Equipamento para gravação simples e com qualidade, dúvidas sobre Interfaces.

Autor Mensagem
Faca na Caveira
Veterano
# jul/10


Pessoal boa noite.

Primeiramente queria dizer que ainda não tenho intimidade com termos técnicos, especificações e equipamentos em geral para gravação. Andei lendo os principais tópicos do fórum, mas ainda não cheguei a uma conclusão sobre qual equipamento eu preciso pra fazer uma boa gravação caseira de guitarra, coisa simples, porém com certo grau de qualidade (o suficiente pra enganar um não-profissional do ramo). Durante a minha pesquisa, constatei a infinidade de informações que o fórum disponibiliza sobre este assunto, mas esta mesma infinidade fez com que eu encontrasse muita informação específica e talvez pouca coisa do basicão (como os tópicos fixos do shoyoninja). Ou seja, apesar de ter pesquisado muito, talvez eu levante aqui levantar alguns questionamentos meio idiotas.

Devo dizer ainda que minha intenção não é montar um home-studio, pretendo apenas adquirir um equipamento que me permita gravar guitarra e pedais (eventualmente um violão e um baixo) em linha no pc, com uma qualidade superior a uma gravação microfonada com microfone de pc. O pessoal do condomínio iria enlouquecer se eu usasse meu amp num volume alto suficiente pra microfonar com qualidade rsrs. Fora que não tenho tratamento acústico pra obter o máximo de uma gravação microfonada.

Pelo que eu pesquisei, a opção mais aproximada das minhas necessidades são as Interfaces USB. Mas tem tanta interface disponível no mercado que eu não sei o que comprar. Nessa situação, fico com medo de gastar muita grana num equipo desnecessariamente e demasiadamente bom ou economizar demais numa porcaria que eu mal consiga vender mais tarde. Poderia gastar hoje algo em torno de 80 a 100 dólares (ebay), podendo extender esse valor pra uns 170~200 dolares (isso apenas se ficar comprovado aqui no tópico que nada até 100 dólares me atende).

Dúvidas:

1) Queria saber da galera que grava guitarra com interfaces qual outro equipamento ou software seria necessário além da própria interface.

2) Interfaces usb gravam guitarra e pedais com qualidade em linha no pc? Ou são mais indicadas pra gravações microfonadas?

3) Seria uma interface com preamp o que eu preciso? O preamp de uma interface normalmente é via software ou embutida?

4) Existe algum outro meio compatível com minhas necessidades e com o meu bolso?

5) Queria sugestões de marcas e modelos de interfaces (ou de outro equipamento), se alguém conhecer, ficaria grato pela indicação.

6) Meu amp tem saída Line Out. Dá pra usar no input de uma interface sem preamp?

Meu computador é um Core 2 Duo 4gb, HD 1.5TB, placa mae Intel DG31PRBR, 512 de video, o audio vem da onboard (Realtek High Definition Audio). Pelo que pesquisei, meu computador atende os pre-requisitos pro que estou buscando.

Peço desculpas se me prolonguei na explicação, queria explicar primeiro o problema, quem sabe até não existe uma solução além das interfaces. Agradeço a quem puder me ajudar. Valeu!

fnc

trashit hc
Veterano
# jul/10
· votar


Faca na Caveira

3) Seria uma interface com preamp o que eu preciso? O preamp de uma interface normalmente é via software ou embutida?
a maioria tem embutida.

interfaces

M-audio fast track usb II
line 6 tone port UX2

acho que uma dessas 2, vai lhe atender muito bem!!

falta poucos dias para eu pegar uma fast track usb II no ebay.

se vc quer ouvir boas gravações com a fast track II.
de uma olhada nesse link
basta vc da uma olhada aqui>> More from My 4shared que abre tipo uma pasta com todas as gravações.

essas gravações foram feitas pelo Brucy Bertholi.
ótimas gravações hi gain!!

espero ter ajudado um pouco.

Faca na Caveira
Veterano
# jul/10 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


trashit hc
a maioria tem embutida.
Pra ser sincero, pesquisei muito e até 100$ não achei nada que tivesse preamp, inclusive a Fast Track II não tem. A Tone Port até tem, mas é mais cara e o preamp é via software. Isso aí eu faria até com o guitar rig e uma interface cakewalk boa e simples, que custa 60$. Não seria o meu objetivo.

Aliás, as interfaces que não tem preamp embutido, parece que fazem de tudo pra esconder o fato de que você precisará de um preamp pra ter uma gravação em linha de qualidade.

Achei que essa gravação do Brucy a partir dos 0:20 ficou boa, talvez não tenha ficado um som muito natural, achei meio digitalzão. Ouvi outras gravações dele com a FT (inclusive li o review dele) e parece que ficou do mesmo jeito, legal, mas com aquele maldito rastro digital rsrs. Pode ser que esse digital seja ocasionado pelo VST usado, pode até ser que de repente a FT consiga ter um melhor desempenho com pedais. Da mesma forma, pode ser que os pedais fiquem um lixo em linha. Infelizmente pelas gravações dele não dá pra avaliar, são situações diferentes.

valeu pela ajuda =] podem continuar postando sobre o assunto, a dúvida persiste.

trashit hc
Veterano
# jul/10 · Editado por: trashit hc
· votar


Faca na Caveira

Aliás, as interfaces que não tem preamp embutido, parece que fazem de tudo pra esconder o fato de que você precisará de um preamp pra ter uma gravação em linha de qualidade.
eu também desconfio disso...
eu falei que se vc tem uma fast track usb II por exemplo, ia precisar de um pré AMP. mais quase deu briga por causa disso em um tópico... que rendeu esse tópico
para discussões sobre esse assunto.


Achei que essa gravação do Brucy a partir dos 0:20 ficou boa, talvez não tenha ficado um som muito natural, achei meio digitalzão. Ouvi outras gravações dele com a FT (inclusive li o review dele) e parece que ficou do mesmo jeito, legal, mas com aquele maldito rastro digital rsrs. Pode ser que esse digital seja ocasionado pelo VST usado, pode até ser que de repente a FT consiga ter um melhor desempenho com pedais. Da mesma forma, pode ser que os pedais fiquem um lixo em linha. Infelizmente pelas gravações dele não dá pra avaliar, são situações diferentes.
VSt's puro... sempre fica um rastro digital. hehehe
mais acho que se vc usar um pedal bom, triple rectifier wampler, por exemplo. acho que fica bem melhor.


como meu Dr.boogie, eu acho que meus timbres ficam melhores do que quando eu uso só VST's.
da uma sada nessa gravação e vê se tem algum rastro digital. chiado eu sei que tem!!!

como esse cara tira esse timbre com uma interface M-audio firewire 410?? essa interface é o cão então... hehe
eu sei que deve ter dobras de guitarras ai... mais mesmo assim.


Gilberto Juba
Veterano
# jul/10 · Editado por: Gilberto Juba
· votar


Faca na Caveira

Edit.
Você tem razão.
Como foi dito, veja a Fast track usb 2, ela é mais barata que a versão completa e pode ser uma alternativa.
Parece que as novas vem com preamp sim / site da m-audio: "With clean preamps and 24-bit/48kHz sound quality"

http://cgi.ebay.com/M-Audio-Fast-Track-II-2-Fasttrack-USB-PRO-TOOLS-/2 20642762496?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item335f555f00

Minow
Veterano
# jul/10
· votar


3) Seria uma interface com preamp o que eu preciso?

Não.
Você vai gravar em linha, no caso a interface vai agir como um DI. As mais simples fazem isso, como a Fast Track USB.
É o bastante pra ter uma gravação em linha de qualidade, sem latência e dropouts (coisa que uma placa onboard terá).

Faca na Caveira
Veterano
# jul/10 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


trashit hc
que rendeu esse tópico
li esse tópico, entendi pouca coisa, hauahuah. Mas deu pra ter uma noção do que se falava...

Gilberto Juba
Vou ser sincero, consigo gravar com qualidade superior com um mic de pc de 10 reais + pedais + amp valvulado + audacity. Vou tentar arrumar um tempinho pra gravar alguma coisa e fazer algumas críticas.

Minow
Valeu, vou pesquisar mais sobre esse fato.

trashit hc
Veterano
# jul/10
· votar


Faca na Caveira

li esse tópico, entendi pouca coisa, hauahuah. Mas deu pra ter uma noção do que se falava...
eita... hehe

Vou ser sincero, consigo gravar com qualidade superior com um mic de pc de 10 reais + pedais + amp valvulado + audacity. Vou tentar arrumar um tempinho pra gravar alguma coisa e fazer algumas críticas.
vc tá devendo um review do triple rectifier com sons e tudo mais!!! hehe

Excelion
Veterano
# jul/10
· votar


Aproveitando o tópico do mano Faca na Caveira, minha dúvida é a mesma, posso simplesmente fazer isso:

Guitarra > pedais > Fast Track > Notebook > GR4 que o negócio fica bom e LIMPO?

Porque mexi uma vez numa Fast Track de um amigo e talvez por eu ser tão habilidoso com gravação quanto um chimpanzé, os cleans da minha guitarra sumiram, parecia que tinha um pedal de fuzz, com o knob do fuzz no 2 no caminho (não tinha). E não era do simulador de amp a distorção.

Faca na Caveira
Veterano
# jul/10
· votar


trashit hc
vc tá devendo um review do triple rectifier com sons e tudo mais!!! hehe
Correção: do wampler triple wreck

Eh um dos motivos pra eu comprar a interface rsrs, o pedal é muito foda, merece um review bem feito. Se a interface demorar, posso até tentar fazer um review dele lado a lado de um dual rectifier, isso se eu conseguir convencer um brother meu que tem o bendito amp no estúdio. Fiz recentemente um review do carl martin plexitone, gravei uns sons com esse mesmo mic de 10 reais, o timbre não ficou 100%, o review não foi tão bom quanto o pedal realmente é. Dessa vez eu quero acertar na mão.

Peço ajuda a quem ainda puder colaborar respondendo às dúvidas em aberto! Estou com muita dúvida ainda.

1) Queria saber da galera que grava guitarra com interfaces qual outro equipamento ou software seria necessário além da própria interface.

2) Interfaces usb gravam guitarra e pedais com qualidade em linha no pc? Ou são mais indicadas pra gravações microfonadas?

3) Seria uma interface com preamp o que eu preciso? O preamp de uma interface normalmente é via software ou embutida?

4) Existe algum outro meio compatível com minhas necessidades e com o meu bolso?

5) Queria sugestões de marcas e modelos de interfaces (ou de outro equipamento), se alguém conhecer, ficaria grato pela indicação.

6) Meu amp tem saída Line Out. Dá pra usar no input de uma interface sem preamp?

ogner
Veterano
# jul/10 · Editado por: ogner
· votar


Faca na Caveira
1) Queria saber da galera que grava guitarra com interfaces qual outro equipamento ou software seria necessário além da própria interface.
Um bom microfone e se der um préamp. EDIT: Softs: Reaper e Izotope Ozone. Já da pra fazer um estrago bacana!

2) Interfaces usb gravam guitarra e pedais com qualidade em linha no pc? Ou são mais indicadas pra gravações microfonadas?
Olha com pedal prefiro muito mais microfonado. De outra forma vc teria que usar simuladores e eles mascaram e pasteurizam demais o timbre. pode até, e vai ficar bom, mas é bem diferente de plugar num amp de verdade.

3) Seria uma interface com preamp o que eu preciso? O preamp de uma interface normalmente é via software ou embutida?
Dependendo da interface já vem com pré amp e dependendo da qualidade/preço dessa interface o préamp não é doa melhores, mas ajuda.

4) Existe algum outro meio compatível com minhas necessidades e com o meu bolso?
se tiver apertado compra um interface mais barata e um mic legal.

5) Queria sugestões de marcas e modelos de interfaces (ou de outro equipamento), se alguém conhecer, ficaria grato pela indicação.
Poxa, tem uma porralhada de topicos sobre isso, amigão...mas eu tenho a FTPro e recomendo.

6) Meu amp tem saída Line Out. Dá pra usar no input de uma interface sem preamp?
Acho que não. mas confirme essa info.

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/207508/#6045895

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/207508/#6039775

Aqui nesse topico gravei algumas coisas com o GPA58 um mic barato, mas parece que não existe mais pra venda! E com a FSTPro.

trashit hc
Veterano
# jul/10
· votar


Faca na Caveira

Correção: do wampler triple wreck
valeu!! hehehe

Eh um dos motivos pra eu comprar a interface rsrs, o pedal é muito foda, merece um review bem feito. Se a interface demorar, posso até tentar fazer um review dele lado a lado de um dual rectifier, isso se eu conseguir convencer um brother meu que tem o bendito amp no estúdio. Fiz recentemente um review do carl martin plexitone, gravei uns sons com esse mesmo mic de 10 reais, o timbre não ficou 100%, o review não foi tão bom quanto o pedal realmente é. Dessa vez eu quero acertar na mão.
eu estava imaginando isso.
vc só quer fazer o review com o wampler, quando puder fazer uma gravação descente. tá certo!!!

Se a interface demorar, posso até tentar fazer um review dele lado a lado de um dual rectifier,

vc leva o wampler pro estúdio, grava lá microfonado, grava o dual rectifier, e mata 2 coelhos com uma cajada só!!

Faca na Caveira
Veterano
# jul/10 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


ogner
Então vc acha que pra gravar pedais vale mais a pena microfonar, mesmo não tendo tratamento acústico algum na sala e não usando um volume alto suficiente?

Seguindo a lógica:
Interface em linha = pra gravar VST, efeitos virtuais ou Pedaleiras
Microfonação = pra gravar pedais + amp

É isso?
Suas gravações ficaram muito boas, gostei bastante.
Realmente não achei esse gpa à venda.
Valeu pelas explicações, ajudou bastante =]

trashit hc
Vou tentar acertar com o cara, relaxa que o review vai sair, enquanto isso eu tô estudando o pedal hehehe =]
Abraço e valeu!

trashit hc
Veterano
# jul/10
· votar


Faca na Caveira

Vou tentar acertar com o cara, relaxa que o review vai sair, enquanto isso eu tô estudando o pedal hehehe =]
blz!!!! essa matéria é boa de estudar!! hehehe

abç.

ogner
Veterano
# jul/10 · Editado por: ogner
· votar


Faca na Caveira
Seguindo a lógica:
Interface em linha = pra gravar VST, efeitos virtuais ou Pedaleiras
Microfonação = pra gravar pedais + amp


Cara, na minha opinião, sim ( Mas não é regra). Vc vai conseguir bons resultados tb usando pedais + Simuladoes de caixa ( ampitube por exemplo) mas não é "fiel" saca?. Os simuladores como eu disse pasteurizam o som. Ainda mais no caso que vc quer fazer um review.

Agora, microfonar amp não é necessario uma sala bacana. É preciso sim MUITA PACIENCIA e TESTE e ERRO...testar posicionamento do mic, diferentes volumes e etc. Não é facil microfonar e ficar com som legal. Por isso é baixar us softs ajudam ( se tiver $$$$$ pra equipo, fica bom sim, mas acho que nao é seu caso, hehe) de masterização como o Izotope Ozone, caso vc precise ajustar o som pra ficar o mais fiel possivel a audição " ao vivo". Oelo menos eu, uso assim, pra deixar o som como eu estou escutando no amp, caso a microfonação não fique 100% fiel.

É aquilo se vc tiver $$ pra comprar 1 Mic top dimanico + 1 Mic top Condenser um préamp de U$1.000,00 fica mais facil gravar com qualidade. hehehe

Abço

Faca na Caveira
Veterano
# jul/10
· votar


ogner

É aquilo se vc tiver $$ pra comprar 1 Mic top dimanico + 1 Mic top Condenser um préamp de U$1.000,00 fica mais facil gravar com qualidade. hehehe

mas acho que nao é seu caso

Não ache não, tenha certeza, realmente não é o meu caso hahauhauah =]

Tô começando a preferir a ideia de microfonar mesmo. Se for assim, devo pegar um sm57, que é um mic que já usei algumas vezes e tirei um som legal (só vou ter que apanhar um pouco pra aprender a microfonar rsrs). Pelo que pesquisei, o melhor pra gravar sem tratamento acústico seria um mic dinâmico, ou seja, mais um ponto pro sm57. Estou certo?

Quanto à interface, vai ficar caro pra pegar uma Fast Track Pro, vou pesquisar com calma pra ver como eu vou conseguir equilibrar as duas coisas e me manter dentro do meu orçamento.

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


Faca na Caveira
mais um ponto pro sm57. Estou certo?

Certissimo. O classico!! Se todo mundo usa e da certo, pq não daria com vc!? Hehehehe. Eu tenho um e uso nas minhas gravinas.

vai ficar caro pra pegar uma Fast Track Pro, vou pesquisar com calma pra ver como eu vou conseguir equilibrar as duas coisas e me manter dentro do meu orçamento.

Cara, os prés da Fast Track Pro, mesmo não sendo uma maravilha ajudam bastante na qualidade do sinal/som que chega no DAW!!
Ou seja, se conseguir pegar uma placa com pré, melhor.

Outra saida do tipo " to duro mas quero fazer" é comprar uma interface barata tipo uma JamLam e esses prés "valvulados" da Behringer, Mic2000, se nao me engano...veja oq fica m$lhor, e procure reviews e sons com esses equios na net pra vc ter uma ideia!

Faca na Caveira
Veterano
# jul/10
· votar


Pessoal, eu estou realmente tendendo a partir pra um microfone, mas o que me deixa com um pé atrás com relação a essa escolha seria o volume que teria que utilizar no amplificador pra obter um resultado bom. Aqui em casa, não posso passar do volume 1 do meu valveking, senão já seria o suficiente pra promover o caos e a discórdia no meu condomínio rsrs. Pra quem não conhece o amp, esse volume 1 equivale a um volume pouco inferior ao que normalmente se utiliza em um ensaio normal.

Pra agravar mais ainda, andei pesquisando sobre o shure sm57 e descobri em alguns tópicos que ele tem um ganho baixo. Será que isso implicaria perda de volume e consequentemente ele pediria mais volume do amp?

Pensando nisso, outra possibilidade também seria eu pegar uma fast track pro logo agora, esperar ela chegar, testar ela com um simulador de caixa pra ver se consigo alguma configuração satisfatória (porém, já preparado para o pior). Se não rolar, pegaria um sm57 no outro mês, pra ligar direto na ftpro.

Mais uma alternativa que pintou foi essa aqui:

http://cgi.ebay.com/Shure-SM57-X2U-USB-Interface-Instrument-Mic-SM57X2 U-/370410589570?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item563e310d82 #ht_4877wt_1137

Kit sm57 + interface USB da SHURE. Alternativa relativamente barata pra quem faz questão de microfonar. Se a questão do volume não fosse problema, provavelmtente seria uma boa opção. Será que vale a pena?

ogner
Não encontrei nenhum desses 2 à venda.

ogner
Veterano
# jul/10 · Editado por: ogner
· votar


Faca na Caveira

Cara, vc vai ter que pegar uma Interface de qualquer maneira, microfonando ou não!!! faz isso, decida qual interface vc vai pegar primeiro. Com isso vc já faz gravaçoes de qualidade usando simuladores, depois passa pro Mic e préamp. Não precisa ficar nesse dilema mortal entre MIcrofonar ou usar simuladores...Um tá "grudado" no outro. O importante é a placa!!

Esse Kit do 57 eu não conheço!Pensando nisso, outra possibilidade também seria eu pegar uma fast track pro logo agora, esperar ela chegar, testar ela com um simulador de caixa pra ver se consigo alguma configuração satisfatória (porém, já preparado para o pior)

Não pense assim, vc vai conseguir bons sons sim. Acho que vc nunca mexeu com Amplitubes e Guitar Rigs né? Vai ter um periodo de ajustes de volume, ganho , entradas, saidas, configuraçoes do comput, e etc pra achar o timbre legal...Mas depois fica mole.

EDIT: Ó, tem essa! Não conheço! Alias tive uma experiencia bem ruim com um préamp valvulado da Art. Uma bost@ xexelenta cheio de chiado...hehehe....Mas procura review sobre essa placa

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149829186-interface-de-audio-ar t-usb-dual-pre-loja-nf-garantia--_JM

Talvez seja uma boa!! Ela é bem na onda da Fast Track Pro.

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


Faca na Caveira
não posso passar do volume 1 do meu valveking
Vc usa seu amp quando!?

Faca na Caveira
Veterano
# jul/10
· votar


ogner
Acho que vc nunca mexeu com Amplitubes e Guitar Rigs né?

Eu até tenho o guitar rig aqui instalado, uma vez baixei pra brincar e pra saber qual era a real desses vsts. Mas nunca consegui um timbre decente, talvez por causa da ausência de interface mesmo. De qualquer forma, meu objetivo é gravar tudo, guitarra, pedais, e se possível o amp também seria melhor.

Cara, vc vai ter que pegar uma Interface de qualquer maneira, microfonando ou não!!!

Foi exatamente o que eu pensei em fazer, partir primeiro pra interface pra ver se ela dá conta do recado. Se não der certo, mais pra frente eu apelo pra um mic. Penso em pegar uma interface melhor mesmo, com um preamp legal. Estou fuçando o fcc e o harmony central pra ver oq eu encontro de melhor até uns $200.

Ó, tem essa! Não conheço! Alias tive uma experiencia bem ruim com um préamp valvulado da Art. Uma bost@ xexelenta cheio de chiado...hehehe....Mas procura review sobre essa placa

Vou procurar, mas com tantos elogios assim à marca, acho que prefiro não arriscar huahauhau

Vc usa seu amp quando!?

Acho que não entendi bem sua pergunta. Uso ele em casa, normalmente durante a semana de noite quando chego do trabalho, ou no fds durante o dia. Fora de casa, só em pequenas apresentações. Pq?

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


Faca na Caveira
Acho que não entendi bem sua pergunta. Uso ele em casa, normalmente durante a semana de noite quando chego do trabalho, ou no fds durante o dia. Fora de casa, só em pequenas apresentações. Pq?

Fui ironico!! Vc tem um amp bacanão,valvulado e usa no 1! Sacrilégio!

Abço.

Obs: o préamp que me deu problemas, esta encostado aqui foi esse aqui!!

Faca na Caveira
Veterano
# ago/10
· votar


ogner
Se eu não cometer sacrilégio por usar volume baixo, quem me manda pro inferno são os vizinhos huahuahua aqui é foda, mas nas apresentações eu tiro o atraso!

Bem, eu tava pesquisando mais um pouco e lembrei de um cara referência pra discussão: o Brett Kingman, aquele cara que faz o review dos pedais no youtube. Ele grava alguns pedais em linha, inclusive tem uns videos que ele gravou alguns pedais analógicos, antes de pedais com simulação de caixa (sansamp). E com uma interface boa, ele sempre consegue uma qualidade bem legal, alguns sons legais, outros nem tanto. A interface que ele utiliza é a M-Audio FireWire 610:







Todos os 3 videos tem sons bem interessantes, alguns sons nem tanto (mas aí tb vai muito da regulagem e da característica do pedal tb).

Bem, o Brett usou os sansamps na frente da interface pq essa era a intenção mesmo, demonstrar eles cumprindo a função de simulação. Mas será que os sansamps eram realmente necessários ali? O que eu queria saber é: com uma interface mais parruda tipo essa FireWire 610, eu precisaria de um pedal ali na frente da interface ou a própria interface já teria um pré bacana? Com a Fast Track Pro daria pra fazer uma gravação dessa qualidade?

Taí mais uma dúvida, mas de qualquer forma a coisa tá começando a ficar mais direcionada pra mim.

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Faca na Caveira

Velho, é simples... Fast Track! O Makumbator faz gravações sensacionais com uma Jam Lab. Acho que vc tá complicando algo muito simples. Eu uso um Zoom H4...

Abs

ps. nos meus recados tem o que o Makumbator usa...

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


Faca na Caveira

Isso, ele espetou direto em linha, na entrada da placa dele, saindo dos Sansamp. Massssssssssss o detalhe é que esses pedais da Sansamp são preparados pra isso, eles fazem o papel do amp, a maioria não faz. Por isso, caso vc não tenha um pedal desse, vc vai espetar seu ultipo pedal direto na placa, mas vai ter que rodar um simulador de amp/caixas no comput, Guitar Rigs, amplitubes e etc..

Faca na Caveira
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
Talvez vc esteja certo, estou complicando algo que é simples. Tô meio inseguro ainda nessa onda de interface, mas é pura falta de experiência da minha parte. Nunca usei interfaces e não conheço quem use, o único suporte que eu tive mesmo foi o fcc e a internet em geral.

Minha preocupação é pq hoje consigo gravar alguns sons relativamente bons pra quem grava com um microfone de pc. Porém, o mic nao foi feito pra isso, então ele acaba dando umas clipadas escrotas, além de não responder bem a algumas frequências, (principalmente algumas mais graves). Acaba sempre ficando aquele som bem definido e com peso, mas se for analisar o timbre com calma, não chega nem perto da qualidade de estúdio, mesmo usando alguns truques básicos de edição.

Então, minha preocupação é essa, ter a certeza que vou dar um upgrade na qualidade da gravação e no meu equipamento. Hoje vou tentar fazer algumas gravações, tentando extrair o máximo do microfone, só pra vcs terem uma ideia do que eu tô falando.

Foi mal pelo exagero rsrsrs

ogner
Pronto cara, é isso aí que eu quero fazer. Vou pegar uma ftpro e testar com os simuladores do guitar rig e com o próprio preamp dela. Se não ficar do meu agrado, poderia me indicar algum preamp além do behringer mic200 e desse Art Studio v3, até uns 100 dolares?

Caralho, não acredito que vendi um sansamp california faz 3
meses! duh >.<

ogner
Veterano
# ago/10 · Editado por: ogner
· votar


Então, minha preocupação é essa, ter a certeza que vou dar um upgrade na qualidade da gravação e no meu equipamento. Hoje vou tentar fazer algumas gravações, tentando extrair o máximo do microfone, só pra vcs terem uma ideia do que eu tô falando.

Perfeito, cara!! Faça a gravação sim, eu ouvirei!! "Brinquei dos dois lados" e tenho alguma noção doq pode ser melhorado na sua gravação. No meu caso nunca gravei com mic de PC, mas fiz muita gravação na placa onbord. E a melhora na qualidade foi muito maior no quesito de processamento e chiados doq no proprio timbre em si...Mas um acaba fazendo parte do outro.

Se não ficar do meu agrado, poderia me indicar algum preamp além do behringer mic200 e desse Art Studio v3, até uns 100 dolares?
Olha, a Art eu tive, e ela veio da loja cheia de chiado, impossibilitando a gravação..E vi que esse problema aconteceu com outros consumidores tb..A ART tem um outro modelo. Mas não sei....Esse Mic200 da Behringer tem uma galera que usa..Dizem que melhora um bocado o som...Eu iria nele, é bem barato!


Vou pegar uma ftpro e testar com os simuladores do guitar rig e com o próprio preamp dela
Ahh, um detalhe que esta meio obscuro ainda! O Préamp não substitiu o siulador de amp/caixas, hein!! Gravar direto na FTPro sem usar um pedal simulador ou os programas ( guitar rigs, amplitubes) não vai ficar bom tb!! Sacou!?

mas se for analisar o timbre com calma, não chega nem perto da qualidade de estúdio, mesmo usando alguns truques básicos de edição.
Olha, pra gente que não tem equipo bacanão pra gravar, os truques basicos de gravação acabam virando uma grande sacada!! hehe. Isso significa fuçar bastante nos softs! Mas se o som primario que vc capta se não for legal, não há truque que de jeito tb!!

Abço.

Obs: depois se conseguir da uma caçada nuns tópicos antigos do Guitarhome!! Ele grava com mic de PC como ninguem. Qualidade absurda pro equipo..Ate enchi o saco dele pra ele fazer um tutorial..e ele fez...

trashit hc
Veterano
# ago/10
· votar


Faca na Caveira

Perfeito, cara!! Faça a gravação sim, eu ouvirei!! (2)

Ahh, um detalhe que esta meio obscuro ainda! O Préamp não substitiu o siulador de amp/caixas, hein!! Gravar direto na FTPro sem usar um pedal simulador ou os programas ( guitar rigs, amplitubes) não vai ficar bom tb!! Sacou!?

perfeito!!


Olha, pra gente que não tem equipo bacanão pra gravar, os truques basicos de gravação isso acabam virando uma grande sacada!! hehe. Isso significa fuçar bastante nos softs! Mas se o som primario que vc capta se não for legal, não há truque que de jeito tb!!

perfeito!! 2

Faca na Caveira
Veterano
# ago/10 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


Como prometi, segue algumas gravações que fiz hoje. Como falei, o timbre fica legal mas não fica com cara de estúdio, além de faltar graves. Testei várias posições de microfone hoje, distância, posição, inclinação etc. Esse foi o melhor resultado que obtive.

http://www.4shared.com/audio/Y6DGiJiT/suicide_fcc_sem_eq.html

Peguei esse mesmo solo e dei uma equalizada básica no próprio audacity. Esse com certeza é o melhor resultado que já obtive com mic de pc. Consegui repor os graves perdidos no microfone, a gravação ficou com uma cara menos amadora. Só achei que o timbre ainda tá muito mascarado, entupi de equalização e o meu timbre tá irreconhecível por esse audio. De qualquer forma, acho que não consigo nada melhor que isso:

http://www.4shared.com/audio/_x87VA_M/suicide_fcc_com_eq.html

Não deu tempo pra chegar no solinho da música (suicide and redeption do metallica), mas nessa semana eu vou fechar esse projeto e posto aqui. Por favor, não é uma avaliação da técnica, a questão é o timbre.

Opiniões please!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equipamento para gravação simples e com qualidade, dúvidas sobre Interfaces.