Será problema no adaptador ou, na pior das hipóteses, na placa de som?

    Autor Mensagem
    Les Guitar
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Les Guitar


    Hoje eu estava tocando guitarra com ela plugada no line-in, com o Guitar rig, normal e tudo. No mixer eu deixava a entrada muda pra não sair som nos falantes. Parei de tocar, voltei e tinha desplugado do line in, alguém deve ter tirado ou sei lá o que, coloquei de volta e quando fui usar o GR, não estava recebendo sinal e mesmo colocando volume máximo na entrada, não saia som algum da guitarra nos falantes.

    Pesquisei e tudo está corretamente configurado, fui na lista de tópicos sobre isso e o único que me ajudou um pouco foi esse, que me fez concluir que pode ser um problema na placa de som, mas aí vem a pergunta: se a placa parou de funcionar, como consigo ouvir músicas pelo pc normalmente?

    Segunda irei comprar um adaptador novo, talvez seja o problema, mas se não for eu terei que trocar a placa em si ou baixar um drive novo?

    edit: fui em Iniciar > Executar: dxdiag; e testei minha placa de som, não foram encontrados problemas. Se a placa está boa, qual será o problema?

    Obrigado
    Abraço e bom fim de final de semana :)

    Les Guitar
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    up!

    Lorinz
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Qual a sua placa? É on-board ou interface externo? Ela ta reconhecida como dispositivo de som ou como placa da marca do fabricante?

    Les Guitar
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Les Guitar
    · votar


    Lorinz
    Não sei qual a diferença mas, a minha placa é a Realtek Audio HD rear output (é o que diz em dxdiag).

    Só sei que a usava normalmente até ontem, ela chiava bem pouco, maravilha ;)

    edit: tem essa que é o dispositivo padrão e tem uma grade abaixo dela que é o DirectSound, esse que eu testei e não foram encontrados problemas.

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    bom, antes de pensar em trocar a placa, teste por partes:

    plugue a guitarra no ampli, teste o cabo, outros cabos, teste qualquer outra coisa no line in do pc, teste o adaptador pra ligar outras coisas, ou mesmo só o cabo botando o dedo na ponta.
    assim voce consegue ir caçando onde tá o problema.

    Les Guitar
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Les Guitar
    · votar


    kiki
    Então, vamos por partes.

    Primeiramente, quando eu conecto algo nas entradas da placa, ela reconhece que "algo entrou". No caso seria isso(clica 2 vezes). Quando algo é plugado, isso reconhece.

    Sobre testar as entradas, é o seguinte: a única coisa que plugue em uma entrada p2 que eu tenho são fones de ouvido do celular, eu pluguei eles na entrada line in (azul) e na do microfone (rosa). Em ambas vezes, eu ouvi chiado, então acredito que estejam funcionando, não é?

    Ao plugar a guitarra com o adaptador, percebi que o adaptador está com mal contato, em ambas entradas (mic e line in) tive que dar uma voltinhas nele pra placa reconhecer, e mesmo quando finalmente reconheciam, na outra ponta do cabo eu tocava e não dava resposta alguma.

    O cabo sem adaptador está funcionando normalmente.

    Amanhã vou comprar um adaptador novo e ver se funciona, senão... ¬¬

    Só isso de "testes" que eu tenho, o que será que é?

    Lorinz
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Les Guitar

    Sua placa provavelmente é onboard (dentro do computador) e não deve ter uma entrada p10 (cabo de guitarra).

    No mixer eu deixava a entrada muda pra não sair som nos falantes.

    Quanto ao problema, você disse que deixava a entrada muda, se vc deixava a entrada muda como você podia estar tocando normal se você não poderia escutar a sua guitarra (mesmo com o adaptador)?

    Les Guitar
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Lorinz
    Sua placa provavelmente é onboard (dentro do computador) e não deve ter uma entrada p10 (cabo de guitarra).

    Sim fica dentro do pc e não tem entrada p10.

    Quanto ao problema, você disse que deixava a entrada muda, se vc deixava a entrada muda como você podia estar tocando normal se você não poderia escutar a sua guitarra (mesmo com o adaptador)?

    Seguinte cara, eu deixava a entrada no mixer muda pra no Guitar Rig eu ouvir somente o efeito, se eu não deixasse a entrada muda, eu ouviria o efeito junto com o som clean nos falantes, ou seja ficaria horrivel.

    Mas a diferença é que antes eu podia ouvir o som clean e o sinal da guitarra chegava no output, agora não mais.

    Les Guitar
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Pessoal parece que a coisa ta piorando pro meu lado. Ontem os falantes pararam de funcionar, agora to tendo que ligar eles na entrada de fones de ouvido da parte da frente do pc, e o pior é que ela é mono ¬¬

    Quanto à line-in, eu comprei um adaptador novo, liguei e deu sinal no Guitar Rig! Vi que estava funcionando e fui dormir, quando voltei não tava mais dando sinal, é pra f****

    up

    Lorinz
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Cara, me explica direito essa história de som clean junto com a distorção pq eu tenho esse problema.

    Quanto aos falantes pararem de funcionar e vc não ouvir mais a saída tenta reinstalar os drivers da placa de som.

    Les Guitar
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Lorinz
    Se tu ligou a guitarra na line in, vai no mixer e deixa "entrada" sem som. Se ligou na mic, faça o mesmo, mas no mixer deixe "microfone" no mudo.

    E sobre reinstalar o drive, eu não tenho o cd comigo, tem algum outro jeito?

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Les Guitar
    recomendação: compre ou mande fazer um cabo p2-p10
    adaptadores em geral são meio toscos.

    eu fiz um e ele fica plugado em tempo integral no line lá atras, eu só pego a ponta dele e plugo (num pedal ou pedaleira) aqui na frente.

    Les Guitar
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kiki
    Talvez de fato seja esse o problema. Eu lembro que eu cheguei em casa com o adaptador novo e o sinal chegava no output no GR, mas depois de um tempo não tinha mais sinal. Tem alguma recomendação de cabo p2p10 de qualidade?

    E caso não for esse o problema, o que farei :O ?

    haha

    Les Guitar
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    To começando a achar que é problema na placa, meus falantes só funcionam na entrada frontal da CPU, e essa merda é mono, só sai em 1 falante...

    Lorinz
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Les Guitar

    Vou tentar essa parada de entrada (é no painel de controle de volume do windows mesmo né?)

    Quanto a placa:
    Tenta baixar na internet os drivers antes de desistir da placa, usa o everest e veja a marca da tua placa. Entra no site do fabricante e baixa o último drive. Se ainda assim der merda, compra uma placa de som externo (interface) e seja feliz. ^^

    Les Guitar
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Lorinz
    Cacete :S

    Vou tentar essa parada de entrada (é no painel de controle de volume do windows mesmo né?)

    Sim na barra de ferramentas ali mesmo.

    Vou baixar o drive e comprar um cabo que preste, depois eu posto aqui. Valeu pessoal pela ajuda toda.

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Les Guitar
    Tem alguma recomendação de cabo p2p10 de qualidade?

    eu mandei fazer um.

    Les Guitar
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kiki
    Hm legal. Quando eu fui comprar o meu adaptador, nessa mesma loja de eletronica eles fazem com plugs amphenol, algo assim, é bom? A média de preço deve girar em torno de 50 reais não é?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Será problema no adaptador ou, na pior das hipóteses, na placa de som?