Home Studio subterrâneo

Autor Mensagem
Rick Santos
Veterano
# fev/11


Olá amigos do FCC, meu pai teve uma idéia para resolver os problemas de barulhos da bateria que atrapalha os vizinhos, ele adquiriu dos terrenos ao lado de nossa casa, como ele toca também, ele se colocou a disposição de contruir um studio subterrâneo, ele disse que vai fazer para nós, para minha banda e para banda dele, quanto ao som sair de lá, não tenho dúvida que não vai dar pra ouvir nada fora dele.

Mas daí temos dúvidas ao respeito do que pode ser feito a respeito da úmidade, o mestre de obras não sabe o que pode ser feito para que a úmidade não saia pelas paredes, porque ele nunca vez uma obra do gênero.

Outra pergunta as paredes vão ser feitas de pedras de alicerce, estas aqui: http://www.taqi.com.br/images/product/041658_b.jpg

depois será rebocado com cimento, será que vai dar muita reverberação????? mesmo com o reboco????





Bem essas por enquanto são minhas duvidas.



Agradeço desde já suas opiniões




Abraços

Rick Santos

gwallner
Veterano
# fev/11
· votar


Rick Santos
será que vai dar muita reverberação????? mesmo com o reboco????
A reverberação da sala do studio vai depender muito do matiral que vc revestirá no teto, paredes e chão.

Quanto a suas outras perguntas, será difícil tar respostas por aqui, a não ser que tenha alguém que passou pela mesma experiência.

Abraço.

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


gwallner


A reverberação da sala do studio vai depender muito do matiral que vc revestirá no teto, paredes e chão.

vai ser tudo rebocado, a única coisa queeu tenho certeza é que o chão será de carpete, é por isso que deve-se tomar cuidado com úmidade, não quero o estudio fedendo a cachorro molhado.


Alguma solução para a sala não reverbar, algum material, algo do tipo????




Abraços

Rick Santos

janderimperium
Veterano
# fev/11
· votar


Home Studio subterrâneo

meu sonho *.*

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


ahhhh, outra coisa, presciso de idéia para respiradouros, pensei em chaminés com cano de PVC no teto e um telhadinho em cima do cano, tipo uma chaminé de lareira, só que várias no teto do studio

Daniel Orp.
Veterano
# fev/11
· votar


Putz cara, que legal. Mas quanto a sua dúvida, sei não ):

gwallner
Veterano
# fev/11
· votar


Rick Santos
Alguma solução para a sala não reverbar, algum material, algo do tipo????
Superfícies irregulares com espumas para reter as altas frequências e tirar a reverberação......

Leia este artigo na parte de revestimento acústico: http://homestudio.com.br/artigos/Art050.htm

Ah, e não esqueça de botar um ar condicionado.

Abraço.

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


Ah, e não esqueça de botar um ar condicionado.


Claro, mas acredito que não vou usar muito ele não, a sala deve ficar gelada pra cacete.



Estou pensando em dar a idéia para o meu pai e tirar os cantos da sala também, parece que o tamanho dela vai ser 5X4 mas ainda estamos vendo, estamos abertos a opiniões.



Obs.gwallner, valeu pelo material

makumbator
Moderador
# fev/11
· votar


Rick Santos
Claro, mas acredito que não vou usar muito ele não, a sala deve ficar gelada pra cacete.


Não se engane, todo bunker é quente. Vcs vão usar o ar condicionado, ou será muito desagradável ficar lá embaixo, pois a respiração e transpiração das pessoas "vicia" o ar.

Mas com certeza a construção subterrânea é a melhor maneira para isolar totalmente os sons(tanto para evitar que os externos entrem quanto para impedir que os internos saiam).

A reverberação vc controla com os materiais colocados na superfície das paredes e teto. Não importa que o estúdio seja embaixo da terra, do mar ou nos confins do espaço sideral. Dentro da sala ele é um estúdio como qualquer outro. E precisa de controle sonoro.

Seria legal seu pai conversar com algum engenheiro civil para perguntar sobre esse tipo de construção.

gwallner
Veterano
# fev/11
· votar


Rick Santos

Claro, mas acredito que não vou usar muito ele não, a sala deve ficar gelada pra cacete.

Depois que vc fizer tratamento acústico interno, a sala esquentará pacas!!
Já que vai construir a sala do zero, não deixe cantos de 90° nas paredes.

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


não deixe cantos de 90° nas paredes

É exatamente essa idéia que eu tive quando falei:

Estou pensando em dar a idéia para o meu pai e tirar os cantos da sala também


Valeu pela força aí pessoal, quem quizer colocar mais alguma coisa, fique a vontade.




Abraços


Rick Santos

Jabijirous
Veterano
# fev/11
· votar


Se teu pai comprou o terreno pq não cria uma sala normal com um bom tratamento acústico???

Acho que vai sair melhor e acho que mais barato!!

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


Jabijirous


Se teu pai comprou o terreno pq não cria uma sala normal com um bom tratamento acústico???

Acho que vai sair melhor e acho que mais barato!!



Faz tempo que meu pai deseja construir uma sala subterrânea, não me pergunte porque, acho que deve ser porque ele tem muito medo de ventanias, ciclones e essas coisas.
Uma vez de uma ventania que destekhou toda nossa casa, não sobrou nenhuma telha nos telhados do quarteirão inteiro, acho que ele deve ter um trauma, sei lá.



Abraços

Rick Santos

Ismah
Veterano
# fev/11
· votar


eita rick vc pode passar manta asfáltica é uma manta de pinche (aquela gosma preta q vc faz asfalto) q vc aplica com um massarico e uma espátula, vc usa isso pra vedação de pisos em prédios, sobre a reverberação vai dar sim mta pq pedra de alicerce (além de "puchar" umidade) reflete até as ondas sonoras das batidas do coração... vc pode forar td com um carpete (duplo ou triplo) e ainda assim a acústica naum será das melhores... pra vc ter ideia uma casa normal é feita com tijolo de 6 ou 8 furos pra evitar o "reverb" uma casa de tijolo maciso vc consegue fazer um "sustain" natural

fonte: construção civil é minha "profissão" até que eu viva de música

makumbator
Moderador
# fev/11
· votar


Ismah

Para impedir essa reverberação extra que vc citou, não se poderia usar camadas de diferentes materiais, da mesma forma que se faria em uma sala de estúdio normal? Logicamente tem que se pensar na área a ser construída já pensando na perda de espaço que várias camadas acústicas acarretariam.

Rick Santos

Acho que antes de se pensar apenas na parte de engenharia civil(ou seja, da construção propriamente dita). Seria interessante definir ao mesmo tempo o projeto de engenharia acústica(o tamanho e número das salas, materiais de controle sonoro, questão de cantos e paredes não simétricas, etc...). Com isso vcs poderiam dimensionar melhor as necessidades e custos.

Jabijirous
Veterano
# fev/11
· votar


http://www.homestudio.com.br/artigos/Art050.htm

http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=256

Iversonfr
Veterano
# fev/11 · Editado por: Iversonfr
· votar


Rick Santos

Acho muito interessante fazer um estudio subterraneo, inclusive é meu sonho de consumo, mas eu queria apenas apontar o seguinte do tópico sobre a parte da engenharia:

o mestre de obras não sabe o que pode ser feito para que a úmidade não saia pelas paredes, porque ele nunca vez uma obra do gênero

Pelo amor de qualquer coisa, quando for projetar isso, vá a um engenheiro calculista para fazer esse projeto!!!!! deu até medo quando li seu comentario que o "mestre de obras nunca fez isso"... esse tipo de construção exige um projeto bem feito e detalhado por um engenheiro projetista que saiba o que está fazendo, senão daqui alguns anos vai ter as paredes tudo fissurando, teto cedendo, umidade entrando, etc, é a velha história do "barato sai caro". Tome cuidado com isso, pense que se voce enterrar por exemplo 50cm, vai ter quase 1 tonelada de terra por metro quadrado em cima da sua cabeça, num é qualquer coisa que segura isso não, e como mencionou o makumbator, primeiro veja o projeto de arquitetura (acustica, dimensões, etc) para então ir atrás dimensionar e contruir, e já adianto que para fazer isso, não é com tijolo baiano não viu, dependendo do terreno, ou é parede de concreto armado ou bloco estrutural armado... vai muita grana num estudio desse feito corretamente. Abs!

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


Pelo amor de qualquer coisa, quando for projetar isso, vá a um engenheiro calculista para fazer esse projeto!!!!! deu até medo quando li seu comentario que o "mestre de obras nunca fez isso"... esse tipo de construção exige um projeto bem feito e detalhado por um engenheiro projetista que saiba o que está fazendo, senão daqui alguns anos vai ter as paredes tudo fissurando, teto cedendo, umidade entrando, etc, é a velha história do "barato sai caro". Tome cuidado com isso, pense que se voce enterrar por exemplo 50cm, vai ter quase 1 tonelada de terra por metro quadrado em cima da sua cabeça, num é qualquer coisa que segura isso não, e como mencionou o makumbator, primeiro veja o projeto de arquitetura (acustica, dimensões, etc) para então ir atrás dimensionar e contruir, e já adianto que para fazer isso, não é com tijolo baiano não viu, dependendo do terreno, ou é parede de concreto armado ou bloco estrutural armado... vai muita grana num estudio desse feito corretamente. Abs!


O mestre do obras é amigo da familia, estavamos só discutindo as possibilidades com ele, é claro que nós vamos procurar um engenheiro certificado para fazer isso.

Eu vim aqui porque na minha região não existe um engenheiro acústico para dar essas dicas, na verdade, eu não acharia necessidade de um enegenheiro acústico, não vai ser algo profissional, vai ser para fazer algumas gravações e ensaios com a banda, o que eu poderia fazer é em pensar coisas que eu e meu pai poderiamos fazer, carpetes, materias acusticos baratos, só para não dar uma reverbação enorme.




Acho que antes de se pensar apenas na parte de engenharia civil(ou seja, da construção propriamente dita). Seria interessante definir ao mesmo tempo o projeto de engenharia acústica(o tamanho e número das salas, materiais de controle sonoro, questão de cantos e paredes não simétricas, etc...). Com isso vcs poderiam dimensionar melhor as necessidades e custos.


é isso que eu estou fazendo, estou desenhando uma planta da sala, mais ou menos como a gente quer que fique para mostrar para o engenheiro fazer um aplanta para o mestre de obras fazer a obra.


Como deveriam ser as paredes? Inicialmente nós queriamos a sala 5x4 e tirariamos os cantos da sala, alguém tem alguma idéia para isso????

Espero sugestões!!!




Abraços

Rick Santos

trashit hc
Veterano
# fev/11
· votar


Rick Santos

várias dicas bacana da galera!!

todo cuidado é pouco, com a construção, e os profissionais que irão fazer a obra, e o projeto.


Acho muito interessante fazer um estudio subterraneo, inclusive é meu sonho de consumo, (2)

meu pai teve uma idéia para resolver os problemas de barulhos da bateria que atrapalha os vizinhos, ele adquiriu dos terrenos ao lado de nossa casa, como ele toca também, ele se colocou a disposição de contruir um studio subterrâneo,
sonho mesmo é ter um Pai desse... hehehehehe

Osvaldojr
Veterano
# fev/11
· votar


se não tiver lajes duplas ou triplas, e ou forros duplos ou triplos o som sairá por cima....

Iversonfr
Veterano
# fev/11
· votar


Osvaldojr
se não tiver lajes duplas ou triplas, e ou forros duplos ou triplos o som sairá por cima....

Cara, não entendo de acústica, mas por exemplo... acompanha esse "sanduíche": Revestimento interno>Laje maciça 15cm>30cm de terra, será que passa alguma coisa nisso? terra absorve demais... concordo que a entrada deverá ser muito bem vedada, mas quanto ao resto acho que num passa nada não hein...

Rick Santos
Como deveriam ser as paredes? Inicialmente nós queriamos a sala 5x4 e tirariamos os cantos da sala, alguém tem alguma idéia para isso????

Como disse aqui em cima, não entendo de acústica, mas ja fui atras de fazer um estudio desses tb... o que li a respeito sobre a geometria é não ter um pé-direito muito alto e não fazer as paredes paralelas umas às outras, pelo menos da sala de gravação, obviamente. Não se esqueça que voce terá que separar o aquário la dentro e deixar uma ante-sala onde ficam os equips e talz... abs!

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


Iversonfr


Não se esqueça que voce terá que separar o aquário la dentro e deixar uma ante-sala onde ficam os equips e talz... abs!

Não vamos fazer uma ante sala, o nosso negócio é simples, sou tecladista, os notes fica dentro do meu set e a gente grava um instrumento por vez, depois a gente ouve nos monitores, equaliza, inseri os efeitos e comessa a gravar o próximo.

Acho que uma divisória seria desperdicio de dinheiro, já que não é necessário.

Tem alguma boa alma que poderia desenhar (pode ser no paint mesmo) como deveriam ser essas paredes (tipo uma planta, vista de cima) os cantos, esses negócios de paredes não paralelas.


Por favor!!!!!!



Abraços

Rick Santos

gwallner
Veterano
# fev/11 · Editado por: gwallner
· votar


Rick Santos
Acho que uma divisória seria desperdicio de dinheiro, já que não é necessário.

Qdo vc começar a gravar batera vc vai perceber o quão necessário é uma divisória, pois alem de vc não aguentar ficar na mesma sala que um batera está gravando, vc não conseguirá monitorá-lo direito nem por phone e muito menos via monitores.
É muito, mas muuuuuito necessário ter sala de gravação e sala técnica.
Como vc vai saber se o timbre e a captação dos mics estão da maneira que vcs querem se tudo estiver na mesma sala? O batera toca e depois vc dá play? Vai ser uma "embolação" de som que vc não vai conseguir distinguir o que vem pelos phones com o que está soando dentro da sala.
Mesma coisa para guitarras e baixo.
Se vc não fizer essa separação, aí sim vc terá disperdício, principalmente de tempo, pois tudo demorará mais para ser gravado.
A não ser que vc grave tudo em linha e com batera eletrônica.

Abraço.

BaNdAiD
Veterano
# fev/11
· votar


http://www.johnlsayers.com/phpBB2/index.php

Nesse forum dá pra vc aprender muito! Boa sorte

BaNdAiD
Veterano
# fev/11
· votar


A propósito, um exemplo de paredes não paralelas:

http://www.johnlsayers.com/phpBB2/download/file.php?id=28721&mode=view

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


BaNdAiD

Valeu aí cara!!!!


Ah agora ví pela imagem, nossa, as paredes vão ficar muito estranhas!





Abraços

e valeu pela força

BaNdAiD
Veterano
# fev/11
· votar


Não precisa ser exatamente nesse formato, as paredes só não podem ser paralelas...

| | = paralelas
| / = não paralelas

Abraços

gwallner
Veterano
# fev/11 · Editado por: gwallner
· votar


/ | | \ / \ \ /..... rs.

Como sería uma parede redonda?...rs.

Rick Santos
Veterano
# fev/11
· votar


poderia ser uma sala trangular então?!?!?!?!?

gwallner
Veterano
# fev/11
· votar


Rick Santos

Quer uma dica?... pegue plugins de emulação de ambiente, tem alguns por aí que emulam salas de vários tipos e tamanhos, muito legais. Em cada uma sua música soará de uma maneira diferente.

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Home Studio subterrâneo