Gravação de bateria mixada na mesa e gravada em dois canais (criticas por favor)

    Autor Mensagem
    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits


    Essa eu gravei agora só pra vcs terem uma noção e poderem opinar sobre a qualidade da gravação que foi gravada em dois canais e mixada com mesa de som...

    Eu vou dizer como gravei e todos equipamentos q usei, mas primeiro quero a opnião de vocês sobre a qualidade da gravação de uma forma geral e das peças individualmente...

    Não quero criticas sobre a performance do baterista, porque as condições não eram as melhores...

    Gravação simples sem efeitos via softaware apenas fade in e fade out entre as partes, segue o link abaixo

    link da gravação

    Vagabond
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Na minha humilde opinião de quem mal entende, ficou bem bom pra só dois canais, acho que só os toms no fim ficaram meio estranhos, to ancioso pra ver como tu fez isso.

    Abraço

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Edson Caetano
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    link confuso, para quem quer o certo é esse
    http://soundcloud.com/ric1985/

    Cade o peso do Bumbo... ta escondido lá atrás
    Deixaria a caixa ao meu ver mais aguda

    Pode melhorar, mas está no caminho certo

    Vagabond
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    E se puder comentar a minha primeira gravação eu fico grato, parece que o pessoal não dá muita bola não :/

    Vagabond
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Edson Caetano
    Junta o espaço que tem ali, fica http://soundcloud.com/ric1985/bateria-flac

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    não gostei muito do som do bumbo, achei que ele ficou meio fraco, acho que precisa ter mais presença.
    a caixa tá um pouco grave e abafada, mas aí é mais dificil por que pode ser de gosto.
    de qualquer forma, acho que tá tudo um pouco ambientado demais, pode ficar dificil de ouvir a marcação quando adicionar mais coisas. o baixo particularmente pode sofrer com a falta de bumbo...

    mas no geral tá legal, acho que se conseguir casar bem os demais instrumentos, pode ficar uma mix geral legal.

    Stalingrado
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Achei bem bacana pra dois canais! Parabéns. Gostei principalmente do hi-hat. Os graves estão deixando a desejar pela falta de peso, e achei que os tons podiam estar um pouquinho mais "apertados".
    Agora fala pra gente aí mais detalhes... Captação e produção.

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Bem, o som tá lá...
    Mas o bumbo tão meio xoxos, aliás, a caixa parece desafinada e tá sobrando uma frequência chata nela.
    O over em geral tá meio fraquinho, os tons cliparam.
    O hi-hat e o ride salvaram mais. Daria pra melhorar o hi-hat, mas como tá tudo em dois canais, é o que temos.
    Não estou dizendo que está muito ruim, pra gravar um guia e tal, tá valendo. Mas acho que dá pra fazer melhor em dois canais só.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Valeu galera, essas opniões ajudam muito uma produção, porque todos escutam de formas diferentes com equipamentos recurssos diferentes ...
    e isso é o que a gente precisa...

    o que mais me impressiona é que realmente o que vcs acham q precisa melhorar eu tb concordei 100%


    1º BUMBO

    Ta faltando mesmo essas frequencias entre 30hz e 90hz que facilmente podem ser corrigidas numa equalização na track do bumbo, aumentando essas freq :
    - 30hz 2.5db
    - 40hz 3.5db
    - 50hz 5db
    - 60hz 6.5db
    - 70hz 4.5db
    - 80hz 3.5db
    - 90hz 2.5db

    mas como não tenho mais que dois canais então só alterando na master mesmo, agora testei aqui e realmente ficou com um peso bem definido bem marcante...


    2º CAIXA

    realmente a caixa tava um pouco desafinada e essa frequencia que sobra é um saco porque a gente gosta das peles bem apertadas ai vem essas frequencias na certa...

    Quero resolver isso com uma pele da Evans hidraulica TTHG novinha q eu tenho aqui, porque essa pele da uma secada na caixa e deve diminuir bem essas frequencias..

    Outra coisa que voces falaram é a caixa com pouco agudos e meio abafada, isso é fato pelo microfone que eu to usando aqui, peguei a Frequency chart (grafico da frequencia) do meu mic da caixa e comparei com um da shure SM57 e realmente é isso que está acontecendo como eu já previa, fica dificl de acertar essa caixa sem um SM57, mas vou tentar mudar a pele e ver o que eu posso fazer na mesa pra tentar acertar isso...


    3º AMBIENCIA DEMAIS

    Com certeza faltando acentuação nas peças principais que marcam o tempo, corrigindo a caixa e o bumbo acho que esse som ambiemte pode ficar interesante, mudou muito depois q eu coloquei uns moerões de pedras granito cortados a mão empilhadas em uma parede deixou a sala mais viva...


    4º TOM

    Pra mim é o mais dificil pq se eu aperto demais meu irmão baterista não gosta e se eu deixo meio froxo ai fica esse som meio estranho, até criei um topico falando disso mais acho que ninguem respondeu, falando da dificuldade de achar notas que casem bem com esses tons 12" e 13", existe algumas DW se nao me enganno que já vinham com as notas notas padrão no interior dos tons, claro que isso nao é uma regra que deve ser levada como quesito máximo mas tenho que concordar que fica mais facil e o som fica bonito pra caramba, e nesses tons q eu tenho aqui nao sei se tem nota padrão e se tiver nao ta escrito em lugar nenhum, baixei ate um pdf no site da mapex mas nao tinha nada falando sobre notas..

    ahh eles estão sem resposta, amanha quando grvar novamente vou colocar as respostas e ver se fica melhor e tentar uma outra afinação...


    5º METAIS

    Isso é uma coisa complicada se pegar um som da antiga e comparar com um som mais atual da pra notar bem que muda muito, é bem diferente e acho que isso é muito do gosto de cada um, eu gosto de achar um meio termo não tão agudo ao ponto de distorcer e não tao abafado porque nos dias de hj isso seria impossivel de engolir, as vezes vejo gravações em que o pessoal deixa muito agudo nos pratos e o hit hat... fica com a impressão que não são reais ficam meio digitais...

    Bom vamos ao que interessa realmente o que eu usei pra gravar isso:

    - Notebook Dell com interface onboard gravando em 24bits e 88khz, depois foi convertido pra flac, usei pra gravar o simples audacity.. (normalmente uso o sound forge mas como essa foi uma gravação mais humilde e sem uso de plugins) e o nivel de ruido ficou se nao me engano em -50db

    - Mesa de som Yamaha MG102C 10 canais

    - Cabos mais finos (mais barato) de cobre e não balanceados mas com uma malha boa e plugs de metal...

    Pra captação foi usado 7 Microfones simples

    - 2 no Bumbo, 1 dinamico da marca Sukran (marca diabo 30 Reais) pra pegar o kick dentro do furo da pele e apontado pro pirulito (de feltro) (o furo tem o diametro de um cd e fica no lado direito na diagonal pra baixo) e um condenssador de eletreto (preto) a capsula é maior que esses de telefone e computador, essa capsula deve ter sido retirado de uma camera filmadora profissional das antigas e eu uso ela proximo a pele mais pra cima pra pegar outras frequencias q esse sukram da vida nao pega...

    - 1 na caixa é o Sansom Q7 é o melhor deles

    - 1 no Hit Hat, é um dinamico da Sukran (marca diabo 30 reais)

    - 2 Oversheads com capsulas de eletreto WM-52 (retirados de uma filmadora de fita pequena panasonic) que ficam no lado esquerdo e direito apontados um pra cada lado em um angulo de 45º inclinados pra baixo e pros lados (lados opostos)

    - 1 "Overback" com capsula WM-62 das filmadoras panasonic tb (fica na parede por trás do batera apontado pros pratos e toms)


    uma baqueta tb tava baleada e inclusive hj ela quebrou nessa gravação o baterista tava meio frio e canssado e de havainas, foi gravado na pressa mesmo!

    Ainda não terminei a minha sala de gravação to tapando a porta com um edredon e ainda falta tratar os cantos onde os graves ficam bem fortes....

    a sala tem o teto rebaixado 3 metros na parte mais alta e 2.40 na outra parede, as paredes laterais tb são inclinadas longe de ser um "paralelepipedo"


    A bateria é uma Mapex VX series com bumbo de 22" com tons de 12" 13" e surdo de 16", a caixa é 14"X5.5" com pele porosa bem usada...


    Waves de pratos zildjiam bem toscos que conssegui...

    Resumindo com uns R$200 de microfones, uma Mesa simples, um notebook com som onboard e um software livre pra gravação, até que não ficou das piores, hj ou amanha eu grava mais uma e coloco aqui pra voces ouvirem, espero que acompanhem e continuem opinando

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Acho que eu vou fazer um subkick com um subwoofer da selenium street bass de 12", mas não sei se vai fica bom, já tenho uma caixa que eu usava um sub de 12" no porta mala de um gol que eu nao uso mais, vou tentar ver se conssigo frequencias abaixo dos 90hz 80hz com esse esquema....

    acho que é só inverter a polaridade do auto falante e ligar em serie com o mic que capta o kick?? se for vai ser facil... quero só ver, melhor acertar na mesa em mais um canal do que fica equalizando a master ou colocando mic nos cantos da sala...

    trashit hc
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits

    cara, eu achei muito legal!! tem alguns problemas de timbre...
    mais é claro que não ia ficar como uma gravação profissa.
    mais pra uma demo, tá ótimo!!

    pretendo fazer algo parecido no futuro, só que em estúdio.

    parabéns!!

    grava mais!!

    ogner
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Gravação simples sem efeitos via softaware apenas fade in e fade out entre as partes

    Cara, passando uns plugins ae da melhora demais. Gostei!

    Mas vendo que vc microfonou "de verdade" (varios mics ) acho que poderia ter ficado melhor a captaçao pra facilitar o "tratamento" depois...

    Nessa brincadeira aqui usei só 2 mics:
    Um shure 58BETA, pra captar TUDO (hehehe) e um mic super xexelento de frente pro bumbo gravei em canais separados e fucei depois..



    ogner
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: ogner
    · votar


    E o negocio, nao sei se vc fez....Como nao tem muito canal disponivel, é fazer uma premix monitorando pela mesa, antes de gravar direto nos dois(?) canais que vc tem disponivel....Mas ae teria que ter um aquario ( ou pelo menos ficar longe da bateria pro som "ao vivo"nao atrapalhar tanto) e duas pessoas, uma pra tocar e outra pra fazer essa pre mix na mesa antes de jogar pro DAW.

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    ogner
    Nessa brincadeira aqui usei só 2 mics

    Fez milagre, cara! A gravação ficou bem competente por só ter um mic captando tudo (apesar de ser um Beta, que é muito bom) e um mic toscão no bumbo!
    Bom exemplo para o Hendrix Gallagher Straits.

    ogner
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hard_Guitar
    2 mics pra bateria né!! Gravei cada instrumento por vez.
    O Baixo em linha\A guitarra microfonada com o Shure Beta tb.
    Todos tocando ae sou eu, se nao percebeu..o/

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    ogner: Todos tocando ae sou eu, se nao percebeu..o/

    Ué, sempre existe a possibilidade de trigêmeos! :)

    Hendrix Gallagher Straits

    É, uma plugin from hell, tipo um Ozone ou T-Rex, pode ajudar.

    Abs

    [edit] tomei a liberdade de passar seu áudio no Ozone 5 usando um preset 3Band pra bateria. Espero que não fique bravo comigo, mas foi só pra exemplificar na prática o que disse acima. Enfim, acho que ganhou mais "excitação" e deu uma aproximada no som. :) É claro que isso é uma tarefa pra hora da mixagem/masterização.

    http://www.4shared.com/mp3/XPFb7lEU/testeOzoneBatera.html

    trashit hc
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    MauricioBahia

    [edit] tomei a liberdade de passar seu áudio no Ozone 5 usando um preset 3Band pra bateria. Espero que não fique bravo comigo, mas foi só pra exemplificar na prática o que disse acima. Enfim, acho que ganhou mais "excitação" e deu uma aproximada no som. :) É claro que isso é uma tarefa pra hora da mixagem/masterização.
    deu um levantada na bateria!! ficou muito mais aberto, dificil explicar...
    bem melhor na minha humilde opinião.


    abç.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    ogner

    Tua gravação tá show e esse shure é o que há..
    quero muito comprar um desses um dia..

    E o negocio, nao sei se vc fez....Como nao tem muito canal disponivel, é fazer uma premix monitorando pela mesa, antes de gravar direto nos dois(?) canais que vc tem disponivel....Mas ae teria que ter um aquario ( ou pelo menos ficar longe da bateria pro som "ao vivo"nao atrapalhar tanto) e duas pessoas, uma pra tocar e outra pra fazer essa pre mix na mesa antes de jogar pro DAW.

    ainda não to com grana pra fazer uma sala de monitoração, mas ja pensei em fazer um cabo bem feito com uns 20 metros e ficar em outro ponto da casa monitorando com meus phones e minhas caixas , onde praticamente não se escuta a bateria tão alto e juntamente com mais uma pessoa na sala da gravação via celular equalizando, imagina hahaha, seria uma solução pra fazer isso em tempo real... acho que eu vou fazer um teste assim tb espero não perder muito sinal pelo cabo comprido...


    MauricioBahia

    Capaz cara, eu fico muito feliz em saber que tu ficou tão interessado em ajudar ao ponto de fazer isso e se alguem mais quiser fazer o que o amigo fez será de muita ajuda pra mim e pro fórum...

    O som ficou muito melhor com esses plguin, deu vida no conjunto todo, aumentou as frequencias q faltava no bumbo e até a ressonancia ficou mais aceitavel...

    explica melhor como tu aplicou esses plugins, em que software tu fez isso?
    eu nunca fui muito fã dos plugins por achar que o som ficaria muito artificial, mas acho que na verdade eu to bem por fora desse ramo porque o som ficou muito melhor mesmo...


    trashit hc

    valeu cara, minha intenção é mostrar que se conssegue alguma coisa descente com poucos recurssos e com os amigos ajudando aqui, como essa apicação do plugin me da mais esperança pra fazer uma demo descente...

    trashit hc
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits

    eu nunca fui muito fã dos plugins por achar que o som ficaria muito artificial, mas acho que na verdade eu to bem por fora desse ramo porque o som ficou muito melhor mesmo...
    hoje em dia a a technologia não pode ficar 100% fora da música.
    ajuda muito!!


    abç.

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits: explica melhor como tu aplicou esses plugins, em que software tu fez isso?

    Eu peguei seu áudio e arrastei pra uma trilha no DAW Reaper. Nessa trilha eu adicionei o plugin VST Izotope Ozone 5 e escolhi um preset pronto de fábrica. Não regulei nada. Foram uns 3 cliques. Depois exportei/renderizei o áudio em MP3.

    Não lembro qual dos dois presets assinalados em pontilhado usei: http://img821.imageshack.us/img821/776/ozonedrum.jpg

    eu nunca fui muito fã dos plugins por achar que o som ficaria muito artificial,

    Mas esse plugin é não é um instrumento virtual (VSTi), que pode até soar artificial, mas uma ferramenta poderosa de equalização. Enfim, é saber usar. Muito profissionais trabalham com isso.

    Abs

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    ogner
    é fazer uma premix monitorando pela mesa,
    Mas ae teria que ter um aquario ( ou pelo menos ficar longe da bateria pro som "ao vivo"nao atrapalhar tanto) e duas pessoas, uma pra tocar e outra pra fazer essa pre mix na mesa antes de jogar pro DAW.

    tem outra opção, que é a de gravar e depois ouvir, e aí gravar de novo e depois ouvir... demora mais, mas economiza espaço fisico e uma pessoa.

    foi o que eu fiz naquela gravaçãozinha do something!

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    O que mais demora aqui é aquele grava, escuta e equaliza, grava, escuta e equaliza... é irritante!!

    BUMBO
    Hoje eu fiz o subkick e um Lesom sm58 com carcaça de um mic simples e uma capsula lesom do tipo sm58 pra usar no kick, e gostei baste e mesmo se for necessario aumentar allgumas frequencias baixas depois, ja não vai ser tanto como era antes...
    O subkick foi só pegar uma caixa pronta de 12" com um streetbass ligar na mesa e já veio de cara aquele peso que faltava, mas fica dificl de acertar porque fica clipando se eu aumento demais ou forço o grave na equalização, não sei se tem alguma coisa com as polegadas do auto falante ou mesmo a posição dele ...


    MICROFONES

    vou tentar simplificar mais e usar apenas 3 capsulas condenssadoras, uma pra usar tipo um pzm preso na parede e a outras duas como overheads...

    notei que uma das capsulas q eu usava tava meio zuada então vo deixar só as 3 mesmo...

    comprei tb uma capsula e fiz um Leson SM58, fiz uma comparação com o sansom q7 q eu tenho aqui na caixa e notei q com o lesom o som ficou mas grave e com um minimo reverbe natual mas com som bem parecido, então peguei esse Lesom caseiro sm58 e coloquei pra captar o kick do bumbo....



    CAIXA
    A caixa troquei a pele por uma remo UT, antes usva remo UX, são bem parecidas e peguei uns pedaços da pele do bumbo pedaços q eu guardei quando fiz o furo na pele da resposta e ja diminuiu muito uns harmonicos chatos que tinha antes, dei uma melhorada na equalização ficou bem melhor, mas sinto falta de uma caixa mais alta e de maple por exemplo acho que o som fica bem melhor essa minha é basswood de 7 camadas..

    to tentando melhor o som de cada peça e nao usar tantos recurssos de software pra aumento de graves e filtros pra remover os harmonicos...

    MINHA SALA DE GRAVAÇÃO

    vou tentar tratar mais a minha sala e ver se melhora alguma coisa, os graves e o peso da musica estão apenas nos cantos!!!

    TOMS
    vou dar uma afinada nos toms daqui a pouco e quero ver se acho uma afinação boa em que se possa usar as peles de resposta (que antes estava sem) e ver se conssigo evitar a esteira vibrar muito com os tons...

    quando terminar de acertar isso tudo vou mandar outro link com uma gravação nova....

    valeu por acompanharem essas empreitada...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação de bateria mixada na mesa e gravada em dois canais (criticas por favor)