gravação de bateria com somente 2 canais e mesa de som

Autor Mensagem
guitarg3
Veterano
# ago/10


Bom como o titulo ja diz.. eu comprei uma fast track pro pra gravaçoes e possuo uma mesa de 12 canais.. eu gostaria de gravar uma bateria.. porem como so possuo dois canais eu ja gravaria ela mixada na mesa e uma das peças dela eu gravaria separado no outro canal. Na opnião de vocês, qual peça vcs recomendariam pra eu gravar no canal separado, pra depois ter opçoes d mixagem, pra usar um vst d bateria por cima.. nao sei..

eu pensei em caixinha e bumbo.. escolher um dos dois pra gravar no canal separado e o resto mixaria tudo.. vcs tem alguma dica?
eu sei q nao vai ficar bom o negocio nivel profissional.. ms seria mais pra brincar e fazer uma pre das musicas q gravariamos dps em estudio profissional..


obrigado!

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


guitarg3
Acho que um canal pra caixa seria o melhor mesmo.

O restou vc mixa na mesa.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/240106/
Nessa gravação usei só os 2 canais de uma Edirol ( parecida com a FT) usei um canal só pro Bumbo e um Beta58 MUITO BOM perto da caixa prato que era opq eu ia mais usar....Achei a captação do Beta 58 exelente, nao tratei na master depois nada pq nao tinha pragramas disponives. Pra tosqueira achei o resultado da batera bem honesto...Esse estudio ta com um tratamento ou falta dele que ajudou tb, criou um reverb natural bem bonito, tudo captado pelo Beta58...

Pq o legal de microfonar a batera seria

1 Caixa
1 Esteira
1 HiHat
1 pra cada tom + Surdo
1 Bumbo
E pelo menos um Overall...

Iversonfr
Veterano
# ago/10
· votar


guitarg3

EU testaria o seguinte: Joga todos os mics na mesa de som.... aí com o PAN 100% pros lados voce consegue criar 2 canais separados (esquerda e direita). Joga os tons, surdo e bumbo pra um lado, e caixa e pratos pro outro... eu acho que fica até aceitável isso... aí voce joga as saídas R e L da mesa para as 2 entradas que voce tem na interface... abs!

guitarg3
Veterano
# ago/10
· votar


Iversonfr

entao ms minha mesa nao tem controle de pan

o q eu possuo alem da interface de audio e a mesa de som é um condenser 220 da akg (aquele mais gordo usado pra voz), um condenser 120 da akg (akele compridinho usado mais pra over) 4 microfones +- pra usar nas vozes no ensaio.. os melhores sao os da leson..

minhas opçoes seriam usar os 2 condensers ou usar um condenser ligado direto na interface e o resto usar os 4 microfones ligados na mesa e a mesa ligado na outra entrada da interface.. nao tem como usar os 2 condensers e os microfones pq os condensers precisam d phanton power q tem nos 2 canais da interface.. ms como iria ligar a mesa de som em um dos canais ae so teria um canal com phanton power..

guitarg3
Veterano
# ago/10
· votar


ogner
sobre a gravaçao eu curti ela ow o som da batera q tu obteve.. eh +- isso q qero.. so pra fazer uma pre das musicas saka pra xegar no estudio ja tendo noçao d como vai ficar a música.. sera q ao inves do beta 58 eu usasse um condenser d over obteria um resultado melhor? ae usaria o condenser d over e um mic +- direto no bumbo e dps jogaria um vst no bumbo.. um drumagog ou algo do tipo.. o q acha? ae eu posicionaria o over mais perto da caixa e do ximbal ou deixaria ele mais por cima? pq ae na tua gravaçao vc nao usou mtos pratos d ataque e conduçao..

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


guitarg3

Um detalhe é que vc vai gravar a banda ao vivo né, o consender provavelmente vai captar o som vazado dos outros instrumentos, nao sei se usar um condenser nesse esquema vai ser util, só testando.

Acho que vc usando 3 mics testando posicionamento da pra ter uma gravaçao guia...Um dinamico entre a caixa e chimbal ( mais ou menos como fiz no video, um no bumbo, e o condenser meio de overall achando um lugar legal pra ele que pegue os tons pratos de ataque e ride. Mas vc vai saber mesmo quando começar a testar.

Abço

guitarg3
Veterano
# ago/10
· votar


ogner
não não.. eu gravarei cada instrumento d uma vez.. primero batera.. dps baixo.. dps guitas.. e por ultimo vocal.. nem tenho microfones suficientes pra gravar a banda td d uma so vez haha

guitarg3
Veterano
# ago/10
· votar


Acho que vc usando 3 mics testando posicionamento da pra ter uma gravaçao guia...Um dinamico entre a caixa e chimbal ( mais ou menos como fiz no video, um no bumbo, e o condenser meio de overall achando um lugar legal pra ele que pegue os tons pratos de ataque e ride. Mas vc vai saber mesmo quando começar a testar.

mas nesse caso eu teria q usar um canal pro condenser e o outro pro resto da musica td mixada neh? ae nao teria como usar vst no bumbo..

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


guitarg3
ae nao teria como usar vst no bumbo..

Nao vejo necessidade de VST no bumbo não, só eq!

1 - Condenser overall

1 - Mesa mixando

Canal 1 - Bumbo
2 - Caixa
3 - HitHat
4 - Tons

Ae vc usa VST no Canal do condenser. Hehehehe, sei lá, cara...Só fazendo experiencias mesmo..hehehe

Osvaldojr
Veterano
# ago/10
· votar


Eu gravo bumbo e caixa primeiro , depois nos outros takes>chimbal>tons>pratos.

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


Osvaldojr
Eu gravo bumbo e caixa primeiro , depois nos outros takes>chimbal>tons>pratos.

???? Como vc faz isso!??! hehehehe...

Nuncredito!

guitarg3
Veterano
# ago/10
· votar


ele deve gravar a bateria varias vezes ahsueAHis.. o cara vai toca a musica a primeira vez e ele so grava bumbo e caixa.. dps o cara vai toca d novo e ele grava tds as outras coisas menos bumbo e caixa..

eh axo q bumbo e caixa é o principal da mixagem da batera.. talvez compense gravar em 2 takes a bateria.. o problema eh a questao de sincronia.. o batera tem q tocar o negocio 2 vezes iguais pra nao te problema na hora da mixagem..

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


guitarg3

Cara, eu acho impossivel...A não ser que a linha da bateria seja MIUTO simples...Sei lá!!! Estranho!!

guitarg3
Veterano
# ago/10
· votar


ogner
eh nao sei.. se o cara estiver bem ensaiado axo q ele consegue executar as coisas iguais.. ms eh meio dificil..

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


guitarg3

Quando vc gravar e fizer os testes nao deixa de colocar os resultados aqui hein!!!!

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


ogner
Um dinamico entre a caixa e chimbal ( mais ou menos como fiz no video

ficou bom no video, nem vazou a guitarra e o baixo nos mics da bateria ne?
[/piada]

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


kiki
ficou bom no video, nem vazou a guitarra e o baixo nos mics da bateria ne?

Microfone mágico!!!

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


ogner
ultra dynamic, capta só até 10cm de distancia!

to vendo o outro seu, nao tinha visto ainda

guitarg3
eita, isso de nao tem pan atrapalha um pouco...
mixar quase tudo em um canal só vai dar uma "achatada" na bateria, depois tem que tascar um reverb pra desachatar.

eu ia sugerir gravar ja com um pan montado, nao separar só um canal...
talvez fazer um meio a meio, sei lá.

guitarg3
Veterano
# ago/10
· votar


eh.. ms a ideia eh so gravar pra ter uma base msmo.. a gravação final vai ser feita num estudio profissional msmo.. com uma fast track pro 2 condensers e um par d caixas edifier o maximo q da pra fazer é uma pre da musica pra chegar no estudio ja sabendo como vai sair a musica e so chegar e gravar..

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


guitarg3

Cara, acho uma boa uma mesinha desse pra quebrar um galho!!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152946250-mesa-de-som-behringer -xenyx-1202-_JM

Racha com a galera da banda!!! tem até pré essa coisa!!

guitarg3
Veterano
# ago/10
· votar


então mas agente ja tem uma mesa de 12 canais.. so nao tem pan e nem pré amp.. ms pra ensaio ela nos atende perfeitamente.. ate sobram muitos canais hehe

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


guitarg3

Mais ou menos, o PAN vai fazer falta...Os prés podem ajudar tb, apesar da FT ter, pode dar uma colorida diferente....E é MUITO barata!!! hehehehe....

Arno Holetz
Veterano
# jan/12
· votar


Olá galera
Bom é o seguinte, to gravando um cara aqui e ele qué grva a bateria acustica, só que eu tenho apenas uma mesa behringer 2222fx, pre amp behringer mic 200 e placa som audiophile 2496.
A bateria tem 8 peças e ele tem o conjunto de microfones.
Então o problema é que eu num sei como vo mixa tudo isso antes mesmo de grava ela entendem?
Tipo tenho apenas 2 canais, então tava pensando em liga tudo na mesa, deixa o bumbo, caixa, hithat no meio, e tons e pratos com um pan neles.
O problema é equaliza antes de grava e os volumes.
E oque significa overall na bateria?
Como devo colocar os mics posicionados?
Eu tava pensando em ligar uns 10 microfones.
Um em casa peça e um e um em cada lado da sala acustica. Será que fka bom?
Me deem dicas aew galera!!! Vlw!!!

kiki
Moderador
# jan/12
· votar


Arno Holetz
E oque significa overall na bateria?
deve ser os mics por cima da bateria, pegando um som geral (over all = "sobre tudo").
com os dois mics que voce tem sobrando pode fazer esse over ou pode fazer um "room", com som do ambiente.

Tipo tenho apenas 2 canais, então tava pensando em liga tudo na mesa, deixa o bumbo, caixa, hithat no meio, e tons e pratos com um pan neles.
O problema é equaliza antes de grava e os volumes.

recomendo gravar varios testes e ir ouvindo se tá bom.

não posso ajudar mais que isso, tambem não entendo do assunto!

Arno Holetz
Veterano
# jan/12
· votar


kiki
Vlw cara, ajudo sim!!!

Mais alguem???

.omni
Veterano
# jan/12 · Editado por: .omni
· votar


Se for ajudar, 80% do som da bateria é dos overs.
Se a mesa for legal eu já tentaria entrar com os dois canais "valendo".

Obs: e já que não tem como mixar, eu usaria o mínimo possível de microfones.

Bumbo, caixa (pele), overs. Só.
Quanto mais mics você botar, mais fase vai cancelar, vai embolar tudo, enfim, vai ficar uma bosta.

Arno Holetz
Veterano
# jan/12
· votar


.omni
Me da uma dica aew, quantos mics eu devo usar cara?
E os overs, onde devo posicionar os mics? Quais mics usar e taalls nos over!!! vlw

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


Arno Holetz
No seu caso, *eu* gravaria tudo junto pra dois canais e usaria só 4 mics, dois nos overs, bumbo e caixa (pele).

Quais mics usar e taalls nos over!!!

Depende... quais mics você tem?

Arno Holetz
Veterano
# jan/12
· votar


tipo o cara tem o kit de mic pra bateria. Eu ainda tenho um mic akg c3000b condenser e um b1 da behringer. Ainda tenho um leson mp68 cardioide condenser.

Qual posição devo colocar os over?

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# jan/12
· votar


atualmente eu to gravando assim:

2 - condenssadores L e R overheads (cruzados)
2 - condenssadores frente e costas bem no alto da sala (um 3 metros e outro 2.5 )
4 - dinamincos hit hat, bumbo, caixa e esteira

ainda quero colocar mais um condensador por baixo e outro pendurado no teto bem em cima do kit, muita gente pode achar um exagero mais é ótimo ter uma versatilidade na hora de mixar..

mas nao é peida durmindo gravar com muitos microfone assim, mas quando de sabe o que esta fazendo fica muito bom!

a equalização é complicada e alguns mics eu deixo com um volume mais baixo e assim vou dosando uma bateria estereo bem equilibrada cuidando cancelamento de fase e acertando as distância e angulos...

o mic da esteira é complicado quando se toca o tom menor mas da pra acertar e gravar sem gate se regular bem a afinação dos tons e caixa...

to com um tópico ali que ainda ninguem respondeu sobre corte de frequencias antes do sinal ir pra mesa, quando eu consseguir acertar esse cortes ai sim ficará muito mais facil e melhor de equalizar..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a gravação de bateria com somente 2 canais e mesa de som