioProject, etc (mics abaixo de 100USD). Mas de outra forma, plugins de equalização ajudam muito, e, quanto 'pior' for o mic, maior know-how em equalização é exigido. Um patamar 'low' que eu indicaria seria o Audio Tecnica AT2020. Daí pra cima, tipo AKG C2000 e assim vamos até os Neumann. Tem na net umas listas de mics considerados 'bons' - e os dois citados são os mais baratos nesse estilo.

Escolher o estúdio também é essencial. Pra quem não tem orçamento pra isolar e tratar a sala acústica, gravar guitarras hoje você pode até comprar câmeras isoladas como essa:
http://www.wwbw.com/Jet-City-Amplification-JetStream-12-ISO-1x12-Isola tion-Guitar-Speaker-Cabinet-430430-i1529342.wwbw
... enquanto pra gravar a voz, realmente é bom fazer aquele cantinho isolado de alguma forma com som totalmente 'seco' - pra depois adicionar o resto via DAW/VST.
Em relação a baixo e guitarra, se for o caso, também temos a opção de usar tudo inline com utilização de VSTs como Amplitube e Ampeg - mas para vocal, uma sala isolada ajuda bastante.

matuskkella
Veterano
# abr/11
· votar


Obrigado pelas opiniões pessoal, estão sendo de grande importância...

Bom então a Fast Track Pro de inicio, vcs acham q está de bom tamanho para o começo? estava pensando em adquirir ela e também um par de caixas da Edifier tipo a r1000tcn, depois invisto em outros pré e coisa e tal; quem sabe fazer um cantinho na minha casa, isolar as paredes e fazer um tratamento acústico para pelo menos não vazar e ficar um som seco para posteriormente gravar as vozes, estou no caminho certo? o depois é consequência do meu trabalho, ou seja, trabalho legal um dinheirinho aqui outro ali e "dale investimento" estou certo?

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


T-Rodman
Boa!
Só pra complementar o que você disse, além de bons mics e bons prés, não podemos esquecer que nada se faz sem um bom conversor AD/DA!

T-Rodman
Veterano
# abr/11
· votar


O problema não é o som vazar, geralmente. É o som de fora entrar. Dentro a maior preocupação é o tratamento da sala. Ou você faz uma sala com acústica decente, com bass traps e tal, ou faz uma sala muda, que mata toda acústica.

Em relação aos monitores, economize para comprar monitores de verdade. Até lá, compre um bom fone de ouvido, que você vai precisar para gravar voz também. Monitorar com fone é o que dá pra ser feito quando não se dá pra gastar em monitores decentes. Monitores decentes no BR custam 2x o preço de uma Edifier. Então economize, pois caixas não tem valor de revenda, principalmente as que não são monitores de verdade.

makumbator
Moderador
# abr/11 · Editado por: makumbator
· votar


matuskkella

Complemento o que o Minow
T-Rodman citaram, e além dos equipamentos, indico para vc MUITA leitura e audição analítica para saber usar os recursos em hardware e software que tiver em mãos.

Leia os manuais dos produtos(plugins incluídos), descubra o que CADA botão e função faz. Leia e pesquise sobre gravação, mixagem, equalização, acústica, etc...pode-se começar com diversas publicações disponíveis online.

Caso vc tenha bom conhecimento em inglês, será ainda melhor, pois haverá ainda mais material didático.

Com o conhecimento obtido vc vai poder tirar mais do seu equipamento, e saberá também melhor no que investir antes, para sanar as maiores deficiências. Com o tempo vc pode ir melhorando o equipamento, e aprendendo mais.

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


makumbator
Boa.
Ainda por cima tem aquilo que infelizmente não se consegue lendo ou mesmo fuçando em equipamentos... que é o ouvido! Tem coisas que só vem com o tempo mesmo!

Sobre a sala, eu acho que vale mais uma sala que soa bem do que uma sala totalmente isolada.
Claro que se der pra ser os dois, melhor ainda!
Se você está gravando uma bateria de rock n roll, aquele ruídinho bem baixo que vai vir da rua de 15 em 15 minutos realmente vai atrapalhar? Mesmo se for uma flauta, (quase) tudo se resolve com uma boa relação sinal/ruído.

matuskkella
Veterano
# abr/11
· votar


Legal pessoal!
Ler eu vou ter q ler mesmo, eu até conheço já algumas coisas de plugins, eu sou baixista e faço backvocal pro pessoal, creio que alguma coisa de ouvido já tenho, em relação à voz, mas em relação à mixagem, vcs acham q é bem melhor um bom par de fones do que as edifier? Tenho um koss porta pro, dá p/ aproveitá-lo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qualidade Fast Track Pro